A História de uma Serva

A História de uma Serva Margaret Atwood

Resenhas - A história da aia

Tiago Eduardo 14/07/2020

Possível futuro
O livro traz uma reflexão apesar de ilustrar uma distopia. É um possivel caminho que se não nos preocuparmos com nossas decisões politicas podemos acabar seguindo.

Emily.Barbosa 13/07/2020

Eu queria citar aqui um trecho desse livro que me fez sentir o impacto maior, mas não consegui escolher dentre as muitas marcações que fiz, porque todas me trouxeram esses baques de diferentes formas… não fui capaz.
É um livro que nos deixa pensativos em questões sociais, políticas e muitas outras, como quando Offred conta como aconteceu o golpe, as desculpas que foram dadas e aceitas pelas pessoas, jogando a culpa em terroristas; a suspensão da constituição aceita normalmente por, teoricamente, ser temporária e para a busca de um mundo melhor. Ele consegue nos deixar angustiados vendo a falta de alternativa dos personagens… eu fiquei muito triste quando vi uma das personagens que eu considerava parte de uma resistência sem esperança, escolhendo a forma “menos pior” para viver ou quando vi que Offred estava indo no mesmo caminho, meio que aceitando a sua situação.
Enfim, é um livro sensacional! Recomendo a todas as pessoas!

eve 13/07/2020

Um Conto Simples e Aterrorizadamente Próximo
Não é mistério para ninguém a premissa de O Conto da Aia, menos ainda as atrocidades que são presenciadas ou a proximidade aterradora dos relatos da obra com o que podemos sentir e ouvir nos tempos atuais.

A série televisiva, última instalação multimidiática da novela, ainda que prolongue e expanda o conto de Offred, mostrou para legiões de fãs os horrores que podemos presenciar quando começamos a ceder direitos e nos silenciarmos diante da injustiça, do autoritarismo patriarcal político-religioso hipócrita e do preconceito multidestinado.

Mais ainda, vemos o que perdemos não só como sociedade, mas como humanidade, quando retiramos os direitos principalmente das mulheres. O livro, de tom introdutório para uma sociedade assombrosa possível, apresenta final aberto e de impacto forte. É uma obra forte e que afeta todos os que leem, recomendo a todos que leiam, mas também aviso que se preparem.

Noelly 13/07/2020

Como mulher, foi uma das leituras mais difíceis que fiz, se não a mais até o momento. Difícil porque você não só se envolve com a história, como sente as dores dela. Ainda que a história seja fictícia e uma realidade muito difícil (talvez) de acontecer, existem sutilezas que se assemelham ao dia a dia de qualquer mulher. Um livro muito bom e profundo.
Nenhum 13/07/2020minha estante
Muito profundo mesmo, mas impecável!!

Levi Sousa 13/07/2020

Desconfortável e Necessário
O livro é um romance distópico que se passa na República de Gilead, que no caso é o antigo EUA após passar por uma Revolução com ideias Cristãos. As leis de Gilead são baseadas no antigo testamento, e os indivíduos vivem sob repressão, quando mortos são pendurados em um muro como exemplo. As minorias perderam seus direitos fundamentais, principalmente as mulheres.

Offred personagem principal, vive na casa de um Comandante (Fred) do regime teocrático, servindo como "Aia", uma mulher fértil que serve apenas para procriar. As "não mulheres" (inférteis, adúlteras, viúvas e feministas) são levadas para as "colônias" e vivem em trabalho forçado em meio ao lixo tóxico.

Eu achei o livro bem desconfortável e gerou um incomodo em mim, mas considero a leitura necessária e importante. Escrito em primeira pessoa, a autora consegue fazer o leitor viajar nos pensamentos e experiências da personagem. Gostei bastante do modo como a história se desenvolve.

Já ouvi que a série é bem melhor que o livro, eu também estou assistindo, e acho no mesmo nível, a diferença é que a série acrescenta mais elementos, que são bem interessantes por sinal.

luizxmariano 12/07/2020

Sem palavras
Esse livro me deixou sem ar! O enredo é incrível, a escrita é linda, tudo é perfeito. Não vou falar sobre a história pois acho que cada um deve ter sua expectativa com esse livro. Leiam!

