A Fé na Era do Ceticismo

Tim Keller
Tim Keller

Resenhas - A Fé na Era do Ceticismo

Paulo 18/01/2017

Um dos melhores livros cristãos que já li!
Certa vez li uma resenha de um amigo meu que dizia que era difícil resenhar livros cristãos, porque havia casos em que a obra era tão monumental que ele tinha receio de não conseguir passar para o papel o quão maravilhoso o livro era. Eu Senti essa mesma sensação ao terminar de ler “Fé na era do ceticismo” do escritor americano Timothy Keller, que livro fantástico! O autor trata de questões complexas de forma clara e convincente, através de um dialogo inteligente usando filosofia, antropologia, literatura e teologia para explicar como a fé no Deus cristão é racional e justificável.

O livro é divido em três partes, a primeira delas (e também a minha favorita) traz indagações bem polêmicas no mundo cristão, tais como: Deus permite que haja sofrimento no mundo?Como um Deus de amor pode mandar alguém para o inferno? Por que o cristianismo não é mais inclusivo? Como pode haver só uma religião verdadeira? Por que tantas guerras foram travadas em nome de Deus? ele aborda de forma brilhante cada tópicos. Já na segunda e a terceira parte o autor faz uma apologia ao símbolo maior dos cristãos, Jesus Cristo, onde ele explica qual a verdadeira historia da cruz, por que Cristo teve que morrer? o significado do perdão e outros assuntos relevantes ligados a figura do Messias.

O único ponto negativo (se é que posso chamar assim) na obra é que por ela abordar muitos assuntos, a leitura deve ser feita paulatinamente, analisando e meditando, pois, pode ocorrer de você não absolver todos os pontos que o autor quer passar lendo de forma ininterrupta, porem isto é uma questão relativa e depende de pessoa pra pessoa, eu por exemplo demorei quase dois meses para concluir meu exemplar, o que de maneira nenhuma me arrependo porque foi uma leitura gratificante e bem proveitosa.
É um livro necessário que vai abençoar a vida de muitas pessoas ao longo de 288 páginas trazendo argumentos valiosos e favoráveis a respeito da crença em Deus, fortalecendo a fé de muitos. Eu recomendo a obra para todo estudante das sagradas escrituras e pessoas que lidam com questões envolvendo fé e razão.
Cássio Costa 18/01/2017minha estante
Realmente os livros cristão são mais difíceis de resenhar, porém, você Paulo, conseguiu passar com maestria e elegância toda a relevância e grandiosidade da obra. Parabéns. Comprarei o meu exemplar o quanto antes.

Mayhara 27/12/2021minha estante
concordo contigo a respeito de ter muitos assuntos e ocorrer um certo acúmulo de novidades na cabeça, principalmente de pessoas na mesma situação em que eu estava (leiga em alguns assuntos). Vou precisar de uma releitura, inclusive acho que vou reler no clube do livro do ig @meninassobgraca (tá rolando uma votação das leituras 2022 e acho q esse livro vai ganhar na votação hehe). Se não seguir, já segue e acompanha as novidades lá, quem sabe você participa!

Mayhara 11/09/2022minha estante
Inclusive ele ganhou na votação e é o livro do mês de outubro ?

Paulo 11/09/2022minha estante
Este livro é ótimo, vale uma releitura, vou me organizar para fazer uma também, rs.

Kelly Oliveira Barbosa 18/03/2024minha estante
Ótima resenha!

Sandro 08/10/2022

"Ninguém explica Deus, ou se dúvida, ou acredita..."??
O título do livro é provocativo.
Este é um livro apologético que se propõe ao diálogo. Respondendo perguntas pertinentes sobre a fé e propondo bases para a mesma.
Li ele sendo cristão, fico imaginando um não cristão lendo-o... Creio que se sentirá convidado a pensar suas próprias crenças, afinal até os céticos as tem.

Fique tranquilo, o título da resenha também é uma provocação ?

Pedro Leitor 18/02/2024

Leiam
Um boa introdução apologética a fé cristã. Cada capítulo vem chamando o outro capítulo fazendo uma conexão muito boa. Aqui está as respostas as mais diversas perguntas a respeito de Deus, de Cristo, respondidas da forma mais compreensível possível. Só leiam.
Marcos Gabriel 18/02/2024minha estante
Interessante

Thiago 28/01/2022

Leia, seja ateu ou cristão...
Uma exposição muito bonita da fé cristã, através da lógica e da razão, explicando pontos de discordância da cultura secular, como o argumento moral e o exclusivismo do cristianismo, de maneira sempre muito respeitosa. Tim Keller é um autor de muito repertório, lançando mão sempre de referências filosóficas e literárias, indo de Tolkien, C. S. Lewis até Flannery O'Connor, que iluminam certos conceitos mais complexos com sua literatura. Uma leitura perfeita para todas as percepções.

