República luminosa

República luminosa Andrés Barba

Resenhas -

Edna 09/06/2021

Infância Roubada
"Quando nós a vemos nas ruas, fingimos que não estão ali, mas elas nos olham  e não falam nada, como abutres."

Intenso e surpreendente, a narrativa pelo ponto de vista de um assistente social, do jornalismo  e também pela visão das crianças, as das famílias e as estranhas e vítimas 32 que surgiram do nada  e muda a atmosfera da cidade de interior,  San Cristóbal, América Latina e assim como eram intrigante as aparições pelas ruas, pelos estacionamentos da cidade,
desapareciam sem deixar vestígios.

Ecoando autores como Joseph Conrado autor de Coração das Trevas e William Golding autor do aclamado Senhor das Moscas, Andrés Barba nos presenteia com uma história tensa,  uma narrativa  amplificada na em sua construção,  abordando com uma forte crítica social, a infância, o medo, o terror  e suas consequências.

O aumento da tensão acontece quando uma das crianças é cercada pelos moradores e logo numa forma de protesto e represália um Supermercado é atacado por um grupo delas, e como são surpreendidos com violência, reagem, e matam duas pessoas dentro do mercado, acelerando e proliferando o ódio contra as crianças selvagens como eram chamadas. Mas a barreira era como encontrá-las?! Onde estavam? Onde se escondiam? A tortura psicológica à um deles preso e interrogado, a descoberta do esconderijo, a tragédia.

É tão intensa e com profundidade sobre os problemas sociais, e principalmente como o pensamento humano deturpa e minimiza a capacidade da mente de uma criança, a história foi desenvolvida em um cenário de 30 anos atras  e te prende muito que te faz pensar que é um documentário atual e nao uma ficção, leiam e descubram a origem do nome, e a existênciar um raio de luz nas trevas.

"Assumir um destino fatal, o mundo está cheio de famílias descontentes com traços idênticos e de famílias felizes coberta de remendos."

Já conhecia esse livro ou o Autor?

#Bagagemliteraria
#Bookstagram
#Republicaluminosa
#Andresbarba
#Literaturaespanhola

Cinara... 02/02/2022

"Não é sempre fácil determinar se o que nos ameaça tem uma influência maior sobre nós do que aquilo que nos seduz. A própria natureza dessas duas coisas às vezes não está em contraposição, mas é quase indistinguível."

A sensação do começo ao final era que eu estava vivenciando O flautista de Hamelin contemporâneo.
Gostei muito!
A infância brutalizada e marginalizada escondida por uma cidade.

Ingrid Bays 29/06/2020

Desculpem-nos, crianças!
A profundidade com que encara o tema impressiona. Foram diversos os trechos que precisei destacar para poder reler sempre que possível, intensos.
Por trabalhar com a infância e a adolescência em suas realidades mais cruéis, tinha a sensação de estar lendo um relatório dos quais estou acostumada. Tinha que me lembrar que apesar de tantos nuances do real, o que estava sendo narrado não aconteceu, pelo menos não dessa forma, pelo menos não como contado pelo autor.
Enquanto adultos, não encaramos essa realidade. Tentamos nos afastar. Tentamos evitá-la. Tentamos fingir que não existe. Só nos indignamos de fato quando ela nos atinge pessoalmente, e aí nossa indignação não é com a crueldade imposta às crianças, mas com a crueldade que elas retribuíram.
Ao mesmo tempo que aborda temas como a repressão, a corrupção, a manipulação, traz a beleza da criatividade, da imaginação.
Excelente obra, excelente crítica social, excelente abordagem.

@lendoedestacando

Sthefany_ 09/10/2022

República luminosa
Comecei esse livro com poucas expectativas,apesar que a sinopse me agradou muito,É um livro narrado em primeira pessoa,por um assistente social,que vivenciou o caso das 32 crianças,o livro é narrado no passado e no presente,Eu gostei bastante do livro,não consegui me apegar a nenhum personagem,demorei bastante pra ler,a narrativa não me prendeu apesar de ter gostado.
32 crianças vivendo sem regras,sem limites,sem afeto,sem perspectiva,crianças que foram negligenciadas,Crianças que viveram e fizeram atrocidades. Será que crianças realmente são inocentes?

O amor e o medo têm algo em comum,ambos são estados nos quais permitimos que nos enganem e nos guiem.

Quando nós as vemos nas ruas,fingimos que não estão ali,mas elas nos olham e não falam nada,como abutres.

