As Aventuras de Tom Bombadil

Resenhas - As Aventuras De Tom Bombadil

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Regiane 14/07/2010

Fantástico e divertido!
Essa obra apresenta uma divertida seleção de 16 poemas, tendo duas versões em português uma é mantida em métrica irregular do poema original e a outra é mais técnica aos preceitos poéticos de Tolkien em relação à rima e à métrica além da versão original em inglês que garanto ser a mais recomendável, onde o leitor tem a oportunidade de resgatar a poesia que se perde na tradução.

Enfim acho que nem todos se agradariam com esse livro, mas aqueles que amam e conhecem o mundo criado por Tolkien como eu - vão adorar! De qualquer forma, recomendo a todos.

Alberto 24/03/2021

Cantigas e pouco lore
Ao ler sobre Tom Bombadil em O Senhor dos Anéis, fiquei com vontade de saber mais sobre o personagem. Porém este livro não traz muitas informações interessantes sobre o mesmo, mas apenas algumas aventuras meio lúdicas, com ele se trocando com passarinhos, texugos etc.

A maioria das histórias não o envolvem e algumas são sem sentido aparente ? falta contexto, que certamente há. Se forem encaradas apenas como cantigas dos hobbits, até que há algumas boas histórias e vale pela curiosidade.

Krishna.Nunes 02/02/2024

E quem diabos é Tom Bombadil, afinal?
Muitos leitores de "O senhor dos anéis" o odeiam porque ele é um pouco irritante, canta canções demais, e toda aquela parte em que ele está presente não parece ajudar nem um pouco a avançar no enredo. Quem conhece só os filmes nem mesmo sabem que ele existe.

Tom Bombadil é um verdadeiro mistério para os fãs de Tolkien. Na verdade, ele existia antes mesmo das histórias da Terra Média. O personagem era um boneco com que seus filhos brincavam, até que um deles o jogou no vaso sanitário. Daí Tolkien criou a história do homem da floresta que navegava pelo rio e era amigo de todas as criaturas. A propósito, não foi a única vez que ele criou aventuras para um brinquedo perdido - Roverando é um livro sobre um adorável cachorrinho que precisa realizar uma jornada fantástica para reencontrar seus donos, e que foi inspirado no brinquedo que as crianças esqueceram na praia.

Bombadil acabou indo parar em dois contos e numa coletânea de poemas infantis (ele nem mesmo está em todos os poemas e o título engana muito) e havia uma ideia de publicar uma versão estendida das aventuras de Tom Bombadil como uma continuação de O Hobbit, mas parece que esse plano nunca foi levado adiante - outras versões dizem que o projeto foi rejeitado pelos editores. Mas o autor ainda desejava integrar o personagem em seus trabalhos maiores, e assim ele foi parar num capítulo de SDA. Sua origem não é esclarecida e não sabemos quem ele é. Os hobbits perguntam inúmeras vezes, mas recebem apenas respostas evasivas. Ele não é explicado em O Silmarillion nem em Contos inacabados. Nós só sabemos que ele está ali desde antes dos Elfos, antes das árvores, e até mesmo antes da própria terra, de forma que ele poderia ser um Valar, um Maia, ou alguma outra entidade nunca mencionada da mitologia de Tolkien.

No livro "A sociedade do anel", Tom Bombadil salva os hobbits, os conduz até sua casa, onde eles comem, conversam, descansam, e depois simplesmente vão embora e ele não volta a ser mencionado até que toda a jornada do anel já esteja encerrada. Por que Tolkien incluiria um personagem e um longo capítulo aparentemente tão sem propósito no livro? Tudo leva a crer que Bombadil seja parte da própria floresta, e o até o anel do poder parece não ter nenhuma influência sobre ele quando lhe é oferecido. Tolkien sempre criava uma dicotomia muito clara entre o bom e o mau, o nobre e o vil, o honrado e o corrupto; e Tom Bombadil é o único personagem que não se encaixa em nenhuma categoria. Ele parece ser a personificação da natureza, e enquanto todas os outros buscam algum tipo de domínio, ele é o único que não pode ser dominado.

O mundo de Tom Bombadil e, consequentemente, aquele capítulo em que ele é inserido no livro, estão deslocados da narrativa geral da Terra Média. Os hobbits saem de sua floresta no mesmo ponto da história em que entraram, e por isso o personagem foi totalmente cortado do filme (e também porque ele parece incrivelmente difícil de adaptar para outro meio, a não ser que fossem livros infantis). Parece que ele foi criado para ser uma representação da ideia de Natureza de Tolkien, e foi desenvolvido de forma a não interferir com nada mais naquele universo, ao mesmo tempo que seria mantido como o único mistério inexplicado, como algo a permanecer incompreendido, ainda que fortemente ligado a toda a ideia de poder que permeia toda a saga. Alguém que observa e tem conhecimento de tudo, mas escolhe não fazer nada com esse conhecimento.

Em cartas citadas em sua biografia, Tolkien afirma que "[...] mesmo num mundo fantástico devem existir alguns enigmas que nunca serão desvendados, e Tom Bombadil é um deles (intencionalmente)." E assim ele está lá para estimular os leitores a refletirem sobre a natureza e o poder. Ele simplesmente existe.

