Senhora/Diva

Senhora/Diva José de Alencar

Resenhas - Senhora/Diva

Brenda675 30/09/2010

A história é legal, mas sem muitas emoções. Cai no tédio rápido. Pelo menos pra mim ;)

Débora 08/05/2012

A historicidade de "Diva"
A leitura pode se tornar um pouco cansativa, por se tratar de uma linguagem mais formal a qual não estamos habituados, mas é possível chegar ao final do livro... e gostar.

É a história de Augusto, médico recém-formado, e a temperamental Emília Duarte, rica, com gosto por desprezar as pessoas, principalmente Augusto. Depois que ele salvou a sua vida, ela fica com receio que ele queira sua amizade em troca, e passa a odiá-lo, enquanto Augusto se apaixona por ela.

Como já disse, não é um livro chato, mas é meloso e a história é unicamente baseada na perseguição de Augusto por Emília, nada mais, nada menos.

KatiaMaba 15/10/2013

Amor e vingança, uma combinação perigosa.
Recomendo para os seus momentos de lazer a obra “Senhora” do escritor cearense José de Alencar (José Martiniano de Alencar – 1829 - 1877). A obra em questão foi publicada em 1875 a qual é considerada romance do gênero urbano.

Temas centrais da obra Amor e vingança.

Apesar de representar duas forças antagônicas do começo ao fim cada qual faz por merecer seu espaço. O leitor ao final da obra pode perguntar-se se o desfecho final é algo que o escritor gostaria de ver de forma sincera na vida a dois ou trata-se apenas de um dos muitos resultados desta perigosa combinação.

Excelente obra para conhecer ou rememorar o vocabulário da época.

Perfil do escritor: José de Alencar foi um jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro. Formou-se em Direito, iniciando-se na atividade literária no Correio Mercantil e Diário do Rio de Janeiro.

Abraços,
Kátia Regina Maba (FURB)
Blumenau (SC).

Portal JuLund 15/03/2016

Senhora, José de Alencar
Aurélia, uma pobre órfã de pai, conhece Seixas, o amor da sua vida. Estava tudo resolvido de que Seixas iria se casar com Aurélia assim que tivesse uma condição financeira melhor, mas ele havia se esquecido que além de si próprio ainda teria que ajudar sua mãe e suas duas irmãs a se sustentarem, então ele recebe a proposta de se casar com Adelaide, uma moça consideravelmente rica que lhe oferece um dote de trinta contos de réis. Sem pensar muito Seixas aceita a proposta.

Aurélia fica então, abandonada, desenganada do amor e com uma terrível sede de vingança de Seixas. Até que ela perde sua mãe e seu irmão, descobre que seu avô paterno é extremamente rico, o avô acaba morrendo também, assim sobrando apenas ela de herdeira, ou seja, ela passa de muito pobre para muito rica em questão de dias, podendo assim concluir sua vingança por Seixas.

E qual seria essa vingança? Casar-se com ele… Por um dote de cem contos de réis (porque se eu tenho um crush e ele não me quer, é óbvio que eu compro ele! Hahaha). Então Seixas fica sendo humilhado pela mulher que amou/ama por um bom tempo.

Leia resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/senhora-jose-de-alencar

Ana 25/02/2018

Li este livro em Janeiro de 2011, mais para ler Diva, pois eu já havia lido Senhora.
Devo dizer que o livro é bom, mas que NENHUM homem que se preze teria a paciência e o saco do doutor Augusto, pois essa tal de Emília Duarte é um SACO!
Oh mulherzinha chata, histérica. Tudo bem que ele tratasse a moça, afinal era médico, mas achei muita viagem ele ter se apaixonado por ela.
Enfim, do Alencar, acho que esse foi o que menos gostei. Talvez eu mude de idéia se ler de novo.