A Última Estação Diego Betioli
Rodolfo Bezerra

Resenhas - A Última Estação

Mutante X 20/03/2023

Uma aventura de tirar o fôlego
Primeira obra de Diego Betioli, escrito em parceria com seu primo Rodolfo Bezerra, o livro brinca com a imaginação do leitor ao apresentar um trem de metrô em São Paulo que, ao invés de parar na última estação no final do dia, continua sua viagem para um destino desconhecido levando um grupo bem peculiar de passageiros. Com um clima de Stranger Things misturado com The Walking Dead e Caverna do Dragão, o grupo é levado a uma dimensão estranha, cheia de perigos e, entre o terror do que estão enfrentando, há ainda a tensão no relação entre desconhecidos que precisam se juntar para descobrir onde estão e como voltar para casa. Descobri o autor por meio do livro CEP e ao saber desta obra, comecei a procurá-la porque me interessei pela temática. Quase fiquei sem, porque o livro se encontrava esgotado e tive a sorte de encontrá-lo num sebo. Não me arrependi da compra. Uma aventura tensa, cheia de mistérios e suspense, num enredo muito bem amarrado e uma leitura que não cansa. Apesar das 400 páginas, a leitura foi rápida e envolvente. Há um excesso de palavrões que até se justificam pela personalidade de um dos protagonistas (um rapaz da periferia metido a playboy), mas que poderia ser minimizada sem prejudicar o conteúdo. Mas isso é um detalhe irrelevante frente à grandeza do enredo, perfeitamente desenvolvido. O livro terá uma segunda tiragem por outra editora e já deixo o alerta: comprem antes que esgote novamente. Vale muito a pena!

site: http://mutantexis.wordpress.com

Deia tá lendo 24/01/2023

?A última estação

Um grupo de pessoas acaba pegando o último trem do dia.
Todos estão cansados depois do longo dia e só querem chegar em casa.
A bordo está um funcionário do metrô que não reconhece o trem, tenta contato com a estação porém sem sucesso.
Coisas diferentes começam a acontecer e o que os passageiros menos esperam é que a última estação é um lugar que eles desconhecem, para completo desespero do grupo composto por, um mecânico, um cego, um bêbado, uma mãe com sua bebê, um idoso, uma jovem, um estudante e o funcionário. O que eles teriam em comum?
Assim que eles desembarcam as coisas começam a piorar até que o inacreditável começa a surgir, deixando todos espantados e até duvidando de suas sanidades.
Será que o grupo conseguirá partir da última estação?
?Quote
"Na hora do desespero, as pessoas só pensam em si mesmas."
?Minha opinião
Alerta de gatilho
Eu preciso da continuidade, eu preciso!
Não comentei muita coisa na resenha para não dar spoiler, pois acontece muita coisa, sério.
Tenho certeza que esse livro vai te despertar um novo medo. Tive até pesadelo durante a leitura.
Gente só leiam, é um terror e tanto.
Siga a página do livro para ficar por dentro das novidades @aultimaestacaolivro
?5?

Leonardo 07/07/2022

DE TIRAR O FÔLEGO

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A última estação lançado pela editora Autografia. O livro é de autoria de Diego Betioli & Rodolfo Bezerra e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Quem nunca perdeu aquele último metrô ou ônibus da noite por questão de segundos? Pois bem, o sentimento de frustração é gigante, e é nisso que conhecemos dois jovens chamados Gabriel e Alex, que acabam perdendo o último metrô, mas por uma terrível sorte, descobrem que um horário extra foi colocado naquela noite, e é ali que eles embarcam no que poderia ser a solução deles - mas acaba sendo o pior erro de suas vidas.

Mas antes de tudo, vamos conhecer os personagens! Alex é um rapaz que passa por uma série de problemas familiares, principalmente por conta da sua mãe que sofre por algumas doenças pulmonares, e desde cedo ele teve que trabalhar em uma oficina como mecânico para ajudar com as despesas da família. Em uma noite comum, onde Alex está procurando por diversão em uma balada de São Paulo, o rapaz recebe uma ligação de que sua mãe está internada em um hospital. Assustado, o rapaz vai até a estação, onde pega o último metrô.

Já Gabriel divide sua rotina entre seu trabalho e os estudos, almejando tornar-se uma pessoa independente e sair da casa de seus pais igual suas irmãs mais velhas Juliana (uma advogada bem sucedida) e Raquel (uma arquiteta). Toda essa pressão faz de ser alguém faz com que Gabriel se sinta acuado, e redobre seus esforços nas aulas e no emprego que tem. Em uma noite, o rapaz pega o mesmo metrô que Alex.

O que ambos vão descobrir é que o metrô onde estão simplesmente não para nas estações comuns, nem mesmo no terminal da linha! E isso é apenas o começo de algo muito estranho, perturbador e inimaginável, conforme o sobrenatural vai percorrendo os sombrios vagões daquele metrô misterioso.