Polly ð± 04/10/2021

As aventuras de Tom Bombadil
É um livro muito divertido e é fácil de entender.
A primeira parte apresenta uma coletânea de poemas e a segunda parte são explicações dos poemas.
Aprendi bastante coisa sobre o Tolkien na segunda parte e amei a leitura.

Boni 09/05/2021

O livro é realmente muito bom, mas para aqueles que não leram o prefácio podem acabar se decepcionando, pois o livro não se trata apenas de Tom, mas de vários poemas escritos por tolkien que estão anexados a terra média

Vitor Ganso 20/02/2009

Soh para fã
A leitura é boa. Porém não recomendaria este livro para alguém que nunca leu nada sobre o mundo da terra média. É um livro pra quem realmente é fã e gosta de todo mundo do senhor dos anéis.

Thiago275 18/05/2021

Livrinho interessante, mas para iniciados
A história desse livro de poemas é curiosa. Em 1961, uma tia de Tolkien lhe perguntou se ele "não gostaria de publicar um livrinho que girasse em torno de Tom Bombadil, no tamanho certo para o bolso de velhas como eu, para que o comprássemos como presente de Natal." O professor achou a ideia boa, se as histórias fossem ilustradas por Pauline Baynes, artista que já trabalhara com ele outras vezes. Seu editor pediu que ele reunisse alguns outros poemas para compor um livro de extensão razoável e assim nasceu As Aventuras de Tom Bombadil.

Todos que já tiveram a oportunidade de ler o livro Beren e Luthien sabem que Tolkien era um grande poeta, e que ele escrevia versos desde muito jovem. Logo após o pedido de sua tia e de seu editor, ele pinçou alguns poemas antigos seus (das décadas de 1910, 1920 e 1930 principalmente), editou-os para deixá-los com uma cara "de hobbit" e os mandou para publicação.

À primeira vista, os versos dos dezesseis poemas são bastante lúdicos e até infantis. No entanto, graças aos comentários dos tolkienistas Christina Scull e Wayne G. Hammond, descobrimos que todos eles trazem várias referências aos estudos e ao interesse de Tolkien por línguas arcaicas.

Ao longo do livro, nos deparamos com alguns poemas alegres, nonsenses, melancólicos e sombrios. Sob o olhar atento dos estudiosos, saltam referências a ditos populares, lendas nórdicas, canções folclóricas, bestiários medievais, etc. Meus poemas preferidos foram Pervinco, O Tesouro e O Último Navio.

Talvez esse livro não seja indicado para um "iniciante" em Tolkien. Mas, se acaso você já tem um razoável contato com o Legendarium, certamente esse livreto vai te fazer admirar ainda mais o professor, pois ele nos permite ver a evolução de seus escritos e seu método de trabalho, além de revelar que Tom Bombadil já existia na mente de Tolkien muito antes da Terra-Média.

Raphaella 10/11/2011

As Aventuras de Tom Bombadil é uma coletânea de poemas, que tratam não só de algumas aventuras do bom camarada de jaqueta azul e bota amarelada, mas também de assuntos diversos. Sua autoria é variável, estando presentes, por exemplo, poemas de Bilbo e de Sam Gangi.

Tendo em vista que a poesia é aquilo que se perde na tradução, o livro é divido em três partes: duas traduções para o português e o original em inglês.

A primeira tradução, de William Lagos, foi feita em versos não rimados e de métrica irregular, sendo uma tradução mais literal, mais fiel ao significado original.

A segunda tradução, de Ronald Kyrmse, foi feita de modo a conferir um caráter melódico aos poemas (usando, para isso, rimas e métrica) uma característica presente no original , mas cujo significado não é muito fiel.

Para ilustrar as diferenças, seguem os dois primeiros versos do primeiro poema, na seguinte ordem: original; tradução de William Lagos; tradução de Ronald Kyrmse.

Old Tom Bombadil was a merry fellow;
bright blue his jacket was and his boots were yellow ()

O velho Tom Bombadil era um sujeito alegre:
sua casaca azul brilhante e suas botas amarelas (...)

Bom Tom Bombadil era alegre, já se nota;
azul-claro o paletó, amarela a bota (...)

Dessa forma, o livro não tem uma ordem fixa de leitura, cabendo ao leitor determinar qual a forma que julga mais adequada se em sequência, se confrontando com o original (eu decidi confrontar as três versões, lendo um poema por vez na seguinte ordem: tradução de Ronald Kyrmse, tradução de William Lagos, original).

As Aventuras de Tom Bombadil é um livro interessante para quem se encantou com o fantástico mundo criado por Tolkien e quer conhecer (e se divertir com) um pouco mais de suas histórias e anedotas, bem como um item imprescindível para os fãs declarados do autor.

