O conto da aia

O conto da aia Margaret Atwood

Resenhas - A história da aia

Carol 27/04/2021

Incrível!
Não tenho palavras pra dizer o quanto gosto deste livro e desta autora! Sua obra é um tributo à nos mulheres! Como são incríveis as pequenas e sutis semelhanças com a realidade e como sempre é aberto um espaço a reflexão... Ela não dita como você deve pensar, apenas te apresenta as informações ao curso da história: ao contar uma história de prisão, a autora te deixa livre (e ao mesmo tempo te coloca na pele da personagem, é possivel sentir junto dela).
Me faz pensar que a liberdade que estamos conquistando no hoje sob muita luta é realmente o que impedirá que Gilead aconteça também para nós, por isso, é importante conhecer os sinais e detê-los enquanto é "cedo". Queria conhecer Atwood pessoalmente pra dizer um "obrigada" cara a cara.

juhmarcks 03/11/2020

Incrível!
Nos faz refletir sobre diversos temas que aparecem no presente em que o livro se passa, como a objetificação da mulher, as crenças e a corrupção do ser humano (quase todos os personagens são corruptos em algum grau), mas também sobre temas do passado, antes da República de Gilead, mostra a importância de valorizar as relações, pessoas e direitos enquanto ainda os temos.

"É verdadeiramente espantoso as coisas que as pessoas conseguem se habituar, desde que existam algumas compensações."
Roberta 03/11/2020minha estante
Tudo pra mim esse livro ???

juhmarcks 03/11/2020minha estante
simm, é perfeito ??? agora estou louca pra ler Os testamentos

Roberta 04/11/2020minha estante
É melhor ainda recomendo muitooo

Lela 13/07/2021

Tem que ter estômago
Esse livro foi um dos mais pesados que já li, a distopia é interessante, envolvente, o tempo inteiro você tem sede de saber mais daquele mundo e como são suas regras, como funciona aquilo tudo. Mas, a medida que se sabe você se enoja, é tudo muito cruel e assustador. Se você é mulher e vai ler esse livro vai entender perfeitamente o que eu estou tentando expressar aqui. Um novo sistema completamente patriarcal. Quando o livro termina você quer a continuação naquela mesma hora.

Só não dei 5 estrelas por ter achado a escrita meio arrastada, mas faz parte logo se acostuma com a história a medida que as coisas vão acontecendo.
Vitor 13/07/2021minha estante
Já assistir a série, tô louco pra ler o livro!

Aline 13/07/2021minha estante
Livro maravilhoso

Lela 13/07/2021minha estante
Vitor eu também já assisti a série, e o livro é perfeito vale a pena de verdade, se você ler vai querer ler a continuação dele ?Os testamentos? que inclusive nenhuma temporada da série conta a história do 2 livro vc vai amar

Vitor 13/07/2021minha estante
Poxa que legal, agora fiquei mais instigado..
Sem falar que a série ainda está em andamento, eu lendo logo o livro já vou ficar por dentro de todo o contexto..???

Lela 13/07/2021minha estante
Exatamente!!

Fernanda 11/01/2022

O Conto da Aia - Margaret Atwood (Editora Rocco)
Resenha de "O Conto da Aia" disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/01/resenha-o-conto-da-aia-margareth-atwood.html

Fabi | @ps.leitura 27/07/2020

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
O Conto da Aia, também conhecido pela série The Handmaid's Tale, é um livro escrito por Margaret Atwood e publicado pela Editora Rocco e que vai abordar muitas questões políticas e sobre a luta da mulher.

Mundo distópico bem próximo da realidade.
Em O Conto da Aia, nós vamos ter uma visão de uma sociedade anulada por uma revolução teocrática do século XXI, ou seja, é ambientada em um cenário onde as mulheres são vítimas de opressão, tornando-se propriedade do governo.

As leis impostas em Gilead, cidade apresentada na obra, são baseadas no antigo testamento e todos os indivíduos vivem sob repressão e perderam os direitos fundamentais, principalmente a minoria, como as mulheres.

Aia vive na casa de um Comandante do regime teocrático. Ela é uma mulher fértil e que serve apenas para procriar. As "não mulheres", como são chamadas aquelas que são inférteis, adúlteras, viúvas e feministas, são levadas para as "colônias" e vivem em um trabalho forçado.

Uma sensação de enjoo, dor e luta.
Eu queria citar inúmeras coisas que acontecem ao longo da trama, mas O Conto da Aia é aquele livro com um universo distópico, mas que apresenta uma grande realidade: mulheres que são vítimas de opressão.

