Casório?!

Casório?! Marian Keyes

Resenhas - Casório?!

baunilha 07/08/2010

O melhor livro da Marian Keyes
Já faz bastante tempo que li Casório?! (e reli e reli novamente…) mas eu nunca me canso dele. Lucy Sullivan é daquelas mulheres típicas de chick-lit e mais típica ainda da Marian, cheia de problemas que são tratados com leveza e principalmente com muita graça.

O livro é um dos meus preferidos porque eu me identifiquei muito com Lucy em vários aspectos, principalmente de não gostar de falar dos problemas logo que eles acontecem. Até costumo brincar com uma amiga que “vou fazer a Lucy Sullivan”.

A vida dela não é uma festa como pode parecer a vida de uma garota solteira morando com as amigas. Ao contrário, ela trabalha, ela está solteira e até quando tem seus casinhos, sua vida não é fácil. Ela tem seus problemas – e que problemas – de família e muitas das vezes ela tem que se virar em mil para dar conta.

Uma das coisas que eu mais gosto em Casório é que diferente dos outros livros da Marian, esse não leva metade do livro para a história engrenar. É claro que as coisas que você quer saber, realmente ficam lá no final, mas dessa vez ela não fica te enrolando por quase 300 páginas.

Além de Lucy, eu também adoro o melhor amigo dela, Daniel, um galinha que anda saindo com a colega de quarto dela. O tipo de cara que você adora ter raiva. Ele não é o tipo bad boy, mas também não lembra nem de longe os caras melosos que conhecemos por aí. Bem, ou não…
Thaic 08/02/2011minha estante
Esse também é um dos meus preferidos, e a Lucy é bem daquelas mocinhas da Marian que você quer sacudir e dar na cara loucamente pra ver se cai na real. Mas eu acho uma graça acompanha-la, e eu entrei na depressão com ela, e sai com ela também... E o Daniel. Ah, o Daniel. Enfim, é um livro muito bom. É engraçado e tem todos os traços dos outros livros da Marian. Gosto muito dele. E Recomendo sim.

Emily 09/07/2012minha estante
Discordo, achei infelizmente esse o livro mais chato de Marian! (já li todos menos best seller e los angeles) as personagens são meio irritantes pelo tanto de besteira que cometem.

Luana 24/08/2012minha estante
Eu já prometi que não lia mais livros da Marian Keyes, pela repetição das histórias, mas vou tentar mais um!

Silvia 04/12/2012minha estante
Olha que coisa eu abandonei este livro, achei parecido com os outros.

Cássia 01/12/2013minha estante
Vi uns comentário a respeito de personagens irritantes e me lembrei de como achei Gus insuportável rs. O cara conseguiu me irritar desde a sua primeira conversa com Lucy, como pode alguém com um papo tão idiota despertar interesse?! Afff. Mas enfim, tirando isso eu gostei do livro, não sei se o recomendaria, uma vez que comparado ao livro "Melancia" achei que deixou a desejar.

Julia 02/10/2015minha estante
Eu gostei do livro. O início é meio cansativo, mas depois vai ficando cada vez mais legal! Melhor livro da Marian Keyes

BLANCHE 16/01/2016minha estante
Esse foi o primeiro livro que li da autoura e amei, virou uns dos meus preferidos. E quem não amar o Daniel, eu mato. Eu me senti meio que estava me sentido sendo enrolada ate a pagina 300 kkkkk. Mas acho que e por causa de ser o primeiro livro que li da autoura.

Luluzinha 05/11/2021minha estante
Oiii, gostaria de saber se vc recomenda este livro para crianças com 12 anos!

Luluzinha 05/11/2021minha estante
Oiii, gostaria de saber se vc recomenda este livro para crianças com 12 anos!

Marina 10/08/2010

Casório é o quarto e último livro que leio da Marian Keyes (na verdade só li mais esse pq já tinha ganhado). Isso porque todos os livros dela são iguais: mulher irlandesa que mora em Londres, cheia de autocomiseração e nenhum amor próprio; e que fica arrumando todo tipo de pretexto para justificar as atitudes de um cretino com quem ela está saindo. Pô, será que não dava para mudar o disco? Fazer uma heroína que não seja insegura a ponto de se achar a mosca do cocô do cavalo do bandido, não quer dizer que ela não tenha outros problemas com o qual o público possa se identificar.

