Civilização material, economia e capitalismo

Civilização material, economia e capitalismo Fernand Braudel




Resenhas - Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII - vol. 2


1 encontrados | exibindo 1 a 1


AndrA64 19/05/2024

Ler Braudel não é fácil. É denso, é zigue-zague constante, idas e vindas. Mas assim é a história do capital, das acumulações, das trocas. Não é uma leitura para iniciantes em capitalismo histórico.
Reinart, Arrighi, Polanyi, Marx, foram alguns que me prepararam para o caminho até aqui. O Jogo das Trocas, segundo volume da trilogia, me pareceu bem mais 'sedutor' que o primeiro, por sair do seu enfoque na história "curta", do dia-dia, quase antropológica, e caminhar para o "entardecer" das relações comerciais e capitais.
Leitura esta que conseguiu me incomodar a ponto de desconstruir um conceito de outro livro que dei 5 estrelas aqui há dois anos atrás, o clássico "Imperialismo, estágio superior do capitalismo", de Lenin. É, camaradas, aparentemente o nosso sistema sempre foi monopolístico, financista e de longas redes, desde seu surgimento nas cidades-estado italianas. Isso Braudel nos prova de forma genialmente de forma quase irretocável.
Ansioso para começar a última etapa desta jornada fascinante em "O tempo do mundo".
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR