Um Amor de Detetive

Sarah Mason

Resenhas - Um Amor de Detetive

Deyse M. 03/08/2015

Simplesmente adorável!!!
"Um amor de detetive" me surpreendeu muito, mas muito mesmo.

Li a sinopse deste livro por acaso, quando ele apareceu no topo da página de um blog sobre literatura que eu acessei. Gostei da premissa e decidi que seria minha próxima leitura. Ao começar, vi que era em primeira pessoa - detalhe que eu não gosto em livros. O primeiro capítulo não me entusiasmou muito. Pelo contrário, minhas expectativas até baixaram e após algumas páginas a mais, eu o deixei de lado por algum tempo.

Quase fiz uma bobagem. Não gosto de desistir de um livro e raramente faço isso, então resolvi ir em frente com a leitura, que retomei após uma longa espera em uma fila para fazer um exame médico. E de repente, como mágica, os personagens começaram a ganhar a minha simpatia, a história começou a tomar forma e ficar mais envolvente e eu não conseguia mais largar este livro!

Como já foi dito anteriormente, a Holly é, sim, hilária! Mas ela não é só isso. Um dos fatos que me fazem manter distância de histórias em primeira pessoa é o inevitável egocentrismo do personagem que as narra – tudo é visto não só pelo seu ponto de vista como só seu ponto de vista importa. Torna-se cansativo e chato com facilidade e eu acabo me desinteressando pelo livro. A Holly não é nada disso! É uma excelente melhor amiga, gosta de seu trabalho sem ser obcecada por ele, é empenhada nas investigações e inteligente (a pista para descobrir quem andava passando as informações sobre os crimes é dada por ela). Ela tem bom coração e não mede esforços para ajudar quem precise. O carisma de um personagem é fundamental para que a história se torne interessante e, pelo menos para mim, carisma a Holly tem de sobra.

James é daqueles personagens que faz o leitor suspirar! Adoro personagens masculinos que se mostram inicialmente muito sérios e mau humorados mas que, ao passar do tempo, revelam ter bom caráter, coragem e senso de justiça. James Sabine reúne todas essas qualidades além de ser extremamente bonito, forte, charmoso... *suspiros* Enfim, é o "macho alfa"! rsrs. Sim, Holly é muito divertida e trapalhona (também é uma característica que adoro em personagens femininas), mas ele também me arrancou boas risadas com os "foras" que dava em Holly, o modo com a tratava e sua cara sisuda enquanto tentava solucionar o crime do Raposa e lidar com a repórter tagarela e desastrada ao seu lado.

Uma característica do livro da qual eu gostei muito é o fato de que a autora soube construir o relacionamento dos dois de forma crescente, pausada, sem apressar os eventos que os fazem aproximarem-se um do outro. Gosto muito disso. E ambos têm uma coisa muito importante em comum: os dois gostam de investigar, engajam-se para solucionar os crimes e é a partir disso que a cumplicidade entre eles cresce.

Além disso, adorei a parte das investigações, o modo como os crimes são descritos e se desenvolvem. Não ficou excessivamente detalhado, o que tornaria a leitura cansativa. Mais uma vez a autora soube dosar as informações, os eventos e como os personagens iam evoluindo para descobrirem o criminoso.

A ideia da repórter que escreve o diário para o jornal foi outro acerto, de modo que Holly fica famosa sem querer e a quantidade de trapalhadas em que ela se mete aumentam – a cena da primeira entrevista dela para um programa de TV é impagável!

