Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...

Resenhas - Úrsula

Alê | @alexandrejjr 04/10/2020

A ficção que não se apaga

O romance necessário. Creio que essa seja a melhor definição para quem pergunta por que se deve ler Maria Firmina dos Reis. Pelo menos foi assim que pensei quando terminei a última página do livro.

Não é à toa que “Úrsula” tem hoje a posição que lhe foi negada em seu tempo. Maria Firmina, mulher, negra e educadora, não teve vez no mundo literário - e na sociedade - extremamente racista e machista em que viveu. Entrou no portal do esquecimento e de lá foi resgatada muitos anos depois por um bibliófilo e por pesquisadores que lhe devolveram o devido lugar histórico. Seu livro, é preciso lembrar, respira a plenos pulmões o romantismo em cada linha escrita. No entanto, não é no estilo ou na forma que reside sua força, pois ela está presente na inovação que trouxe consigo, aquela que ninguém queria saber: a de dar voz às minorias, aos marginalizados.

A professora Maria Firmina possuía uma consciência plena dos objetivos que pretendia alcançar. Engana-se quem busca na leitura deste livro uma joia rara da prosa brasileira. E nem era essa a intenção. A história em si é bem quadradinha e às vezes tortuosa devido aos encontros entre a princesa prometida e o príncipe benevolente. O que salta aos olhos é a impressionante coragem da autora em ser abertamente abolicionista e entregar ao leitor escravos humanos, não escravos objetos, como gostavam (gostam) de ler os homens brancos com poder. Para não fugir do clichê, “Úrsula” foi, é e será um romance de resistência, ainda que artisticamente seja imperfeito, nada pode tirar a bravura de seu pioneirismo.

Apesar da minha atenção ser desviada em alguns momentos pela quantidade de mesóclises que remetem ao nosso recente ex-presidente vampiresco, ou dos melosos encontros entre nossa personagem título e o mancebo Tancredo, casal condutor do romance, a leitura de “Úrsula” é extremamente satisfatória. Isso, é claro, pode ser potencializado pela edição que você escolher ler, como foi meu caso ao optar pelo e-book disponibilizado temporariamente pela Companhia das Letras, que trouxe uma quantidade de informações auxiliares importantes. Portanto, leia Maria Firmina dos Reis e faça mais do que isso: leia mulheres, leia mulheres negras.
andrea weber 05/10/2020minha estante
Parabéns pela resenha...amei.Já quero ler ??

Alê | @alexandrejjr 05/10/2020minha estante
Obrigado, Andrea, a leitura vale o tempo! ?

Locimar 24/01/2021minha estante
Lendo e me deliciando com o linguajar de época. Lendo mulheres, escritoras negras, de ontem, de hoje... Uma prosa abolicionista.

aliuscha 26/05/2021minha estante
Resenha foda, abalô

Alê | @alexandrejjr 26/05/2021minha estante
Obrigado pelo elogio! ??

Samantha.Ultramari 25/03/2023minha estante
Vou ler, com ctz! Qt às mulheres negras, comecei por Carolina Maria de Jesus e me apaixonei. Obrigada pela bela esenha.

Alê | @alexandrejjr 07/04/2023minha estante
Eu que agradeço a leitura, Samantha!

Bookster Pedro Pacifico 21/02/2020

Úrsula, de Maria Firmina dos Reis – Nota 7,5/10
A importância histórica dessa obra já é, por si só, suficiente para que você a leia: publicado em 1859, “Úrsula” é considerar o primeiro romance de autoria negra e feminina publicado no Brasil. E para a felicidades de nós, leitores, a obra foi recentemente republicada por algumas editoras, trazendo o trabalho da autora maranhense para o público de fora do mundo das Letras. Na verdade, me causa espanto que essa obra não seja ensinada nas escolas como um marco da nossa literatura.

O enredo de “Úrsula” é bem característico de um “romance romântico”, já que envolve um triângulo amoroso e os sofrimentos causados por uma grande paixão. E confesso que, apesar de ser uma leitura agradável e envolvente, essa parte da narrativa não me encantou. A princípio, acabou me deixando com a sensação de ser uma história pouco original. E talvez se a gente só focar no enredo, a obra pode não agradar alguns leitores. Mas quando a gente para e pensa sobre o contexto histórico em que a obra foi escrita, a sua originalidade está no simples fato de ela ter sido publicada em um ambiente tão hostil para Maria Firmina.

Além disso, em paralelo a esse foco narrativo, também somos apresentados a três outros personagens: Túlio, Suzana e Antero. Três escravos, personagens criados por uma autora negra que vivia em uma época em que a escravidão ainda estava longe de ser proibida no Brasil. Esses aspecto do livro me impressionou bastante e revelou a coragem da autora em tratar – ainda que de forma sútil - uma temática muito complicada para a época. E isso também explica o motivo pelo qual o romance foi inicialmente publicado com um pseudônimo: “uma maranhense”. E no decorrer da leitura, há passagens que retratam os horrores da escravidão. Dentre elas, está a cena que mais me impressionou: a descrição da captura e viagem de uma escrava para o Brasil, brutalmente separada de sua família e seus filhos.

