Anna Kariênina

Anna Kariênina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

Isabella1814 18/04/2024

O que foi isso?!
Liévin e Anna ganharam tanto meu coração!!!! Eu simplesmente amei como o Tolstói desenvolveu esse universo. Como o amor é posto em prova e como as coisas passam sem ao menos nos darmos conta. Anna foi tão incompreendida! Pobre Anna! Meu deus, eu senti tantas coisas ao acompanhar esses personagens. Meu Deus, amei, amei, amei

shellenmunique 18/04/2024

Uma ótima novela
Mais do que um livro de romance, é uma novela.
O livro é longo, extremamente detalhista e algumas vezes me peguei pensando ?pra que preciso saber o detalhe desse algodão? Desse piso de cozinha??
Mas fato é: os detalhes ajudam a te fazer presente na história.

Tolstói sabe aflorar de uma sensibilidade pouco vista em escritores masculinos. Em cada personagem de sua história, você consegue perceber tanto seu mundo externo, quanto interno e até filosófico.

O livro me foi muito recomendado e de fato é um livro muito bom, digno de comprar um original (em linguagem russa) só para tê-lo enfeitando a estante da sua casa.

Porém, o final que muitos aplaudem? não me cativou. Foi um bom final, é claro (o que não é bom nesse livro?) mas me pareceu que essa pitada de drama foi um pouco demais.
Apesar disso, ao fim da leitura fui obrigada a pensar melhor no que eu achava de alguns personagens. Eu gosto de livros que me fazem pensar assim.

É um livro de se ler várias e várias vezes. Provavelmente entrega uma rica mudança de ponto de vista a cada leitura.

Lauren12 17/04/2024

Esse livro....
Sabem aquele gostinho? De romance de época que nunca envelhece? Que sempre será atual? Esse livro tem cheiro disso.
Parece uma novela, traição, medo, amor que não dá certo, mulher querendo morrer por causa de homem mas, de qualquer forma, continua te intrigando em cada parte.
Anna Karienina nos mostra ser aquela mulher que por fora é forte, sensata e pura mas, ao decorrer da história, descobrimos que ela é o completo oposto: fraca, insensata e, muitas vezes, cruel consigo mesma e com as pessoas a volta - não por vontade própria, é claro.
Esse livro nos lembra que não existem finais felizes, apenas finais, alguns bons, alguns horríveis, mas tudo tem um final.

Gatilhos: saúde mental, suicídio, homicídio, preconceito, etc.

stuchilaura 16/04/2024

Eu estou completamente sem palavras, ?não consigo digerir tudo o que aconteceu nessa história, só sei que vou demorar um bom tempo pra conseguir fazer uma resenha digna da magnitude dessa obra!

Cristiane 16/04/2024

Que livro maravilhoso!

Tolstoi quis relatar nesse livro vários tipos de amor: o que perdoa: de Dolly, o intenso: de Anna e Vronsky, o altruista: de Lievin e Kitty.

Simplesmente incrível!

maria 14/04/2024

QUE LIVRO!!
"Todas as famílias felizes são parecidas,cada família infeliz é infeliz de seu próprio modo".
O que dizer sobre esse livro? A escrita do tolstói é tão fluída mesmo com suas 846 páginas(convenhamos,poderia ter tido mais). Os personagens,são tão únicos e infelizes de seus próprios modos.
A história,mostra tão bem o caos entre as família e os casais,e além disso, retrata tão bem o caos da rússia naquele tempo.
Enfim,é um dos livros mais incríveis e complexos que eu já li na minha vida e concerteza se tornou um dos meus favoritos.

esdras sá 06/04/2024

Transformador!
O maior experimento literário sobre o amor da história!!

Tolstói, aqui, eleva em todos os níveis as etapas e construção do amor. Amor como um fenômeno do ser. Amor real, cru, que afeta, que transforma.

Não é um romance, não é ficção, é humanidade.

Paz e conflito, amor e ódio, luz e sombra, vida e morte. A contradição que está no existir descrito com uma profundeza surreal.

O sentido da vida que nunca existiu, nunca foi dado, muito menos posto, mas que, pelo contrário, se constrói exatamente nessa busca por um propósito.
Evy The Creator 08/04/2024minha estante
gostei da sua resenha!!! quero muito ler esse

Hilton 05/04/2024

O que mais me impressiona no Tolstoy é a sua capacidade surreal de escrever tantos personagens muito bem desenvolvidos em diversas situações, todas aprofundadas, intercalando-as e conectando-as de forma brilhante. A impressão que dá é a de que os personagens são pessoas reais e o autor só escreve o que tá acontecendo ali, juntos de seus sentimentos e pensamentos.
Outro grande destaque do autor é sua habilidade surreal de fazer monólogos enormes que nunca me cansam, muito pelo contrário, só me instigam a ler cada palavra das trocentas linhas de pensamento do personagem.
Além disso, eu gostei muito da forma que ele cria a tensão na leitura, particularmente na cena de parto (que eu me esperneei enquanto lia) e na cena em que o personagem presencia a morte de seu irmão por tuberculose, causando, posteriormente, uma mudança radical na sua percepção da morte e do mundo.
Por essas e outras razões, não é à toa que esse é considerado um dos melhores livros já feitos.

Lice 03/04/2024

...
Acho que a experiência só não foi tudo isso pq eu comprei a versão adaptada, mas não irei cometer esse erro com Guerra e Paz. Futuramente pretendo ler a versão de 800 páginas.
Hév 03/04/2024minha estante
A escrita é difícil, amg? Queria muito começar a ler russos por esse

Tatá 01/04/2024

Excelente
Uma ótima experiência! A leitura desse clássico é indispensável para o leitor, um calhamaço de respeito. Ana Kariênina é um romance familiar, que contém política, religião, intrigas, adultério e entre outros assuntos e nesse contexto o escritor traz o cômico, tornando a leitura mais fluída. Tolstói tem um escrita incrível, faz com que o leitor possa imaginar que a história é real, ele domina o jogo das palavras. Ainda impactada com o plot twist.

LairJr 01/04/2024

Demorei um pouco para concluir, degustei cada página lentamente. A riqueza de cada personagem revela desde já a genialidade do autor. Uma obra gigante em todos os sentidos.

Fernando.Dias 01/04/2024

Personagens marcantes e texto impecável
Já se tornou um clichê classificar as obras de Tolstói como clássicos. Ana Karienina certamente é um deles.
O livro é bastante longo, em alguns trechos se torna um pouco maçante devido às extensas reflexões do autor sobre a economia, a política e os costumes da sociedade russa da época.
Entretanto, a construção do texto e dos personagens parece ser o grande talento de Tolstoi. Ao longo da leitura fui me identificando cada vez mais com as emoções dos diversos personagens. Me alegrei com suas alegrias, me entristeci com suas tristezas, senti angústia, empolgação, decepção, raiva, de acordo com o que sentiam os protagonistas. Nesses momentos a leitura fluiu rapidamente, avancei páginas e mais páginas sem perceber.
São poucos os escritores que conseguem criar esse tipo de conexão com o leitor, transmitindo fortes emoções apenas por meio de palavras.
Ansioso para ler outras obras de Tolstói, especialmente suas novelas.

Andressa 28/03/2024

Tolstoi nos leva a conhecer os detalhes de toda a sociedade russa, desde a aristocracia até a vida simples dos mujiques no campo.
O romance é completo, cheio de reflexões e busca por sentido, para alguns personagens.
Recomendo muito muito a leitura do livro Confissões, também de Tolstoi, você verá muitas semelhanças entre Liévin e o próprio autor.