Enfim, de todos os que eu li, a Lucy, protagonista de Casório, definitivamente ganha o troféu de mais demente. Como alguém pode ser tão burra e chata? Sim, porque além da lerdeza enervante, ela é insuportável com as pessoas legais que conhece, e toda indulgente e submissa com quem não merece. Peloamordedeus.

Mas uma coisa eu tenho que dar o mérito à autora: ela cria ótimos mocinhos, galãs, príncipes encantados.
O final do livro é prevísivel, como pode se esperar desse tipo de livro, mas de qualquer maneira você quer que ele aconteça, já que o leitor não aguenta mais a situação do jeito que a Lucy deixa a vida dela.

Olha, o livro seria divertido de ler (eu daria 3 estrelas) se a narração não fosse em primeira pessoa por Lucy, o purgante.
Andreia 18/08/2010minha estante
hahahah...adorei sua resenha e concordo que a lucy é um tremendo purgante,um verdadeiro porre!
:D

Cláudia 18/08/2010minha estante
A Marian parece que não gosta muito das suas heroínas, puxa se essa é a pior então nem quero conhecer.

A resenha esta excelente ... Lucy a purgante (adorei)

Lu 21/11/2010minha estante
Eu ainda acho que o troféu fica entre a Lucy e a sem noção de "É agora... ou nunca". Ninguém merece!

Karen Pereira 15/02/2011minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKK, morri de rir com a tua resenha! Consegui rir mais com tua resenha do que lendo Melancia da Marian Keyes. Não estou achando o livro horroroso, mas não estou achando o livro digno de ser um best seller tão aclamado.

gisele 25/02/2011minha estante
Infelizmente, tenho que concordar com tudo! xD É cada protagonista mais mal amada que a outra, ninguém merece... E isso porque os livros são de humor, imagina se fossem tristes! xD

Tainã Almeida 23/07/2011minha estante
engraçado q tu nao gosta, mas ao q me pareçe acompanhou tds os livros da Marian o.O 2 livros já sao o suficiente p/ saber s o escritor é bom ou nao ,pq s ele fez 2 ruins, e mto improvael q tu leia exatamente os unicos 2 ruins ,o q se deduz q seja um pessimo escritor .a tua ''resenha'' m mostra q a escritora deve ser ótima e vou comprar o livro, graças a sua resenha.:p recomendo luiz fernando verissimo!! aah ,a tua ''resenha'' deveria ser marcada como spoiler ,nao? nao sei pq esperei q marcasse :S

Marina 24/07/2011minha estante
Oi, Tainã! Eu não li todos os livros dela, li 4. Ela tem mto mais escritos, essa mulher é uma fábrica de livros. E eu realmente só li 4 pq eu já tinha esses 4 aqui em casa.
Que bom que vc se interessou, eu não gosto desse tipo de história mesmo, as personagens dela são mto fracas e isso acaba me irritando.
De qualquer maneira, a resenha não tem spoiler, eu não entreguei nenhum acontecimento específico, do que vc estaria falando q é spoiler?

ThaísLR 24/12/2011minha estante
Concordo em número geneo e grau... A lucy é verdadeiramente um porre. A heroína mais chata de qualquer romance que eu já tenha lido e a mais egoísta também.

Emily 09/07/2012minha estante
Olha Mahana, não desista de Marian haha Eu já li 8 dos 10 livros dela e esse realmente é o mais chato, Lucy é uma tonta que irrita de tão cega e cagadas que faz. Mas estrela mais brilhante do céu e cheio de charme por exemplo, são ótimos.

Limão 16/05/2013minha estante
Concordo! Esse é o 4 livro que leio dela. Não tive muita sorte...Amei MELANCIA, gostei de TEM ALGUEM AI, suportei CHEIO DE CHARME....Mas esse aqui...Dai-me paciência!! Pulei páginas e li outras super rápido!Só fica bom nos 2 últimos capítulos! LIVRO PORRE!! E olha que é raríssimo eu pular páginas!!Tédio total...