Se os personagens principais são ótimos, o mesmo pode se dizer dos coadjuvantes. Lizzie (a melhor amiga muito engraçada e histérica), Vince (fotógrafo e amigo gay afetadíssimo que me dá vontade de rir só de imaginar a figura!), Callum (policial amigo de James e que tem um papel muito importante na história dos dois), Joe (o chefe estressado de Holly), Teresa-quase-santa (víbora invejosa que não gosta de Holly), Ben (namorado atleta de Holly de quem eu não gostei desde o começo) Fleur (noiva de James a quem eu detestei mesmo antes de ela entrar na história!) e os pais de Holly (duas figuras que são adoráveis!). Aliás, adorei o fato de que o Sr. e a Sra. Colshannon são descritos como pais gente boa, que têm um ótimo relacionamento com a filha e de todos se respeitam. Estou cansada do clichê "pais que não compreendem os dilemas do personagem principal". Chato demais.

Em alguns momentos a história me lembrou do seriado "Jeannie é um gênio" porque Holly não só se mete em várias trapalhadas como arrasta James com ela. A cena em que ela vai parar no hospital após um porre e uma garrafa presa no dedão do pé é uma das mais engraçadas, pois ele fica furioso com ela já que eles têm uma investigação muito importante para ser feita dali a algumas horas e ele tem que levantar no meio da noite para ir até ela. A bronca que ele dá nela e o jeito como ela reage é engraçadíssimo. Parece que ele está falando com uma criança de 5 anos e ela parece realmente uma criança de 5 anos que fez uma tremenda travessura!

A leitura vale muito a pena, a sequencia final é frenética (quase choro com a Holly quando ela procura por James em todos os pubs e chega a pedir esmola para poder entrar em alguns rsrs) e o desfecho é FOFO demais! Fiquei triste porque terminei e gostaria muito de ler uma sequência.

P.S. Verifiquei a biografia da autora - de quem eu nunca havia ouvido falar, e vi que há mais alguns livros escritos no mesmo estilo e que o volume "Alta sociedade" tem a participação de Holly e James. Será minha próxima leitura!

Frannynh 20/07/2015

Me tirou boas risadas
Me peguei rindo alto com esse livro, é hilário e divertido, Holly consegue ser mais louca e divertida do que a Beck Bloom que é uma das minhas personagens preferidas. Enfim, amei! O romance é fofo e na medida certa, minha única reclamação em relação a isso é a demora da autora pra introduzir de fato um romance (óbvio) na trama, fiquei esperando muito mais, mas só no último capítulo houve o que eu estava mais esperando, fiquei frustrada, mas isso não vai me deixar generalizar, é um livro ótimo. Recomendo demais!

carolavon.foto 19/07/2015

Fofoooo ???
Uma história leve, cheia de humor, de aventura e um romancezinho que deixa a gente com vontade de guardar o livro no congelador.
O Sargento Detetive Sabine é apaixonante, assim como a Holly.
Amei!!!
Terminei o livro com um suspiro e um sorriso no rosto.?

Bella 31/03/2015

Romance sem química
O livro conta a estória de uma repórter, Holly, que é incumbida de escrever um diário sobre a rotina policial para o jornal que trabalha, sendo assim, é posta para trabalhar com o James Sabine, que está de casamento marcado. Eles trabalharão juntos por 6 semanas, até a data do casamento do detetive.

Bom, a estória é bem boazinha, gostosa e flui! A autora não é de ficar enrolando com o mesmo assunto. Achei os acontecimentos policiais bem construidos, mas não gostei da química dos personagens, como todos sabem esse livro é ROMANCE, mas pra mim foi como ora eu estava lendo sobre desfechos policiais, quando em um virar de páginas do nada, a personagem começa a sentir uma "eletricidade no ar". Juro! Isso aconteceu em uma virada de páginas! Se a Sarah tivesse desenvolvido melhor os sentimentos de AMBOS os personagens e o romance tivesse fluido de forma mais fácil e convincente, eu teria dado 5 estrelas. O acontecimento final ficou um pouco estranho pra mim, pelo fato de eu não ter sido convencida sobre o romance nas páginas anteriores, mas foi um bom final, o que bagunçou foi o meio.

Mas é um livro rapidinho e fofinho, mas não vá com grandes expectativas.