Jéssica Silvestre 31/05/2021

O livro e dividido em duas partes: a primeira desconstrói argumentos que tentam provar a não existência de Deus e a segunda traz argumentos que indicam Sua existência e algumas bases da fé cristã, como o amor, o perdão e o arrependimento. A nível do Brasil na atualidade, o livro ajuda mas não basta como contestação de argumentos dos céticos, pois assim como boa parte dos religiosos, exergam a fé cristã de maneira a ficar em questões de cunho moral. O autor é feliz em atribuir ao egocentrismo a causa do pecado, portanto, dos males desde guerras até a depressão.

Ludimila 07/01/2022

Como é incrível a argumentação do Tim Keller! A cada capítulo ele destrincha as principais dúvidas sobre o Cristianismo e argumenta de forma leva, mas dura em favor da fé.

O tema é extremamente importante para os nossos dias onde a secularização e o Ceticismo reinam até mesmo dentro de muitas igrejas.

Recomendo não apenas para céticos, mas para "cristãos" nominais (que como eu vivi muitos anos) vivam no meio cristão, mas não fazem ideia do porque estão ali. Pessoas que querem ter fé, mas estão lutando contras as dúvidas terríveis. Acho ótimo pra quem não tem fé suficiente pra ser cristão, mas não tem fé suficiente pra ser ateu. Talvez esse livro te ajude a decidir.

Simplesmente sensacional. Leiam!

Igorvieirarodrigues 26/01/2024

Leiam Tim Keller!
Tim Keller é um dos poucos autores que utiliza da razão ao mesmo tempo em que apela ao coração, e faz isto com maestria! Dom divino!

Neste clássico, Keller oferece argumentos em que os cristãos podem se apoiar na resistência aos ataques à religião próprios da era do ceticismo em que vivemos.

A fé no Deus cristão é racional, justificável e totalmente plausível!
Wesley - @quemleganhamais 26/01/2024minha estante
Tá na lista

Luiz Gustavo 08/08/2023

Impressionante os insingts que este livro nos traz. Me fez repensar conceitos que há muito tempo tinha como certos e a embazar minha crença de forma racional, em pontos que faltava racionalidade. É sem dúvida um convite ao pensamento crítico da própria fé, seja ela cristã ou qualquer outra, e da própria "ausência de fé" também.

Confesso que o final (a partir dos 75 ou 80% aproximadamente) foi cansativo, pois senti uma repetição dos argumentos já apresentados. Mas isto não reduz a beleza da obra.

Indico a todos lerem com calma, para refletir sobre o que é proposto a cada capítulo, pois é denso em conteúdo apesar das relativamente poucas páginas.

Felipe 22/06/2015

Fantástico
É um livro que todo cristão e todo aquele que lida com questões entre Fé e Razão deveria ler. O Pastor Tim keller, que tem sido um grande arauto do Evangelho nos EUA e no mundo todo, expõe de forma simples, objetiva e eficaz como o Cristianismo é racional. Ele não faz a mesma abordagem lógica de homens como Willian Lane Craig, mas não se deixe enganar. O autor vai a fundo, levantando grandes questões como o problema do mal, o pluralismo, a existência do inferno, e responde de maneira convincente e profunda.
Ele nos dá um panorama do Cristianismo e mostra as verdades do Evangelho que dá resposta ao coração humano.
Vale muito a pena a leitura!
Isaque 23/06/2015minha estante
Preciso ler, Felipe. Parece mesmo um livro muito relevante, principalmente nesta "era" em que nos encontramos. Abçs

Felipe 25/06/2015minha estante
Verdade, isaque. Mesmo pra quem já leu muitos livros sobre essa área, vale a pena usar a abordagem do tim keller tbem!
Abços!

John 23/09/2020

O melhor livro sobre ceticismo.
Um otimo livro para quem é cético e deseja responder algumas indagações sobre o cristianismo.

Any 01/05/2023

Um desafio transformador
Esse livro não é simples de ser lido, mas é muito transformador. Respondeu muitas dúvidas que eu nem sabia que tinha e me preparou parar entregar algo diferente sempre que alguém me buscar querendo saber mais sobre Deus e sobre a fé.

Mazoni 13/01/2021

Verdadeiro Evangelho
Pra quem tem interesse em conhecer melhor o cristianismo. Conceito transparente do verdadeiro evangelho.

Felipe.Teixeira 27/05/2020

Livro fantástico! Qualquer tentativa de resumi-lo ou abordá-lo de maneira simplista deixaria escapar algo. Ótimo na construção de uma fé cristã saudável. Leitura obrigatória!

Elisson.Souza 01/07/2022

A fé não é um tiro no escuro!
Simplesmente espetacular! Timothy Keller a cada capítulo me surpreendia. Recomendo a cristãos e outras pessoas que pensam de forma divergente, a entender o cristianismo a partir de fontes confiáveis... Super recomendo, não vão se arrepender ???

rebeccasegolin 31/05/2020

Amo
O livro que mais amo. Sou suspeita pra falar. Traz alicerces para a fé. Fundamentos, esclarecimento de dúvidas...