Tainã Almeida 15/03/2014minha estante
Lucy o purgante sasauhsuahahsuahasuahs aham , nunca sentirei saudades dela :P teha dó . e o gus , fala seriooo , como ela nao se ligou q ele nao gostava dela ? poxaa , é demais p/ minha pessoa. acho q ela escolhe ficar cega de paixao .pulei umas 4 paginas , se contar todos trechos .

Tainã Almeida 15/03/2014minha estante
acabo de ver q comentei ha 3 anos atras na mesma resenha :P eu estava mtoo empolgada com a sinopse e resenhas de Melancia . mas vou ler melancia, so de curiosidade . na biblioteca da facul só tem os piores ¬¬ melancia nao tem

Iup 03/06/2015minha estante
Concordo com tudo! Carente, depressiva, sem amor-próprio.

Nikki S. 26/06/2015minha estante
aaai, tô lendo esse livro e já detesto a lucy. inclusive, é tão clichê que eu já tenho certeza de como vai terminar, e olha que ainda tô na pagina 200. a lucy é muito chata, alias, até agora nenhum personagem me empolgou :/

Michele 15/03/2017minha estante
Acabei agora, demorei mais de um mês para ler.
Achei o livro arrastado e Lucy extremamente chaaaata!
Só lia e pensava: que menina chata.
Concordo em tudo que disse na sua resenha

Capitu.Jamaittes 11/05/2023

Mesmo sendo extremamente previsível, poderia ser 4 estrelas por eu adorar a Marian Keyes. Mas... O festival gratuito de gordofobia, machismo, homofobia, etc (a lista de preconceitos é extensa) totalmente desnecessários, fazem com que 2 estrelas seja uma nota bem generosa. Se riscarmos do texto todas as falas ofensivas, a história continua exatamente a mesma. Marian Keyes errou feio aqui, pisou na bola, caiu muito no meu conceito.

Débora 17/04/2022

Amei ?
Esse foi o primeiro livro da autora que escolhi para ler e simplesmente me apaixonei. Gostei muito da maneira como Marian Keyes fez uma heroína nem um pouco perfeita, que enfrenta problemas reais e tem emoções que qualquer um de nós poderia ter. Toda a história me envolveu do início ao fim.

?????????????

Becky Cunha 27/10/2009

Achei que esse foi o pior livro da Marian Keyes.
Casório é um romance muito fraco, onde a personagem principal é fraca e mimada e recalcada. Citando o par dela no livro, achei ele muito real e até simpatizei. Mas não compensa. Eu não indico esse livro para ninguém.
Andreia 18/06/2010minha estante
Concordo plenamente.

Marina 10/08/2010minha estante
Concordo plenamente. (2)

Limão 16/05/2013minha estante
Concordo plenamente (3)
Só vou ler SUSHI porque já tem aqui em casa, senão nunca mais tentaria outro livro dela, só me decepciona!

Bia 01/10/2020

Romance previsível
Gosto muito do estilo de escrita da Marian, não sei se eu que mudei ou se ela não estava mesmo muito inspirada pra escrever esse livro. É um romance muito previsível, a cada tentativa de efeito surpresa eu já conseguia adivinhar o que ia acontecer. A personagem é bem "inocente" e não me parece ter evoluído no quesito "saber se posicionar" mesmo com tal tentativa ao final. Além disso, é um livro muito longo que poderia facilmente ter a metade das páginas que tem pra ser um entretenimento mais rápido
Josana.Baltazar 01/10/2020minha estante
Bia, eu senti isso com quase todos os livros dela que li.

