O Terceiro Travesseiro

O Terceiro Travesseiro Nelson Luiz de Carvalho

Resenhas - O Terceiro Travesseiro

rodrigues.thiago25 05/04/2022minha estante
Parabéns pela resenha. Gostei muito.

Emerson Ueda 11/05/2012

O Terceiro Travesseiro - Nelson Luiz de Carvalho
A história passa a impressão de que foi tirada de um blog gay de contos eróticos. As ideias fluem de maneira dispersa, o andamento da história é conflituosa, os detalhes se perdem, isto é, quando raramente são usados, a edição é bem precária e técnicas de narração passam longe do livro. Os personagens apesar de uma peculiariedade incomum são muito mal explorados, assim como a história, que por sinal remete ao clássico Dom Casmurro, só que numa versão mais moderna e bem mal aproveitada. Um enredo interessante desses na mão de um bom escritor daria um ótimo livro, infelizmente, ao contrário do que pode se encontrar nessa obra.

Andréa Bistafa 07/07/2010

É um livro que te faz enxergar alem.
Um triangulo amoroso entre dois amigos e uma garota, fala sobre a propria aceitação, aceitação da familia... é um livro gostoso de se ler com um final triste que me arrancaram algumas lagrimas! Não achei a historia cliche, achei bem realista. Pretendo ler novamente!
Luan 15/07/2010minha estante
Tirou as palavras da minha boca, o final é muito triste mesmo, eu tomei um susto na hora pois tava indo tudo tão bem =[

Victor Santana 01/02/2022

Um livro datado, e certamente problemático! Vai ler?
Vale a pena ler, já que é uma obra LGBT nacional e que data dos anos 90. Mas isto também implica em alguns conceitos problemáticos que são colocados ao decorrer da obra como o termo ?opção sexual?, além de que alguns diálogos só reforçam o estigma da liberdade sexual LGBT como promiscuidade. Essa foi uma releitura, li pela primeira vez com uns 14 anos e lembro de ter gostado, hoje, já não penso mais mesmo. É no máximo uma obra razoável, o triângulo amoroso é extremamente tóxico, e o final é extremamente clichê.

Roberto 23/07/2015

Decepcionante!
Sempre ouvi falar muito bem desse livro, mas me decepcionei muuuuito! Os acontecimentos em si são interessantes, te fazem imaginar coisas, o final emociona, porém para por ai. Sendo um livro de temática gay, eu esperava um melhor desenvolvimento dos fatos, mas parece que eles são apenas jogados ali, sem muita explicação. As cenas de sexo, que são muitas, fazem o livro, principalmente no começo, parecer um conto erótico e o modo como o autor usa o nome dos personagens, praticamente em cada um dos diálogos, chegou a me irritar profundamente, afinal, quem usa o nome da pessoa com quem está falando repetidamente? Tipo, oi Renato, eu sei Renato, tudo bem Renato, que saco Renato! Não é um livro totalmente ruim, mas poderia ser muuito melhor.
Cy 25/07/2015minha estante
Esses dias tentei deixar um comentário umas três vezes e o Skoob comeu minha mensagem. Vamos ver se agora vai...

Li este livro há vários anos. Não me lembro de praticamente nada dos detalhes (mas tenho bastante vívido na memória o hambúrguer e a vitamina u.u).
A temática do livro é super importante, principalmente por ser um dos primeiros gls nacional, mas o autor é muito ruiiiiiiim. Deuses! Não sei se você teve a mesma impressão, mas pra mim ficou claro que discutir a temática era a menor preocupação do cara. Ele escreve meia página sobre conflitos importantes dos personagens, e duas folhas detalhando cada uma das cem mil cenas de sexo. As situações-problemas não têm uma construção mais profunda, os diálogos dão um banho nos das novelas mexicanas... aff, é tanta coisa que ficou largada e mal aproveitada nesse livro que é uma pena.
E eu também lembro que fiquei com a impressão de que trocaram o autor no finalzinho do livro. Tentaram dar um ar mais sério e tal, mas a impressão ruim que o livro no geral me deixou é mais forte na lembrança. Decepcionante mesmo.

Roberto 06/08/2015minha estante
Como conversamos aquele dia...livro horrivel! haha Podia ser muuuito melhor, mas preferiu se tornar só um conto erótico barato

stsluciano 10/09/2009

Poderia ser BEM melhor
O livro poderia ser muito mais impactante se não apelasse tanto. Cobemm certeza o tema seria muito melhor visto,respeitado e discutido se uma maior atenção tivesse sido dada à linguagem. Pessoalmente, acho irrelevante à questão saber o que os personagens usaram como catchup e mostarda. O que poderia ser uma grande história de amor foi relegada a um relato "tosco".

Ed 22/04/2010minha estante
Faço das minhas palavras as suas. Poderia ser bem melhor mesmo.

eimarcelo 01/07/2020

História boa, mas...
Gostei da história, mas em certos momentos achei muito exagerada e o jeito como as falas são escritas, sempre dizendo repetidas vezes os nomes dos personagens me deixou um pouco cansado de ler...

Lasco_ 23/07/2020

A ideia é boa mas acho que as coisas acontecem muito rápido e acaba sendo meio confuso

Léo 21/02/2023

Descobertas na adolescência
O Nelson escreve o livro que nos leva aos relatos dessa história verídica, de forma simples e dinâmica que te prende do início ao fim, sem dar vontade de parar de ler.
Além disso nos traz como é a questão da sexualidade na adolescência e ainda mais de um adolescente LGBT daquela época.

Luann 26/02/2023

A cada escolha de palavras erradas nesse livro se referindo a comunidade, uma fada LGBTQIA+ morre. Eu realmente li um livro "hot" sem saber que seria um livro hot hahaha pela capa e sem ler nada a respeito, eu realmente pensei que poderia ser uma história bonitinha sobre um triangulo amoroso e não esse safadeza (AMO) que foi esse livro.

Carla858 10/04/2010

Quando uma amiga me indicou esse livro não queria lê-lo. Mas após começá-lo, fiquei encantada com a história! Apesar de ser um romance entre homossexuais, você não percebe porque é mostrado um outro lado da relação que você desconhece. O final é trágico... Mas nem por isso o livro é ruim. Pelo contrário, é um dos melhores que já li!

RoberK 03/10/2015

Comecei... nem quero terminar
Foi muito bem indicado, mas estou achando a história forçada, diálogos pobres e super fantasiosos, por enquanto, estou achando tudo muito vago e parece que a vida gay é só sexo e putaria e taras estranhas, fora a tentativa de deixar os gays machinhos.

Ora, se é para tratar de um assunto tão "polêmico", que tentasse ao menos não apagar um estereótipo criando outro.

Vou terminar porque não gosto de deixar livros pela metade.
Fernando.Monteiro 09/04/2016minha estante
O livro é heteronormativo, e isso me deixou profundamento irritado. Parece que o autor tem um medo descomunal de perder sua masculinidade. Fraco e grosseiro esse livro.

Tatyane.Carmela 27/02/2022

Pisquei, e já acabou.
Que livro!
Um mix de emoção, ele te leva a alegria genuína a lágrimas de tristeza.
Li em apenas dois dias.
Hiper recomendado.