O conto da aia

O conto da aia Margaret Atwood

Resenhas - A história da aia

@karinasouzasm 14/04/2024

O conto da aia
Uma das distopias mais interessantes que já li. Retrata um mundo onde as mulheres perdem seus direitos e só podem ser uma dessas opções: aias, tias, marthas ou esposas. É assustador. Vale a leitura.

Gabriel.Custodio 13/04/2024

Grande obra para quem se interessa por distopia e todos os temas abordados. Os conceitos políticos e sociais incutidos no mundo fictício de Gilead, trazem reflexões sobre o mundo antigo, atual e moderno.

loiza.cs 13/04/2024

The handmaid's tale ?
?Mas lembre-se de que o perdão também é um poder. Suplicar por ele é um poder, e recusá-lo ou concedê-lo é um poder, talvez de todos o maior?

?Um rato num labirinto está livre para ir a qualquer lugar, desde que permaneça dentro do labirinto.?
?????

Olha, esse é um daqueles livros que vc até esquece que é só uma ficção, de tanto q mexe com sua cabeça?
Eu tinha visto a série, que assim, eu particularmente gosto muito, mas foi adicionada muitaaa mais coisa q não tem no livro. Mas acho q era necessário pra desenvolver mais o contexto.
Mas enfim, é uma história muito boa, super recomendo!
É meio perturbadora kkk mas nada q a faça ser ruim? kkk
É isso, leiam!

Geise 12/04/2024

Uma incrível distopia
É cruel, é triste, mas é não só uma boa escrita como um livro muito importante. Gostei do início ao fim. Muito impactante. Recomendo.

Kinga Jhoe 12/04/2024

Só li pela série
Tinha achado interessante o livro começar com a personagem simplesmente aceitando a situação podre que ela tinha sido jogada e tava esperando a June simplesmente coringar e tentar fugir, mas não é o que acontece. O livro fica só na rotina monótona de uma covarde enquanto outras ao redor reagem, e no final simplesmente um boy ajuda ela a fugir e o livro acaba. ?
Apesar disso, a distopia é interessante e bem apresentada pela visão da June, como as cores dividem o grau de importância de cada pessoa é um detalhe interessante. É isto.

Tatynha 11/04/2024

Li pela quantidade de comentários positivos e negativos. É ok e vale a leitura, mas nada além disso.

Blendaraujom 11/04/2024

O conto da Aia: uma distopia feminista
O que dizer sobre ? O conto da Aia?? Sem dúvida uma distopia que nos deixa arrepiadas. A construção da narrativa sob a ótica de uma sociedade pós colapso com controle dos corpos femininos, pautada em um fanatismo religioso.

O conto da aia não trás uma ideia nova, apenas evidencia a realidade das construções sociais da humanidade. Desde que o mundo começa a ter à necessidade de aumento da taxa de natalidade, para ter mais mão de obra, o corpo feminino passa a ser de responsabilidade do Estado e não mais das mulheres. É retirado o direito de ter mulheres no parto, o sexo vira algo religioso e feito somente para reprodução, mulheres que sabem receitas para controle reprodutivo são tidas como bruxas. E mesmo com o advento das máquinas, do computador, da internet e da inteligência artificial, uma das formas encontrada pelo Estado para controlar e manipular a sociedade é pela subjugação do corpo feminino.

A mentira de uma sociedade construída para proteger e dar poder as mulheres, que oprime, subjulga e objetifica o corpo feminino. Poderia ser mais misógina e machista?

Com toda certeza essa história é política é um ato de revolução. Um livro que trás a reflexão das estruturas enraizadas na sociedade e sobre a necessidade do feminismo no mundo atual.

Gabriela 09/04/2024

Impactante. Alguns momentos a leitura se torna ?arrastada? mas eu sinto esse momento em toda distopia que leio, não é uma leitura feliz, logo imagino que seja normal essa sensação. No mais, o livro retrata o controle fundamentalista da sociedade de Gilead, é bizarro como as coisas retratadas são tão absurdas mas muitas delas são a metáfora perfeita do que vivemos nos dias de hoje. A mulher sempre sendo a figura oprimida e o mundo nas mãos de quem sempre teve todo o poder: os homens.

Alinne 09/04/2024

Maravilha contemporânea
Esse livro me surpreendeu muito justamente por eu esperar outra coisa referente a ele.
Não sabia que era uma distopia muito semelhante com ?1984?, ?Admirável mundo novo? e ?Laranja mecânica?.
Uma leitura muito fluida e emocionante, que mistura valores patriarcais, políticos, de grande desigualdade social e de gênero, além de assuntos religiosos como o centro de decisões.
Obra muito comovente.

clamiau 08/04/2024

Livro incrível
Esse livro me deu bastante nervoso como mulher. Me senti com medo pela personagem, agoniada e ansiosa. Mas mesmo assim é um livro definitivamente incrível.
Eu li para pra vestibular mas indicaria para qualquer um como um livro excepcional.

