O Terceiro Travesseiro

O Terceiro Travesseiro Nelson Luiz de Carvalho

Resenhas - O Terceiro Travesseiro

Tatiane.Nogueira 07/04/2023

Tocante
Fiquei muito curiosa com a capa desse livro e o porque do nome o terceiro travesseiro, então acabei comprando para ler quando comecei descobri logo no começo o porque do nome, ficarei para sempre apaixonada pela vida que o Renato e o Marcos viveram porque tocou no fundo da minha alma, o preconceito é muito forte o que não somente na época era assim como infelizmente ainda existe muito preconceito nesse mundo, é impossível não chorar nessa linda história já li este livro mais de 10 vezes e sempre choro porque a cada vez, que eu leio me toca de uma forma diferente.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Bruno Dantas 15/12/2009

Resenha Particular
Data de início da leitura: 12/12/09
Data de término da leitura: 14/12/09

Foi o terceiro livro que realmente me fez chorar (e não pouco). É um ótimo livro, porque nos leva a refletir sobre gêneros, plano divino, natureza humana, relações pessoais e sexuais, valores, "modernidade"... A cada página enfrentamos nossos preconceitos, mesmo quem acredita não ter pré-conceitos em relação à homossexualidade, bissexualidade, poligamia... O engraçado é que mesmo odiando algumas (ou várias) atitudes dos personagens, isso não faz com que odeie o livro. Mesmo tendo muitas partes que não concordo e não me identifique, há muitas outras páginas que me senti tocado e identificado. É inegável o amor entre os dois "travesseiros azuis". Saber que é uma história verídica torna a experiência da leitura muito mais intensa também.
Não é um livro para crianças. Não é um livro para intolerantes, "puros" e religiosos - infelizmente sei que estes não passariam do primeiro capítulo. É um livro para quem tem a mente aberta - não para aceitar o que lê, mas justamente para simplesmente ler, e, se quiser dar um passo a mais, tentar entender essas vidas. Acima de tudo: refletir sua própria existência, relações, crenças, opções... e pré-conceitos, claro.
Mauricio R. Ben 16/12/2009minha estante
Um livro que realmente me fez entrar dentro dele,me levando ao choro.

André 28/12/2009minha estante
Adorei a resenha! Agora me deu vontade de ler esse livro :)

Kerolayne 18/01/2015minha estante
Estou dividida, mas como não me assusto com "histórias polêmicas " vou ler

Rubia 26/07/2021minha estante
Li algumas sinopses

Dani Pontes 11/06/2023minha estante
Começando hoje... obrigada pela resenha!!

Guto 02/07/2020

Bom mas tem problemas...
O romance de Renato e Marcus é algo lindo e natural. O único livro que eu saiba que aborda homossexualidade, bissexualidade e poli amor, tudo em uma época onde era totalmente errado, e tudo com muita naturalidade e aceitação.

Porém achei o livro mediano, não gostei muito como é feita a narrativa e acredito que a homossexualidade poderia ter sido abordada de uma maneira mais acurada.

O final é o ápice do livro, mas mesmo assim me decepcionou! Que final deprimente, porém me arrancou algumas lagrimas!

@_leandropaixao 23/04/2022

Te envolve, porém não crie expectativas?.
Apesar de alguns pontos irritantes é bem forçados pelo autor, os pontos da tramas fora do sexo são interessantes e apesar de ter sido escrito a tanto tempo ainda se faz presente na nossa atualidade? o final me pegou de surpresa porém me deixou um tanto quanto decepcionado, mas devemos levar em consideração de que é baseado em uma história real, o que te faz pensar em algumas coisas antes de gostar ou deixar de gostar?
Joao 12/06/2022minha estante
Eu li esse livro faz alguns anos. E fiquei impactado com o final. Sério, eu não estava preparado.

Christian Santos 24/06/2020

Foi com muita força de vontade [...]
[...] que eu consegui terminar esse livro.

Entendo que para a época em que o livro foi lançado ele deve ter tido algum impacto no meio LGBTQIA+ (?) Mas é impossível negar que esse livro envelheceu muito mal.

A narrativa é cheia de problemas, passando pela carência de construção e desenvolvimento de personagens, aos diálogos que são extremamente infantilizados, até as cenas de sexo que ao meu ver só estão ali para chocar os leitores daquela época.

