Úrsula e outras obras

Úrsula e outras obras Maria Firmina dos Reis...

Resenhas - Úrsula

Mayy Matias 12/10/2023

O carma
Esse livro é o retrato do "aqui se faz aqui se paga". Homens imundos e controladores se afundam nas próprias vinganças porque são tolos. Pobre da Ursula é Tancredo, torcida até o último minuto por eles.

Nana 06/10/2023

Exercendo pensamento crítico
Li esse livro pra fazer um trabalho da faculdade, então sinceramente não consigo mais julgar usando meu gosto pessoal. Fiz análise de contexto histórico, enredo, personagens, focalização e narrador, tempo e espaço, e depois de tudo isso posso concluir com certeza: Úrsula é um livro romântico como qualquer outro da época que foi esquecido pela história, o que torna a história relevante é seu caráter abolicionista trazido por meio de personagens secundários.

Soa maldoso dizer isso, mas a história de Úrsula, que leva o nome do livro, é quase que irrelevante pensando em termos de literatura. É uma história bonita e cativante, sim, nós torcemos pela protagonista e por um final feliz, mas acaba por aí. O que faz dessa obra obrigatória e extremamente importante para a história do Brasil, é: 1) a autora, primeira mulher preta a publicar um livro no país, e pioneira ao falar de abolicionismo no Brasil; e 2) os dois principais personagens pretos do livro, Susana e Túlio, trabalhando sob o comando da família de Úrsula e recheando o livro de falas, reflexões e atitudes abolicionistas. A história brilha aí, nesses dois que, propositalmente ou não, têm suas histórias contadas no pano de fundo da história.

Acho a escrita fácil e fluída para a época, temos milhares de livros do mesmo século com uma linguagem rebuscada mais complicadinha de se entender e que não ajudam muito a engatar na história. É bem acessível, eu diria, por isso considero uma boa obra para quem quer se iniciar em literatura brasileira. A linguagem não é das mais difíceis, o enredo é uma grande novelona e ainda trata de um tema importantíssimo. É ótimo que Úrsula finalmente esteja recebendo a atenção merecida, com sorte crescerá mais nos próximos anos.

Cams 28/09/2023

Eu tive que começar a ler por obrigação, mas mesmo assim gostei bastante do livro, o enredo é bom e saber da história da própria autora melhora tudo, so achei a escrita muito difícil de entender as vezes e é um livro muito dramático.

Livia790 26/09/2023

O que falar desse livro? Primeiro que há que se acostumar com um português onde nem tudo se entende. Se parar pra ver o que cada palavra significa, fica chato.
A trama é boa sem grandes viradas mas eu gostei.
E traz a mulher na figura da que deve ser desposada e não tem muita escolha.
Triste vida do século XIX.
Li ao mesmo tempo que li Dom Casmurro. Gostei mais de Úrsula.

Bia 25/09/2023

Um dos livros mais emocionantes do ano. A construção de personagens, bem como desenvolvimento da história são construídos com tanto sintonia que é impossível não se envolver e aprender.

kauanesmallz 25/09/2023

Justiça por essa obra perfeita
Não consigo expressar em uma resenha o quanto eu amo e não consigo tirar da cabeça o momento onde li úrsula e descobri sobre o apagamento da primeira mulher preta a ter um romance publicado.
essa obra é tudo, e quando digo tudo é TUDO mesmo.
simplesmente amo esta dádiva literária

Beatriz 25/09/2023

Úrsula
Li esse livro para escola. Confesso que o vocabulário e a estrutura é um pouco rebuscada, então muitas partes acabaram me confundido. Porém, isso é completamente compreensível ao levarmos em conta que o livro foi escrito a mais de 200 anos! Em relação a temática, o livro é simplesmente apaixonante! É uma típica história de amor e tragédia, porém com um lindo sentimentalismo. É muito bonito de se ver o amor recíproco e ardente entre Úrsula e Tancredo, se mostrando o mais profundo e puro. Além disso, também aborda a temática abolicionista. Tenho extrema admiração pela autora do livro, uma mulher negra do período escravista, que escreveu sobre a escravidão de forma tão direta para aquela época. Sua coragem é impressionante, e nos faz ter uma maior noção sobre o quão abominável esse processo foi. Um dos únicos livros da escola que me diverti lendo e realmente me conectei com os personagens, uma leitura muito gostosa (apesar do final trágico rs).