Bia 01/10/2020minha estante
Eu li a maioria quando era mais jovem e o mais recente (sem ser esse) foi o The break (não lembro o nome em português) e eu gostei muito desse, achei bem maduro. Acredito que eu li esse fora de época mesmo e fui eu quem mudou

Bia 01/10/2020minha estante
Chama "Dando um tempo" o último dela que li

Josana.Baltazar 01/10/2020minha estante
Eu não li mais nada, li o Casório, melancia e aqueles daquela época, leves , mas não tive encantamento, vou procurar esses que gostaste, eu já não era guria quando acho que eu que sentava fora do contexto mesmo??????

Valéria Alessandra 28/10/2020

“mulher gosta de apanhar” e daí ladeira abaixo...
Terminei há semanas, mas não tive sequer ânimo para escrever sobre... concluí revezando com áudio livro e bem decepcionada... Eu tentei respirar fundo e lembrar que esse livro foi escrito em 1996, mas foi difícil... Principalmente o início, onde tem não só os estereótipos que seguem até o fim do livro, mas um bombardeio de preconceitos! São comentários machistas, extremamente machistas, xenofóbicos, gordofóbicos, homofóbicos, de marginalização e criminalização da população pobre, incluindo crianças. Traz um desserviço imenso sobre saúde mental, incluindo a defesa do não tratamento e a “demonização” da terapia e dos terapeutas, tenta abordar o tema alcoolismo, mas fracassa. Tenta abordar o autoconhecimento (autosabotagem), mas faz de forma superficial, vazia e “instantânea”. Tenta abordar a temática sexo e falha de forma ridícula. Até discute assédio no local de trabalho, mas conclui de forma duvidosa. Além disso, perde ótimas oportunidades de tocar em temas como: amigos abusivos, relação familiares difíceis (a mãe), casais pouco prováveis e a ideia do “pecado” no prazer feminino. Sobre o final: dá pra saber qual será no início do capítulo 5! A história em si seria uma ótima oportunidade para um romance bem clichê, muito engraçado, receita de sucesso! Mas, ao menos para mim, fica muito difícil mergulhar na história e me divertir esbarrando toda hora em comentários e piadas ofensivas...

Alguns trechos, do início do livro, que reviraram meu estômago:

Caderno de anotações para
Casório?!
Marian Keyes
Citation (APA): Keyes, M. (2020). Casório?! [Kindle Android version]. Retrieved from Amazon.com
________________________________________
Capítulo 1
Posição 195
Será que eu ia sempre desprezar todos os homens que me tratassem bem? Será que era o meu destino querer apenas os homens que não me quisessem? Acordei no meio da noite, me perguntando a respeito do meu amor-próprio. Por que eu só me sentia confortável quando me tratavam mal? Foi quando entendi que a frase “mulher gosta de apanhar” já rolava há centenas de anos, e então relaxei — afinal, não fui eu que fiz as regras. E daí se o meu homem ideal era um sujeito egoísta, confiável, infiel, leal, traidor, traiçoeiro,
Posição 200
um paquerador adorável que me achava o máximo, nunca ligava na hora em que combinava, fazia me sentir a mulher mais especial de todo o universo e tentava ganhar todas as minhas amigas? Era minha culpa que eu quisesse um namorado tipo “metamorfose ambulante”, um homem que fosse várias coisas conflitantes ao mesmo tempo?
Capítulo 2
Posição 231
Sob a luz difusa dava para ver um grupo formado por umas quinze crianças reunidas naquele espaço. Estavam todas amontoadas em volta do que parecia, de forma preocupante, um carro incendiado. Embora estivéssemos em um dia frio de março, à noitinha, nenhuma das crianças estava de casaco (nem mesmo casaquinhos leves). Assim que nos viram, interromperam a atividade criminal que deviam estar planejando e correram em nossa direção, aos berros.
Capítulo 3
Posição 336
Porque, apesar de a Sra. Nolan ter a aparência de quem se sentiria mais à vontade ajoelhada, limpando o chão da cozinha de Hetty, ela conseguira a sua maravilhosa reputação como
Capítulo 5
Posição 676
Reportagens sobre pessoas que passavam meses a fio na cama, sem comer, sem falar, só olhando para o teto, com as lágrimas descendo lentamente pelas faces e desejando energia suficiente para se matar me deixavam extremamente empolgada.
Posição 681
Sempre que eu entrava em uma livraria, fingia que estava só dando uma olhada nas novidades e, antes de perceber, já passara direto pelos lançamentos, pelas seções de ficção, crime, ficção científica, culinária, decoração e histórias de horror, continuava em frente pela seção de biografias (dando só
Posição 683
uma paradinha para ver se alguma vítima de depressão publicara recentemente a história de sua vida) e, de algum modo, como em um passe de mágica, sempre acabava na seção de autoajuda, onde passava horas a fio lendo livros que pudessem me consertar ou apresentassem a solução mágica que levaria embora, ou pelo menos aliviaria, as garras corrosivas que estavam quase sempre comigo.
Posição 713
O problema é que, um ano antes, eu já fora me consultar com uma espécie de terapeuta. Resolvi vê-la por algum tempo, pelo menos por umas oito semanas, e aquilo acabou sendo um desperdício de tempo.
Capítulo 6
Posição 747
Desculpe, Alison, eu adoraria contar a você que o meu pai passou toda a minha infância embriagado, que nunca tínhamos dinheiro suficiente, que ele batia em todos, gritava conosco, tentava fazer sexo comigo e dizia para a minha mãe que estava arrependido por ter se casado com ela. Alison não me acompanhou na risada e me senti ligeiramente tola.
Posição 797
Eu me sentira manipulada por ela, obrigada a ser cruel a respeito de papai, e a sensação de culpa era horrível.
Posição 799
Do mesmo modo que seguir dietas faz você engordar, senti que fazer análise lhe traz problemas.

