As memórias de Cleópatra - O Beijo da Serpente

As memórias de Cleópatra - O Beijo da Serpente Margaret George

Resenhas - As Memórias de Cleópatra Vol 3

ju_yanes 22/11/2023

O Beijo da Serpente Margaret George
A coleção é mto boa, e tals, mas enrolou mto nas horas de batalha.
Ficava uns 500 cap na cena de batalha, mas n mostrava a batalha( n que eu quisesse ver) aparecia so a Cleopatra la no acampamento fazendo poha nenhuma.
Outra coisa q me deu um pouco de agonia foi q eu nunca sabia quanto tempo tinha se passado, em um cap o Cesarion tava com 10 anos e no outro ja tava com 15.
Me deu uma tristeza aql final, minha tarde ficou com um clima de bosta depois.
Mas é mto boa a serie de livros, leiam.
Enfim,
Tchau?

MÁRSON ALQUATI 25/02/2009

Excelente obra de ficção-histórica!
A melhor versão da história da rainha do Egito, narrada por ela mesma através dos pergaminhos que escreveu, onde a autora consegue descrever com impressionante quantidade e precisão de detalhes os sentimentos da mulher que dominou o mundo da época, os cenários e costumes daquela que foi uma das maiores civilizações da Terra...

fernandaugusta 18/08/2021

Um desfecho digno da realeza
"Paz, meu coração. Obedeça-me e deixe de viver. Pois eu já o fiz."

Assim, Cleópatra encerra o décimo pergaminho de suas memórias em "O Beijo da Serpente". A história pode nos mostrar os fatos crus, mas o romance de Margaret George, através do relato da Rainha em primeira pessoa, dá um colorido especial à vida da maior estadista da Antiguidade. Afinal de contas, quem poderia dizer que o Império Romano ia se encolher diante de uma Oriental?

Começamos este último volume com Cleópatra e Marco Antonio fundando um Império Romano Oriental, apartado de Roma. Ele, após anexar a Armênia, faz a doação de territórios romanos aos filhos e os nomeia reis, reconhece Cesarion como único herdeiro de César, e se divorcia oficialmente de Otávia.

O racha causado por estas atitudes leva Otávio a mobilizar todas as legiões e a frota romana contra Cleópatra e Marco Antonio. Mesmo com toda a preparação e com o dinheiro do Egito bancando tudo, é ladeira abaixo para o casal. Otávio faz uma propaganda pesada contra Marco Antonio e Cleópatra, e Agripa acaba cortando a rota de suprimentos do exército oriental com a esquadra romana, o que resulta em fome e deserções por todos os lados.

Em Áccio, nem houve batalha pelo poder. O que aconteceu foi uma fuga, a muito custo. A derrota e as traições deixaram Antonio fora de si, e Cleópatra teve que lidar com tudo sozinha de volta ao Egito.

Para evitar ser levada a Roma em Triunfo, ela planeja cuidadosamente sua morte, pretendendo trocá-la pela manutenção de seus filhos no trono e pelo tesouro do Egito.

Como eu disse, é ladeira abaixo. Alexandria é tomada após o avanço de Otávio. Antonio se suicida e 10 dias depois a Rainha também se mata com uma picada de serpente sagrada. É o fim da dinastia dos Ptolomeu, com o Egito sendo anexado como província romana.

Este livro tem um tom de despedida, melancólico, de muitas perdas e decisões mal calculadas. Marco Antonio e Cleópatra tem objetivos políticos diferentes: ele ainda é romano, afinal. Ela não consegue tê-lo por inteiro, só no final da história, após muito sofrimento. Apesar de ser muito inteligente e de ter os recursos, o fato de ser mulher e oriental a desqualificava aos olhos dos homens. Na verdade, a guerra foi declarada contra ela. Antonio não era César, César era muito mais experiente e equilibrado. Depois do romance entre Cleópatra e César eu cheguei a ficar com pena dela de tanto que ela teve que remar por causa do temperamento de Antonio. Mesmo assim, ela é leal e apaixonada por ele até o fim.

Cesarion, o primogênito dela, foi quem pagou o preço, afinal Otávio não aceitaria nenhum rival, então não houve clemência. O embate pessoal de Otávio e Cleópatra em Alexandria é uma passagem muito esperada e muito marcante. Ele a reconheceu como sua maior adversária, mesmo em seu Triunfo. E ela passou para a eternidade sob o manto de Ísis, e tornou-se ela própria deusa e mito.

Sofri demais em me despedir dela novamente nesta releitura. A Cleópatra desta obra é extremamente carismática e humana. As notas da autora e o embasamento histórico me fazem pensar que ela deve ter sido tudo o que está escrito e muito mais, para sobreviver tanto tempo na história e no imaginário popular. Eu lhe teria sido tão fiel quanto Olímpio, Mardian, Iras e Charmian, seus amigos na eternidade. A mais famosa da História, Salve, Rainha Cleópatra!

kahcorso 22/04/2009

Fecha com chave de ouro!
Esse livro é perfeito pra quem adora drama, especialmente porque todo mundo sabe qual é o fim da Cleópatra, mas é bastante revoltante e triste ver como tudo realmente aconteceu e a forma heróica a seu modo como ela lidou com a situação. Na minha opinião qualquer pessoa após ler esse livro se torna fã da rainha do Egito.

mara sop 07/12/2009

As Memorias de Cleopatra - O beijo da Serpente
Minha trilogia favorita!

