A Filha de Ísis

A Filha de Ísis Margaret George

Resenhas - As Memórias de Cleópatra Vol 1

Thamara 11/08/2011

Lindo e envolvente: assim como Cleópatra.
É fato que Cleópatra é uma das mulheres mais famosas da história. Nos quatro cantos do planeta não há quem não a conheça. Mas a conhecem de fato? Bem, todos conhecem o mito Cleópatra: a imagem da mulher fatal e calculista que Otávio propagou em Roma e que dura até os dias de hoje.
É por isso que ao ler o primeiro volume da série "As Memórias de Cleópatra" o leitor (bem, pelo menos comigo foi assim)não consegue deixar de se apaixonar pela personalidade da Rainha do Egito. A narrativa em 1ª pessoa deixa o leitor a vontade com Cleópatra, como se essa fosse uma velha amiga e por isso, tem o poder de fazer o leitor se apaixonar por aqueles que Cleópatra amava, odiar aqueles que ela odiava e assim por diante.
A linguagem usada por Margaret George não é nem tão simplista e nem tão rebuscada. Aliás, é um livro muito bem escrito que tem a capacidade fazer o leitor passar horas entretido.
Para quem gosta de história, principalmente do Egito, o livro é um deleite pois há relatos muito bem detalhados do cotidiano, da vestimenta, do tipo de alimentação e do aspecto das cidades pelas quais a Rainha passou.
Os personagens são outros presentes da autora: com personalidades muito bem definidas e cativantes.
Os relatos históricos podem ser apreciados sem reservas pelo fato de Margaret George ser egiptóloga e ter dedicado anos de pesquisa para elaborar este livro. Claro que se trata de um romance e algumas passagens vieram da cabeça da autora, mas nada que recaia em erros históricos.
Nesse 1º volume vemos a infância da Rainha, sua subida ao trono e seu relacionamento com o poderoso general romano Júlio César (aliás, quem é fã de Júlio César vai ficar muito feliz com o modo como ele é retratado).
Através de seus pergaminhos Cleópatra narra a sua vida de forma tao apaixonante que não teve como essa série não se tornar uma das minhas favoritas.
Jacy 27/04/2021minha estante
Ano passado conclui essa trilogia. E simplesmente, amei!!!! Apaixonada por Júlio César!!!! Cleópatra maravilhosa! ????

Aline 06/11/2020

História rica em detalhes, desde os cenários, as vestes, os eventos. Narrado pela grande Cleópatra.

Loizimara 29/09/2020

Denso e espetacular
É uma leitura rica em detalhes, mas não é massante. A autora tece a história de Cleópatra VII com maestria, fazendo com que o leitor fique imerso no cenário da época. Adorei conhecer mais sobre a cultura egípcia e a história dessa mulher tão poderosa e famosa.

Ingrid 03/10/2020

Vamos acompanhar Cleópatra do seu nascimento até seus 24 anos. Com uma visão totalmente diferente da conhecida, vamos conhecer uma Cleópatra humana, com todas as inseguranças que os simples mortais têm. É muito interessante conhecer a vida familiar dela, e de seus antepassados, e ficar sabendo que Cleópatra descendia da família Ptolomeu, que era grega. Assim como saber que Cleópatra é um nome de família; sendo a 8a a ter esse nome. A autora nos faz conhecer uma mulher inteligente, desse a tenda idade, Cleópatra buscava conhecimento. Conhece a história da sua família e do seu país; e procura aprender línguas para saber o que os povos estrangeiros falam, sem necessidade de intérprete. Nesse primeiro volume, Cleópatra perde o reino para seus irmãos, e decide aliar-se a Roma, ou melhor, com César, e assim retomar seu reino. Ela planeja tudo detalhadamente, e está decidida a fazer qualquer coisa. Só não contava em envolver-se com César, e acabar gerando um filho dele, Cesarion. Para buscar reconhecimento do seu filho, e por seu amor, Cleópatra vai a Roma, a convite de César, e sua visão sobre a cultura dos romanos é muito interessante. O leitor tem uma visão diferente da mulher linda e sexy, para encontrar uma mulher inteligente, preparada, uma política nata.

kahcorso 22/04/2009

the best!
Pra quem curte Egito esse livro é perfeito, mistura conteúdo histórico e romance numa trama envolvente escrita em primeira pessoa, como se estivéssemos lendo o diário da própria Cleópatra.
Dos 3 livros, ainda é meu favorito, porque eu adoro Júlio César e é somente neste livro que ele aparece.
Além disso, pelo fato da autora ser egiptóloga o conteúdo histórico é bastante confiável. Mostra um lado de Cleópatra que a maioria das pessoas nunca ouviu falar: o lado humano.

Adriano 12/01/2012

Romance histórico muito bem pesquisado e com um bom ritmo. As descrições das maravilhas egípcias são o ponto alto, além da construção das personagens carismáticos César e Cleopátra. As personagens secundárias são bem menos descritas e não tem um impacto forte na história. As viagens empreendidas por Cleopátra são uma 'desculpa' para descrever as belíssimas paisagens e construções do Egito, um país que agora vivia sobre o explendor dos tempos de Ramsés II e Alexandre, o grande. O exótico mostrado pela autora também é interessante, pois na história, não somente os egípcios são estranhos, mas, pela visão destes, os romanos também possuem costumes bastante peculiares. Aqui, ponto alto para a descrição dos festivais romanos.
As cenas de ação, como batalhas e até ataques de piratas, são poucas, mas são bem balanceadas. Até porque, a visão que temos da história nos é contada pela Cleopátra, que não participava das batalhas, mas era possuía um ótima percepção do que acontecia.
Neste primeiro tomo da trilogia, temos uma rainha do egito ainda jovem e inexperiente nos assuntos de estado, mas que, para o final das páginas, vai se mostrando bastante perspicaz.
Enfim, um livro muito bem escrito e gostoso de ler, contendo os bons ingredientes de um bom romance histórico. Faltou apenas uma nota histórica ao final do livro, mas uma pesquisa na internet engrandece a experiência da leitura.

Andréia 04/09/2021

Leitura extensa, mas envolvente sem perder o encanto e a vontade de continuar e conhecer sobre Cleópatra. Mulher inteligente, culta, esperta, com uma vida cheia de acontecimentos. narrativa baseada em fatos históricos. Escrito em uma boa linguagem, os acontecimentos desde a infância de Cleópatra, seguido pelas disputas pelo reino que levam a conhecer Júlio César. O desenrolar do relacionamento amoroso descrito em uma excelente narrativa de romance envolvida com os acontecimentos políticos, abrangendo cultura dos países - Egito e Roma e costumes da época.

ju_yanes 14/11/2023

A Filha de Isis Margaret George
Tava com preguiça de fazer resenha, mas vamo la. Nessa mesma época do ano passado eu ja tinha tentado ler esse livro, mas eu parei n sei pq e decidi retomar de novo agr.
Eu adoro Egito, Cleopatra e os 🤬 #$%!& , então pra mim esse livro n tinha erro. E não teve mesmo, ele é muito bom, ate minha mãe ja leu.
Pra quem gosta de historia ele é mto bom, pq alem de mostrar a vida da Cleopatra, mostra bastante da cultura deles, dos gregos e dos romanos tambem.
Embora o livro seja bem legal, não é algo q eu pensaria ?nossa q vontade de pegar ali na estante e ler?, acho q pra mim é um livro pra ler uma vez só e absorver.
Enfim,
Tchau?

fernandaugusta 09/07/2021

A Rainha das rainhas ?
Cleópatra é uma das mulheres mais enigmáticas e mais faladas da história. Margaret George nos apresenta seu livro de memórias, narradas em primeira pessoa. No primeiro volume, "A Filha de Ísis", ela começa em sua primeira lembrança de criança: a morte da sua mãe em um acidente náutico, aos 3 anos. Disso resultou um trauma de água que a então princesa levou anos para superar.

Além disso, Cleópatra conta como é sua família, os Ptolomeu. Conhecidos pelos atos mais torpes para manter o poder, o clã ptolemaico seguiu casando-se - e matando-se - entre irmãos e parentes. Ela cresce muito solitária, pois suas irmãs mais velhas não a acolhem e os mais novos são muito pequenos. Então sempre procura conhecimento, o que a faz uma menina culta, que cultiva poucas amizades inteligentes em Alexandria, onde vive. A única pessoa de sua família que ela ama é o pai, o rei Ptolomeu. Mas além de estar às voltas com as manifestações populares e as filhas usurpadoras, ele também está sob o perigo da dominação de Roma.

Quando seu pai morre, Cleópatra é feita rainha. E a partir daí tudo que acontecia com ele passa para ela. Durante uma viagem ao Alto Egito, sua irmã mais nova usurpa o trono. Cleópatra consegue reunir um exército, mas não consegue invadir Alexandria. Até que o grande Júlio César a convoca ao Palácio, onde está hospedado... e ela vai, enrolada em um tapete, em um momento icônico.

