O terceiro travesseiro

O terceiro travesseiro Nelson Luiz de Carvalho

Resenhas - O Terceiro Travesseiro

dandancf 09/07/2021

Romance grotesco e escatológico
Esse livro é perfeito... para um gay adolescente que acabou de conhecer a masturbação e ainda não desenvolveu crítica literária.
Além de mau escrito - sentenças curtas, diálogos mecânicos e sem naturalidade, personagens com a mesma profundidade de um pires - o livro apela para um fetichismo exacerbado e cenas sexuais que além de indigestas são desconexas, provavelmente com a única intenção de chocar.
Não entendo como esse livro é tão indicado por aí. Santo mau gosto.

Milena 08/07/2021

Chorei horrores
Melhor leitura aleatória que eu já tive na vida
Super recomendo
Mas apenas se vc estiver preparado para passar horas seguidas mergulhado na história

Peh 09/06/2021

Cuidado, spoilers dessa minibomba
Em síntese, O Terceiro Travesseiro narra o encontro sentimental e sexual de dois rapazes; amigos descobrindo e entendendo que os sentimentos que os ligam são mais fortes que o usual. É um livro que aborda a temática LGBT, um ponto interessante, já que na época (fins dos anos 90) esse tipo de história não era contada. Contudo, é um livro perigoso, uma vez que ousa explorar o romance entre dois jovens, mas não consegue desenlaçar-se de certos preconceitos.

Pessoalmente, por motivos estritamente pessoais, a obra me agradou muito. Porém, não ignoro as inúmeras problemáticas que circundam a obra. Em primeiro plano, parece-me que o autor não está em seu local de fala, me fica a impressão que é um homem heterossexual contando uma história do que ele imagina ser o universo LGBT: regado à promiscuidade e libertinagem sexual. Inúmeros são os trechos que me causaram estranhamento, e nada de identificação. Os dois jovens têm uma estranha obsessão em ingerir esperma ? será que é isso que o autor imagina que a comunidade LGBT consome?

Adiante, a introdução do "terceiro travesseiro" destoa um pouco do tom da obra, não funcionou tão bem para mim. É uma jogada interessante do autor, mas ficou mal elaborado. A julgar pelo arranjo geral da obra, não consigo ter certeza do que o autor queria tratar ? se era uma possível relação à três pessoas ou uma espécie de "cura gay" para um dos personagens.

Por fim, o final dramático ? que me machucou, confesso ? revela uma certa intenção do autor. Sob viés religioso, o fim do protagonista atravessa a velha ideologia conservadora: ser gay (ou quaisquer outras sexualidades & gêneros que fujam dos impostos no sistema patriarcal) levará ao pior caminho, restando a morte a esses pecadores.

O livro aborda o romance entre dois homens, mas o faz enraizado em inúmeros preconceitos que essa humilde resenha não contempla, infelizmente. É uma história que me cativou (fiquei abalado, não tem porque negar), mas passível de críticas. Mais de um ano e ainda não sei se consigo recomendar ou não...

Miss.Jackð 02/05/2021

Liberdade do amor
Foi uma leitura boa, mas não recomendo pra quem não gosta de sexo na história porque tem MUITO, às vezes chega a ser cansativo. E tem umas coisas pesadas também.

Enfim, de modo geral, é uma aventura pela jornada de dois caras se descobrindo, aguentando os preconceitos de sua época e todos os desafios que incluem uma vida assumidamente homossexual na época retratada.

Bastante liberal e aborda diferentes formas de amor, essa parte foi interessante.

O fim foi totalmente inesperado e me chocou bastante, principalmente quando descobri que era um livro baseado em fatos reais (eu não sabia quando comecei).

De modo geral, uma leitura agradável, mesmo não fazendo muito meu estilo de escrita.

dandancf 13/07/2021minha estante
Não poderia concordar mais. Completamente esdrúxulo esse livro.

BetoNonato 25/04/2021

Chorei no fim mas não esperava kkk
A leitura não é das melhores!
Os personagens foram mal construidos, e todos os conflitos feito e resolvidos muito rapidos!
O autor tem um vício horrível de repetir o nome dos personagens em quase toda fala o que me deu agonia!
Mas os pontos positivos é ver um livro que mostra um momento onde ser LGBTQ+ era muito mais difícil em nosso país e como era passar por aquilo alem de fazer questionamentos espirituais bem tocantes! Uma pena o autor não ter tido uma escrita que me agradou...
Eu ia dar 2 estrelas mas o acontecimento final me emocionou de um modo.... eu não esperava aquilo e me tocou profundamente rs
Por me fazer emocionar e me surpreender nesse final aumentei a classificação haha

rajadrawja 06/02/2021

O pior livro que eu já li
Nunca pensei que um autor fosse capaz de errar em tudo que se propôs. Ele não acerta na escrita, não acerta na abordagem da homossexualidade, da bissexualidade, da gravidez indesejada. Ele não acerta em nada.

Péssimo, problemático e me assusta que um monte de LGBT leu esse livro com 13/14 anos porque esse livro não apresenta nada de bom pra LGBTs em fase de se descobrir.

Decidi ler esse livro agora porque lembrei que quando era mais novo tive vontade de lê-lo. Fico feliz de não ter lido naquela época.

Carla 03/02/2021

Como bissexual, esperava algo que fosse mais representativo, entretanto, a meu ver, esse livro só reforça o esteriótipo errado de que bissexuais são promíscuos...

Tati 17/01/2021

Um bom livro
A história não é ruim e o final é emocionante, mas achei a escrita fraca, muito artificial, e não acho que isso seja devido à ter sido escrito nos anos 90. Não me decepcionei, mas também não foi nada extraordinário.

Sthefany 10/12/2020

O terceiro travesseiro
Tenho opiniões divididas a respeito desse livro, é uma ótima leitura pra quem quer conhecer mais do mundo lgbt, mas é bem estereotipado e cheio de clichês. Eu gosto bastante dos personagens principais mas não posso negar que foi um pouco forçado, sem muito desenvolvimento. Oque realmente me surpreendeu foi o final, fiquei em choque e sem reação, me negando a acreditar no que li.

***ALERTA DE SPOILER***

Queria que eles vivessem felizes juntos, pelo menos o máximo possível, já que houve um problema na vida do casal que não poderia ser reparado. Realmente fiquei triste com oque aconteceu e cheguei a pensar que era só um pesadelo e depois ele acordaria e estaria tudo bem. Fiquei pensando nisso até o final do livro e só então reconheci que era real e não tinha mais volta.

ramslaymer 10/11/2020

Uma história que ainda merece ser lida!
Não é um livro atemporal, não me entendam mal, porque existem alguns dizeres e costumes característicos de outra época que chegam até a incomodar um pouco, mas é importante você contextualizar uma obra em seu tempo!
Removendo esse fator e o tic do autor de repetir o nome dos personagens em diálogos (quem conversa assim gente?! Falando o nome do outro 5, 6 vezes em um diálogo?! hahaha) é uma história envolvente e acredito que fez jus ao que eu esperava.
Pra mim o ponto alto foi o desenvolvimento do final, que eu já sabia por alto infelizmente, então não me pegou de surpresa, mas a última cena pra mim foi praticamente cantada, eu ouvia e sentia tudo acontecendo conforme era narrada.
Agora convenhamos que de terceiro travesseiro existiu só a quebra de um tabu dos anos 90, porque envolvimento como trisal pouquíssimo.