Como se relacionar bem usando a Comunicação Não Violenta

Como se relacionar bem usando a Comunicação Não Violenta Thomas d'Ansembourg

Resenhas -

MilocaCS 15/11/2023

Interessante
O autor não inventou a roda, mas me esclareceu muitas coisas ao meu respeito e como lidar comigo mesma.
Foi um aprendizado que pretendo seguir pro resto da vida.

Wallisonphillip 20/02/2023

Aprenda a ouvir e falar
Não sei se o livro é extenso ou eu que fiz questão de ler devagar, pausando, anotando e refletindo.
Thomas é um psicólogo belga que nos mostra como a sociedade pode ser melhor praticando o poder da escuta, de falar e como se comunicar de forma efetiva sem violência e com empatia.

Aplicação pessoal:
Fz questão de ler devagar para assimilar o máximo que eu pudesse. Consegui compreender melhor a dificuldade que eu tinha em me expressar, em ser devidamente entendido.
Gostei bastante do fato de ele quebrar o argumento do "Complexo de Gabriela"(Eu nasci assim, eu cresci assim...).
As pessoas mudam quando há o sincero desejo de mudança, elas mudam conforme as percepções do mundo e das interações são alteradas.

Trechos preferidos:
"Ficar remoendo sentimentos não leva ninguém a lugar nenhum e só atrasa a vida."- Pág. 17
"A solução não está lá pronta, mas, como tomei consciência da necessidade, tenho muito mais chances de encontrar uma solução para algo que, no primeiro caso, eu nem sequer tinha consciência."- Pág 21.
"Nossos mal-entendidos são mal-escutados que, por sua vez, resultam de mal-formulados, de mal-ditos e de não ditos. Podemos aprender a falar um só tempo com sensibilidade, firmeza e verdade."- Pág. 33
"O único elemento constante é a mudança, todo o resto é provisório."- Pág. 49
"Para estar numa relação com o outro é preciso estar numa relação comigo. Não uma relação com um ou o outro, mas com um e com o outro."- Pág. 71
"Não nos entendemos porque não nos escutamos."- Pág.86
"Eu precisava mudar meu jeito de ser e de agir com urgência, abandonando o medo e me entregando à confiança.... Parar de fazer tudo igual, dizer a mesma coisa, pensar do mesmo jeito, fazer algo diferente, dizer algo diferente, pensar de uma forma nova." -Esse foi diretamente pra mim ? - Pág. 86
"Sou capaz de viver e ser feliz sem você, você pode viver e ser feliz sem mim. Tanto um quanto o outro possuímos essa força e autonomia. Entretanto, gostamos de estar juntos porque é ainda mais divertido compartilhar, trocar e viver. Como um casal não tentamos superar nossas faltas, mas realizamos uma troca plena de experiências." - Pág. 92
"Se não nos conhecemos direito, se não nos ancorarmos solidamente no nosso próprio interior, a intimidade tanto conosco quanto com os outros pode causar medo: medo de se perder, de se dissolver como uma gota no oceano." - Era o que acontecia comigo. - Pág. 121
"Amar o outro como ele é também significa demonstrar interesse por ele e aceitar suas mudanças ou o seu vir a ser. É amar o outro com todo o seu potencial de crescimento, de abertura, de diversificação." - Pág. 129
"Encontrar-se demanda tempo e energia. Felizmente, assim como adotamos esse hábito, também podemos perdê-lo. Se nos "programamos" desse modo, podemos abandonar esse costume e encontrar nosso verdadeiro eu." - Pág 135
"Apenas quando nos responsabilizamos ppr nossas escolhas e pelo uso de nosso tempo nos concedemos o poder da ação para mudar o que gostaríamos." -Pág. 153

Lud 01/02/2023

Que livro importante! Sei que a primeira vista, algumas pessoas podem achar irreal o tipo de diálogo que o autor propõe, mas se a gente conseguisse entender nossas necessidades e exprimir isso com clareza, as relações seriam muito mais simples. A gente também teria muito mais empatia com as outras pessoas. Queria que fosse simples aplicar tudo que o autor propõe na prática, é preciso exercitar bastante. No entanto, acho um ótimo começo a gente repensar nossas maneiras de falar e como cobramos ou culpamos os outros sem verdadeiramente entender o que estamos realmente precisando. Leitura extremamente necessária.

Kethiza 22/12/2022

A comunicação é sempre uma temática recorrente nas dinâmicas sociais.
Trabalhando no contexto organizacional, este livro traz bons insights para se pensar e trabalhar com a equipe e principalmente com gestores.

Lu 15/10/2022

Maçante.
Li esse livro por indicação de uma pessoa muito especial, senão não teria nem colocado a mão.
O tema é interessante e importantíssimo, mas o texto... Achei mal escrito, algumas frases jogadas meio fora de contexto.
Mesmo assim, insisti na leitura. Li duas vezes, uma seguida da outra.
Na segunda vez, grifando o que de melhor o livro tem, destacando impressões e descrições mais diretas.
É repetitivo, cansativo de ler, maçante, mal escrito. Como disse, li em respeito da indicação e fiquei bem decepcionada com o texto.

Nati 10/10/2022

"Como se relacionar bem usando a comunicação não violenta"
Um livro bem didático e cheio de exemplos pra quem estiver disposto e interessado em começar a aprender e aplicar a comunicação não violenta no dia a dia.

