O Terceiro Travesseiro

O Terceiro Travesseiro Nelson Luiz de Carvalho

Resenhas - O Terceiro Travesseiro

Patrick.Kilber 19/08/2020

Gostei
Saber que a história é baseada em fatos reais, te faz ficar reflexivo no termino da leitura. Mas é uma leitura boa, fácil e rápida.

TheBadSeed 28/07/2020

Na época (mais novo) li por recomendação e me atraiu mais a parte erótica do livro, não é um livro ruim, talvez o que procurei nele não foi realmente o que importava.

nomedepassaro 27/07/2020

Decepcionante.
Entendo que na época em que foi lançado o livro pode ter sido realmente um causador de polêmicas. Mais parecendo um conto erótico do que uma história de poliamor, o autor peca ao não aprofundar a história e as angústias dos personagens, tornando o que poderia ser um baita livro numa obra ruim: de ler, de se emocionar, de se envolver.

Os personagens de 16 anos agem e falam, muitas vezes, como se tivessem mais de 40. Tudo é muito raso e superficial, inclusive os acontecimentos que deveriam ter impacto. O final é realmente surpreendente e de cortar o coração, mas até isso teria outro efeito se tivesse sido mais eloborado.

O tempo todo me senti lendo uma fanfic ruim com texto de novela mexicana, com um protagonista que resumia tudo a transar - a conversa com o pai no restaurante foi extremamente constrangedora, e não num sentido "impactante".

Enfim. Valeu pelo final.

Lasco_ 23/07/2020

A ideia é boa mas acho que as coisas acontecem muito rápido e acaba sendo meio confuso

Elizeu 13/07/2020

Super recomendo!
Para pessoas de e cabeça aberta , este livro me surpreendeu..

Keslley de Castro 02/07/2020

Simplesmente perfeito
Acabei de finalizar este livro, e ainda me encontro sem palavras para descrever o quão bom ele é. Chorei tudo o que eu nunca mais tinha chorado com livros. Apenas leiam!

Guto 02/07/2020

Bom mas tem problemas...
O romance de Renato e Marcus é algo lindo e natural. O único livro que eu saiba que aborda homossexualidade, bissexualidade e poli amor, tudo em uma época onde era totalmente errado, e tudo com muita naturalidade e aceitação.

Porém achei o livro mediano, não gostei muito como é feita a narrativa e acredito que a homossexualidade poderia ter sido abordada de uma maneira mais acurada.

O final é o ápice do livro, mas mesmo assim me decepcionou! Que final deprimente, porém me arrancou algumas lagrimas!

eimarcelo 01/07/2020

História boa, mas...
Gostei da história, mas em certos momentos achei muito exagerada e o jeito como as falas são escritas, sempre dizendo repetidas vezes os nomes dos personagens me deixou um pouco cansado de ler...

pedro.Alexandre 29/06/2020

Um romance poligamico, que existe uma paixão maior entre Marcus e Renato.Mostra o que vem acontecendo eventualmente em famílias sobre aceitação de casal gays e o tabu que é imposto

geov4neleme 29/06/2020

Sobre amar intensamente
Esse livro é sobre intensidade, de viver quem você é e se permitir experiências num relacionamento. E também valoriza a intensidade de viver ao lado das pessoas, pois nunca sabemos quando pode ser a última vez.

Christian Santos 24/06/2020

Foi com muita força de vontade [...]
[...] que eu consegui terminar esse livro.

Entendo que para a época em que o livro foi lançado ele deve ter tido algum impacto no meio LGBTQIA+ (?) Mas é impossível negar que esse livro envelheceu muito mal.

A narrativa é cheia de problemas, passando pela carência de construção e desenvolvimento de personagens, aos diálogos que são extremamente infantilizados, até as cenas de sexo que ao meu ver só estão ali para chocar os leitores daquela época.

A escrita do autor é muito, muito pobre. Carece de personalidade e técnica. E ao final da leitura a impressão que tive foi que estava lendo um conto erótico, desses bem baratos, onde o autor tentou enfiar uma problemática no meio e que não funcionou. (Problemática que aliás é superinteressante, mas mal desenvolvida, como todo o resto).

Enfim, esse é um livro que já vi muita gente indicando e que infelizmente não funcionou pra mim. (Será que hoje em dia ele funciona pra alguém?)

(Spoiler, têm gente que ainda hoje gosta...)

Eu indico que, se você tiver coragem, leia e tire suas próprias conclusões.
Netto Baggins 19/07/2020minha estante
Concordo com tudo que vc falou. Inclusive, foi tudo isso que me fez abandonar o livro (coisa raríssima de eu fazer, abandonar um livro).

Bruno 20/06/2020

Adolescentes em descoberta
Um romance teen quase clichê, mas com espaço para refletir sobre os valores que nos são impostos enquanto crescemos. Um pouco explícito em alguns momentos, eu o recomendaria para 16+.

Felipe.Moreira 17/05/2020

Razoável
Foi um livro que li bem rápido, uma temática bastante atual por causa do contexto da história, mas o final não foi lá essas coisas.