Se você tem certos gatilhos, recomendo que veja os do livro antes de ler.

tatá 06/04/2024

Difícil leitura mas vale q pena insistir
No começo do livro, eu fiquei com muita dificuldade de manter leitura fluida. a autora não está escrevendo o livro enquanto narra (no final, descobrimos que ela tava gravando fitas), então a progressão temática é confusa. a gente meio que lê os pensamentos dela mesmo.
esse livro critica nossa sociedade de várias maneiras diferentes. cria um futuro distópico que, por mais que pareça absurdo, é completamente possível (infelizmente).
mulheres foram violentadas e perderam suas vidas na justificativa de que aquilo era melhor pra elas de acordo com os mandamentos bíblicos. isso diz MUITO.
no meio pro final, a leitura fica mais fluida. a autora está de parabéns, recomendo muito esse livro pra quem quer uma leitura crítica de um clássico que merece ser chamado assim
5/5 ??

Drika.Zimmermann 05/04/2024

Realmente não estamos todas do mesmo lado... ?????
Assisti a série quando foi lançada, mas só a 1ª temporada, porque queria ler o livro antes de prosseguir.

Me enrolei pra ler porque sabia que não ia ser fácil. Depois quando decidi ler, achei que ia ser de boa porque já tinha começado a assitir a série.

Ledo engano, a leitura é dilacerante. Porque é uma distopia que pode muito bem acontecer, porque já aconteceu e porque temos que lutar para garantir o que temos com unhas e dentes, na real mal conseguimos avançar, vivemos lutando pra garantir o que já conquistamos.

Não temos liberdade plena sobre nossos próprios corpos, um bando de homens brancos e velhos ainda detém o poder de decidir o que podemos ou não fazer.

O que mais me pega nesse livro é a forma com que tudo vai acontecendo. Como tudo foi arquitetado. Muito bem pensado. Tudo junto, pra não ter como fugir.

E outra coisa são as mulheres que estavam ao lado dos homens alinhadas para que tudo acontecesse.

Um regime patriarcal e teológico absurdo. Onde mulheres são classificadas: aias, esposas, tias, marthas, econoesposas...

Enquanto mulheres realmente não estamos todas do mesmo lado. Enquanto umas estão em uma canoa furada, outras estão em um iate passando por cima de todas as outras.

Bruna 05/04/2024

Tenho para mim que o fato de ter assistindo 2 temporadas da série de televisão baseada nesse livro me impediu de aproveitar 100% do que essa história impactante poderiam me proporcionar. De qualquer forma, ?O conto de aia? tem um enredo tão perturbador que nos deixa reflexivos sobre as possibilidades dessa distopia deixar de ser apenas uma distopia. A autora elabora a história com muita habilidade deixando que o leitor tire algumas conclusões e isso deixa tudo ainda mais terrivelmente factível. Gilead nos faz pensar que precisamos defender a liberdade em todas as suas esferas o tempo todo, sem descanso.

Iago 05/04/2024

Infelizmente, possível.
Margaret Atwood nos apresenta uma América do norte mudada, um futuro totalitário teocrático onde mulheres férteis são usadas por proeminentes membros da sociedade para reprodução, devido a natalidade cada vez mais decrescente. Offered, nossa narradora nos conta como o país chegou a isso, ou pelo menos tenta, com aquilo que sabe e aquilo que vivência. Ela passa a ser algo, apenas um corpo, algo para ser usado, e estamos constante em sua mente, sentindo sua tristeza e solidão. Uma narrativa um pouco lenta, mas que reflete a impotência da protagonista. O que ela pode fazer? Tenta fazer o melh6que pode. Tenta sobreviver. Encontra nas lembranças do passado algum refúgio. Tudo é muito realista, tudo é tristemente possível. É uma obra que serve como alerta. Nolite te bastardes carborundorum.

Gabrielle.n 04/04/2024

Devastador
"Vendo, pois, Raquel que não dava filhos a Jacó, teve Raquel inveja da sua irm?, e disse a Jacó: Dá-me filhos, ou senão eu morro.

Então se acendeu a ira de Jacó contra Raquel e disse: Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto de teu ventre?

E ela lhe disse: Eis aqui a minha serva, Bilha; Entra nela para que tenha filhos sobre os meus joelhos, e eu, assim, receba filhos por ela."
GÊNESIS, 30:1-3

o conto da aia é um livro distópico, em que, ocorre uma queda da natalidade e então, o governo decide usar as mulheres que não são inférteis para procriar, essas mulheres são separadas de suas famílias e começam a ser de propriedade do governo, podendo se tornar "não mulheres" caso não atendam o que eles dizem ser regra (inférteis, homossexuais, viúvas, adúlteras e feministas).
O quanto é doloroso ler tudo que elas passam, o machismo, os estupros, tudo é muito pesado. As mulheres são vistas como nada até para outras mulheres, os que têm dinheiro se fazem de fanáticos religiosos para comandar e fazer que com que as aias e as marthas sigam tudo isso também. O final me fez querer ler o segundo livro imediatamente, me deixou intrigada.
Fernanda.Trindade 04/04/2024minha estante
Amooo esse livro!!!