O Terceiro Travesseiro

O Terceiro Travesseiro Nelson Luiz de Carvalho

Resenhas - O Terceiro Travesseiro

Joao.Paulo 05/06/2016

é uma bosta
eu achei uma bela porcaria, nem merece minha resenha
li pq me foi dado de presente, era o "livro da vida" da pessoa, pensem, que fase.

l_toledo 21/07/2016

Foi o primeiro livro da temática que li, na época quando terminei de ler gostei muito mas hoje em dia tenho outra opinião sobre ele, a escrita não é muito caprichada, final muito forçado. Até o acho importante para a literatura brasileira, pois por muito tempo ele foi um dos únicos livros da temática que mostrava cenas mais pesadas e explícitas em relação ao casal, mas não é muito recomendado tem leituras bem melhores por aí com essa temática.

leobalarin 14/07/2023

O TERCEIRO TRAVESSEIRO
Resolvi reler esse livro, já tive o primeiro contato com essa história em 2007/2008 e agora com uma cabeça totalmente diferente e foi muito bom.
A história foi escrita e lançada originalmente em 1998 e você vai se deparar com bastante coisa problemática, alguns termos que não devem ser usados, estereótipos e falas bastante preconceituosas, o que pode ser justificado pelo momento em que produzido, mas isso incomoda bastante na leitura.
Os personagens principais: Marcus, Renato e Beatriz são bons, mas creio que poderiam ser melhor desenvolvidos. Mostra a descoberta da sexualidade, relacionamentos, família e lidar com coisas que fogem totalmente do controle.
O final do livro é triste e eu fiquei muito na dúvida se gostei ou não desse desfecho, mas de qualquer forma foi bom reler essa história.
Cássio Cipriano 15/07/2023minha estante
Quero fazer esse experimento em breve. Comprei a edição física no ano passado para reler, pois também foi o meu primeiro contato com representatividade gay na literatura. Quero ver quais das minhas impressões e percepções mudaram em relação a essa história, mas ainda não tive disposição para reler hahah

Neto.Viana 09/11/2016

É um livro fraco, super mal escrito e completamente desnecessário. A minha expectativa era alta, sempre que se fala em literatura LGBT, 'O terceiro travesseiro' é citado, mas me decepcionei em um nível hard.
É um livro bem bobinho com um final "emocionante"(que na verdade me deu raiva) super forçado, repleto de clichês, e personagens que não cativam. Uma das coisas que mais me incomodava era em cada frase de diálogo aparecer o nome de uma das personagens pra identificar quem estava falando, que irritante, existe diversas outras formas pra não fazer o leitor se perder nos diálogos.
A única coisa que salva no livro são as partes eróticas, consideradas bizarras e nojentas por boa parte dos leitores, pra mim funcionou super bem, creio que por ser uma pessoa de cabeça aberta quanto ao sexo e já ter realizado muitos dos fetiches descritos, não senti nenhum estranhamento, achei bem corajoso e ousado da parte do autor.
Não é um livro que recomendo, é BEM RUIM, sigo na minha busca pra encontrar um bom livro LGBT, aceito sugestões. :)

Vanessa1482 20/03/2024

Plot Twist
O livro é de 1998, época em que falar sobre homossexualidade ainda era muito complicado, sendo história real mais difícil ainda.
Li o livro achando tudo muito água com açúcar até o plot Twist do último capítulo me tirar lágrimas, não é possível, chocada com o final

Joe Lira 04/02/2009

De cada 10 pessoas que leram 9 gostaram e me indicaram, mas o livro não é essas coisas não.

William Câmara 27/02/2009minha estante
eu tava mtu interessado em ler o livro, sua resenha num eh mtu positiva. Vc naum recomenda o livro??

Milena 08/07/2021

Chorei horrores
Melhor leitura aleatória que eu já tive na vida
Super recomendo
Mas apenas se vc estiver preparado para passar horas seguidas mergulhado na história
Depois de alguns anos resolvi voltar a ler e a experiência foi totalmente diferentes

Carolina Veiga 08/08/2010

Literatura simples. Como dizem, a beleza está na simplicidade.

