Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...

Resenhas - Úrsula

Manu 26/11/2023

Obra imprescindível
O primeiro romance publicado por uma mulher no Brasil: mulher negra e nordestina. Que assinou a primeira publicação como ?uma maranhense?. O Romantismo não é meu período favorito da Literatura, mas essa obra da Maria Firmina dos Reis tem que ser incluída nas escolas imediatamente e lido por nós.

eelis 25/11/2023

Úrsula
Achei legal, é massinha.
Tipo tem MUITA coisa vc vê e fica caraca num ano daquele e se tem meio q um protagonismo negro??
Pse, ent eu achei essas partes muito interessantes d se analisar. Tb como cada história sempre tem um fundo mais de verdade era nítido q por mais que tivesse um romance bem bonito e triste como principal trama, também era abordado os sentimentos, opinões, visões de mundo dos escravizados.
E se tem toda aquela angústia e dor nessa parte da história, tipo uma hr c tá lendo uma parte melancólica da ursula com o Tancredo aí outra c vê o outro lado da moeda. Nem tudo são flores, e no livro deixa bem explícito.

No final de tudo eu gostei bastante, a leitura foi meio complicada no início mas dps c pega o jeito, nao é nada TAOOO complicado. C consegue d boa

Leticia2063 22/11/2023

Úrsula é considerado o primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil, mulher negra e nordestina, e é também considerado precursor da temática abolicionista.
Li esse livro para acompanhar o clube de leitura que participo, e não seria uma escolha minha, mas confesso que gostei. Sai da minha zona de conforto pois não foi uma leitura facil, foi dificil engrenar.
A coragem da autora em escrever algo assim naquela epoca me tocou muito.
Um livro triste, mas necessario. Indico a leitura.

belloren 22/11/2023

No início é uma leitura que demora a engatar, acredito que pela escrita, o vocabulário que é utilizado, etc. É um livro de época, então acredito que seja normal esse estranhamento com a escrita utilizada. Depois que alguns fatos sucedem a leitura começa a ficar bem interessante, acontecem umas reviravoltas que prendem a gente na leitura e tem relatos que acho essenciais. Provavelmente não é um livro que eu leria por lazer, mas foi bem interessante e surpreendente, só me incomodava um pouco o jeito arrebatador com que eles falaram dos sentimentos, mas essa é uma característica da literatura dessa época então já era esperado

Gabriela.Kaghofer 22/11/2023

Nao é meu tipo de leitura habitual mas o livro é muito bem escrito e com história bem interessante.

FellipeFFCardoso 15/11/2023

É uma experiência enriquecedora voltar a livros do Romantismo brasileiro em tempos de aprofundamento psicanalítico (mesmo que muitos de nós não sejamos psicólogos ou psicanalistas, vivemos numa época em que a informação, a velocidade com a qual ela nos chega, a qualidade e a reflexão crítica, nos deixa mais complexos na aventura humana, mas não menos sensíveis ao que ela nos provoca). O leitor mais desavisado pode considerar um enredo bobo, datado, um tanto irreal. No entanto, há nos livros românticos algo de primitivo que nos une a todos na construção sentimental de nossa formação enquanto indivíduos. Neste, em específico, escrito por uma mulher negra nos horríficos anos da escravatura brasileira, nos traz uma camada extra de contexto que, ainda hoje, é sensível na essência da existência de nossa cultura, aquilo que nos faz povo. Por mais fruto de seu tempo que o livro possa ser, mantém-se uma leitura que abre espaços para a subjetivação de seus personagens, por mais estereótipos que tragam em sua representação. Tais estereótipos, neste caso, ainda encontram espelhos nos dias de hoje. A autora foi muito feliz ao sopesar as inserções potentes de personagens secundários para dar a eles a dissonância do tipo de literatura que o Romantismo produziu, porque é pelo reforço da futilidade do enredo amoroso que reforça o protagonismo deles, sem deixar de apresentar, ainda assim, para além do racismo e do regime de tortura que se empregava à época (e ainda hoje), outras misérias de nossa formação, como o machismo, o elitismo, a conivência religiosa. Recomendo a leitura.

manumoura18 14/11/2023

Destaques preferidos
"É horrível lembrar que criaturas humanas tratam a seus semelhantes assim e que não lhes doa a consciência de levá-los à sepultura asfixiados e famintos."

Daniel.Moreira 12/11/2023

Obra histórica!
Esse romance Úrsula foi escrito por uma mulher negra, Maria Firmino dos reis. Ela é considerada a primeira mulher romancista.

Muito interessante, já que dá voz e um outro viés sobre a escravidão a partir da perspectiva negra!

Esse é o típico romance da era do idealismo romântico. Retrata a vida de Úrsula burguesa que vivia com sua mãe acamada. Só tinha contato com ela e dois escravizados

De pano de fundo, Maria dos Reis retrata a dura vida dos escravizados.

Além disso, temos extras dois contos e um conjunto de poemas, um indianista e outro abolicionista.

Excelente leitura.

heloo.alqualo 12/11/2023

Importância histórica
Livro muito bom e importante pelo fato de ter sido escrito pela primeira romancista negra do país. A escrita de Maria Firmina possui um viés abolicionista e apresenta críticas em relação ao sistema exploratório vigente nos latifúndios nacionais do século XIX, em um contexto no qual a escravidão ainda perdurava no Brasil.

maria.duda 10/11/2023

O livro é muito bom e envolvente!
tem um começo beeem lento e quase não continuei ele
Mas a partir do momento que a história começa ela te envolve

claramente as personagens Susana e Túlio são as grandes protagonistas do livro e são muito mais interessantes que esse amor de ursula e Tancredo, que como todo livro do romantismo é extremamente idealizado

Gabi.Neman 01/11/2023

Bem romântico?
É um romance BEM romântico, aborda a escravidão e foi escrito por uma mulher- coisas que para o romantismo eram bem novidades. Muito bom, romance fofo e personagens cativantes.

mayara.marinheiromartinelli 22/10/2023

Eu gostei bastante dos contos que apesar de terem fundo romances bobinhos são usados pra dar voz a escravizados sobre a condição que foi imposta a eles , eu não gosto de poemas e a excessiva carga religiosa me fez gostar destes menos ainda.

naju 21/10/2023

Finais reais
Que livro!!

tem uma linguagem tão culta e cheia de bonitas palavras, apesar de transcorrer tantos eventos trágicos e que foram reais na história brasileira. tão cheio de dramaticidade, romance e veemência. recomendo muito! principalmente por se tratar de um livro escrito por uma mulher negra -pioneira- em 1859, uma realista, geração condoreira, enfim? tudo muito bem executado.

mel! 19/10/2023

Li por causa da escola. o começo é bem chatinho mas depois confesso que a história me intrigou, com a chegada do comendador. experiência interessante, me surpreendeu !