O conto da aia Margaret Atwood

Resenhas - A história da aia

Isabella1814 18/04/2024

Doloroso
Eu avaliei dessa forma não pela história, mas sim pela experiência da leitura. No começo, achei um pouco arrastado, tem muitos flashback's e não sei, achei um pouco entediante. Agora, em relação a história achei muito profunda e necessária, mostrar que essa distópia de uma sociedade teísta autoritária, pode estar mais próximo do que imaginamos. É um livro pra por a mão na consciência, e entender que em muitos lugares, coisas tão absurdas como essas podem estar acontecendo, agora e se quer nos damos conta.

Uma leitura necessária.

Milenna.Pessoa 17/04/2024

Essa distopia e muito boa e assustadora, me faz pensar na possibilidade de q isso pode acontecer real. Ela retrata como o mundo seria se as pessoas seguissem somente o que convém aos poderosos, a diminuição da vida da mulher nesse livro é assustadora. Achei o final horrível, inclusive reclamei bastante, até descobri q tinha uma continuação.

maria 17/04/2024

?Evito olhar para baixo, para meu corpo, não tanto porque seja vergonhoso ou impudico, mas porque não quero vê-lo. Não quero olhar para alguma coisa que me determine tão completamente.?

mwnu 16/04/2024

Absolute cinema ?? SAI TODA ARREPIADA
começo é lento mas a partir do cap14 parecia uma viciada que livro f*da!!! offred parece aquela amiga que pede conselho e faz o contrário

AnaLuiza.Hansen 16/04/2024

?A liberdade, como todo o resto, é relativa?
O conto da Aia é um livro de distopia sobre uma realidade onde as mulheres perdem todo controle sobre suas vidas e sobre fanatismo religioso, um livro muito atual e reflexivo.
Gostei bastante só achei meio confusas algumas partes, a narração da personagem principal é desconexa uma hora ela fala do passado dela e em algumas sobre o que está acontecendo o que acaba causando confusão, mas achei a escrita boa mesmo assim.

JoAo366 16/04/2024

O conto da aia
Uma das minhas leituras preferidas com certeza, a escrita é maravilhosa. As vezes a leitura se torna cansativa, mas acho que essa é uma característica comum na maioria das distopias. Enfim, não conhecia nenhuma obra de Margaret Atwood, mas depois de ?O conto da Aia? irei continuar lendo o que esta escritora produziu.
Obs: Agora vou ter que assistir a série.

Lady_Miesse 15/04/2024

Amei
O livro é muito bem desenvolvido, a história e a relação de política são construídos de forma inovadora e bem descritiva. A forma como a autora estrutura a personagem principal e a sua saudade do passado, como expressa seus sentimentos de acordo como a narrativa é escrita... Eu amei

@karinasouzasm 14/04/2024

O conto da aia
Uma das distopias mais interessantes que já li. Retrata um mundo onde as mulheres perdem seus direitos e só podem ser uma dessas opções: aias, tias, marthas ou esposas. É assustador. Vale a leitura.

Gabriel.Custodio 13/04/2024

Grande obra para quem se interessa por distopia e todos os temas abordados. Os conceitos políticos e sociais incutidos no mundo fictício de Gilead, trazem reflexões sobre o mundo antigo, atual e moderno.

loiza.cs 13/04/2024

The handmaid's tale ?
?Mas lembre-se de que o perdão também é um poder. Suplicar por ele é um poder, e recusá-lo ou concedê-lo é um poder, talvez de todos o maior?

?Um rato num labirinto está livre para ir a qualquer lugar, desde que permaneça dentro do labirinto.?
?????

Olha, esse é um daqueles livros que vc até esquece que é só uma ficção, de tanto q mexe com sua cabeça?
Eu tinha visto a série, que assim, eu particularmente gosto muito, mas foi adicionada muitaaa mais coisa q não tem no livro. Mas acho q era necessário pra desenvolver mais o contexto.
Mas enfim, é uma história muito boa, super recomendo!
É meio perturbadora kkk mas nada q a faça ser ruim? kkk
É isso, leiam!

Geise 12/04/2024

Uma incrível distopia
É cruel, é triste, mas é não só uma boa escrita como um livro muito importante. Gostei do início ao fim. Muito impactante. Recomendo.

Kinga Jhoe 12/04/2024

Só li pela série
Tinha achado interessante o livro começar com a personagem simplesmente aceitando a situação podre que ela tinha sido jogada e tava esperando a June simplesmente coringar e tentar fugir, mas não é o que acontece. O livro fica só na rotina monótona de uma covarde enquanto outras ao redor reagem, e no final simplesmente um boy ajuda ela a fugir e o livro acaba. ?
Apesar disso, a distopia é interessante e bem apresentada pela visão da June, como as cores dividem o grau de importância de cada pessoa é um detalhe interessante. É isto.

Tatynha 11/04/2024

Li pela quantidade de comentários positivos e negativos. É ok e vale a leitura, mas nada além disso.

Blendaraujom 11/04/2024

O conto da Aia: uma distopia feminista
O que dizer sobre ? O conto da Aia?? Sem dúvida uma distopia que nos deixa arrepiadas. A construção da narrativa sob a ótica de uma sociedade pós colapso com controle dos corpos femininos, pautada em um fanatismo religioso.

O conto da aia não trás uma ideia nova, apenas evidencia a realidade das construções sociais da humanidade. Desde que o mundo começa a ter à necessidade de aumento da taxa de natalidade, para ter mais mão de obra, o corpo feminino passa a ser de responsabilidade do Estado e não mais das mulheres. É retirado o direito de ter mulheres no parto, o sexo vira algo religioso e feito somente para reprodução, mulheres que sabem receitas para controle reprodutivo são tidas como bruxas. E mesmo com o advento das máquinas, do computador, da internet e da inteligência artificial, uma das formas encontrada pelo Estado para controlar e manipular a sociedade é pela subjugação do corpo feminino.

A mentira de uma sociedade construída para proteger e dar poder as mulheres, que oprime, subjulga e objetifica o corpo feminino. Poderia ser mais misógina e machista?

Com toda certeza essa história é política é um ato de revolução. Um livro que trás a reflexão das estruturas enraizadas na sociedade e sobre a necessidade do feminismo no mundo atual.