O grande general romano garante o trono de volta para Cleópatra ao lutar e vencer a Guerra Alexandrina. E os dois se apaixonam perdidamente. A história de amor de César é Cleópatra é ricamente narrada, e não torcer por eles é impossível. Mas César é casado em Roma, e lá a rainha e seu filho, Cesarion nunca poderão ser reconhecidos, mesmo indo até Roma para celebrar os Triunfos de César.

Este primeiro volume finda com a morte de Júlio César, traído e assassinado pelo Senado Romano e Cleópatra em frente a sua pira funerária, completamente perdida.

Esta é uma releitura que estou apreciando demais, pois são livros favoritos. A autora escreve com mestria, dando aulas de história, e nos mostrando o lado humano destes personagens reais que alcançaram uma fama praticamente mítica. A Cleópatra desta obra é culta, apaixonada, humana, mas também uma estadista articulada. César é incrível. A ambientação palaciana em Alexandria e posteriormente, em Roma, é maravilhosa. Tudo isso permeado por intrigas, traições, política, guerras, deuses e deusas.

Recomendo fortemente a leitura para quem ama épicos e romances históricos.

Geraldo 22/03/2014

Tem como dar 6 estrelas???
Mais uma vez, a grande escritora Margaret George nos presenteia com uma obra monumental. Memórias de Cleópatra - A Filha de Isis. Uma obra que nos leva ao Egito da cidade de Alexandria, com uma das 7 maravilhas do mundo antigo; O Farol de Alexandria ao fundo num cenário magistralmente descrito pela autora.
Neste livro, conhecemos Cleópatra e sua família real desde o inicio de seu reinado, sua subida ao trono e seu envolvimento com um dos personagens mais célebres: Caio Julio César.
Quer fazer uma viagem ao tempo, indo ao Egito e a cidade de Roma?
Se a resposta for sim, então se prepare para estar do lado da rainha em visita as Piramides, a Grande Esfinge e de quebra ir a cidade Eterna e vivenciar todos os costumes, festivais, luta de gladiadores, corridas de biga no grande circo romano, o cotidiano de cidadãos em casas de banho. A descrição é incrível e super empolgante, a escritora não deixa a peteca cair, a obra não perde o pique.
Sabe aquele livro que você começa a ler e quando vai chegando ao final vai dando uma pena por estar acabando?, este é assim. Uma frase que ouvi de uma leitora. Ainda bem que é uma trilogia.
Vale muito a pena ler.

NARRATIVA: 10,0
PERSONAGENS: 10,0
NOTA FINAL: 10,0
Karina 14/02/2015minha estante
Realmente o livro é tudo isso e mais um pouco. A história te prende de uma maneira que você não quer mais largar e, quando chega no ultimo livro você não quer continuar porque não quer que o livro acabe. Sua resenha é ótima, parabéns.

Tamires 25/02/2020

Tão gostoso ler uma biografia que não parece uma biografia. A gente se sente realmente perto não só de Cleópatra, mas de todos que a cercam.

Lilia Carvalho 11/11/2009

Show!
Este livro além de nos mostrar os primeiros anos de reinado de Cleópatra, nos faz apaixonar por Julio César.

Muito bem escrito, envolvente, segue a lógica histórica...

Vale a pena!

mara sop 07/12/2009

As Memorias de Cleopatra - A Filha de Isis
Minha trilogia favorita!

Sempre fui fascinada por Cleopatra VII, a mais famosa rainha de todos os tempos, e esse livro foi um presente dos deuses para mim, que também sou filha de Isis.

Narrado em 1ª pessoa, o romance conta em 3 volumes, a historia de Cleopatra através da sua visão dos momentos historicos pelo qual passou.
Cleopatra é fascinante desde a infancia, e é impossivel não se sentir ligada a ela e às pessoas que ama.

Neste livro ela se torna rainha, conhece e se apaixona por Julio Cesar, dá a luz ao seu primeiro filho - Ptolomeu Cesar, ou Cesarion - e vai morar em Roma.

Li apenas 9 vezes!

CGarrido 17/04/2011

Comecei a ler este livro e o deixei pela metade em minha primeira leitura. Entretanto, não é que tivesse achado o livro ruim, mas não conseguia passar de onde estava. O deixei de lado durante um bom tempo, fiz outras leituras e resolvi voltar a ele. Reiniciei a leitura e não parei mais até que cheguei ao fim do terceiro volume! De forma similar a outros livros do gênero, o autor mistura romance (ficção) com a realidade.

patriciasortsac 01/02/2022

Gostei da leitura embora mostre uma narrativa mais romântica do que politica sobre Cleópatra. Não é uma biografia embora tenha fatos da época. Vale a leitura. Aliás, tem mais dois volumes.