Não é fácil determinar se o que nos ameaça tem uma influência maior sobre nós do que aquilo que nos seduz.

pistouvi 17/06/2020

Um livro cuja escrita talvez não agrade a todos, mas que pra mim foi ótimo. Falo da escrita por ser um pouco mais realista, dando uma sensação de ler um artigo ou um relatório ou um documentário, sabe? Acontece que funciona muito bem para essa história.

Comprei esse livro por ter ficado curiosa pela história das crianças e confiar na curadoria da todavia, mas na verdade não tinha grandes expectativas. À medida em que fui lendo é que ele foi me cativando mais e mais. É certamente meu tipo de livro. Não que seja um grande suspense, mas as reflexões que vão sendo levantadas à medida que a história se desenrola e os preconceitos vão sendo expostos mais e mais é que são o ápice desse livro. Ele é bastante atual, e põe em xeque os medos, os preconceitos e as situações-limites do nosso mundo.

Esse eu com certeza vou reler um dia. Vale a pena.

Paulo.Jose 12/07/2022

Uma das melhores leituras do ano!
Havia acabado de ler O Senhor das Moscas, que incomodou bastante ( no bom sentido), mas República Luminosa vai além. Transcende a questão da violência ou retorno a um estado natural, primitivo. As crianças "selvagens" aqui mostram muito mais quem somos, as nossas falhas, as nossas expectativas e a nossa covardia diante da quebra delas. Por vezes, o livro é sufocante, mas merece muito ser visitado.

Nathane 23/06/2020

Crianças entranhas ou apenas destacáveis?
Não sei muito o falar, ja que é um livro curto e de leitura rápida ( demorei a ler por causa de tempo mesmo). 32 crianças aparecem em uma cidade e isso acaba por mudar toda a rotina da sociedade. De onde ela vieram? E melhor, para onde foram?

Vits 20/04/2021

Um livro de Verdade
Fazia um bom tempo que não lia um classico literario, e tenho que admitir que é nitido a qualidade dessa obra, a abordagem sem ordem cronologica que inves de te confundir te ajuda a entender de forma melhor a historia. E a visão do protagonista como narrador é incrivel.

Laura.Ferreira 13/10/2020

Um livro muito interessante. Assemelha-se a um documentário com expressões pessoais do narrador. A ideia de crianças, invisíveis,cuja violência é a única expressão, vivendo a sua conta e risco e criando suas próprias regras... É realmente bastante interessante o olhar sobre elas, será que o "sonho infantil" é realmente como pensamos?

May @maynemet 11/07/2020

Uma narrativa que te prende do início ao fim
República Luminosa, do escritor espanhol Andrés Barba, entrou para a lista dos melhores livros da minha vida. Por vezes cheguei a pensar que não se tratava de ficção pela forma incrível com a qual o autor descreve os eventos ocorridos na década de 90 na cidade de San Cristóbal. O narrador relembra os fatos acontecidos 20 anos atrás analisando seu próprio papel no trágico desfecho da história das 32 crianças que apareceram misteriosamente na cidade mudando a atmosfera e a vida dos moradores.
Marquinho 11/07/2020minha estante
Análise excelente. Parabéns pelo olhar literário.

May @maynemet 11/07/2020minha estante
Obrigada Marquinhos. Não sou boa com resenhas, mas to tentando ????

Joyce.Oliveira 25/07/2020

Um dos melhores livros que li em 2020! Que ideia temos da infância?!

Luiz.Filipe 05/07/2020

Um romance incrível ambientado na América latina, o autor nos mostra uma uma visão muito peculiar da infância, bem diferente do que estamos acostumados a ver na maioria dos livros. Uma ótima opção pra quem gosta de histórias mais curtas porém cheias de segredos, os quais o autor esconde muito bem até o final do livro.

O Ciclista 26/07/2020

Descobertas
Até quando iremos nos espantar com o comum? Tentamos ser céticos a muitas coisas, mas ao mesmo tempo criamos mitos, ilusões a tudo aquilo que foge de nossa ação. Somos contraditórios em viver esse é o fato. República Luminosa, um estudo disfarçado de romance sobre as relações entre adultos e crianças na vida moderna. Apaixonante, maravilhoso e toca no heart.

Arruda 25/03/2021

Texto muito bom e escrito de forma a nos envolver na leitura. A essência de reportagem jornalística nos prende muito a atenção