O Ser Humano e a Paisagem Cárstica

O Ser Humano e a Paisagem Cárstica Heros Augusto Santos Lobo...

Resenhas -

denis.caldas 06/05/2023

Encantamento
Recebi esse livro como presente de uma grande profissional da área de espeleologia, que tive a honra de partilhar três dias de trabalhos de campo. Este livro é uma homenagem aos amantes das áreas cársticas do Brasil, aos profissionais de diversas áreas que se dedicam na preservação desses ecossistemas que, como sempre, sofrem e sofrerão ataques do avanço da civilização.

O livro é muito mais fotográfico do que textual, dividido em cinco capítulos: Registros do Passado; Vivendo no Carste; Lugares Sagrados; Pesquisa e Técnica; e, Encantamento. Você passará alguns momentos de puro deleite, obviamente não é o mesmo de quando você está vivenciando o local, mas nos inspira a conhecer cada vez mais essas paragens, para que, conhecendo, se preserve. Gostei da inserção humana nos temas, pois o desenvolvimento sustentável não exclui as pessoas e a economia, mas busca conciliar sem destruir.

Ah, uma crítica! Faltou uma foto da pequena mas encantadora Gruta do Rei do Mato, em Sete Lagoas, MG. Por isso registro aqui para você, quando estiver passando pela BR-040, faça uma rápida e inesquecível visita à gruta, tão bem cuidada pelo Instituto Estadual de Florestas - IEF.

Gratidão!