Jessy 17/03/2015

Fofo e divertido!
O livro é muuuito divertido e fofo. Leve de ler, você se apega rápido a Holly e acaba rápido demais!

Até quase o final, estava achando um livro divertido e normal. Mas a busca de Holly pelo detetive antes do casamento do mesmo é demais! Hahahhaha
O envolvimento dos dois é leve e natural, e quando vemos ela já está apaixonada! Mas o legal e diferente é justamente porque ela não fica de "mimimi", é uma personagem determinada e divertida.

Já quero um próximo volume sobre a vida deles juntos ^^

May 11/02/2015

Divertido!
Adorei o livro! Bem leve, divertido e com uma pitada de romance, não muito, mas não deixa de ser agradável! Recomendo se vc quer uma leitura rápida para se distrair. ;)

Revista 21 28/01/2015

Resenha: Um Amor de Detetive
Um Amor de Detetive (Playing James), de Sarah Mason, não é recomendado para ser lido em lugares públicos como metrô e sala de espera de consultório médico, sob pena de receber olhares estranhos por estar rindo sozinha que nem uma louca. Narrado em primeira pessoa, o romance traz todos os elementos de um bom Chick-Lit: uma protagonista desastrada enfrentando vários problemas da vida moderna enquanto faz o leitor chorar de rir com as situações insólitas em que se mete.

Continue lendo no site:

site: http://revista21.com.br/?p=1487

Má Contato 09/01/2015

Resenha do blog: www.minhaalmapedelivros.blogspot.com
Um amor de detetive é um livro já bem famosinho por seu conteúdo hilário. Estava de ressaca literária, como já comentei com vocês aqui no blog e quando me veio a vontade de ler, senti a necessidade de um livro engraçado, que me fizesse dar altas risadas. Na verdade, procurava algo no estilo da Saga Becky Bloom. Mas já sabia que não encontraria nada tão bom quanto. Então decidi ler Um Amor de Detetive.
E sim, se trata de um livro engraçado, mas não tão engraçado como Becky Bloom. Holly é uma personagem muito louca, destrambelhada e sem noção que trabalha em um jornal comum e precisa ganhar seu espaço dentro do trabalho. Então, consegue um trabalho temporário na delegacia, onde ficará na cola do detetive James, um cara durão e mau-humorado. James já deixa claro à Holly que não gosta de sua companhia, que gosta de trabalhar sozinho e que se irrita com a voz dela. Ok, né? Mas Holly insiste, afinal, é sua única chance. Ela está crente de que todo mau-humor é porque James é um cara mal-amado. Só que essa teoria cai por água abaixo quando ela conhece sua noiva! Uma mulher elegante, fina, linda, cara de modelo de capa da Vogue. E o relacionamento com essa mulher, como vai ser?
Ao longo da história vamos rindo com as coisas malucas que Holly faz e muitas vezes me coloquei no lugar de James, e fiquei com um pouquinho de dó. Não e fácil aguentá-la não! rs Dentro da delegacia Holly faz muitos amigos e, qual deles será seu amor de detetive?
Comédia romântica docinha, alegrinha, um bom passatempo! Nada que vá nos fazer lembrar por toda a vida, mas a finalidade desses livros é nos fazer esquecer, não é mesmo?
Logo em seguida, fui ler Alta Fidelidade, a "continuação" de Um Amor De Detetive. Não é bem uma continuação pois se a personagem principal passa a ser a irmã de Holly. Claro que, como a história se passa depois, ficamos sabendo o que aconteceu com ela e tal, mas o foco é totalmente diferente e, confesso, amei esse livro. Gostei muito mais que Um Amor de Detetive. Mas minhas opiniões sobre ele ficam para outra resenha :)

mafer 09/03/2014

Fofo
Esse é o livro menininha mais fofo que eu já li. O romance por si só já tinha ganhado meu coração, mas aí o livro tinha também um mistério digno de Sherlock Holmes. Engraçado, cativante e me fez terminar com um sorriso no rosto sonhando em viver uma história assim. Foi o primeiro livro a ganhar meu coraçãozinho aqui no Skoob.

