O Terceiro Travesseiro

O Terceiro Travesseiro Nelson Luiz de Carvalho

Resenhas - O Terceiro Travesseiro

TheBadSeed 28/07/2020

Na época (mais novo) li por recomendação e me atraiu mais a parte erótica do livro, não é um livro ruim, talvez o que procurei nele não foi realmente o que importava.

Diego Piovesan 07/03/2009

Emocionante e complicado.
Tive que ler este livro por causa da faculdade. Confesso que no começo fiquei meio... estranho com o assunto do livro. Não tenho nenhum tipo de preconceito contra o público GLS, mas achei algumas coisas demais descritivas, deixando o livro um pouco 'pornô' demais. Porém, com o passar do tempo, você vai encontrando nas linhas frágeis do autor um transbordar de sentimentos, o que faz com que o livro fique emocionante. Com toda a certeza, o momento mais marcante é o do final, onde o autor consegue transcrever todo o sentimento do casal de forma simples e muito emocionante. COncordo com as outras pessoas que resenharam o livro que dizem que este livre não tem meio termo, ou vocÊ gosta da história e perde de vez qualquer tipo de preconceito, ou passa a ter um preconceito maior ainda em relação a este público. Mt bom, recomendo a todos. "O silêncio da morte é enorme. O do meu coração, maior ainda."

Mauricio R. Ben 16/12/2009minha estante
Eu gostei muito,particulamente,eu achei muito envolvente,digo na forma emocional.Ele realmente conseguiu me prender emocionalmente,como nennhum outro livro conseguiu.

Janus 08/03/2009

Um livo razoavel, meio que um cartilha para os adolescentes gays.
Na verdade, prefiro classificar como um conto de fadas gay. Todo mundo nesse meio já leu ou ouviu falar, mas !!!! O livronão é lá aquelas coisas.
É bonito sim !!! Mais deixa muito a desejar !!!!

Chico.Ewerton 28/04/2022

Aos prantos
Terminei O Terceiro Travesseiro chorando tamanha era minha emoção. Pra quem é LGBTQIA+ o livro aborda muito sobre descobertas e do que vivenciamos quando a gente tá com quem ama? é um livro forte é muito lindo do início ao fim. Já vou reler, porque ele é simplesmente tudo pra mim.

Elizeu 13/07/2020

Super recomendo!
Para pessoas de e cabeça aberta , este livro me surpreendeu..

Sah 08/01/2010

Esse livro tem uma história verdadeira e bonita porém triste :(, fala da realidade que muitos homossexuais enfrentam no dia a dia com a sociedade, familía e pessoas que gostam de se meter em nossas vidas.

Milena.Daleffe 06/01/2022

O livro é envolvente, embora um pouco esquisito, mas é uma leitura agradável se você tem estômago bom

Kenynha 13/02/2010

Historia bonita, contada de forma bem simples.

Ideal para adolescentes.

Guttho 04/12/2019

Consigo entender que talvez esse livro tenha sido importante para a época em que foi escrito, já que não se discutia essas pautas tão abertamente quanto agora, mas mesmo assim (e mesmo pra época) ele tem coisas muito problemáticas. Além de ter personagens irresponsáveis que não medem as consequências dos seus atos, ainda estimula uma série de preconceitos.

E é baseado em fatos reais... Estou preocupado.

Paula 04/12/2011

Um dos piores livros que eu já li.
O Terceiro Travesseiro conta a história de Marcus, um adolescente apaixonado pelo amigo Renato. Marcus não tem dúvidas de sua homossexualidade e na primeira tentativa, ganha o amor eterno e incondicional de Renato.

O livro se passa numa rapidez incrível... Num instante são apenas amigos, em outro já estão noivos.

O autor resolveu usar de temas polêmicos e um tanto pesados pra chamar atenção para o livro. Como a realização de todos os estranhos desejos sexuais de ambas as partes, até um relacionamento a três com a ex-namorada de Renato, Beatriz, que foi arranjado pela mãe de Marcus para contestar a sua homossexualidade.

Beatriz reaparece grávida de Marcus, conturbando o relacionamento dos meninos e dando um novo horizonte a história. Eles vão morar juntos. Num relacionamento a três. Com o consentimento dos pais de todos.

Enfim, o livro é forçado, cheio de gírias da terceira idade (mesmo pra 1997, o ano da publicação.), muito pesado, sem o mínimo de profundidade nos personagens.

Não recomendado.

jacóxd 16/06/2019

Sinceramente QUE LIVRO RUIM
No começo eu achei que seria um super livro , porém a escrita é muito fantasiosa e o enredo não desceu

LeoNogueiraRfn 01/06/2012

Menage a trois
Achei o livro com uma linguagem super direta e "adolescente". Gostei bastante do enredo todo e detestei o final do livro. Achei a tragedia final super amadora. Pelo final do livro achei sim que foi perda de tempo.
Robinho 12/09/2012minha estante
"tragedia final super amadora" haha Passei as partes dele chorando pelo cara que tanto amava e traiu descaradamente. Achei-o falso do início ao fim. Não engoli seu teatrinho.

leobalarin 14/07/2023

O TERCEIRO TRAVESSEIRO
Resolvi reler esse livro, já tive o primeiro contato com essa história em 2007/2008 e agora com uma cabeça totalmente diferente e foi muito bom.
A história foi escrita e lançada originalmente em 1998 e você vai se deparar com bastante coisa problemática, alguns termos que não devem ser usados, estereótipos e falas bastante preconceituosas, o que pode ser justificado pelo momento em que produzido, mas isso incomoda bastante na leitura.
Os personagens principais: Marcus, Renato e Beatriz são bons, mas creio que poderiam ser melhor desenvolvidos. Mostra a descoberta da sexualidade, relacionamentos, família e lidar com coisas que fogem totalmente do controle.
O final do livro é triste e eu fiquei muito na dúvida se gostei ou não desse desfecho, mas de qualquer forma foi bom reler essa história.
Cássio Cipriano 15/07/2023minha estante
Quero fazer esse experimento em breve. Comprei a edição física no ano passado para reler, pois também foi o meu primeiro contato com representatividade gay na literatura. Quero ver quais das minhas impressões e percepções mudaram em relação a essa história, mas ainda não tive disposição para reler hahah