Apartamento 41

Apartamento 41 Nelson Luiz de Carvalho

Resenhas - Apartamento 41

Pedro Ivo 10/08/2020

Péssimo
Eu adoraria poder dizer que este livro é ruim, mas infelizmente ele é bem inferior que isso.
Resolvi dar uma chance a esse romance do mesmo autor de O terceiro travesseiro, que embora tampouco seja bom, foi importante pois era o único romance gay para jovens que circulava por aqui quando eu era adolescente.
Apartamento 41 é péssimo. E que envelheceu muito mal. Imagini que há vinte anos, a experiência de leitura já fosse ruim, mas hoje é inaceitável. Mal construído, datado, preconceituoso... horrível.

Douglas P Da Silva 11/02/2011

acabei de ler ,Esperava muito mais.
Apartamento 41 foi uma literatura inútil, terminou com coisas não esclarecidas, com uma passagem rídicula no final sobre linguiça e o livro por um todo não tinha um conteúdo que o fizesse envolver com os personagens. Leonardo por mais que declarasse amar lorenzo, isso não dá para sentir no livro. As coisas são sempre muito simplórias ou promiscuas d+! Além de entrar em contradição quanto ao que pensa e ao que faz durante o desenvolver da história.

Nem toda literatura precisa ser emocionante quanto ao Terceiro Travesseiro.porém precisa ter no mínimo um conteúdo interessante com alguma critica social, o livro foi como ler um diário, um blog ou algo do gênero
Junior Alvees 01/05/2013minha estante
Cara também esperava um pouco mais, pois li criticas na internet e pelas criticas achei que o livro fosse um maximo, mas me decepcionei um pouco confesso que as vezes ficava meio confuso na leitura...

Janus 08/03/2009

É um livro simples, que somente mostra como a vida estavel de casado heterossexual é substitida por uma vida promiscua e cheia de risco e consequências do mundo gay.
Maressa 18/01/2010minha estante
Verdade.

Anderson 04/07/2012minha estante
O livro não é muito bom, mas seu comentario é bastante preconceituoso, quase desnecessário.

Beto 24/01/2014minha estante
O livro não é muito bom, mas seu comentario é bastante preconceituoso, quase desnecessário [2]

Geovani 12/09/2017minha estante
O livro não é muito bom, mas seu comentario é bastante preconceituoso, quase desnecessário [3]

Bruno Dantas 16/03/2011

Resenha Particular
Data de início da leitura: 14/03/11
Data de término da leitura: 15/03/11

Leitura totalmente dispensável. O livro é legalzinho, bom para matar tempo, só que a história não tem nada demais. O autor quis escrever sobre a vida dele, só que tem tantas vidas mais interessantes que valem a pena serem escritas...
O Terceiro Travesseiro é infinitamente melhor, mais interessante e instigante!

A única lição que tirei (forçada) foi: não leve uma vida de mentira! [novidade]

Quer ler um livro gay que vale a pena: Salto Mortal, da Marion Zimmer Bradley! Fiz uma resenha sobre ele. O melhor do gênero até agora! Ou então leia O Terceiro Travesseiro mesmo.
Diego 01/06/2011minha estante
Bom, eu detestei O Terceiro Travesseiro, esperava bem mais, achei o autor sem nenhum domínio de escrita, a história era boa mas não foi bem desenvolvida. Se ele é infinitamente melhor que Apartamento 41 nem vou perder meu tempo. Mas vou procurar o Salto Mortal, valeu pela dica!!

Gabriela 06/01/2010

"Não esqueça, Vera, que os iguais se reconhecem!"
A história é narrada em primeira pessoa por Leonardo, um homem de trinta e cinco anos, casado e pai de um menino. Somos introduzidos ao momento em que, mesmo com o sucesso em sua carreira profissional, o protagonista se sente incomodado com o rumo que sua vida tomou e acaba de tomar uma decisão para acabar com a apatia que se instalara nela.