Cristiane.Giaretta 12/07/2020

Conto da Aia
Margaret foi sensacional fazendo este enredo tão surpreendente.
Depois das pessoas quase acabarem com a humanidade através de guerras químicas e do uso exagero de agrotóxicos e de energia nuclear, radicais tomam o poder montam um regime baseado no totalitárismo e de princípios religiosos.
A vida em sociedade não é mais a mesma, inicia-se uma sociedade patriarcal. Agora mulheres são sombras dos homens e devem se comportar e até conformar com princípios de submissão.
Na história contada por uma aia, simplesmente uma mulher que assume o papel de reprodutora, é possível notar que toda a sociedade de Gilead é vigiada e reprimida pelo governo, e para os rebeldes há os enforcamentos como na idade média.
A história é sensacional do início ao fim.

Sofia 12/07/2020

Incrível.
Impressionante ver como Gilead se formou, e se estruturou a partir de coisas tão casuais da rotina feminina e suas hierarquias. O sentimento da narradora me deixava aflita e com sangue nos olhos, e sua condição de existência mais ainda, que história ??????

Max 12/07/2020

Parece que o livro foi escrito ontem
Uma distopia que pode muito bem se passar nos dias atuais. Vi alguns episódios da série e fiquei morrendo de vontade de ler, amei o clima de desesperança que permeia o livro inteiro e o final me deu vontade de ver a série para saber a continuação.

Pris 12/07/2020

Foi a distopia mais real, e talvez por isso, uma das mais assustadoras, que eu li até hoje.
A história é narrada pela Offred, uma das Aias do início da República de Gilead. Sendo do início desse regime teocrático, a Offred acompanha todo o processo, desde o primeiro direito retirado das mulheres, até seu ápice, trazendo, assim, os ideais da "sociedade pré Gilead" enraizados dentro de sí. Suas necessidades como pessoa, como um ser pensante e ativo, continuavam firmes dentro dela, o que leva a alguns acontecimentos descritos no livro.

Karla 11/07/2020

Que livro! Já havia visto a série, mas nada como acompanhar o que a autora realmente criou. Brilhante!

beatriz silvx 11/07/2020

apenas CARALHO irmão
eu to.
não sei

Julia 11/07/2020

O livro começa confuso e pouco explicativo, nos encontramos perdidos no mundo da protagonista, mesmo já tendo a perspectiva que ela está em um momento desfavorável. No restante do livro somos apresentados a esse novo Estados Unidos, como tudo aconteceu, e como é a história de nossa protagonista.
Essa história tem um reconhecimento por abordar assuntos delicados de forma brutal e explicita, há diversos trechos marcados pelo exagero que tem como objetivo transmitir a perversidade e o absurdo de certas crenças, e é fácil encontrar situação com a mesma inclinação no nosso mundo.
Margaret Antwood é uma escritora fantástica. Nessa trama, aprendemos a amar nossa protagonista, e temer por ela, nos afeiçoamos a uns, e odiamos a outros, e mesmo que seja um livro em que não acontece muito, não é uma leitura marcada pelo tedio, na verdade, tem um ritmo gostoso, ainda mais para o leitor que se compadece pela história da protagonista.
Uma leitura assustadoramente real, que eu recomendo a todas as pessoas (Principalmente mulheres).
Darllan.Senna 11/07/2020minha estante
Eu somente tenho problemas com o ritmo do llivro, acho lo monótono em algumas partes, no geral é uma obra muito interessante.

Juliana.Jardim 11/07/2020

Emocionante
É um livro que deve ser lido com calma, por muitas vezes precisei retornar algumas páginas pra conseguir criar um sentindo para os acontecimentos. No entanto o livro nos mostra mulheres sem voz, vivendo em uma distopia. Mas quem dera que a história desse livro ficasse somente na ficção, podemos trazer alguns acontecimentos para os dias de hoje