anahelena.blasilemos 22/09/2023

ÚRSULA – de Maria Firmina dos Reis
Livro e autora foram condenados ao esquecimento por mais de um século, fato intuído pela própria Maria Firmina ao prefaciar o livro, em 1859.
Não era difícil antever. Maria Firmina esteve cercada de barreiras praticamente instransponíveis para a época.
Era mulhe, era negra, era pobre, era de poucos estudos. Ainda assim conseguiu ser divulgada e lida naquele tempo, um feito e tanto.
Por um acaso - desses lindos que por vezes ocorrem - em 1970 um bibliógrafo de nome Horácio de Almeida descobriu esse pequeno volume em meio a antiguidades no Rio de Janeiro.
Dali para cá não cessam as pesquisas sobre essa maranhense gigantesca, ainda bem!
A história de amor escrita bem aos moldes do Romantismo - melíflua, com odes à natureza e aos bons costumes - é como um chamariz para no fundo denunciar os maus costumes, no caso os horrores escravocratas, em seu auge.
Atualmente é considerado o primeiro livro abolicionista do Brasil.
A escritora dá voz aos escravizados, coisa rara, e diáspora e terrores do traslado dos habitantes de África para as costas brasileiras foram aí relatados anos antes do maior escritor abolicionista brasileiro, Castro Alves, escrever o famoso ‘Navio Negreiro’.
Maria Firmina esteve muitíssimo à frente de seu tempo.
Contra todas as circunstâncias se fez culta, escreveu prosa e verso, ousou um experimento singular, uma escola de primeiras letras com sala mista, escancarou a vilania dos senhores de terra escravocratas, denunciou a Igreja que se não era a favor, validava a escravidão, apontou a opressão ao gênero feminino, humanizou os negros escravizados, adotou 11 crianças, em sua maioria filhos de alforriados, e ela que morreu aos 95 anos viu a morte de muitos deles e em suas lápides inscrevia ‘Que a terra lhe seja leve’.
Com Maria Firmina se acendeu uma dúvida para mim recorrente.
Será casual ou proposital o apagamento de pessoas – principalmente mulheres – que ostentam ideias avançadas, algumas que possam transgredir o manual convencional da sociedade humana?
PERSONAGENS: Úrsula e Tancredo
CITAÇÃO: “Dia virá em que todos os homens reconheçam que são todos irmãos.”

Vini Laux 22/09/2023

Pro genêro romantismo, tá ótimo
O romantismo, ao meu ver, é chatérrimo. Ursula continua com várias características desse período (por, obviamente, estar inserido nesse contexto), mas foge dos preceitos tradicionais em relação a como retratou os escravos. Esse é o único livro, imagino, que tenha dado voz aos personagens escravizados, ou seja, os humanizou ao leitor. Também, a introdução irônica da obra é um tapa na cara dessa elite literária brasileira que negligenciou por mt tempo as camadas populares.

DanielOrige 21/09/2023

Úrsula
Gostei, mesmo entendendo uns 70 % por conta da escrita ser mais antiga mas é bem interessante e envolvente

Priscila 19/09/2023

Mais um das leituras obrigatórias completo!!
Posso falar que não gostei muito dele, não pela história em si, mas porque é um livro muito confuso em questão de escrita mesmo.
Óbvio, tenho que levar em conta a época que foi escrito e tudo mais, porém teve capítulos que eu tive que ler e reler para saber o que estava acontecendo!!

LeozinhoF 16/09/2023

A história em nossos olhares
Úrsula é um livro que já tinha ouvido muito falar, porém enrolava um pouco para ler, mas decidi finalmente ler essa obra da literatura nacional e Negra, que em toda sua riqueza de palavras, trás para a gente a angústia de viver numa época (não que hoje tenha mudado muito) em que o racismo era normalizado.
O começo de Úrsula pode ser meio confuso, até você se habituar com a escrita da escritora e entender a história dos personagens da história, mas ao longo da leitura você começa a sentir uma conexão com os personagens, entender seus motivos, medos, alegrias, tornando uma história fácil de entender e ao mesmo tempo reflexiva sobre a sociedade!!!

Nina.Law 15/09/2023

Obrigatório!
Úrsula é o tipo de livro que deveria ser obrigatório na literatura brasileira e formação para todos os brasileiros. Úrsula é mais do que um romance na tela, as margens vemos o verdadeiro ideal de Firmina dos Reis, tratar sobre antiescravismo, dá voz aos personagens negros, como Túlio e Susana, mostrar que estes são indivíduos, converter a ótica e mostrar que os bárbaros na verdade são os colonialista que arrancaram os negros de sua Terra Mãe-Pátria para serem diminuídos a coisas, objetos.
Maria Firmina dos Reis foi uma mulher negra corajosa ao escrever sobre o abolicionismo em um Brasil (império ainda) escravista. A escrita e narração não são meu tipo favorito de leitura, mas não posso negar, o quanto isso é um tamanho pequeno, perto da grandiosidade dessa obra.

GiArgia.Gschwendtner 13/09/2023

Um clássico
Me pergunto porque Maria Firmina não é uma autora tão exaltada quanto inúmeros nomes masculinos que percorrem a boca popular como clássicos.

A obra é um primoroso trabalho pela sua narrativa rica nos detalhes e na preservação da língua portuguesa clássica e marcadora de época.

Um romance que nos invade e cativa como se fosse televisionada, e dando aquela curiosidade de avançar mais e mais para sabermos o próximo passo.