Cintia.M.L 02/02/2022

Adoro os livros dessa autora, suas personagens são divertidíssimas, entretanto, neste livro a autora peca na enrolação. O livro fica interessante só no final, ou seja, as primeiras 500 páginas poderiam ser resumidas em umas 100.

Carla.Canteli 11/05/2020

Uma leitura muito divertida, porém em muitos momentos a protagonista é tão inocente que chega a ser irritante, mas não tinha como esperar algo diferente de Marian Keyes.
Recomendo a leitura!

hell 29/07/2020

Esse é um dos poucos livros que eu ainda não havia lido da Marian Keyes. Demorei a ler por conta dos comentários que havia lido sobre o quanto esse livro é ruim.

E ele não é ruim, ele é um livro que aborda todos os podres do problema dos anos 90 e começo dos 2000. Tem a família que é tóxica, tem as amizades interesseiras, tem todo aquele problema com o corpo e magreza, tem preconceitos, tem toda aquela necessidade de uma mulher de mais de 25 anos já está ficando velha para casar, tem toda aquela necessidade de uma pessoa sempre está namorando e que pra estar feliz precisa ter alguém, a banalização da depressão, o fato de que se não tem ninguém aceita qualquer coisa como namorado só pra falar que está namorando, a passassão de pano pra homem entre outras coisas.

Mas é importante fazer uma leitura desse tipo de coisa, pois esse livro escrito por uma mulher e querendo ou não para uma mulher só mostra o quão tóxico e doentio as coisas vem sendo.

Não leia esse livro esperando só uma história de amor, uma comédia romântica gostosinha, esse calhamaço vai te deixar bem irritada por tantos defeitos que ele tem mas esses defeitos as vezes são coisas que a gente convive todos os dias ou até mesmo pertence a nós.

Nicole 07/04/2010

Sabe quando dá uma tristezinha básica ao se acabar um livro? então, casório?! consegue fazer exatamente isso com você.
O livro é incrível, depois de ter lido um bestseller pra chamar de meu, da mesma autora, e não ter gostado, fiquei com um pé atrás, porém esse livro é incrível, segue o mesmo estilo de melancia, com uma protagonista super engraçada e super idiota em outras vezes. Lucy te faz rir, chorar e odiá-la pelo modo como trata a mãe e é tão cega aos problemas do pai. Sua vida amorosa é realmente uma comédia, assim como seus amigos.
E Daniel... bem, Daniel, é o sonho de consumo de muita gente rs
No fim fica uma tristezinha porque é justamente aí que o romance de verdade começa e fica um gostinho enoooorme de quero mais, muito mais.
Enfim, cinco, dez, quinze estrelas.
Marian Keyes é um gênio, vou correr pra ler todos os livros agora.
Ah, além da tristeza no fim, fica uma vontade louca de encontrar um Daniel na próxima esquina rs :p