Nos últimos capítulos se torna um pouco repetitivo, mas no geral uma leitura bem tranquila. Minha sugestão é ir lendo aos pouquinhos, e ir praticando ao mesmo tempo.

Mariana.Schmall 04/09/2022

Muito bom.
É um livro muito bom. A comunicação não violenta é uma coisa difícil de ser aplicada então, é sempre bom ler e reler sobre o assunto.

Esse tipo de livro deveria ser distribuído nas escolas e para famílias mas...

Façamos a nossa parte e quem sabe um dia todos nós conseguiremos nos comunicar com mais facilidade.

Marceli.Machado 05/04/2022

Aprender CNV é sempre maravilhoso!
?Aprender a ser verdadeiro ao invés de gentil, mas não esquecer que é possível ser verdadeiro e cordial.?

Há alguns anos eu conheci a Comunicação Não Violenta (CNV) e desde então tenho mergulhado nesse aprendizado. Todos os livros que li sobre o assunto valeram a pena.
Se trata de um conteúdo que eu realmente recomendo.

Como uma borboleta 23/03/2022

Como se relacionar bem usando a comunicação não violenta
Primeiramente, gostaria de enfatizar que recomendo está leitura para todos os seres humanos. O autor utiliza de vários exemplos para nos explicar de forma simples e didática sobre o assunto. Este livro está recheado de reflexões e práticas para aplicar em nossas vidas.

Milena Karla - Mika 03/10/2021

É preciso coragem para enfrentar a si mesmo/Esse livro pode mudar vidas

Há muito a ser dito sobre este livro. Ele me ensinou lições valiosíssimas sobre como conviver com outros seres humanos, e novas formas de enxergar o relacionamento com as outras pessoas. Também aprendi como organizar meus pensamentos e sentimentos antes de expressar minhas necessidades e desejos para outros. E entendi mais sobre mim mesma, lá pelo final (depois da minha fase de desconfiança com o livro) me senti compreendida. Estava lendo como se estivesse ouvindo ele falar, e em minha mente respondia tipo: "É, exatamente, Thomas d'Ansembourg!!" De repente este não era um "livro escrito", era um "livro escrito por alguém", com ideias autênticas, que pulam da página e caminham pelo seu ambiente, depois indo até a sua mente e fazendo uma faxina necessária. Me livrei de várias concepções erradas e me sinto mais livre.

Este é o primeiro livro do Thomas d'Ansembourg que eu leio, e me fez imaginar como ele deve ser uma pessoa humilde, compreensiva e empática, e agradável de conversar, pois pelo que ele disse no livro, ele escuta de verdade quem fala com ele, trata os outros como humanos como ele (em outras palavras, trata os outros como gostaria de ser tratado), deixando coisas como o orgulho de lado.

Fiz várias anotações enquanto lia, marquei páginas... mas aqui nesta resenha quero deixar somente uma pergunta e reflexão que estou me fazendo quase todo dia desde que terminei de ler o livro:

" 'Tenho vontade de aumentar a confusão do mundo?' Cada um de nós exerce seu poder de escolha na vida, todos os dias: contribuir ou não para a clareza, a transparência, a paz." (Página 158)

Thomas fala de ser verdadeiro e BOM de verdade, não simplesmente por gentileza, não por falsidade, mas de verdade. E assim contribuir para o bem de todo mundo, no mundo inteiro, começando dentro de si, começando dentro de casa, começando com as pessoas ao seu redor.

É preciso coragem para enfrentar os próprios traumas, orgulhos e manias e se comportar e se comunicar com respeito próprio e pelo próximo.

É um livro forte, com lições poderosas de humanidade. Quero aplicar o que aprendi com ele. Fazer dessas coisas meu natural. E eu pretendo reler ele, talvez mais de uma vez, para não esquecer do que li.

Mel Nascimento 07/07/2021

Quando eu cheguei na metade desse livro, eu comecei a me cobrar. Me pegava pensando frustrada " porque estou demorando tanto tempo pra ler um livro de 200 páginas?!", hoje eu terminei ele e descobri o porquê. Ele foi um livro que a cada capítulo uma parte de quem eu sou, era repensada e reescrita, eu inconscientemente me limitei a ler sem pressa pois cada parte marcada tocou uma parte do meu eu, partes feridas, partes felizes, partes cicatrizadas e acredito que até mesmo partes que eu não sabia que existiam. Eu hoje, depois de mais de dois meses lendo ele, entendo que eu deveria ter levado mais dois ou três meses se necessário para me ajudar a aprender mais ainda.
Bom, leia! Absorva e viva o que esse livro ensina.

- rahtan

Poliana.Albuquerque 23/03/2021

É de te colocar do avesso
O autor levanta pontos muito interessantes entre eles que a nossa relação com o outro depende muito da relação que temos conosco. Mostra como a comunicação não violenta acontece e ressalta que não é um processo fácil mas que vale muito a pena ser posto em prática.

Karine.Medeiros 16/03/2021

Ótimo
Recomendo muito! Não só pela comunicação não violenta mas também pelo auto conhecimento que proporciona!

Carlos Jorge 19/06/2020

Livro excelente
Abordando temas que precisam ser discutidos sobre a comunicação que temos com nossos filhos, cônjuges, colegas de trabalhou e amigos, o livro traz a questão da cnv como forma de ser mais participativos e estarmos mas engajados na vida.