Então, devo dizer que a leitura não é fácil. Em muitos momentos eu tive que parar, respirar, deixar um pouco de lado e intercalar com outra obra, pois o livro apresenta muitas questões impactantes e até mesmo cenas enojadoras.

É impossível não refletir sobre tudo o que é apresentado. Homens no poder, acreditando que mulheres não servem para nada além de procriar; Mulheres sendo caladas simplesmente por serem mulheres; Mulheres sendo "descartadas como lixo" por serem viúvas e inférteis, por exemplo.A Margaret Atwood soube como apresentar tudo de uma forma que causasse um impacto na vida do leitor. Um livro escrito em 1985, mas que demonstra tantas coisas da nossa atualidade e fica difícil não questionar se estamos lendo realmente uma ficção.

Sabe, apesar de ser uma distopia, o quanto esse livro mostra uma realidade da qual enfrentamos todos os dias? É algo que, muitas vezes, pode passar despercebido aos olhos de muitos, mas está ali. Basta analisar o mundo ao redor.

Apesar de em alguns momentos me sentir confusa com a leitura, achei a abordagem do livro sensacional e necessária. É aquele livro que precisa ser lido com atenção e não de uma única vez. É necessário refletir, analisar as situações e ganhar força para continuar.

O final do livro deixou alguns questionamentos. O que realmente aconteceu após a porta da van fechar? Isso levou inúmeras perguntas e estou curiosa para entender algumas lacunas em "Os Testamentos" - segundo livro.

O Conto de Aia é uma obra política e que vai te proporcionar inúmeras sensações, emoções e repulsa, mas que vale a pena conhecer.

site: https://www.psamoleitura.com/2020/07/resenha-o-conto-da-aia.html

JonasLupus 06/06/2020

Vi todas as mulheres da minha vida ali
Embora não tenha visto a série antes de ler, vi algumas imagens perdidas por aí que me deram poucas ideias sobre a obra: lassidão, devoção, proibido, vermelho, medieval.

Minha amiga, com quem morava, tinha o livro e eu olhava para a capa. E algo me chamava a atenção. Decidi então iniciar a leitura sem saber da sinopse ou do que se tratava.

A narrativa bucólica da personagem me prendeu, a descrição do cenário pós-apocalíptico me fez querer conhecer mais daquele mundo. E os flashbacks da transição e resgate do passado de algumas personagens me fizeram ficar na leitura até o fim.

O desfecho foi muito veloz, na minha opinião.
Acredito que fiquei mal acostumado com obras mais longas, pois ao ver o potencial de o Conto da Aia, fiquei um pouco decepcionado por tudo ter acabado ali.

Gosto bastante de distopias, gosto bastante da visão de futuro que havia nos anos 80. E gosto mais ainda de ler sobre o ponto de vista feminino.

Digo isso pois, embora eu tenha tido uma vida social masculina tradicional: futebol, cerveja, churrasco, namoros heterossexuais, competições e afins, ainda considero que minha criação se deu num âmbito completamente feminino. Ora eu fui criado pela minha mãe, sempre em companhia das minhas tias, avós, primas, irmã e minhas colegas de classe sempre foram, em sua maioria, mulheres.

E aí, ao ler o livro, vi todas as mulheres da minha vida naquele cenário.
Foi impactante.

Acho que foi tão impactante que até agora não consigo discorrer muito sobre isso.
Ainda estou me convencendo de assistir à série.
Talvez a resistência venha do fato de que considerei o livro muito mais interessante do que tenho manifestado até então, e tenho medo do estrago que o audiovisual possa fazer nas minhas percepções.

E é isso.
Tom Rocha 06/06/2020minha estante
Eu tive a experiência oposta a sua. Vi a série e ainda não li o livro. Espero ler em breve. Uma dica, a série é espetacular, favoritei logo nos primeiros episódios. Acho que você deveria dar uma chance. Abraço.

edu basílio 06/06/2020minha estante
eu acho que você se surpreenderia com a fotografia da série, bem como com a atuação extraordinária das atrizes quase todas... ;-)

RoSousaAlenc 11/06/2020minha estante
Vou engrossar o coro e dizer "assista a série!". É espetacular! A primeira temporada é bem fidedigna ao livro. Embora saibamos que se trata de uma adaptação, a qualidade é incrível. E as temporadas seguintes, por não terem um guia nos livros, são tão boas quanto - e sempre com Margaret Atwood envolvida no projeto.
Se você gostou deste, talvez seja hora de ler a "sequência", que provavelmente será o caminho que a série tomará em suas temporadas finais!

