As Aventuras de Tom Bombadil

As Aventuras de Tom Bombadil J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Aventuras De Tom Bombadil

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Krishna.Nunes 02/02/2024

E quem diabos é Tom Bombadil, afinal?
Muitos leitores de "O senhor dos anéis" o odeiam porque ele é um pouco irritante, canta canções demais, e toda aquela parte em que ele está presente não parece ajudar nem um pouco a avançar no enredo. Quem conhece só os filmes nem mesmo sabem que ele existe.

Tom Bombadil é um verdadeiro mistério para os fãs de Tolkien. Na verdade, ele existia antes mesmo das histórias da Terra Média. O personagem era um boneco com que seus filhos brincavam, até que um deles o jogou no vaso sanitário. Daí Tolkien criou a história do homem da floresta que navegava pelo rio e era amigo de todas as criaturas. A propósito, não foi a única vez que ele criou aventuras para um brinquedo perdido - Roverando é um livro sobre um adorável cachorrinho que precisa realizar uma jornada fantástica para reencontrar seus donos, e que foi inspirado no brinquedo que as crianças esqueceram na praia.

Bombadil acabou indo parar em dois contos e numa coletânea de poemas infantis (ele nem mesmo está em todos os poemas e o título engana muito) e havia uma ideia de publicar uma versão estendida das aventuras de Tom Bombadil como uma continuação de O Hobbit, mas parece que esse plano nunca foi levado adiante - outras versões dizem que o projeto foi rejeitado pelos editores. Mas o autor ainda desejava integrar o personagem em seus trabalhos maiores, e assim ele foi parar num capítulo de SDA. Sua origem não é esclarecida e não sabemos quem ele é. Os hobbits perguntam inúmeras vezes, mas recebem apenas respostas evasivas. Ele não é explicado em O Silmarillion nem em Contos inacabados. Nós só sabemos que ele está ali desde antes dos Elfos, antes das árvores, e até mesmo antes da própria terra, de forma que ele poderia ser um Valar, um Maia, ou alguma outra entidade nunca mencionada da mitologia de Tolkien.

No livro "A sociedade do anel", Tom Bombadil salva os hobbits, os conduz até sua casa, onde eles comem, conversam, descansam, e depois simplesmente vão embora e ele não volta a ser mencionado até que toda a jornada do anel já esteja encerrada. Por que Tolkien incluiria um personagem e um longo capítulo aparentemente tão sem propósito no livro? Tudo leva a crer que Bombadil seja parte da própria floresta, e o até o anel do poder parece não ter nenhuma influência sobre ele quando lhe é oferecido. Tolkien sempre criava uma dicotomia muito clara entre o bom e o mau, o nobre e o vil, o honrado e o corrupto; e Tom Bombadil é o único personagem que não se encaixa em nenhuma categoria. Ele parece ser a personificação da natureza, e enquanto todas os outros buscam algum tipo de domínio, ele é o único que não pode ser dominado.

O mundo de Tom Bombadil e, consequentemente, aquele capítulo em que ele é inserido no livro, estão deslocados da narrativa geral da Terra Média. Os hobbits saem de sua floresta no mesmo ponto da história em que entraram, e por isso o personagem foi totalmente cortado do filme (e também porque ele parece incrivelmente difícil de adaptar para outro meio, a não ser que fossem livros infantis). Parece que ele foi criado para ser uma representação da ideia de Natureza de Tolkien, e foi desenvolvido de forma a não interferir com nada mais naquele universo, ao mesmo tempo que seria mantido como o único mistério inexplicado, como algo a permanecer incompreendido, ainda que fortemente ligado a toda a ideia de poder que permeia toda a saga. Alguém que observa e tem conhecimento de tudo, mas escolhe não fazer nada com esse conhecimento.

Em cartas citadas em sua biografia, Tolkien afirma que "[...] mesmo num mundo fantástico devem existir alguns enigmas que nunca serão desvendados, e Tom Bombadil é um deles (intencionalmente)." E assim ele está lá para estimular os leitores a refletirem sobre a natureza e o poder. Ele simplesmente existe.

Bart 21/01/2024

As Aventuras de Tom Bombadil
*J.R.R. Tolkien*
Editora Martins Fontes
Ano - 2008 / 208 páginas

?????

Nem sempre a gnt vai agradar à todos nem se agradar de tudo!
Eu já estava afim de ler esse livro à muito tempo, e por um motivo ou outro sempre ficava p/depois.
Quando resolvi ler... o livro todo é em prosa e verso... fruta que caiu!! Deu uma dor nos kiwis ? ?.
Eu tenho um processo mnemônico não muito frutífero com poesia. Em fim, foi um balde de água fria, prq Tom Bombadil é um personagem muito interessante da 1ª parte do livro "O Senhor dos Anéis"

O livro é uma coleção de poemas focado em Tom Bombadil, em algumas aventuras o personagem, eubtentei encarar como se fossem contos, p/poder ir até o final.