Roberta 28/02/2014

Começou bem, terminou muito bem.
Levando em conta que Holly é um ser bem desastrado e até um pedaço de bala jogado no chão se torna uma empreitada pra ela, de resto fica tudo numa boa. Ela é divertida, amiga e bem corajosa devo dizer.
Ao ser colocada no cargo de repórter policial no jornal em que trabalha, Holly logo recebe a proposta de ser a sombra de um detetive carrancudo durante 6 semana, reportando todo o dia-a-dia de um policial.
O problema era o detetive ser o lindo, noivo de uma mulher doce e elegante e super simpático James Sabine, em que a maioria dos dias está mau humorado ou brigando com Holly.
Porem, conforme os casos vão crescendo e a popularidade da coluna policial cresce, mais eles vão se entendendo, e até rola uns desabafos do passado. Holly as vezes ajuda James a descobrir os casos, e James está sempre pronto para deixar um hematoma em Holly.

Em todo caso, os dois são um amor de detetives.

E por mais que no meio do livro as coisas fiquem bem insossas e no caso eu perdi um pouco o ritmo da leitura, o final compensa muito bem.
O legal de Um amor de Detetive, e que a autora realmente faz o romance crescer. Não é um amor á primeira vista, ele vem na ordem linear que normalmente o amor acontece, e isso é um colírio para os olhos.
Você conhece pessoas e se surpreende pelo "verdadeiro eu" delas, assim como vai amar os coadjuvantes do livro, que dão uma booooooooooa incrementada no livro.

Esse é aquele tipo de livro em que você fica chateado quando acaba e implora por mais.

Lady 27/01/2014

Peguei Um Amor de Detetive emprestado com uma amiga, que afirmou veementemente que esse era um dos melhores livros de chick-lit que ela já tinha lido na vida. Não surpreendentemente, comecei a ler com grandes expectativas da história. Fico feliz de dizer que elas foram cumpridas.
O livro é super divertido em todos os aspectos. Holly é uma excelente protagonista e narradora - não é excessivamente melosa nem dramática, não tem grandes surtos de baixa auto-estima nem se acha demais, é engraçada e desastrada na medida certa, e sabe o que quer, ao mesmo tempo em que não tem certeza de como chegar lá. Esse pra mim é um dos pontos mais favoráveis do livro; tenho uma tendência a não simpatizar muito com as protagonistas de chick-lit, que muitas vezes pendem pro exagero, mas me identifiquei muito com a Holly, em suas loucuras, nas dúvidas e também, em algum nível, nas suas confusões. Eu me apeguei muito mais a ela do que a qualquer outro personagem, e isso por si só é uma dádiva.
Mas isso não significa que eu não tenha gostado, e muito, dos outros personagens. Além de Jame Sabine, cujo humor ferino e as respostas atravessadas, em conflito com as reações de Holly, me fizeram rir demais, também gostei muito de Lizzie, a melhor amiga de Holly - que é a veia drama queen da história, e em quem eu tinha vontade de bater na maior parte do tempo - e adorei a família de Holly, muito diferente e caricata. Todos os personagens, de alguma forma, criaram marcas na minha memória que vão demorar a passar.
A história segue sem grandes reviravoltas. Em alguns aspectos, é um pouco menos do que eu estava esperando - menos crimes, menos cenas de ação, menos romance - mas nada disso teve um impacto negativo pra mim. Gostei tanto do modo como as coisas foram se desenrolando e da narrativa, que ignorei o fato de que esperava mais de alguma coisa - o livro simplesmente funciona do jeito que é.
Recomendadíssimo pra quem ainda não conhece! Com certeza um dos melhores chick-lits que já tive o prazer de ler :)

site: http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/2014/01/resenha-um-amor-de-detetive-sarah-mason.html