Somos apresentados à vários homens, mas para não estragar a surpresa, cito apenas Adriano e Lorenzo - que ao meu ver foram os mais marcantes. O primeiro com seu temperamento imprevisível e um quê de autoritarismo e o segundo com sua personalidade adorável, que aos poucos se transforma tanto que, no fim, não é possível diferenciá-lo de uma ex-esposa vingativa.

O livro começa - e continua por uma boa parte - ao estilo "100 escovadas antes de dormir", depois desacelera até conseguir um ritmo semelhante ao "A Cartomante" até findar do jeito que ele deveria ter sido escrito desde o início. Às vezes, a narração torna-se embaralhada enquanto a personagem divaga e se põe a relatar acontecimentos passados quando no parágrafo anterior estava narrando uma ação presente.

E não posso esquecer de endossar uma observação que a Bruh fez na crítica dela e eu ri na época: Por que raios Apartamento 41? Passei várias páginas imaginando o que ele seria, qual daqueles ele seria, o que ele teria de tão especial, para o título ser citado uma só vez de uma forma banal. Concordo em gênero, número e grau que o título é sem sentido.

Para quem aprecia o estilo da Melissa Paranello, vá em frente e farte-se com o livro.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Maravilhoso
Excluído dos padrões estabelecidos pela sociedade, o personagem deve enfrentar conflitos comuns a todos nós - Como encontrar novos parceiros?

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Leonardo 27/02/2010

Eu achei o livro interessante, mas não é um livro com grandes surpresas.

D'AUMON 13/12/2012

Cara de Paisagem
Se fosse uma história de alguém que eu conhecesse acharia até legal, seria um bapho e tanto. Mas, pra um livro, achei tudo meio 'desregulado', achei que autor conseguiu trabalhar bem no roteiro, mas, no entanto, deixou de explorar alguns personagens que dariam mais caldo. Não foi surpreendente e a história me pareceu terminar sem começar. Não teve nenhuma profundidade reflexiva e a única mensagem que o enredo pareceu passar foi a de que o mundo gay é promiscuo quando as pessoas se descobrem gays, mas que tomam juízo com o tempo.
Ainda, pensei que em "O Terceiro Travesseiro" o ritmo adolescente da narração marcava a mentalidade dos protagonistas. Mas, acho que é a marca do autor mesmo. Embora nessa obra, esteja um pouco mais madura na narração. Enfim, como li em um resenha, realmente me pareceu ler um blog.
Paolla 14/12/2012minha estante
Nem vou ler mais!! (riscando da listinha pra 2013)

Rafael Bonfim 17/10/2016minha estante
Hugo, então vc diria que esse título não tem gabarito nem para roteiro de cinema?
Qual outro na mesma linha e temática vc me indicaria??

Abraço

D'AUMON 28/12/2016minha estante
Rafa, desculpa a demora. Quase não uso essa rede social.
Respondendo:

Eu não curto muito essa imagem clichê do universo LGBTT.
Bom, curti o Terceiro Travesseiro do mesmo autor, embora não achei incrível. Tem um livro, do Marcelino Freire, Nossos Ossos, que aborda o universo gay em suas dificuldades de adaptação nos padrões sociais, mas ele consegue fazer isso saindo do clichê, buscando uma narrativa ousada e tecendo personagens mais ricos, que não se resumem a uma energia baixa e nem constrange o público com cenas de sexo amadoras.
em As vantagens de ser invisível, embora não seja o tema principal, há a abordagem, também, gostei muito.
Sou suspeito, mas em Babilônia Encantada, também acontece a abordagem do tema LGBTT com muita constância dentro da história.

Espero ter ajudado. Forte abraço, rapaz.

Rafael Bonfim 28/12/2016minha estante
Valeu amigo.
Mesmo depois de 2 meses (rs) vc teve paciência de me responder, ganhou pontos comigo. Obrigado por desmistificar o enredo, e me indicar outros títulos de livros nessa linha. Isso ajuda a construir personalidades dos personagens que escrevo.

Quando tiver mais sugestões de leitura, por favor não exite em me chamar OK.

Abraço.

D'AUMON 29/12/2016minha estante
Ahh, imagina! Trocar ideias sempre acrescenta para todos nós. É um prazer.