Morgana 04/01/2015minha estante
Assim que o Gus aparece e o Daniel trata a Lucy daquele jeito, fechei o livro. Estava tudo muito previsível, não ia aguentar ser enrolada por 500 páginas.... ¬¬

Michele 15/03/2017minha estante
Realmente, foi duro esperar quinhentas páginas pro romance começar a se mostrar

Natalia.Tamaio 13/06/2021

O livro é bom, mas a Lucy poderia ter dado a volta por cima
Eu e 2 amigas relemos em uma leitura conjunta o livro "Casório?!" da Marian Keyes.
Nós 3 já havíamos lido Casório?! há muiiiitos anos - a minha primeira leitura foi lá nos idos de 2009 - e, na época, era meu livro preferido da Marian, por isso sugeri fazermos a releitura desse. Eu digo tranquilamente - embora com uma dorzinha pequena no coração - que não, ele não é mais meu livro favorito da Marian ?. Isso não significa que eu não aconselho que alguém o leia ou que achei o livro ruim. Apenas significa que, lendo agora com outra mentalidade, eu consigo entender exatamente porque AMEI na época (e que foi muito porque eu me sentia a própria Lucy Sullivan, personagem principal) mas, tendo mudado minha cabeça e comportamento, não me identifiquei mais e se tornou um livro "comum" (bem entre aspas porque ainda gostei, ri e chorei com a história).
??
Basicamente Casório conta a história da Lucy, uma mulher simples que vive sua vida pacata mas, após ir à cartomante, se surpreende com a notícia de que ela estará casada em um ano. E o livro narra a saga da Lucy tentando descobrir quem vai ser o grande escolhido, uma vez que nem namorando ela está! Sim, o livro é uma comédia romântica e há passagens bem engraçadas, no entanto ele é permeado de alguns temas mais pesados, como alcoolismo na família e depressão, então sim, tem algumas passagens bem tristes, em que inclusive não consegui segurar o choro.
??
Há 2 personagens ODIOSOS nesse livro, e um personagem bastante candidato a "crush de todo mundo". Nas passagens engraçadas, alguns destaques para as relações da Lucy no escritório em que ela trabalha, ou com Charlotte, uma de suas colegas de quarto. Tem também passagens estranhas e um pouco machistas, mas vale lembrar que o livro foi escrito na década de 90 (temos que perdoar a Marian por isso...).
??
O que me incomodou real foi o quanto a Lucy se autodeprecia o livro todo... e ok, estamos falando de uma personagem que tem depressão, mas faltou aquele tom que a Marian sempre dá nos livros de que a pessoa de fato começa a se conhecer e dar a volta por cima. Na verdade a Lucy só termina bem porque o final é feliz, mas sem mérito nenhum dela em ter corrido atrás disso de alguma forma... pelo contrário: até o último segundo ela não se acredita merecedora do amor do "cara legal". Enfim; vale a pena ler sim, mas se você quer começar a ler Marian Keyes, eu ainda recomendo o Férias! Hehehe... nesse sim a personagem dá a volta por cima e acredito que a lição seja válida ?

Heidi Gisele Borges 29/03/2021

Precisava de um livro pra descansar a mente e esse cumpriu bem a função.

Lucy é uma moça que trabalha bastante e tem problemas em seus relacionamentos. Um dia ela conhece Gus e se encanta por ele. Gus é insuportável, com sua filosofia e poesia baratas, nunca conseguiria conviver com alguém como ele, mas Lucy não enxerga como ele se aproveita dela...

Mas claro que sendo uma comédia romântica, há reviravoltas (nada inesperadas) divertidas e com alguma lição sobre não fazer mais pelos outros e nos esquecer, nos apagar.

Tem um tom politicamente incorreto.

Divertido.