Este é o mais triste dos livros da coleção. Cleopatra passa grande parte de seu tempo planejando sua propria morte como uma forma de proteger o Egito e seus filhos da ira e da ganancia de Otavio.

É impossivel não se emocionar com o amor que Cleopatra tem por seus filhos e seu marido Marco Antonio, pela preocupação com seus amigos queridos e pela responsabilidade que ela não consegue esquecer que tem com o Egito!

Li apenas 9 vezes!

Giâni 07/12/2009

UMA BELA TRILOGIA
O BOM DESTA TRILOGIA É PODER CONHECER UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DESTA MULHER E DO EGITO , UMA RAINHA PODEROSA E SEDUTORA.

Thamara 20/03/2011

Emocionante!
O último livro da série é realmente o mais triste. Impossível não sofrer junto com a Rainha por tudo o que foi perdido por ela: seu país, seu marido, seus filhos.
A forma como Marco Antonio e Cleópatra se portaram na guerra contra Otávio foi exemplar diante de diversos fatos narrados no livro que sem dúvida revoltam o leitor que a essa altura (se não era antes) é fã da Rainha do Egito.
O amor que Cleópatra tem por Marco Antonio também sensibiliza o leitor, que ao final fica admirado pela forma heróica como a Rainha suportou a conseqüência de seus atos.
Margaret George não perde a forma envolvente de narrar os acontecimentos sob o ponto de vista de Cleópatra, e depois por seu amigo Olímpio até a última página.
Com certeza o livro fecha a trilogia com chave de ouro e deixa no leitor uma admiração ainda mais profunda por Cleópatra.

letícia. 29/03/2023

Pray for cleópatra
É bom, mas para uma mulher tão inteligente, esperta, "dona" de um império, ela merecia mais.
Mas o fato de ser narrada por ela mesma, deu um toque mais especial.

Laisla Penido 15/06/2014

Incrível!
Achei simplesmente incrível a coleção As Memórias de Cleópatra.
A autora Margaret George nos escreve na pele da própria Cleópatra, ou seja, é como se a própria Cleópatra estivesse nos contando sobre sua vida e seus acontecimentos, através de Pergaminhos, mais tarde guardados e divulgados por seu amigo Olímpio.
O que deve-se saber antes mesmo de comprar a coleção é que os fatos nela contados são verdadeiros. Todos os acontecimentos históricos descritos sofreram uma brusca pesquisa antes de serem publicados. Porém, para passar a emoção da vida da Cleópatra, Margaret dá um clima romantizado à história. Isso faz com que entremos completamente na mente de Cleópatra, como se compartilhássemos de seus sentimentos e emoções. Como se fossemos a própria Cleópatra.
Recomendo muito a quem, assim como eu, se interessa pelo Egito e quer conhecer a história da mais famosa rainha Egípcia, Cleópatra Thea Filopator.

Arca Literária 25/10/2016

resenha disponivel no link http://www.arcaliteraria.com.br/as-memorias-de-cleopatra-o-beijo-da-serpente-margaret-george/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/as-memorias-de-cleopatra-o-beijo-da-serpente-margaret-george/

Marcelo 28/12/2016

4 Estrelas
O Livro é bom! A história é muito interessante, me prendeu ao ponto de eu procurar saber mais sobre Cleópatra em filmes e outros sites. Só não ganhou 5 estrelas pq em alguns momentos do livro a história fica massante... da sono e não dá vontade de continuar.
As melhores partes são as batalhas e qdo já está perto do fim do livro....

A Trilogia (os 3 livros) como um todo é muito boa! Recomendo para quem ainda não conhece a verdadeira história de Cleópatra!
Leninha 09/07/2019minha estante
Precisa ler na ordem??

Raína 08/02/2010

Perfeito...
O último livro narra, a luta final de Cleópatra por tudo que ela amou em sua vida, seu país, seu povo e seus filhos. A determinação e dedicação da Rainha do Egito em proteger seu território dos Romanos, acaba por leva-la a um ataque do qual ela nao resistiria. Em vista disto ela se mata, não permitindo que se tornasse submissa aos romanos, nem que seu povo presenciasse tal humilação.

Cibelle32 18/12/2023

Relendo mais uma vez. Os três livros simplesmente alugaram um triplex na minha cabeça. Escrita delicada e leve, me senti materializada dentro da história. Sensacional!!!!

Maria 06/09/2015

Amo de paixão! Umas das trilogias mais apaixonantes que já li sobre essa personagem tão complexa.