As Confissões de Frei Abóbora

As Confissões de Frei Abóbora José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - As Confissões de Frei Abóbora

EllisaAraujo 17/07/2016

Frei Abóbora
Continuo narrando ele pelos quatro cantos.
Me envolvi com Zezé do Meu Pé de Laranja lima, depois com Doidão e agora com o Frei Abóbora de sua amada Paula.

Gláucia 24/09/2022

As Confissões de Frei Abóbora - José Mauro de Vasconcelos
Apesar do título, o protagonista não é um frei, nem um religioso. Ab é um missionário que se embrenha em meio à reservas indígenas do Goiás a fim de ajudar "os anjinhos buchudinhos", como ele chama os indígenas.
Narrado de forma não linear vamos aos poucos tomando conhecimento dos detalhes de sua vida, focado principalmente no seu amor por Paula, moça rica com quem vive um romance.
Achei o livro sofrível, muito ruim mesmo, especialmente pelo tom melodramático exagerado.
O auge do "sofrimento", tanto pra mim quanto para o protagonista, foi quando ele vê que seu ideal de romance e de amor está aos poucos morrendo pois Paula está ficando, pasmem, velha!
Não deu pra mim...

Ludmila 01/07/2023

Essa é a continuação de "O Meu Pé de Laranja Lima". Agora Zezé é um adulto e nos mostra sua vida, sua maturidade, suas desventuras e seu grande amor. Acho que os lencinhos que sobraram do primeiro livro são suficientes para as lágrimas que chegam nesse. ?

Raquel Lima 10/02/2011

+ ou -
O Frei Abóbora é um ex modelo que em uma decepção amorosa, deixa a vida que vivia para viver sua paixão pelos indios, vive e praticamente se mata por ajudá-los. Tem um carinho grande pelos animais e deseja muito que as pessoas tenham um momento de felicidade no meio de tantos sofrimento da selva.

Contudo, fiquei um pouco decepcionada... Eu gosto muito do autor, sua pureza em livros como O meu pé de laranja lima e Rosinha minha canoa me encantaram. Este achei um pouco forçado, a vida do ex-modelo, " belissimo", " um anjo", seu amor por Paula, Paule, PÔ, Pubinha( apelidos da mulher que ele amou), Toujour ... Te cansa, dar para perceber que é uma enrolada... até mesmo a parte que ele se revolta contra a igreja, a história do assédio do padre ( muito atual...) Fiquei triste, porque imaginei quase um São Francisco de Assis, na primeira parte, achei que era um outro livro puro e gostoso de viajar como a Rosinha minha canoa...

Vivi 07/05/2013

O livro narra as memórias de vivência de um homem até o momento de sua morte. É um livro que nos mostra a ternura e as agruras da vida.
E assim nos levar a pensar e questionar a nossa maneira de viver para nos lapidarmos e sermos mais felizes desfrutando melhor o que a vida nos oferece.

Aline ig @escape.abacharel 20/12/2021

O MELHOR DO ANO (??????) SIM (!!!!!!!!!!!)
"As Confissões de Frei Abóbora" faz parte das obras autobiográficas de José Mauro Vasconcelos. Pela ordem cronológica, esse é o quarto livro da série, mas o livro funciona de forma não linear, com várias lembranças indo e voltando do passado.

Aqui temos lembranças do Zezé de volta aos seus 14 anos, relembrando dos acontecimentos de "Vamos aquecer o sol" e como ele odiava tocar o piano. Como sempre, relembrando também dos sofrimentos que ele passou.

Voltando ainda mais nas lembranças do Frei Abóbora, temos a narração dos momentos vividos pelo Zezé entre O Meu Pé de Laranja Lima e Vamos Aquecer o Sol. Por isso, o quarto livro foi ótimo nessa questão, porque quando iniciei o segundo livro (Vamos Aquecer o Sol), fiquei perdida em saber que Zezé já não está mais no Rio de Janeiro e sim em Natal. Somente nesse quarto livro é narrado como o Zezé recebeu a notícia de que ele agora vai para o Rio Grande do Norte. É bem triste a despedida e a tristeza que Godóia (a irmãzinha mais velha de Zezé) sente ao ver que o menino que ela sempre cuidou e viu suas traquinices agora está indo embora.

Frei Abóbora então é Zezé. No terceiro livro, chamado Doidão, vimos que Zezé não quer nada de trabalhar, porque ele não sabe que área da vida ele iria gostar e ser feliz. Nesse livro, As Confissões de Frei Abóbora, o protagonista faz bicos como modelo para estudantes de arte. E é através de sua profissão que ele conhece o seu grande amor, Paula, uma moça rica que ele chama de vários apelidos carinhosos: Paule, Pô, Pupinha.

Esse livro é extremamente importante para a literatura brasileira, assim como O Meu Pé de Laranja Lima. A obra rendeu José Mauro Vasconcelos o prêmio Jabuti de Melhor Romance.

Foi um dos MELHORES livros que li esse ano! E foi o ÚNICO livro que chorei lendo esse ano! Recomendo muito ❤️

site: https://www.instagram.com/p/CXgz25Quh3-/