A escrita do autor é muito, muito pobre. Carece de personalidade e técnica. E ao final da leitura a impressão que tive foi que estava lendo um conto erótico, desses bem baratos, onde o autor tentou enfiar uma problemática no meio e que não funcionou. (Problemática que aliás é superinteressante, mas mal desenvolvida, como todo o resto).

Enfim, esse é um livro que já vi muita gente indicando e que infelizmente não funcionou pra mim. (Será que hoje em dia ele funciona pra alguém?)

(Spoiler, têm gente que ainda hoje gosta...)

Eu indico que, se você tiver coragem, leia e tire suas próprias conclusões.
Netto Baggins 19/07/2020minha estante
Concordo com tudo que vc falou. Inclusive, foi tudo isso que me fez abandonar o livro (coisa raríssima de eu fazer, abandonar um livro).

Ãlex Santos 24/03/2022minha estante
Li esse livro em 2009, se não me engano, e me marcou muito também.

ANDER CELES 30/07/2023

Cada coisa no seu tempo mesmo
Há muuuuitos anos, quando eu era um pós adolescente, li esse livro. Foi o primeiro livro com um protagonista lgbt que havia lido, com exceção de O Bom Crioulo, mas esse era uma literatura mais clássica. Então algo contemporâneo, esse foi o primeiro. E achei o máximo! Nossa, me identifiquei com o livro, com os desejos, com os dilemas...no final, chorei horrores. Então, fiz uma viagem na qual precisaria ficar muitas horas no avião e pensei: vou reler este livro, uma pq vai ser uma leitura fácil, que não vai exigir muita concentração da minha parte e outra pq quero ver se ainda vou gostar muito.

O final ainda acho bem pesado, mas foi zero impacto ou sofrimento. Mas isso provavelmente pq eu já sabia o que esperar e já tinha lido muitas vezes no passado. Mas a história não me agradou dessa vez. Assim...é um livro dos anos 90, contando uma história real que deve ter acontecido entre o final dos anos 80 e 90. Então é claro que muita coisa vai ser diferente dos dias de hoje. A forma como lidar com as questões da homossexualidade, a forma como os protagonistas se tratam como brothers, rsrs. E isso é da época msm, não tem jeito. Até os anos 2000 a coisa ainda era assim. Então o livro envelheceu mal, pq muita coisa, praticamente tudo, não conversa com nossa época de agora.

Fora isso, relendo, não gostei do Marcus, não gostei da Beatriz, não gostei da Ana...esse livro é cheio de personagens detestáveis rsrs.

Mas enfim...o meu eu de muuuuito tempo atrás gostou muito da história, mas provavelmente se ele tivesse acesso aos livros lgbt de hj, talvez esse não tivesse se tornado uma obra-prima no passado rsrs

Peh 09/06/2021

Cuidado, spoilers dessa minibomba
Em síntese, O Terceiro Travesseiro narra o encontro sentimental e sexual de dois rapazes; amigos descobrindo e entendendo que os sentimentos que os ligam são mais fortes que o usual. É um livro que aborda a temática LGBT, um ponto interessante, já que na época (fins dos anos 90) esse tipo de história não era contada. Contudo, é um livro perigoso, uma vez que ousa explorar o romance entre dois jovens, mas não consegue desenlaçar-se de certos preconceitos.

Pessoalmente, por motivos estritamente pessoais, a obra me agradou muito. Porém, não ignoro as inúmeras problemáticas que circundam a obra. Em primeiro plano, parece-me que o autor não está em seu local de fala, me fica a impressão que é um homem heterossexual contando uma história do que ele imagina ser o universo LGBT: regado à promiscuidade e libertinagem sexual. Inúmeros são os trechos que me causaram estranhamento, e nada de identificação. Os dois jovens têm uma estranha obsessão em ingerir esperma ? será que é isso que o autor imagina que a comunidade LGBT consome?

Adiante, a introdução do "terceiro travesseiro" destoa um pouco do tom da obra, não funcionou tão bem para mim. É uma jogada interessante do autor, mas ficou mal elaborado. A julgar pelo arranjo geral da obra, não consigo ter certeza do que o autor queria tratar ? se era uma possível relação à três pessoas ou uma espécie de "cura gay" para um dos personagens.

