O Relatório de Brodeck

O Relatório de Brodeck Manu Larcenet

Resenhas -

Allan 11/10/2021

Inacreditável.
Comecei a ler O Relatório de Brodeck há alguns meses, cheguei na metade e parei. Por algum motivo não consegui seguir em frente. Precisei ler outras coisas antes de finalizar.

Pensando no porque disso agora que eu terminei, só consegui encontrar uma explicação. A imersão que esse quadrinho proporciona é muito extrema. A arte e o roteiro te seduzem de um jeito que suas maiores angústias são trazidas a tona.

É uma adaptação de um livro, mas não sei se na obra original eu teria uma experiência tão visceral como tive com a versão de Manu Larcenet.

Ainda estou digerindo tudo que li, e vai levar um tempo para terminar esse processo.

Jonas (@castelodepaginas) 05/06/2020

O Relatório de Brodeck
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigado

site: resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/06/o-relatorio-de-brodeck_4.html

Saulo Maia costa 25/06/2021

Um Homem e um relatorio!
Relatório de Brodeck é de longe uma das obras mais geniais que eu já li, não sei se tenho a capacidade de conseguir descrever o sentimento que se tem não só depois de ler mais durante a leitura, essa historia trás uma visão da humanidade muito macabra não só por que ela é ambientada em parte na segunda guerra, mas também para um lado daqueles que sofreram que não vimos muito, um lado sombrio, pessoas machucadas e traumatizadas pela guerra e o autor trata muito bem como esses traumas podem ser fortes, o que as pessoas podem fazer para se livrar de lembranças horríveis, Manu Larcenet conseguiu adaptar o romance original perfeitamente e com uma arte deslumbrante mostrou o quão feia pode ser a humanidade!! se você gosta de historias que te dão um soco de realidade mesmo sendo ficção essa é pra você!!!

EduardoCDias 21/09/2023

Perturbador
95% fiel ao romance e com traços bonitos e perturbadores com alguma licença poética, essa obra dá imagens ao romance perturbador de Claudel, mostrando o lado obscuro do ser humano. Uma aldeia isolada no pós guerra não assimila bem a chegada de um visitante exótico.

GiSB 07/03/2024

Seco, amargo, cruel e desumano
Assim caminha a humanidade. O pior do ser humano, a selvageria torna-se companheira diuturna nesta HQ sobre guerra, sobre segredos, sobre esquecer, sobre lembrar, sobre pecados jamais confessados.

Duro, cruel e real. A guerra traz à tona o mal intrínseco a todo ser humano. Traição, instinto de sobrevivência, culpa, são todos imagens de uma turba insandecida em busca não de redenção, mas de sobrevivência e conveniência a todo custo.

O diferente é o mal e precisa ser extirpado do meio social de uma pequena aldeia invadida por uma tropa nazista no fim de guerra.

Chocante, mas previsível. Tocante, emocional, mas amargo.

T.N.T.Rock 07/07/2022

Uma das melhores Hqs da Pipoca e nanquim.
A qual ponto a maldade humana pode nos levar? Como os traumas de uma guerra podem afetar um povo? Brodeck é conduzido por todos os tipos de amarguras e provações e consegue no meio desse terror distinguir o que é mal e o que é bom, como um verdadeiro sobrevivente ele nos conduz entre o pior que um grupo de pessoas podem fazer quando se sente ameaçados, e conseguir sair deste tormento levanto as cicatrizes e continuando com sua essência, sem dúvidas essa Hq é uma das melhores edições do vasto catálogo da editora Pipoca e Nanquim.

Renan Motta 13/05/2021

Que arte primorosa
Com certeza é uma produto que vale à pena ter na estante. Não só pelo acabamento, mas pela densidade da história e do desenho, que mesmo sendo em P&B você sente um realismo forte, graças ao uso de luz e sombra.

Apesar dos elogios, confesso que eu esperava um pouco mais do Tomo 2. Gostaria de ter mais personagens desenvolvidos e um final um pouco mais satisfatório. Tive a sensação que a jornada não valeu tanto, e que o mistério não era lá tão grande.

Ainda assim, recomendo

Nayana 01/12/2021

Nunca li o romance original da obra, mas a arte dos quadrinhos é admirável. O tom de obscuridade traz sentimentos profundos e descreve o mal da natureza humana de forma que toca a alma e te deixa abalado por semanas.
É realmente um poder de expressão absurdo, pois consegue com pouquíssimas falas te transpor para a obra numa imersão visceral. É um choque de realidade do lado sombrio e instinto assustador que vem à tona nas pessoas em momentos como ambientados na obra.
Uma das minhas obra favoritas que vou querer reler em outros momentos da vida e guardar com muito carinho com certeza!

Tharsila 20/09/2020

O ser humano é terrível
Ao seguir Brodeck nos deparamos com que o ser humano é capaz de fazer para sobreviver e até mesmo só por querer, como ele próprio fala: uma multidão é sempre perigosa.

Vanessa 17/01/2022

Esplêndido!
A narrativa e o desenho foi me conquistando aos poucos, não deu para entender tudo no início mas fui levando. Ao longo do enredo, as coisas foram se costurando, um suspense foi se criando, as desconfianças do protagonista começaram a ser também as minhas desconfianças... Quando percebi, estava 100% cativada na narrativa e totalmente embasbacada com os detalhes e os diálogos.
Terminei a leitura com vontade de reler tudo, o que comecei a fazer imediatamente.

Não conheci a obra original, mas essa adaptação parece ter sido feita, de fato, com maestria.

Zé Wellington 26/02/2020

Espetacular.
Que baita quadrinho. Curti demais.

joaoggur 27/08/2020

Muito bom, mas se perde no meio
O relatório de Brodeck é um excelente quadrinho! PN de parabéns. A história é muito interessante, os desenhos não são do agrado de todos, mas eu gostei! O final é surpreendente. Senti que do meio para a frente o quadrinho muda um pouco o tema, mas mesmo assim ele é muito bom!