Anna Karenina

Anna Karenina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

Cintia295 28/03/2024

Como esse livro cresceu nessa releitura, não tinha percebido algumas nuances, passagens, paisagens, outros personagens, estava tão focada da primeira vez em saber o que e como ia acontecer o spoiler que devorei o livro e perdi várias outras camadas que nessa leitura pude aproveitar.
Tolstoi é meu autor russo favorito, escreve lindamente, sem excessos, sem firulas, consigo me conectar com vários personagens, entender outros, acho todos muito humanos.
É simplesmente meu livro favorito está no top 10, pq top 5 é difícil definir ??.

Fabi 22/03/2024

Tolstói sendo Tolstói
Por que eu demorei tanto para ler Anna Kariênina, hein? Não sei. Mas sei que vou reler. Talvez várias vezes. Não só porque ele é fantástico como um todo, mas porque os personagens são tão ricos e complexos que tenho certeza que a cada leitura eu irei conhecê-los melhor. Eu quero ter essa experiência de saber se meu entendimento de Anna, Vrónski, Aleksei, Dolly, Kitty e principalmente Liévin será alterado. Tenho quase certeza que sim. A famosa frase de abertura "Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira" é corroborada durante o todo o livro e somos apresentados a diversos dramas que nos fazem sentir raiva, decepção, empatia, ansiedade, compreensão, pena, alívio, felicidade e muitas outras sensações. A leitura não perde o ritmo e ao final fiquei com muita saudade de todos. Não queria que tivesse acabado. Tolstói sendo Tolstói, maravilhoso.

Flavio56 22/03/2024

Livro magnífico, traz a velha e boa reflexão relativa a existência humana, as dúvidas e as incertezas do porque vivermos e para que fim existirmos. É sem dúvida alguma um clássico, um livro para a eternidade.

Souza.Barbosa 19/03/2024

Vida Fake
Essa novela e maravilhosa!!!
Tive vários sentimentos confusos e além disso senti vontade de abandonar.
E a outra vida tão desejada que aconteceu.
Tudo é uma mentira né
Escolhas erradas, com tristes frutos alguns para sempre.

GG 19/03/2024

Muitas vezes posterguei a leitura desse livro. Seja por suas quase 850 páginas, seja por não estar sentido a vibe de ler um clássico dessa magnitude, seja por medo de achar chato ou sei lá o que. Porém, que odiooo de ter demorado tanto!!!!!!!

Quando se vê por aí que é, sim, um dos maiores clássicos da humanidade, a magnum opus de Tolstói, bicho, não é brincadeira, não é hype sem fundamento, não é uma hipérbole: o livro é excepcionalmente bom!!!!

O cara foi genial. Ele tratou da complexidade humana, de moral, religião, suscitou críticas à distribuição da riqueza, falou sobre maternidade/paternidade, sobre amor, sedução, fez críticas duríssimas à sociedade e tudo de uma forma extremamente palatável.

É tocante, visceral, divertido como todo bom novelão deve ser. Tolstói entregou TUDO!

Através de uma trama que entrelaça a vida de vários personagens, sendo os principais Anna Karienina e Liovin, o autor conseguiu não ir dar tudo o que eu falei e mais.

Liovin funciona como alter ego do próprio Tolstói e faz críticas contundentes sobre riqueza, trabalho, distribuição de terra, ao mesmo tempo que questiona a existência do Homem e de Deus, questiona a própria noção de fé. Pra quem leu Padre Sérgio, vê aqui o embrião do dilema religioso que ele discutiu neste último. Liovin vê mérito na simplicidade, no trabalho braçal, em colocar a mão na massa, em contraponto à sociedade que se orgulha das mãos macias e unhas compridas, que denotam a ausência de trabalho físico. Muitas vezes austero e um tanto abrasivo, é impossível não se encantar por ele e simpatizar com seu modo de ver a sociedade e o trabalho.