Lidiane Veras 12/05/2021

QUE LIVRO!!!
Impossível ler esse livro e não associar ao que estamos vivendo no Brasil e temer pelo nosso futuro!
Bia 12/05/2021minha estante
Tenho muita vontade de ler, mas dizem que é pesado... Oq achou?

Lidiane Veras 12/05/2021minha estante
Realmente é bem pesado. Demorei 10 dias para terminar, porque muitas coisas me deixaram muito mal.

Bia 13/05/2021minha estante
Nossa, melhor eu esperar alguns anos então, obrigada

annacsfraccaro 17/07/2022

Para refletir!
Eu gostei desse livro, confesso que estava esperando um pouco mais por conta da série. Acho que o meu problema com esse livro é que muitas vezes eu fiquei confusa em relação a história, o passado e o presente se misturam muito, mas acho que isso é pessoal. Porém, eu amei a história, acho que é uma história que te faz refletir sobre muita coisa, sobre muitas questões, então, eu considero um livro beeeem denso, uma leitura um pouco mais complicada, não é uma leitura leve. Acho que é um livro pra reflexão. Só não dou 5 estrelas porque fiquei confusa em algumas horas.

Vinicios0 21/05/2023

O melhor até agora
O livro em si é algo impactante.
Uma distopia futurista, mas ao mesmo tempo tão palpável. Parece um relato do que pode acontecer daqui 3 ou 4 dias.
Uma ditadura teocrática, onde todos são obrigados a acreditar e ser de uma determinada maneira. Onde o viver e o pensar já não estão na mesma linha.
Imagine-se sem poder de opinião, sem poder ir e vir, sem poder escolher uma profissão, sem poder estudar, sem poder ler, sem poder ESCOLHER...
Caso o pensamento distorcido religioso de muitas pessoas não mude, vejo um futuro tão claro o Conto da Aia dita.
Algo tão distópico, mas eu mesmo tempo tão plausível.

De tudo que li até a data de hoje 21/05/2023, foi o melhor livro de todos.

Gabriela 15/09/2020

Muito bom, mas...
O livro em si é muito bom, ela tem uma narrativa maravilhosa que junto com uma história boa faz com a gente devore o livro, porém a história poderia ser mais investigada e ter muito mais drama e momentos de tirar o fôlego, mesmo assim é uma leitura marcante.
Camila Reis 15/09/2020minha estante
A série de tv é incrível

Marix 17/11/2020

O livro é bom, nos impacta de diferentes maneiras. Leitura obrigatória para ambos os sexos.
Mas a série é melhor.
Robson 17/11/2020minha estante
Muito bom mesmo

Juliana 27/09/2021

Esse é um livro que faz a pessoa refletir bastante. É triste ler e sentir medo e receio de uma realidade assim por acontecer, porque pode. Muito impactante.

Emillyn5 09/08/2021

Esse livro é INCRÍVEL, assim que comecei a ler eu já sabia que seria uma leitura que demandaria mais tempo e foco, mas que valeria a pena. E realmente valeu. O livro é extremamente bem escrito e essencial em suas reflexões, porém não deixa de ser assustador.

Eu não sei como outras mulheres se sentiram durante a leitura, mas eu me senti extremamente incomodada e impotente. E o mais assustador de tudo é que não é uma realidade impossível de acontecer sabe? É uma distopia que facilmente e infelizmente poderia ser real.

Nós já vivemos em uma realidade onde muitas de nós são diminuídas e inferiorizadas diariamente. Mas imaginem viver em um mundo totalitário teocrático em que o sistema distorcese diversas passagens - no caso bíblicas - e as usasse como forma de justificar o abuso sexual e psicológico? Perder todos os direitos - que ainda estamos conquistando - e ter a dignidade reduzida à nada?! Sinceramente, não consigo nem descrever como foi agonizante e enfurecedor ler alguns trechos.

No entanto, é uma leitura necessária que aborda não só a distopia religiosa, mas também a de gênero, e como uma boa distopia, sua principal função é nos deixar desconfortáveis. Os mundos distópicos são críticas à sociedade atual e aos seus problemas. Por isso é um dos meus gêneros favoritos, as reflexões que são geradas no decorrer da leitura valem como advertências.

Tudo que eu posso dizer é que o hype é merecidíssimo! Pretendo assistir a adaptação que dizem ser bem fiel à obra. Espero gostar da série tanto quanto gostei do livro. Enfim... QUE HISTÓRIA MEUS AMIGOS!

Isaac Zedecc | livros.reticencias 01/11/2020

TUDO
Perfeito, bom demaisss
Parece até uma biografia de uma mulher Brasileira nos tempos atuais.

Juliana 20/11/2020

Recomendo
Muito, muito boa a leitura, triste e revoltante também, recomendo a leitura.