Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...

Resenhas - Úrsula

Renata.Mieko 11/01/2024

Um português pouco fluido pra ler.
Gostei que foi conservado o português da época e graças a deus não falamos mais assim.
Vejo o quão importante foi esse livro e quão importante é Maria Firmina dis Reis

gleibooks 11/01/2024

Que livro!
Eu adorei esse livro! Mas, já adianto não é um romance com final feliz! Mas é um romance extremamente real, que retrata uma época muito importante do nosso país! Tem uma escrita um pouco complicadinha, mas muito poética e linda. Simplesmente leiam, vocês não vão se arrepender.

Maria.CabeAos 09/01/2024

Arrasou (historicamente falando)
Diferente de outras obras abolicionistas que utilizam do medo para justificar a abolição e exalta os perigos de manter escravos como se esses fossem bárbaros e violentos, Maria Firmina dos Reis os retrata de maneira humanizada, expondo o seu passado, suas relações e sentimentos. Sentimos pelos personagens negros, torcemos e choramos. Quanto ao romance em si dos personagens principais, deve ser abraçado, porque, embora seja justificado um cair de amores pelo outro, não senti muito natural. Porém, me entretive com os conflitos vibe ?Casos de Família? KAKAKKAKA

Renata.Bertagnoni 07/01/2024

Úrsula
"Como a literatura brasileira é rica e tão pouco explorada no sudeste e sul deste país!!!!"
Deve com certeza ser lido por todos.

Wiulayne.Souza 06/01/2024

Que livro é esse, Brasil???

A história de certa forma te prende, mas depois dos 40% você não consegue largar esse livro. E no final você sente um misto de raiva, dor e tristeza.
4 estrelas porque o final me deixou bem triste, mas a história e a escrita da autora são riquíssimas.

Karina.Ribeiro 05/01/2024

Uma obra a frente de seu tempo
Após finalizar a obra de Maria Firmina dos Reis posso afirmar que sua obra além de excelente está muito a frente de seu tempo. Publicado em 1859, é impressionante a forma como a autora retrata as barbaridades da escravidão no Brasil e dá agência (pela primeira vez na história da literatura nacional) aos personagens negros em sua história, tornando-os complexos e cheios de personalidades. Um ótimo livro para refletirmos sobre nosso passado escravocrata e termos esperança que em um futuro não tão distante, possamos ler "Úrsula" e não sentirmos tão vivida as consequências das violencias na qual Maria Firmina denuncia.
AdilsonPtS 09/01/2024minha estante
Excelente resenha! Pretendo lê-lo em breve, já que trata-se de um documento histórico importantíssimo sobre a escravidão no Brasil!

bibia 04/01/2024

Encantador e com um plot twist daqueles!
Foi muito difícil manter a leitura, a escrita não me agradou muito de início e não faz parte do meu cotidiano ler clássicos. porém, com Úrsula foi diferente. me encantei com a história e com os personagens. não seria capaz de descrever em palavras minha primeira experiência com maria firmina dos reis ?

Leticia305 03/01/2024

A história de romance principal fica completamente de lado e a força do livro está na história dos personagens ?secundários?, principalmente Tulio e Susana.
Uma menção honrosa as notas de roda pé que são muito boas e ajudam a entender melhor o contexto histórico.
Um livro cheio de história e muito interessante, considerando o tempo de sua criação e sua importância na luta abolicionista. Gostei muito.
Ellen 03/01/2024minha estante
Que bom ler isso! Ainda estou no início, com Tancredo finalizando a narrativa sobre seu passado, e já estou gostando bastante. Ansiosa para os próximos capítulos!!

Ju 03/01/2024

Ursula
Ursula é uma história que mostra a face da escravidão de maneira indireta. Escrito por uma mulher negra filha de ex-escravos, primeiro livro publicado por uma mulher no Brasil e por muito tempo esquecido na literatura brasileira, mostra a perspectiva dessa mulher em relação aos acontecimentos históricos, o sentimento de ser arrancado da sua terra por bárbaros que escravizam pessoas inocentes. Mostra o homem branco como uma pessoa de ira e vingança. Um romance forte, atemporal e que deveria ser conhecido por mais pessoas.

Caroline.Brunoni 31/12/2023

Cativante
Um livro que prende do início ao fim, com um desenrolar nada previsível, apesar da história indicar que sim. Uma trama cheia de situações que escancaram as maldades e injustiças promovidas pelos homens brancos.

Sofidajaca 31/12/2023

Sem dúvidas, uma obra prima
É difícil falar de Úrsula, porque ele não é apenas um livro, ele é historia, o primeiro romance escrito por uma mulher negra. Esse livro traz consigo uma carga emocional sem descrições.
Além do conto principal, ele funciona como uma coletânea reunindo contos e poemas. Sem dúvidas uma mulher fenomenal que consegue transitar entre o romance, o conto e o verso com maestria.
Sem contar com o conteúdo criticando extremismos, escravidão, preconceito em meio a uma sociedade tão medíocre e individualista.
Uma obra prima.

27/12/2023

Impressionante
Impactante, leitura necessária para entender sobre história de nosso país, escrito contemporâneamente aos fatos escravistas sitados é de impressionar a inteligência e percepção de Maria Firmina dos Reis.

Luiza 22/12/2023

Tinha esquecido de escrever sobre esse livro...
sinceramente, essa foi uma das leituras para vestibular mais tranquilas que já fiz, a escritora tem uma história incrível, o livro trata de temas muito interessantes e como foi publicado em 1859 tem um olhar inovador e muito avançado no tempo.
resumindo, recomendo muito e adorei ler

Jackson 20/12/2023

Mesmo com uma história de romance batida, a autora inova pelo seu pioneirismo em dar fala a uma minoria racial que até então não tinha espaço. E a prova disso é que as melhores passagens do livro vêm dos personagens de cor.
Sem dúvida, Maria Firmina merece seu lugar no patamar de autores mais visionários da língua portuguesa