Úrsula e outras obras

Úrsula e outras obras Maria Firmina dos Reis...

Resenhas - Úrsula

Jackson 20/12/2023

Mesmo com uma história de romance batida, a autora inova pelo seu pioneirismo em dar fala a uma minoria racial que até então não tinha espaço. E a prova disso é que as melhores passagens do livro vêm dos personagens de cor.
Sem dúvida, Maria Firmina merece seu lugar no patamar de autores mais visionários da língua portuguesa

giogio 16/12/2023

A representação da coragem feminina
Esse é um daqueles livros que você se pergunta como que pode ter vivido tanto tempo da vida sem lê-lo e passa dias refletindo o que leu.
fiquei pensando depois de ler os textos adicionais (que nas edições da penguin conseguem ser quase do tamanho do livro) que simplesmente era pra esse livro nunca ter chegado até minhas mãos, ou ter saído do Maranhão, em primeiro lugar. é um livro que destrói a barreira do apagamento das mulheres negras na história do Brasil, de uma forma brilhante.
li algumas resenhas falando que a história foi meio genérica, mas eu não poderia discordar mais. é uma história dramática, com reviravoltas e personagens densos. as partes com os relatos dos escravos é de chorar de raiva, e me fez refletir o quão corajosa foi a autora ao tecer tais críticas, sendo mulher em uma sociedade além de abolicionista, machista ao extremo.

Hyra 14/12/2023

Amo a diva maranhense da maria firmina sinceramente se eu pudesse lia úrsula umas 40 vezes pq é incrível podia fazer também 1817173727 artigos sobre esse livro

roses in winter 13/12/2023

úrsula - 2023
Livro com história interessante, gostei. recomendo apenas com intuito histórico mesmo, cinco estrelas.

Asheley1 09/12/2023

O livro que sofreu um apagamento de publicação
Úrsula é considerado o primeiro romance abolicionista do Brasil, o primeiro romance da literatura afro-brasileira e o primeiro romance escrito por uma mulher negra na literatura brasileira.

O romance romântico da autora, contextualizado no século XIX, apresenta características do romantismo brasileiro, como a estrutura folhetinesca e a prosa narrativa. Destaca-se em ?Úrsula? não apenas sua temática romântica, mas também a habilidade da autora em tecer críticas sociais, como o abolicionismo, a condição da mulher livre e injustiças sociais. A obra apresenta uma narrativa rica, oferecendo ao leitor uma experiência única.

O livro foi apagado por aproximadamente 100 anos, mas, felizmente, o historiador Horácio de Almeida o achou em um sebo e começou a recuperar a obra de Maria Firmina dos Reis.

Leiam e se apaixonem pela escrita dessa autora!!

Thami 09/12/2023

Livro que tinha que estar na escola. Estou impactada. Importante narrativa do Brasil do século 19, uma obra romântica clássica, um texto belo, personagens marcantes. A coragem de Firmina dos Reis em escrevê-lo me tocou ainda duzentos anos depois.

Lana310 07/12/2023

Não foi uma leitura prazerosa,mas não foi tão difícil quanto achei q seria, me confundi algumas vezes com as sinalizações de quem estava falando? não sei oq muito falar sobre

liz 07/12/2023

Discussões raciais em história de ninar
É um romance abolicionista, retratando a época de uma forma romântica, sobretudo alegórica entre seus personagens brancos e negros, senhores e escravos, transvestidos de forma épica entre mocinhos e vilões e o tratamento entre raças, hierarquias e condições de escravizados. E, não obstante, Úrsula não apenas foi o primeiro romance do Brasil, como também fundamentou O Guarani e Iracema.

Larii 01/12/2023

Livro clássico, linguagem complicada que dificulta um pouco a leitura. porém a história em si é muito boa, um drama total com muitas tragédias e exageros. gostei!

@emmzzzly 29/11/2023

Livro fantástico
Li esse porque preciso escrever um ensaio pra História do Brasil I. Eu já vinha querendo ler ele desde o ano passado, mas fico feliz que tenha lido nesse contexto em que eu entendo um pouco mais do ambiente ao redor e da vida da Maria Firmina dos Reis. Esse livro é leitura obrigatória de literatura nacional na minha concepção agora. E é muito dificil falar sobre sem dar spoilers, o melhor é ir de olhos fechados.

Felipe | @fe.ituras 28/11/2023

Confesso que nunca tinha ouvido falar sobre essa obra e sobre a autora antes de iniciar a leitura, comecei somente com as informações de que se tratava do primeiro romance publicado por uma mulher negra no Brasil e envolvia uma temática abolicionista.

"Ursula" trata de um triângulo amoroso permeado por muita tristeza e violência. Entretanto, para ser sincero, esse aspecto serve mais como pano de fundo para a aceitação da obra na época em que foi publicada, no século XIX.

A importância do enredo reside nos personagens negros que, ao contrário do que era comum na época, neste texto estão presentes e têm espaço para se pronunciar.

Maria Firmina dos Reis revolucionou a literatura nacional ao transformar os escravizados em pessoas, com importância e lugar de fala. O Capítulo IX apresenta o relato da personagem Preta Susana sobre sua captura na terra natal e sua chegada como escrava ao Brasil, oferecendo uma descrição do conceito de liberdade para ela. Para mim, é o melhor momento de todo o livro e uma das passagens mais belas e poderosas que já li na minha vida.

"Ursula" é uma obra precursora que merece maior reconhecimento e destaque no cenário literário nacional. Maria Firmina dos Reis é uma autora frequentemente esquecida, mas que merece todo o respeito e prestígio devidos.