LYdereZ

LYdereZ Pedro Salomão

Resenhas - LYdereZ

Marcelo 04/08/2023

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
Com mais de 1.000 palestras realizadas em todo o país e experiência acompanhando essas gerações em instituições de ensino, Pedro vem observando o tema das gerações ganhando importância. Além do livro "Lyderez", Pedro Salomão tem projetos futuros, incluindo um livro sobre educação de filhos e uma obra em parceria com um reconhecido gestor sobre felicidade e liderança. É um entusiasta sobre empoderamento das novas gerações, pois acredita que os jovens estão mais antenados e podem ajudar na mudança do cenário atual.

O livro "Lyderez" aborda a transformação que as gerações Y e Z têm buscado promover no mundo e no mercado de trabalho. Pedro é fundador da Rádio Ibiza, um coletivo que introduziu o conceito de identidade musical, composto por colaboradores das próprias gerações que ele estuda.

O autor esclarece as diferenças técnicas entre as Gerações Y e Z, ressaltando que os nascidos a partir de 1984 são considerados parte da Geração Y, que nasceu em um ambiente digitalmente inclusivo e desenvolveu habilidades de comunicação escrita. Por outro lado, os jovens da Geração Z utilizam recursos de imagem e vídeo, sendo desinibidos nas câmeras e trazendo a onda de YouTubers para a realidade.

O livro faz um esforço para tentar conciliar as gerações mais velhas com as mais novas, apontando o que um líder deve observar/praticar para conseguir desenvolver os talentos dos jovens. Por outro lado, aponta também o que os jovens deveriam observar/praticar para adquirir a experiência dos mais velhos.

O livro retrata histórias de jovens que passaram pela Rádio Ibiza e que buscam liderar suas vidas, objetivos e revoluções no mundo dos negócios. Além disso, o autor enfatiza a importância da empatia para com os recém-chegados ao mercado de trabalho, promovendo relações profissionais mais humanizadas e flexíveis, sem perder o comprometimento e a eficiência.

Pedro Salomão destaca a necessidade de reconhecer os jovens como formadores de opinião, acabando com a ideia de alguém inquestionável. Ele também ressalta a era da intolerância, onde é fundamental aprender com quem pensa diferente e não apenas com quem concorda conosco.

Por fim, Pedro oferece conselhos para os jovens, incentivando-os a desenvolver a tolerância, aceitar o fracasso como parte do aprendizado e entender que cada indivíduo possui seu próprio ritmo de evolução. O livro destaca a importância de aprender com as diferentes perspectivas e promover um diálogo construtivo para o crescimento pessoal e profissional.

Geisalanis 04/05/2023

Ideias interessantes e forma de escrever agradável mas achei meio prolixo e repetitivo com outros livros.

Duda 28/04/2019

Lideranças atuais: leitura obrigatória
Considero a leitura obrigatória para as lideranças atuais. No livro, Pedro fala sobre as gerações Y e Z, que estão entrando no mercado de trabalho e encontrando, muitas vezes, dificuldades para lidar com as gerações anteriores já que muitos compartilham da opinião de que a juventude é desinteressada e irresponsável.
A saída? Humanizar as relações no ambiente de trabalho, exercitando a empatia e a confiança naqueles que serão os líderes do futuro.

* Eu, como jovem pertencente à geração Y, acredito que o livro não seja voltado para a juventude, apesar de acreditar que a leitura tenha sido válida. Por isso, indico àqueles que se encontram atualmente em cargos de liderança, principalmente se estiverem vivenciando dificuldades em suas realidades para lidar com diferentes gerações no ambiente profissional.