Para começar: QUE LEITURA. Confesso que fiquei extremamente surpreso com o ritmo e o destino final desse livro. Isso porque eu esperava um outro tipo de narrativa (algo próximo do filme "Plataforma do medo", para quem conhece) e fui surpreendido positivamente com um enredo que vai além do terror básico do qual poderia ter sido a história.

Além dos dois personagens apresentados, mais seis pessoas estão nesse vagão e nenhuma delas faz ideia do que está acontecendo! O mistério atinge seu clímax quando o metrô realmente chega na última estação, o que parece ser de uma realidade paralela! Revelar mais informações poderia ser prejudicial para a sua leitura, por isso irei parar por aqui, mas preciso dizer que o livro me deixou fascinado com toda sua construção e que eu não esperava esse desenvolvimento de forma alguma!

O ponto-chave do livro também está no desenvolvimento dos outros personagens, e todos eles acrescentam em muito a história (por quê? Você irá descobrir isso depois!). Mas Jorge, Roberto, Mônica, Alexandre, Manuela e Tomaz vão crescendo conforme a história avança, isso porque o autores criam laços entre eles que serão essenciais para entender o que está acontecendo.

Fiquei surpreso também pelo fato do livro ter sido escrito por duas pessoas, Diego e Rodolfo conseguem trabalhar em um ritmo uníssono e em nenhum momento senti que a narrativa ficou confusa, pelo contrário, as quase 400 páginas fluem muito facilmente!

itsthaleshere 21/04/2022

Escrevi isso quando tinha 14 anos no meu antigo bookintagram ksksksksk

Em um dia como qualquer outro, algumas vidas se cruzam dentro do que seria o último trem do metrô no dia . E o que, aparentemente, deveria ser um simples retorno para casa acaba se tornando em uma viagem inesperada, assustadora, rumo ao sobrenatural, quando esse trem não para nas estações normais, indo a caminho de um lugar sombrio sem civilização alguma, a última estação. Em a última estação iremos conhecer um grupo de passageiros que tentam regressar ao mundo que conheciam. A história acabou indo para um rumo que no qual eu fiquei surpreso, não surpreso por ser uma história ruim, mas surpreso por ser um rumo muito legal. Como disse, acabei me impressionando com a história, atingiu as minhas expectativas sem sombra de dúvidas. História muito vem construída. O final foi tão inesperado kkkkk. Dei 3,5 estrelas pq teve alguns momentos que eu pensei em abandonar o livro. Mas me arrependi de ter pensado isso é continuei, ainda bem! Não é aquele livro 5 estrelas mas pode receber fácil facil esse título se passasse por uma revisão. Também me incomodou muito os capítulos grandes junto com a diagramação pequena, parecia que nunca ia acabar o capítulo. Tbm me incomodou bastante a escrita. É aquele tipo de escrita que não te prende logo de primeira. Mas depois de um tempinho lendo vc se acostuma e vai que vai, vc nunca mais quer parar de ler. Aí quando para de ler, para voltar depois demora um pouco pra vc se acostumar com a escrita de novo. A capa é muito frágil, se quando botar na estante e arrastar em um livro sem querer o plástico da capa sai, isso tbm me incomodou, juntamente com as folhas brancas, que parece que a vista se cansa muito rápido. Mas a história é totalmente boa. Recomendo para todos até para quem está começando a ler ou tbm começando a ler o gênero.

Victor.Paes 01/01/2022

Resenha AUE
NOTA 5 ?

O livro que será resenhado a seguir foi escrito durante um longo período de tempo (10 anos) por Diego Betioli e Rodolfo Bezerra e tem como título A última estação. Esse livro tem como personagens primários o Alex, um jovem mecânico, solto na vida, gosta de farras e muita pegação; e o Gabriel, um jovem universitário, responsável e dedicado. Um totalmente o oposto do outro, porém, eles têm algo em comum: ambos pegaram um trem que os levaram à última estação, uma aventura um tanto surreal e horripilante, juntamente com outros personagens.

Cheio de plots, ?A última estação conta com a presença de personagens secundários que são peças fundamentais para que tudo aconteça da maneira que aconteceu. Aqui temos: uma mulher com uma recém-nascida (AMO), um idoso, um cego, uma jovem rebelde, um pai de família que teve sua filha desaparecida, um divorciado 40tão e uma jovem muito bonita, porém muito estranha no comportamento.

A história tem como ambientação a grande São Paulo, um trem e uma cidade completamente desconhecida do mapa. Esta cidade obscura é onde tem a maior parte dos acontecimentos em que o leitor, praticamente, vive em um game cheio de fases.

Ademais, é nítido que os autores escreveram o livro com muita convicção, posto que, durante a leitura, é perceptível que todos os acontecimentos têm um fundamento e é tudo muito bem encaixado e explicado. Eles sabiam o que estavam tramando para os fãs de sobrenatural, pois escrever uma história como essa não é para qualquer escritor.

Por fim, não tenho muitas palavras para descrever acerca de ?A última estação?, pois, eu, simplesmente, achei tudo muito PERFEITO! A cada página lida, Diego e Rodolfo instiga os leitores a querer sempre mais, instiga a ter ambição. Esse livro DEVE ser lido por todo leitor brasileiro. Obra 100% original e cativante!

