As Aventuras de Tom Bombadil

As Aventuras de Tom Bombadil J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Aventuras De Tom Bombadil

Samuel Castro 30/03/2011

Brilhantismo pouco é bobagem
Uma coleção brilhante. Até aí nenhuma novidade de fato em se tratando de um livro de Tolkien. Porém o que mais abrilhanta esse livro é saber que além de uma imaginação que trouxe quase para a vida real seres fantasticos e capitães magnificos Tolkien também escrevia poemas que arrancam suspiros e risadas, desde as gostosas historias de Bombadil como em "Bombadil goes boating" e "The Stone Troll" até poemas de nos deixar com lágrimas nos olhos como o meu favorito: "The Last Shit".
Esse livro não prova a versatilidade do autor, mas sim sua magnífica expressão artistica.

Regiane 14/07/2010

Fantástico e divertido!
Essa obra apresenta uma divertida seleção de 16 poemas, tendo duas versões em português uma é mantida em métrica irregular do poema original e a outra é mais técnica aos preceitos poéticos de Tolkien em relação à rima e à métrica além da versão original em inglês que garanto ser a mais recomendável, onde o leitor tem a oportunidade de resgatar a poesia que se perde na tradução.

Enfim acho que nem todos se agradariam com esse livro, mas aqueles que amam e conhecem o mundo criado por Tolkien como eu - vão adorar! De qualquer forma, recomendo a todos.

artur 23/03/2010

O ruim dele é que é muito curto! Poesias bem legais, algumas cômicas. Realmente é mais recomendável pra quem já tenha lido Senhor dos Anéis, mas isso não significa que o livro não merece as 5 estrelas.

Fellipe Mariano 28/02/2010

Magnífico
De forma bem juvenil, as descontraidas aventuras de Tom Bombadil são narradas através de uma poesia melodiosa, alegre, ritmada e instigante.
Apresentanto 3 versões (dentro do mesmo livro): A versão original em Inglês (escrito pelo Tolkien), a versão traduzida literal e a versão traduzida rimada.

Ressaltando que a poesia tem como foco crianças e adolescentes (embora seja interessante pois acrescenta conteúdo as fabulas originais do Tolkien). É uma leitura interessante e descontráida, podendo ser lido alguns poucos versões por dia e mesmo assim apresenta bastante densidade na narrativa.

Tolkien resgata uma certa influência das poesias pastorais e campestres, com incríveis descrições de ambientes como, florestas, campos, rios, cavernas, bosques e vilarejos.

Faelar 12/10/2009

Um livro um tanto interessante. As aventuras foram escritas por Tolkien em versos e poesias, e como um dos autores diz logo no inicio "poesia é aquilo que se perde com a tradução", mas este livro tem a intenção de resgatá-la.

A primeira tradução que é mais "ao pé da letra" faz com que agente entenda a história que o autor contou enquanto que a segunda tradução, escrita por um especialista em Tolkien, mantem as regras de métrica tentando resgatar a poesia do original. E ao fim para aqueles que curtem tem o original em inglês.

Eu o li saltando as páginas para comparar as versões dos contos e captar tanto a história como a poesia. Por isso eu recomendo :)

Vitor Ganso 20/02/2009

Soh para fã
A leitura é boa. Porém não recomendaria este livro para alguém que nunca leu nada sobre o mundo da terra média. É um livro pra quem realmente é fã e gosta de todo mundo do senhor dos anéis.

Elu 19/01/2009

É um bom livro e te deixa com vontade de ler mais a respeito do autor. Talvez porque eu não tenha viajado muito na presença de Tom Bombadil nas tramas eu não ache um livro imperdível. Indico para quem quer ler toda a bibliografia de Tolkien.