É isso! Não curti, não é a minha vertente de leitura! Acho que o pior foi a minha expectativa kkkkkkkk!

Jess 11/01/2024

Li sem pesquisar sobre a obra, então não era o que eu esperava.
As Aventuras de Tom Bombadil é um livro de poemas selecionados por Tolkien de canções entoadas na terra média, registradas por hobbits, elfos e anões. Ou seja, contou menos histórias sobre o Tom Bombadil do que eu esperava encontrar.

Na versão em português, a leitura é bastante difícil por ser em poesias, imprescindível a leitura pelo Kindle para usar o dicionário (ou um dicionario do lado). Talvez faria mais sentido ter lido no idioma original (poesias tem esse problema), mas aí seria ainda mais complicada a leitura.

Acrescenta pouquíssimo ao enredo criado pelo Tolkien, então não faz falta caso o leitor não goste de poesia.

Cecilia Dias 09/04/2023

Livro de contos em formato de poemas muito criativo, gostaria de ter um milésimo da criativas do tolkein.

Andréia 31/12/2022

Um livro bom
A história do Tom Bombadill e as demais que compõem o livro são legais, porém a poesia ao ser traduzida se perde muito do contexto original, na minha opinião, mas apesar disso é um livro que todo fã do Tolkien deveria ler.

Julia 18/12/2022

Para quem gosta de poema e é fã
Um livro muito bom para quem gosta de poema, e ainda melhor se você sabe inglês, pois as rimas são muito bem construídas (Afinal, Tolkien quem escreveu né, não tinha como ser ruim).
Gostei muito da proposta de ter duas traduções em português, uma literal e outra procurando reproduzir a métrica dos poemas.
Meu favorito foi o do Tesouro (em todas as versões). E teve alguns que gostei mais em inglês do que em português.
(Não entendi o título ser "Aventuras do Tom bombadil" porque tiveram vários poemas que não consegui enxergar a conexão com o personagem, mas acho q foi mais para dar um título para a coletânea de poemas da Terra Média).

Henrique653 18/12/2022

Não é sobre Tom Bombadil
As Aventuras de Tom Bombadil é um livro de poemas selecionados por Tolkien de canções entoadas na terra média, registradas aqui por Hobbits como Samwise Gamgee.
Os poemas foram originalmente escritos por Tolkien em temas distintos, porém todos adaptados para caber no legendário.
Depois da metade do livro, o conteúdo traz um estudo sobre o histórico de cada poema, suas motivações e um pouco do contexto de como o autor o levou para a terra média.
É um livro massante, difícil de te prender na leitura.

Richards 15/11/2022

Não sou muito de poesia, mas gostei bastante. É bom pra quem quer se aprofundar nas obras do Tolkien.

Alison 30/09/2022

Sinceramente não gostei muito dessa obra. Alguns poemas são bons, com destaque ao O último Navio, porém trazem muito poucos detalhes para acrescentar algo a mitologia já estabelecida pelas demais obras do autor.

Pelo que pude observar no conteúdo extra, a maioria dos poemas nem tinha originalmente a proposta de se ambientar na terra-média, o autor fez algumas adaptações em alguns poemas que já havia escrito para se encaixarem em uma mesma coletânea.

Essa obra pode ser completamente ignorada na minha opinião. Só recomendo caso tenha muito interesse em ler poemas desse autor em especifico.

Gladston Mamede 16/09/2022

É preciso conhecer a obra de Tolkien para entender a proposta do livro. São versos que teriam sido escritos por hobbits e elfos e afins. Em suma, versejados por uma estética e uma axiologia própria. Ainda assim, mesmo para o apreciador, é preciso muita "imersão psicológica" no "contexto da Terra Média".

heriks.ribeiro 12/08/2022

Não é o que parece...
Um trecho: "por que amanhã o que hoje me agradava?"

Se você - assim como eu, no início - pretende ler o livro para tentar descobrir mais sobre o icônico e misterioso personagem citado por Tolkien no início da Sociedade do Anel, poderá se decepcionar. O livro tem pouco do personagem e, mesmo dessa forma, não revela grandes detalhes. É um compilado de poemas que, acredito, não serão de grande uso para mim.
A leitura é rápida e simples.

Davi 24/06/2022

Confesso que não gostei muito, achei que haveria história sobre Bombadil, mas são vários poemas e não entendi alguns, talvez quem leia a versão em inglês consiga entender melhor, pois, na português, ficou muito sem sentido.

Carol 23/04/2022

Sou suspeita pra falar de Tolkien
Tom Bombadil é o personagem mais enigmático das histórias de Tolkien. Primeiramente, esta edição pocket da WMF é lindíssima e toda ilustrada e em capa dura. Os poemas são incríveis, particularmente gostei bastante pq gosto de poesias e gosto de Tolkien. Acrescenta bastante a história do legendarium. Depois dos poemas tem uns conteúdos a mais no livro, como se fossem "explicações" sobre cada poema. O conteúdo do livro é muito bom e rico, 5 estrelas super merecidas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5