Parabéns aos autores por essa grandiosidade!! Amei TUDO!

Obrigado, Diego, por ter me concedido essa chance de conhecer essa maravilha! Uma das minhas melhores leituras, não somente deste ano, mas da vida. ????

Luiza.Oliveira 04/06/2021

Resenha por @felicidadeempaginas
"Seus braços não se moviam e seu coração estava praticamente frio, ou ao menos foi o que ele sentiu naquele momento"

? Resenha ?

Parecia ser um dia como qualquer outro, até que Gabriel e Alex embarcam no último trem de metrô do dia e bom esse trem não vai parar... Não no nosso mundo pelo menos

Um livro que irá te apresentar a luta pela sobrevivência, autodescobrimento e principalmente os medos mais primitivos do ser humano, você teria coragem de embarcar nessa viagem?

Esse livro me lembrou muito a lenda urbana de "setalem", onde as pessoas relatam terem ido parar em uma realidade alternativa bem sombria, e aqui essa realidade alternativa que está no nosso mundo e ao mesmo tempo não está é "A Última Estação"

"Pareceu que tudo aconteceu em câmera lenta. Era impossível para uma mente humana interpretar todos os fatos"

Esse livro é muito bom, uma narrativa bem construída, um grupo de sete pessoas e um bebê perdidos em uma cidade onde nenhuma regra do nosso mundo se aplica, eles vão passar por muitas coisas, muitos acontecimentos sobrenaturais e amedrontadores vão ocorrer e testar pouco a pouco a sanidade dessas pessoas

O fato de não termos nenhuma explicação para nada é extremamente instigante, é uma leitura que te faz querer saber mais e você precisa saber o que vai acontecer com aquelas pessoas, é um livro que favoritei pq simplesmente é uma narrativa tão boa e orginal que eu realmente não conseguia parar de ler

Barbara - @estantedabinha 23/09/2020

Terror nacional de qualidade!
Posso dizer com todas as letras que finalmente li meu primeiro livro de TERROR e ele é nacional e é um senhor livro, muito bem escrito, com personagens bem delineados e aprofundados e que te fazem torcer do início ao fim. E não senti tanto medo quanto achei que sentiria, apesar de ter umas partes mais ?punks?, foi de boa.?
Falando um pouco do enredo para não entregar muito da história e acabar com a graça da descoberta própria, um grupo de pessoas, por razões diversas, pega um trem do metrô que deveria ser o último do dia e vivenciam uma experiência inacreditável, alucinante e muito perigosa quando o trem não para na última estação, mas continua sua viagem, rumo... (só lendo para saber).?
Como já disse o livro foi uma grata surpresa para mim, uma leitura de qualidade e entrou para a lista de ótimas leituras que fiz esse ano.

Eduardo Mateus | @somaisumaleatorio 17/04/2020

Em “A última estação” conheceremos a vida de Gabriel e Alex, todo o cotidiano de ambos os rapazes que aparentemente são rapazes normais, com vidas bem normais também. Em um dia peculiar os rapazes acabam embarcando no último metro do dia, junto com um grupo de passageiros, dentre eles crianças, adultos, idosos de personalidades e culturas diferentes. E vai ser as suas atitudes que vão garantir que saiam vivos dessa aventura macabra.

Achei a história do livro muito criativa, por algumas vezes enquanto lia lembrei de clássicos do Battle Royale como Gantz, onde um grupo determinado de desconhecidos eram colocados em situações inusitadas até que apenas os vitoriosos de intelecto saiam vivos de tais situações. Embora o livro comece bastante descritivo, caminhando a passos lentos descrevendo todo o cotidiano dos protagonistas, quando ele finalmente engata na história a leitura se torna completamente instigante e curiosa, fazendo com que o leitor leia o mais rápido possível engolindo o livro pra saber tudo que pode ocorrer.

Douglas 28/11/2018

A Última Estação
Diego e Rodrigo escreveram uma história correta.

Seguindo os passos de uma cartilha estrita de como se contar uma boa história, eles não saem do roteiro. O que de modo nenhum é ruim. Muitos dos meus autores favoritos fazem isso, Gaiman e King entre eles.

Inclusive, há muito de "Lugar Nenhum" do Neil Gaiman e de "Torre Negra" do King aqui. A ficção fantasticourbana que existem nesses dois romances certamente serviu de fonte para os dois jovens novelistas brasileiros.

Acho que o maior mérito de "A Última Estação" é exatamente ser uma obra concisa. Nada sobra, não há pontas soltas e nem espaço para dúvidas. Manter a consistencia num romance escrito por quatro mãos é uma tarefa muito complicada e magistralmente feita aqui.

Muito se ouve sobre valorizar a literatura nacional. Muito se escreve no Brasil sobre a temática Young Adult, o que é ótimo. Mas devemos atentar também para outros gêneros.

E "A Última Estação" é uma boa pedida.