Anna Karienina é uma criatura que me trouxe sentimentos ambivalentes. Ela luta por sua felicidade e abre mão de um casamento sem amor, deixa o filho para trás em busca da sua felicidade, a gata vive uma deterioração do seu psicológico e as decisões que toma têm um resultado chocante para aqueles que não conhecem o desfecho e/ou nunca viram o filme. Eu amo e odeio o comportamento da Anna. Odiei o que ela passou diante de uma sociedade moralista e machista (ok, beleza, é um livro de 1880, aproximadamente), mas me indignei, ta?!

Simplesmente toda e qualquer pessoa deveria ler isso aqui, é maravilhoso.

sabris 16/03/2024

Gostei e achei chato na mesma intensidade
Não vou mentir não, tava aqui pela fofoca, os barracos e o romance...
É gostosinho de ler, me lembra Jane Austen, porém, os momentos que se tratavam sobre política, economia e agricultura deixavam a leitura muito maçante, foi de fato muito importante para a construção dos personagens, para dar profundidade para o enredo, mas foi bem cansativo.
E vamo combinar que mesmo Tolstói sendo muito conservador, ele trata sobre questões muito importantes em relação a mulher x homem, quase um feministo ein.

Lika.Tanaka 15/03/2024

Toda a diversidade, todo o encanto, toda a beleza da vida é feita de sombra e de luz?, escreve Liev Tolstói no romance que Fiódor Dostoiévski definiu como ?impecável?. Publicado originalmente em forma de fascículos entre 1875 e 1877, antes de finalmente ganhar corpo de livro em 1877, Anna Kariênina continua a causar espanto.

Luana 14/03/2024

Me assustou pelo tamanho, mas a medida que lia ficava impressionada por me manter instigada a continuar, a saber mais sobre cada personagem.

Clara2726 14/03/2024

Sempre tive receio de começar a ler a literatura russa, agora fico feliz por ter começado com Tolstoi. a leitura é fácil e fluída, apesar de algumas dificuldades com o tamanho do romance.
a sensibilidade de Tolstoi faz as cenas ganharem vida e por isso tudo soa muito natural.

Carolina 11/03/2024

Anna Karênina
Este livro foi o meu primeiro contato com Tolstói e não sei se por conta da edição com texto adaptado ou talvez de mim mesma, senti a leitura um tanto arrastada, porém ainda assim muitas partes me mantiveram interessada para descobrir o que estava por vir.
A história não é focada apenas em Anna, mas em uma série de desdobramentos da vida de diferentes pessoas que de certa forma tem uma ligação com ela.
No geral são feitas divagações por todos sobre qual caminho seguir e se estão realmente felizes com a vida que levam. Me surpreendi positiva e negativamente em vários capítulos, mas acredito que num panorama geral a leitura é boa.

Suelen.Portughesi 09/03/2024

Vale a pena a leitura
Foi o primeiro grande clássico que li, esperava que a leitura fosse bem complexa mas achei simples e fluída dentro do possível!

No começo me senti muito envolvida com as histórias mas a partir da segunda metade do livro os enredos se tornam repetitivos! De toda forma é um ótimo livro e vale a pena a leitura.

Bruno 07/03/2024

Não é só um romance da nobreza
O livro inicia com uma frase muito impactante:

"Todas as famílias felizes se parecem umas com as outras, cada família infeliz é infeliz à sua maneira."

Após esse início, começa o que parece ser somente mais um romance palaciano. O que não me interessa nem um pouco, a exemplo do filme Orgulho e Preconceito que eu chamaria de tortura.

No entanto, após algumas páginas, a forma habilmente escrita com que o livro se desenrola te mantém interessado nos personagens

Importante destacar também que apesar do livro levar o nome de uma das personagens, ela não é a única protagonista.

O livro se desenvolve acompanhando basicamente duas famílias, a de Anna e Levin, apesar de todos serem ligados de alguma forma, seja por amizade ou muitas vezes pelo sangue, os dois passam boa parte do livro sem se conhecer.

Embora por vezes infantil, os romances se desenvolvem de maneira adulta e humana na maior parte do tempo.

Além de Tolstói conseguir com maestria inserir o contexto e pensamentos da Rússia do século XIX.