A História de uma Serva

A História de uma Serva Margaret Atwood

Resenhas - A história da aia

lara 03/03/2024

O conto da aia
Eu vi a serie antes de ler o livro, mas o livro parece ser mais cruel. mais dificil de ler.
sem palavras.

mah :) 03/03/2024

Essa é o tipo de livro que quando você termina de ler, precisa tirar uns dias pra assimilar toda a história e conseguir falar sobre ele da maneira correta. são tantos sentimentos e emoções diferentes durante a leitura que quando mais você vai absorvendo a história, mais ela toma uma partezinha de você.

neste livro encontramos uma distopia totalitária e extremamente religiosa, onde a maioria da população feminina se tornou infértil e as que ainda podem gerar, se consideradas "traidoras" da fé e dos bons costumes, se tornam Aias. e eu acho que é exatamente por isso que ele atinge pontos tão profundos e é tão marcante, porque apesar de ser algo fictício, as críticas sociais não estão tão longe assim da nossa sociedade e seus costumes.

a escritora soube ser certeira em cada página, mesmo naquelas que não parecia estar acontecendo nada de relevante. e ela soube também passar cada sentimento da protagonista para nós, de uma maneira que, enquanto estava lendo, era possível sentir todo desespero, angústia e medos da Offred.

esse livro é MUITO necessário e eu recomendaria a leitura dele para todas as pessoas possíveis, ainda que não seja algo fácil de ler e que pode sim dar alguns gatilhos, acho que é importante ter esse tipo de leitura. enfim, primeiro favoritado do ano.

VitAria540 02/03/2024

Pen is envy
Fiquei com ódio no final achando que me entregariam respostas sobre tudo desse regime opressor e o paradeiro da Offred só que foi um final aberto que deixa para a gente interpretar e refletir.

Achei tudo muito real e assustador e senti que essa distopia poderia facilmente acontecer na nossa sociedade.

Graciele48 01/03/2024

O melhor nunca significa melhor para todo mundo
Ouvi muitas recomendações sobre o livro e fui com muita sede ao pote. Infelizmente, uma leitura que não me encantou e não me cativou em momento nenhum, foi uma leitura bem arrastada. A história é boa, bem descrita, mais achei meio cansativa e com partes que são difíceis de ler, um livro que nos remete o sofrimento de diversas mulheres para a procriação humana. Um final sem um desfecho, acredito que seja pela continuação do livro.

Soraya.Ascaciba 01/03/2024

É um livro que mexe muito com o leitor em especial com as mulheres,a história é boa porém que partes que são difíceis de ler, e confesso me decepcionei com o final que não tem final,não gosto de livros assim, onde passa na nossa cabeça mil e uma ideia de como foi o final, não sei se a intenção da autora seria fazer a continuação.
Mas no geral o livro é bom.

Duda 01/03/2024

É bom
Bom tanto quanto a série, que vi primeiro, foi um livro que buscava ver a versão da autora, e os detalhes mais profundos que são abordados.

LarissaPatricio 29/02/2024

Haverá sinais
Em meio a uma crise populacional de déficits de natalidade (em resumo), os EUA sofrem um golpe. Os homens tomam o poder, em nome de Deus, é claro! Se você é uma mulher - e fértil - tenho péssimas notícias...
A suposta June, a Aia, irá contar a sua vivência nesse governo totalitário teocrático.

É uma historia que me deixou muito reflexiva, pois, segundo o relato da June, sempre houveram sinais, porém não era algo que afetava ela diretamente como indivíduo, logo, não havia a necessidade de mobilização. Segue a vida normalmente: não sou eu que fui encontrada morta em uma floresta; meu homem não defende esse discurso com ideias tortas; tudo vai bem no meu paraíso particular... até que um belo dia não há mais paraíso e não há mais tempo para reivindicá-lo.
Esse livro é um alerta para ficarmos sempre atentos.
"Pen is envy"

Stefânia 29/02/2024

Fechamentos
O livro é muito bom. O final é muito aberto, sem mtas explicações. Tenho diversas teorias do q pode ter acontecido. Não sei se ele foi escrito para ter uma continuação ou se essa era a intenção mesmo da autora. Agora posso ver a série kkkk

Andressa 29/02/2024minha estante
Tem o segundo

mlnprf 01/03/2024minha estante
"os testamentos", né? vou dar uma pausa com distopias por enquanto e depois volto para ler esse ?

Andressa 01/03/2024minha estante
Isso mesmo! Kkkkkkkkk pronto, perfeito

Luciano442 28/02/2024

Distopia??
A autora cria, de forma magistral, um ambiente distópico que nos remete aos líderes tiranos do passado (totalitários, déspotas, opressivos e preconceituosos). Acima de tudo, vemos ainda hoje a mesma realidade de humilhação ao ser humano e, principalmente às mulheres, sempre subjugadas. Palmas à literatura!!

Gabriela2626 27/02/2024

MEU IMPÉRIO ROMANO
O conto da aia segue sendo a minha maior obsessão! Esse livro é absurdamente incrível. Margaret Atwood é a maioral ??

Insta: @livrosdagabis

Tianna0 27/02/2024

"O conto da aia" é um obra distópica que conta a história de Offred uma aia no sistema teocrático de Gilead.

Eu simplesmente amo esse livro. As personagens; Moira, Nick, Ofglen, Janine; as descrições e a construção da obra são impecáveis. O jeito que os momentos de desconforto, de tédio, de medo e de desconfiança em que a Offred e as demais mulheres estão sujeitas são sentidos de forma crua.

A parte mais assustadora é que o leitor acaba também perdendo de vista durante a leitura o quão ruim o sistema é para a mulheres e quem realmente são os culpados da situação das mulheres na República de Gilead: em sua maioria os homens que implementaram o sistema. Acredito que seja pelo fato de que mesmo com papéis fixos as mulheres são influenciadas a invejar e a julgar umas as outras. As aias invejam as aias grávidas, as marthas e as esposas acham as aias umas vadias e as julgam por terem escolhido serem aias, já que elas supostamente têm uma escolha, mesmo que o sistema tenha sido imposto a todas elas. A forma em que durante a narrativa a protagonista vai as poucos vai engolindo e se familiarizando e normalizando o funcionamento e sua impotência contra o sistema também contribui para essa perda de foco.

Indico fortemente a leitura dessa obra perfeitamente escrita pela Margaret Atwood a qual evidência diversas problemáticas ainda atuais.

brunafonsecar 27/02/2024

Confesso que essa foi uma leitura muito difícil para mim, em partes por conta de ser uma leitura densa e um pouco parada, mas sobretudo por causa dos temas fortes (mas necessários) que a historia aborda. Esse é aquele tipo de livro que não é para todo mundo, mas que todo mundo deveria ler ao menos uma vez, é triste pensar que a realidade abordada na história poderia facilmente acontecer conosco, isso reforça a importância do feminismo e de lutarmos pelos nossos direitos.