Lucca 29/11/2020

Por que ?
Maior decepção com livros que eu tive. Pelo título eu achei que ia aprofundar o personagem que mais me intrigou da trilogia, o Tom Bombadil. Iniciou com ele, mas depois do início ele é deixado de lado para dar lugar a um monte de personagem que só serve puramente para o humor e não vai servir para a história como um todo juntando com o que tem para ler sobre a Terra Média. Obs: tem um troll padeiro.

Fellipe Mariano 28/02/2010

Magnífico
De forma bem juvenil, as descontraidas aventuras de Tom Bombadil são narradas através de uma poesia melodiosa, alegre, ritmada e instigante.
Apresentanto 3 versões (dentro do mesmo livro): A versão original em Inglês (escrito pelo Tolkien), a versão traduzida literal e a versão traduzida rimada.

Ressaltando que a poesia tem como foco crianças e adolescentes (embora seja interessante pois acrescenta conteúdo as fabulas originais do Tolkien). É uma leitura interessante e descontráida, podendo ser lido alguns poucos versões por dia e mesmo assim apresenta bastante densidade na narrativa.

Tolkien resgata uma certa influência das poesias pastorais e campestres, com incríveis descrições de ambientes como, florestas, campos, rios, cavernas, bosques e vilarejos.

Rafael Flores 17/01/2022

Mais uma obra de Tolkien para os fãs orgânicos das histórias fantásticas do autor. Um livro que carrega o lírico com uma série de poemas tolkenianos. O autor propõe narrar aventuras do mestre Tom Bombadil de forma poética entre gigantes e drag
ões. Uma leitura rápida para uma breve viagem nas histórias dos seres excêntricos da Terra Média.

KK 14/09/2020

Desafio linguístico
Quase todos os fãs de Tolkien sabem que, além de extremamente criativo e excelente escritor, ele era linguista. Por isso, traduzir seus poemas pode se tornar uma verdadeira odisséia. Tolkien brinca com as palavras, faz delas seu jogo favorito. Entre versos e rimas, é esperado que algo se perca.

Os tradutores William Lagos e Ronald Eduard Kyrmse fizeram um excelente trabalho ao adaptar os versos de Tolkien. Entretanto, ambos admitem que foi um trabalho árduo.

"As Aventuras de Tom Bombadil" é um livro bilíngue e em 3 versões: a original (em inglês), de Tolkien, e duas em português: uma de cada tradutor. Ambos acreditam que somente desta forma o leitor poderá mergulhar a fundo na mente do autor e entender o real significado de seus poemas.

Amantes de linguística ou não, o livro é um verdadeiro tesouro, reunindo diversas aventuras engraçadas e leves.

Raquel Oliveira 26/10/2021

Vale? Provavelmente não.
Falar sobre esse é complicado. Qualquer tipo de resenha sobre ele vindo de mim (Raquel) pode conter spoiler. Então considere isso apenas um comentário ou quem sabe uma dica.
As Aventuras de Tom Bambadil é um livro muito... Vago.
O livro faz o seu papel de ??matar?? a curiosidade dos leitores de Senhor dos Anéis da época sobre o personagem, embora eu pessoalmente não tenha achando isso nada demais, uma vez que o conto sobre ele é vago e a figura em questão é algo que nem o próprio Tolkien entende direito ????? É além disso o livro possui várias histórias aleatórias tão vagas quanto a de Tom.
A leitura é fluida sim, a diagramação do livro é ótima (vale lembrar que o modelo do livro é algo que próprio Tolkien pediu para ser da forma que o livro é).
Não considero o livro ruim, mas não tem... Conteúdo o suficiente para eu o considerar bom. É um livro neutro e médio.
Vale a pena comprar? Depende. Depende MUITO.
Se você, leitor de Tolkien, quer esse livro apenas para colecionar todas as obras do autor, aí sim eu digo que vale a pena, apenas por questão de estética.
Agora, você leitor que não esse desejo de colecionar, já não posso dizer se esse livro vale alguma coisa.

Reccanello 28/01/2021

A noite longa avança e não há canção que reste!
Se você procura por maiores explicações acerca da origem, de quem é ou do que faz Tom Bombadil, este não é o livro correto - à exceção dos dois primeiros poemas do livro, pouca ou nenhuma referência há ao Senhor da floresta, das águas e das colinas. Mas...
===
Se você quer conhecer mais acerca das poesias dos hobbits e dos homens da Terra Média, esse pode ser seu livro!
===
Ainda que seja uma obra curta e voltada, basicamente, para fãs de carteirinha, o trabalho primoroso de tradução feito por Ronald Kyrmse nos mergulha no universo de Tolkien através das histórias contadas pelos seus personagens mais queridos, os hobbits e os homens. Com um tom emocionantemente leve, as poesias organizadas no livro também nos permitem um vislumbre da erudição filológica de Tolkien, da forma como ele brincava com as palavras e com os idiomas que, como um vício, sempre gostou de criar.
===
Enfim, o livro é uma peça de um tesouro maior e, tal qual Smaug em Erebor, você vai querer mantê-lo para si, deleitando-se com o prazer de o possuir!

Romulo 07/06/2020

Para fãs!
Livro indicado para quem é fã e quer se aprofundar um pouco mais na obra do Tolkien. E também tem que gostar de poesia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5