The Stand

The Stand Stephen King...

Resenhas - The Stand

cleomar 07/04/2017

Acabei de ler esse livro e já estou com saudades!!
Esse livro foi um investimento de tempo, e que no meu caso, valeu muito a pena. Como pode ser visto, o livro possui mais de 1000 páginas, mas que foram bem utilizadas para construir uma história épica.
A história acompanha a jornada dos poucos que sobreviveram a uma grande epidemia de supergripe (Captain Trips, como é comumente chamada no livro) que são atraídos para um dos dois acampamentos: em Boulder, Colorado, sob a liderança da Mãe Abigail se direcionaram os sobreviventes do bem, e em Las Vegas, Randall Flagg atraiu os personagens que preferem o lado obscuro.
O que faz desse livro um dos melhores do Stephen King é, como sempre, os personagens tridimensionais que são muito fáceis de simpatizar e gostar, além disso, as situações em que os personagens são colocados tornam esse livro um dos melhores livros de aventura que já li.
Apessar de todas as qualidades tenho que adimitir que na parte do meio do livro a história ficou um pouco arrastada, mas isso não fez diminuir minha aprecisação pela história como um todo.

E para aqueles que já leram o livro, ou parte dele: vocês também acham que a Mãe Abigail possui o "Iluminado"?

Anezka 03/02/2013

Tudo começa quando um vírus modificado de gripe se espalha pelo mundo e mata quase toda a população mundial. Os sobreviventes, imunes ao vírus, acabam se divindo em dois grupos: bem e mal. E aí as coisas ficam interessantes em como o King consegue lidar com esses conceitos antagônicos ora em termos religiosos, com uma divisão bem clara, e ora em termos mundanos, onde essa divisão é, na maior parte das vezes, muito mais tênue.
A exploração dos personagens em termos psicológicos e de caráter é quase perfeita. Nós, leitores, passamos a conhecê-los e a, até mesmo, antecipar alguma ações. Isso mostra personagens bem construídos. E eles mudam frente a toda a tragédia e mudanças que acontecem e a gente acompanha cada mudança, para bem ou mal.
O livro é dividido em três partes:
- "Captain Trips", onde é contada a estória do vírus se espalhando e das mortes por ele causadas. Essa é a parte mais realista e vívida da narrativa. É tudo tão possível e tão natural, que poderia ser verdade. O tom de casualidade do King me impressionou muito. Além disso, nessa parte, conhecemos os principais personagens e começamos a entender o jeito de cada um.
- "On the Border", onde os sobreviventes começam a se agrupar em dois locais distindos (bem e mal) e começam a se organizar e tentar reconstruir as suas vidas. Ao mesmo tempo eles são assombrados e preparados para a batalha que inevitavelmente acontecerá.
- "The Stand", onde o bem e o mal se enfrentam. É a parte que dá mais ênfase ao lado mal da estória (o resto trata do bem, principalmente) e o desfecho acontece.