Por fim, o final dramático ? que me machucou, confesso ? revela uma certa intenção do autor. Sob viés religioso, o fim do protagonista atravessa a velha ideologia conservadora: ser gay (ou quaisquer outras sexualidades & gêneros que fujam dos impostos no sistema patriarcal) levará ao pior caminho, restando a morte a esses pecadores.

O livro aborda o romance entre dois homens, mas o faz enraizado em inúmeros preconceitos que essa humilde resenha não contempla, infelizmente. É uma história que me cativou (fiquei abalado, não tem porque negar), mas passível de críticas. Mais de um ano e ainda não sei se consigo recomendar ou não...

Daniel Andrade 31/08/2020

Dos lixos que já li, você foi o maior.
Esse livro é absurdamente ruim em tantos níveis que é até difícil acreditar que foi publicado. Nunca li uma merda tão grande quanto essa.
Os protagonistas são completamente desconexos da realidade. Para facilitar, separei alguns dos pontos mais peculiares que me chamaram a atenção:
1. Um pai soca a cara do filho; outro pai METE A FACA na barriga do filho; dois meses depois os filhos soltam a frase "nossos pais são incríveis". Oh really?
2. O casal só transa. E é um tipo de transa que não sei se alguém aqui aos 16 anos tinha contato, mas é nível comer um mc lanche feliz ejaculado (!!!).
3. O linguajar parece de dois senhores de 50 anos em 1940.
4. O menino toma whisky com gelo sem sofrer aos 16 anos?????????
5. Beatriz só sabe falar "e aí gatinho?
6. O plano maligno da mãe digno de novela mexicana do SBT.

É isso. Um desserviço pra comunidade lgbt+ (foda-se a época em que foi escrito, livro ruim é ruim em qualquer época, livro bom a mesma coisa). São poucos os livros que digo para as pessoas não lerem, mas esse aqui... fuja. É mal escrito, mal pensado. Um lixo.
Anderson.Lima 31/12/2020minha estante
Arrasou! Concordo com tudo! É o pior livro que já li em minha vida.

Daniel 29/01/2021minha estante
Esse livro é um lixo completo. É tão ruim que nem tive coragem de colocá-lo como "lido " na minha estante, de vergonha.

viictorrf 17/12/2021

Meus Deus! Quantos vocativos!!!
É pessimamente escrito. O desenvolvimento dos personagens é raso como uma xícara. As motivações de cada um deles são infantis e precárias. Os diálogos são patéticos, não há outra forma de descrevê-los; não há nenhum aprofundamento, não há coerência ou veracidade em nenhuma conversa e o excesso de vocativos durante todo o livro só serve para demarcar em todas as frases que o autor não sabe diferenciar as vozes das personagens porque todos têm exatamente o mesmo tom. É uma representação muito fraca de conceitos de não-monogamia e cultura bi. Os "plot twist" que o autor colocou são tão previsíveis que 30 páginas antes deles acontecerem você já sabe que terá isso na história. É tudo muito irreal e cada capítulo tenta terminar com a cena da Avenida Brasil congelando .

Patrick.Kilber 19/08/2020

Gostei
Saber que a história é baseada em fatos reais, te faz ficar reflexivo no termino da leitura. Mas é uma leitura boa, fácil e rápida.

nomedepassaro 27/07/2020

Decepcionante.
Entendo que na época em que foi lançado o livro pode ter sido realmente um causador de polêmicas. Mais parecendo um conto erótico do que uma história de poliamor, o autor peca ao não aprofundar a história e as angústias dos personagens, tornando o que poderia ser um baita livro numa obra ruim: de ler, de se emocionar, de se envolver.

Os personagens de 16 anos agem e falam, muitas vezes, como se tivessem mais de 40. Tudo é muito raso e superficial, inclusive os acontecimentos que deveriam ter impacto. O final é realmente surpreendente e de cortar o coração, mas até isso teria outro efeito se tivesse sido mais eloborado.

O tempo todo me senti lendo uma fanfic ruim com texto de novela mexicana, com um protagonista que resumia tudo a transar - a conversa com o pai no restaurante foi extremamente constrangedora, e não num sentido "impactante".

Enfim. Valeu pelo final.