Provavelmente, existem outros livros que abordam o tema e que eu já tenha lido, mas não me lembro. Portanto, caso eu me lembre de algo, te dou um toque.

Abraço!!!

Rafael Bonfim 29/12/2016minha estante
Valeu Hugo. Vou aguardar sim amigo.

Victor.AssunAAo 20/04/2018minha estante
Hugo, foi vc mesmo que escreveu babilônia encantada?? eu estou louco para ler o seu livro, mas não consigo encontrá-lo para vender facilmente, me dá um heeelp kkkkk as críticas estao mto boas!

LIKO 12/01/2009

Muito ruim
Livro muito ruim, nem dá pra acreditar que é do mesmo autor de 'O 3º travesseiro'

Joe Lira 04/02/2009

Só não é perda de tempo porque o livro é fininho! mas é bem fraquinho, tipo sessão da tarde!

Rafael R.S. 10/07/2013

Fraco.
Não desmerecendo o trabalho do autor, - que em minha opinião não é dos melhores, mas é aquela questão de: "se fala mal, faz melhor" - mas o livro é necessariamente dispensável. Eu o li por indicação. Pois bem, acredito que assim como eu, todos aqueles que o leram, sentiram uma possível sensação de que o autor estava, na verdade, citando fatos de sua própria vida. Com um estilo simples e cotidiano o autor desenrola uma história erótica infinita, em um mundo gay, que segundo o livro, mais promiscuo seja impossível. O livro apesar dos apesares e de não ter um roteiro tão bem estruturado, não me fez abandonar o livro. Ainda que, além de fraco, foi o suficiente pra eu não ir atrás de outros títulos do autor.
Caio 26/02/2020minha estante
Faz sentido, mas olhando hj em dia, analisando os livros do Nelson, são um pouco supérfluos as histórias. São bons enredos q faltam aprofundamento. Quando conheci esses livros eu era mlk e tava descobrindo minha sexualidade, o outro livro dele 'O terceiro travesseiro' aquele foi o auge p mim, anos depois voltei a ler e pensei o quão fraco o roteiro. A história a grosso modo é impactante mas muita coisa perdida. Esse 'Apartamento' não quis ler, diziam já na época ser fraco tbm de conteúdo.

Basílio Santos 21/10/2016

Poderia ser melhor
Com muita certeza posso dizer que Apartamento 41 não é um livro que merece nota acima de uma estrela, essa é a minha opinião. Claro que o livro traz algumas situações para refletir.
A vida homossexual é por demais “dolorida”, pois é preciso enfrentar o preconceito constantemente da sociedade, e, em muitos casos da própria família. O livro mostra a dura realidade de um gay casado por quinze anos, tem um filho, mas de fato não é a vida que ele sonhou.
Enfim, o livro por ser GLS trás situações que infelizmente acontece no dia a dia de muitos gays, chego até dizer que tamanha falta de cuidado se deve a falta de orientação e apoio, mas, o livro é muito fraco.
De certa forma o “universo” gay não é feito de drogas, sexo, sexo e sexo, o livro parece que se baseou somente na promiscuidade, isso é péssimo. Teve momentos que pensei que estava lendo uma biografia não autorizada ou autorizada do prórpio autor ou de um amigo, que horror.
Diferente de alguns comentários que andei lendo, o livre não é para ser eterno, desculpa autor, mas tinha tudo para ser um excelente livro. Na minha opinião o nome não diz nada com a história, Apartamento 41 deveria ser o pano de fundo, mas não é.

site: http://basiliosantos.blogspot.com.br/
Brunna.Oliveira 22/10/2016minha estante
Basilio entra no meu canal: entre elas fusi! Sugere um livro para nós!

@gugugb 11/01/2021

Eu nunca li nada tão superficial em minha vida.

Joniel 20/05/2010

...Observação...
...Como em "O terceiro travesseiro", Nelson Luiz só peca ao incluir muitas partes eróticas, mas fora isso manten-se uma ótima história com boas doses de humor e um certo drama pessoal, uma ótima história...