As Aventuras de Tom Bombadil

As Aventuras de Tom Bombadil J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Aventuras De Tom Bombadil

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lia 02/04/2022

No fim, só li as aventuras de Tom Bombadil, porque o resto já descobri ter lido antes. Preciso dizer que entendi pouca coisa e no futuro gostaria de ler o livro que contém somente as aventuras de Tom comentada por outros autores.
Wlamir.Henrique 02/04/2022minha estante
Fiquei com vontade de ler com esse comentário ;P

nico 31/01/2022

As Aventuras de Tom Bombadil
O que comentar sobre um livro de poemas? Não faço idéia, só vou falar umas coisas que eu pensei sobre o livro e meu ranking de poemas (eu acho que é isso que se faz em uma resenha, não sei).

Bom, primeiramente, meu ranking de poemas é:

?1 (?): O Troll de Pedra
?2 (?): O Homem da Lua
?3 (?): Pervinco
?4 (?): Os Mulhos
?5 (??): As Aventuras de Tom Bombadil

(OBS: Vale ressaltar que quando eu me refiro a ?O Homem da Lua? eu me refiro aos dois poemas do Homem da Lua apresentados no livro, assim como ?As Aventuras de Tom Bombadil?, quando eu cito ele, eu me refiro aos dois poemas.)

O livro cumpre o seu papel de entreter o leitor. Os poemas são bem curtos e eu não achei a leitura entediante. É um bom livro e eu recomendo se você é um fã de Tolkien.

Rafael Flores 17/01/2022

Mais uma obra de Tolkien para os fãs orgânicos das histórias fantásticas do autor. Um livro que carrega o lírico com uma série de poemas tolkenianos. O autor propõe narrar aventuras do mestre Tom Bombadil de forma poética entre gigantes e drag
ões. Uma leitura rápida para uma breve viagem nas histórias dos seres excêntricos da Terra Média.

Rodrigo.Alves 05/01/2022

Hey Dol! Merry Dol!
O livro é uma coletânea de poemas escritos ou até mesmo só rabiscou. A proposta do livro e nos trazer o acesso a esse material e mais do que isso nos maravilhar com o processo de tradução. Dois montros William Lagos que já traduziu Mark Twain, Balzac, Poe entre muitos outros clássicos e o Ronald Kyrme que é um acadêmico Tolkeniano fantástico. O que mais me beneficiei deste livro foram as notas dos tradutores antes dos textos onde eles explicam todo o trabalho de tradução e o que é perdido em cada forma e principalmente como ele foi concebido naturalmente, o que me ajudou muito a entender e quem sabe apreciar um pouco mais o gênero.

Sílvia 31/12/2021

Bom mas nem tanto
O velho Tom sai andando pelo mundo. Tive a impressão de ser aqueles contos inacabados, que vc fica esperando e morre esperando. Pensei que teria muito mais por ser um texto do Tolkien

Suphie 26/12/2021

Curto e necessário
Essa edição bilíngue é bem legal, tem a perspectiva de dois tradutores diferentes sobre o texto do Tolkien e ainda o original dele, em si não se tem muito sobre o Tom Bombadil, é como se fosse um folheto de curiosidades e outros poemas, curioso. Achei que ia conhecer bem mais o Tom mas não foi bem assim? no entanto o livro é bom, não consegui escolher uma tradução completa que eu gostasse mais, mas consigo escolher um poema ou outros que achei mais fiel e representativo ao original de cada tradução, essa experiência foi bem legal.

?Seus dias em paz na superfície da Terra-Média,
Com alegria,
Desfrute até o fim!??

Daniel.Victor 26/12/2021

Interessantíssimo!
Um dos personagens mais intrigantes de ?O Senhor dos Anéis?, o divertido e enigmático Tom Bombadil, também aparece em versos que, segundo dizem, foram escritos por hobbits e preservados no ?Livro Vermelho?, que conta a história de Bilbo e Frodo Bolseiro e companhia. As aventuras de Tom Bombadil reúne esses e outros poemas, que tratam principalmente de lendas e gracejos do Condado no fim da Terceira Era.

Raquel Oliveira 26/10/2021

Vale? Provavelmente não.
Falar sobre esse é complicado. Qualquer tipo de resenha sobre ele vindo de mim (Raquel) pode conter spoiler. Então considere isso apenas um comentário ou quem sabe uma dica.
As Aventuras de Tom Bambadil é um livro muito... Vago.
O livro faz o seu papel de ??matar?? a curiosidade dos leitores de Senhor dos Anéis da época sobre o personagem, embora eu pessoalmente não tenha achando isso nada demais, uma vez que o conto sobre ele é vago e a figura em questão é algo que nem o próprio Tolkien entende direito ????? É além disso o livro possui várias histórias aleatórias tão vagas quanto a de Tom.
A leitura é fluida sim, a diagramação do livro é ótima (vale lembrar que o modelo do livro é algo que próprio Tolkien pediu para ser da forma que o livro é).
Não considero o livro ruim, mas não tem... Conteúdo o suficiente para eu o considerar bom. É um livro neutro e médio.
Vale a pena comprar? Depende. Depende MUITO.
Se você, leitor de Tolkien, quer esse livro apenas para colecionar todas as obras do autor, aí sim eu digo que vale a pena, apenas por questão de estética.
Agora, você leitor que não esse desejo de colecionar, já não posso dizer se esse livro vale alguma coisa.