A história de três jovens e suas vidas. Seus segredos. Seus detalhes. Seus sexos. Seus amores. Um final inesperado.

Uma história de amor inesquecível. Gostaria de ver adaptado para o teatro.

Nicole 16/08/2010minha estante
Já foi adaptado! Ficou maravilhoso!

sr:m 08/02/2011minha estante
ja foi adaptado pelo teatro a peça passou pelo interior de sao paulo,rio de janeiro e outras cidades. elenco otimo e uma peça emocionante.

D'AUMON 10/12/2012

Todo mundo Goza
Uma ótima história, uma sacada incrível para a conjuntura em que foi escrito. Porém, uma linguagem muito superficial, uma leitura similar aos contos eróticos virtuais. Um ritmo muito adolescente, o qual ainda me ponho em dúvida se foi proposital ou não, pois, penso que o autor possa ter feito o ritmo juvenil para acompanhar o raciocínio das personagens protagonistas.
Porém, achei que o autor falhou em alguns aspectos no enredo, também. Mesmo com a pegada juvenil, seria interessante que tivesse uma maior força literária, que o enredo fosse mais amalgamado. A impressão que se dá é da que Nelson Luiz de Carvalho subestimou seus leitores, ou pensou em uma leitura mais simples (MUITO SIMPLES) visando atingir o maior público possível. Independente de por qual motivo essa linguagem tenha sido tão simples, acontece que foi uma falha.
Confesso que chorei com o fim da história e confesso que achei muito coerente o encanto juvenil que o autor explorou com a narrativa. Ainda, achei válido todo o erotismo, pois a intenção era mostrar que a intimidade do mundo gay é tão comum quanto a intimidade do mundo hetero. Mas como já dito, faltou realmente uma força literária.
D'AUMON 10/12/2012minha estante
Agora estou lendo o 'Apartamento 41' para que eu possa tirar minhas dúvidas em relação as intenções do autor quanto a narrativa. Acho sempre válido qualquer leitura e qualquer estilo. Não devemos nos prender a esteriótipos.

Nathy 03/08/2021

O terceiro travesseiro
Tipo, o livro é bom? Com certeza! Mas ainda não me desceu esse final. Como que pode uma história dessas acabar assim? Nossa eu tô sem palavras e deprimida. Mas o autor consegue passar muito bem as emoções do personagens. Tô abismada até agora

Prisi 11/04/2013

É um bom livro pra passar o tempo. Li praticamente de uma vez. No começo confesso que achei desinteressante e até um pouco ridículo, pela facilidade com que as coisas aconteciam (não sei explicar), mas aos poucos fui me deixando levar e começando a gostar do personagem principal. Inclusive a linguagem do livro condiz com a idade desse personagem (Marcus) que tem 16/17 anos. Comecei a gostar pois vi que ele é uma boa pessoa, um pouco ingênuo pra algumas coisas e só o que ele quer é ser feliz ao lado do Renato. Pronto. E tudo parecia muito bem até que a ex-namorada do Renato aparece e aos poucos vai mudando a vida dos dois. A personagem Beatriz, na minha opinião, poderia ser melhor trabalhada. Achei cansativas as cenas em que ela aparecia, chatas mesmo. Mas enfim, resumindo: é um bom livro, tá.. é relativamente leve, despretensioso, valeu a leitura. Ah e, boba como sou, tenho que dizer que chorei no final.

Luan 05/06/2013

Continuação da história
Bom, pra quem já leu o livro e tem curiosidade para saber o que aconteceu, ha um tempo atras eu li que a história é real e aconteceu exatamente como é contada, o Marcus é o escritor, a Beatriz foi embora para os EUA e o Marcus nunca mais viu seu filho. E o Renato, bom, quem leu o livro já sabe o destino dele.
Acho foda, que depois de uns 3 anos essa história ainda meche com minha curiosidade. E só para constar, dizem que o "Marcus" ainda mora no mesmo apartamento em que eles moraram na história.
Luan 05/06/2013minha estante
Os pais do Marcus trabalhavam para os pais de Renato num jornal muito conhecido de SP.

Douglas P Da Silva 28/07/2014minha estante

O Terceiro Travesseiro, não é um simples livro. É um livro com alto conteúdo psicológico.