Polly ð± 04/10/2021

As aventuras de Tom Bombadil
É um livro muito divertido e é fácil de entender.
A primeira parte apresenta uma coletânea de poemas e a segunda parte são explicações dos poemas.
Aprendi bastante coisa sobre o Tolkien na segunda parte e amei a leitura.

Thiago275 18/05/2021

Livrinho interessante, mas para iniciados
A história desse livro de poemas é curiosa. Em 1961, uma tia de Tolkien lhe perguntou se ele "não gostaria de publicar um livrinho que girasse em torno de Tom Bombadil, no tamanho certo para o bolso de velhas como eu, para que o comprássemos como presente de Natal." O professor achou a ideia boa, se as histórias fossem ilustradas por Pauline Baynes, artista que já trabalhara com ele outras vezes. Seu editor pediu que ele reunisse alguns outros poemas para compor um livro de extensão razoável e assim nasceu As Aventuras de Tom Bombadil.

Todos que já tiveram a oportunidade de ler o livro Beren e Luthien sabem que Tolkien era um grande poeta, e que ele escrevia versos desde muito jovem. Logo após o pedido de sua tia e de seu editor, ele pinçou alguns poemas antigos seus (das décadas de 1910, 1920 e 1930 principalmente), editou-os para deixá-los com uma cara "de hobbit" e os mandou para publicação.

À primeira vista, os versos dos dezesseis poemas são bastante lúdicos e até infantis. No entanto, graças aos comentários dos tolkienistas Christina Scull e Wayne G. Hammond, descobrimos que todos eles trazem várias referências aos estudos e ao interesse de Tolkien por línguas arcaicas.

Ao longo do livro, nos deparamos com alguns poemas alegres, nonsenses, melancólicos e sombrios. Sob o olhar atento dos estudiosos, saltam referências a ditos populares, lendas nórdicas, canções folclóricas, bestiários medievais, etc. Meus poemas preferidos foram Pervinco, O Tesouro e O Último Navio.

Talvez esse livro não seja indicado para um "iniciante" em Tolkien. Mas, se acaso você já tem um razoável contato com o Legendarium, certamente esse livreto vai te fazer admirar ainda mais o professor, pois ele nos permite ver a evolução de seus escritos e seu método de trabalho, além de revelar que Tom Bombadil já existia na mente de Tolkien muito antes da Terra-Média.

Boni 09/05/2021

O livro é realmente muito bom, mas para aqueles que não leram o prefácio podem acabar se decepcionando, pois o livro não se trata apenas de Tom, mas de vários poemas escritos por tolkien que estão anexados a terra média

Alberto 24/03/2021

Cantigas e pouco lore
Ao ler sobre Tom Bombadil em O Senhor dos Anéis, fiquei com vontade de saber mais sobre o personagem. Porém este livro não traz muitas informações interessantes sobre o mesmo, mas apenas algumas aventuras meio lúdicas, com ele se trocando com passarinhos, texugos etc.

A maioria das histórias não o envolvem e algumas são sem sentido aparente ? falta contexto, que certamente há. Se forem encaradas apenas como cantigas dos hobbits, até que há algumas boas histórias e vale pela curiosidade.

Vivi 21/03/2021

Ótima edição
Fãs de Tolkien vão adorar esse livro. É uma bela amostra de sua complexa poesia, em uma edição com duas ótimas traduções para o português, além das versões originais em inglês.

Luana 26/02/2021

O Homem-da-Lua tá em todas as histórias
Ele é um livrinho com 16 poemas (acho que só três falam de fato do Tom Bombadil). O que eu mais gostei foi a do Troll cozinheiro.

Possui duas traduções e a versão original. A linguagem é um tiquinho complicada (preciso reler).

E gostaria que fizessem um podcast dele cantado (igual aos do Canal da Fantasia).

Leonardo 20/02/2021

Gostei bastante do livro. Os poemas são bem divertidos de se ler e, mesmo tendo lido 3 versões de cada, não achei cansativo.
Tolkien é simplesmente um gênio, mas Ronald Kyrmse foi genial também na tradução. Não senti muita diferença entre a versão dele e a original, de todos os poemas.
Um livro bastante recomendado para quem é fã do Professor

1 | 2 | 3 | 4 | 5