Ah, e se prepare para encontrar algumas palavras pouco conhecidas, reflexo da época em que a história foi construída. Mas fique tranquilo que isso não chega a prejudicar o ritmo da leitura.

site: https://www.instagram.com/book.ster/

Regis 28/10/2022

Um livro importante
Úrsula é considerado o primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil, essa mulher sendo negra e nordestina, do Maranhão, longe do Rio de Janeiro onde figurava os grandes autores da época.
É um romance precursor da temática abolicionista, pois é anterior a poesia de Castro Alves.
O livro foi lançado em 1859 assinado por Maria Firmina com o pseudônimo "uma maranhense".

Tancredo D. é um advogado que sofre uma queda com seu cavalo ficando com o pé preso embaixo do animal. Ele é socorrido por Túlio, um escravo de bom coração que o leva para casa de Lúcia B. mãe de Úrsula, uma jovem doce e cheia de compaixão que cuida dele.

Uma clássica história de amor impossível, mas que destoa do nacionalismo vigente no período. O livro também retrata mulheres e negros com personalidades que confrontam a mentalidade da época. Os escravos não têm variação linguística de seus senhores ou de qualquer outro membro da sociedade.
Tornando-os personagens ricamente descritos e com seus anseios e sofrimentos reconhecidos, retratados de forma sensível por alguém que conhece profundamente essa realidade. Diferente dos romances com temática abolicionista posteriores narrados por homens brancos.
A autora também representa o patriarcado e a opressão de negros e mulheres no Brasil do século XIX.

Úrsula é uma história de amor trágica, com personagens simples, com vilões e mocinhos bem definidos (características típicas do Romantismo).
Nela se destaca a denúncia dos maus tratos e da situação inumana em que viviam os negros.
A autora foi corajosa ao abrir caminho e abordar tais temas, sendo mulher e negra em um meio dominado por homens brancos.

Entretanto, Úrsula é também uma história de inveja, maldade, obsessão e injustiça. O final me tocou e causou enorme revolta.

Gostei muito do livro e com certeza recomendo a leitura desse clássico que há pouco foi resgatado do obscurantismo.

laxxal 02/12/2021

Úrsula é um livro que deveria ter muito mais reconhecimento, esse é o primeiro romance brasileiro escrito por uma mulher, uma mulher negra e nordestina que escreveu justamente sobre questões raciais vivendo em uma das províncias mais escravistas do Brasil. Fiquei completamente impressionado depois dessa história e da aula absurda de literatura nos posfácios desse livro.

Essa história possui dois focos: o romance central e o outro, que é o principal, e aparentemente conta a história dos personagens coadjuvantes, mas que são os verdadeiros protagonistas. Achei ambas as histórias admiráveis, a primeira me lembrou bastante de "O Morro dos Ventos Uivantes" (um dos melhores livros que já li) com romances de muita intensidade com amor, violência e melancolia, já a segunda, mostra como as pessoas escravizadas viviam, pela primeira vez, mostrando seus pontos de vista com suas individualidades, questões pessoais, objetivos e protagonismo de alguma forma nas lutas abolicionistas.

Esse livro, como aprendi durante a leitura, possui muitos pontos inéditos para a literatura e para o seu contexto, é fenomenal a qualidade e profundidade desse desenvolvimento, onde ao ler qualquer parte, você consegue aprender ou interpretar algo diferente.

Certamente se tornou um dos meus favoritos, infelizmente só fui conhecer Maria Firmina agora, mas não vou perder mais tempo para ler outras coisas da autora e com certeza farei releituras dessa preciosidade que é Úrsula.
Duda mota 02/12/2021minha estante
Obrigada por ter aparecido em meu feed e me apresentar a esse livro que somente pela sinopse tão espetacular, já me fez querer lê-lo imediatamente. Com certeza ele será uma das minha próximas leituras.

laxxal 02/12/2021minha estante
aah que ótimoo, fico feliz! muito obrigado, leia mesmo que vale super a pena. espero que vc goste dele

Michela Wakami 17/08/2022

Muito bom.
Eu fui positivamente supreendida com essa leitura, iniciei as cegas, sem saber nada sobre o livro, e simplesmente amei.

William LGZ 22/05/2022

Uma magnífica coletânea
Aqui temos as principais obras da primeira romancista brasileira junto com muitas de suas poesias e me impressionou demais o quão bem escrito cada um dos seus trabalhos são.

Com um estilo bem próprio de narrar uma história além de ter sido pioneira em trazer a questão abolicionista em seus romances, é uma autora que realmente vale a pena ser lida e que merecia muito mais destaque por tudo que fez e representou em vida.

Se a análise apenas incluísse Úrsula, minha nota seria 4,5 estrelas com toda certeza, porém não apreciei tanto os outros contos e poesias aqui incluídos então fiz a média em minha nota final.

Ainda assim todos valem a pena por suas mensagens e primorosa escrita, e definitivamente indico a leitura integral do livro!

Layla.Ribeiro 31/08/2020

Muito importante para a literatura Brasileira. Leiam!!
Bom, quando eu li as primeiras páginas e vi aquela linguagem , pensei: eita!! Lascou , confesso que tive que voltar algumas vezes e pesquisar no dicionário algumas palavras para entender, mas conforme foi passando o capítulo fui me acostumando com a linguagem , ah também pensei que o livro fosse escrito de forma poética por causa daquela introdução do narrador. Ficou claro pra mim que o livro se encaixa no Romantismo, então preparem-se pra ver muito drama , mocinha virgem e etc. A personagem que mais me marcou no livro foi a Suzana, até onde sei pela primeira vez na literatura brasileira temos uma visão de uma negra , que se observamos em outras obras é um personagem ou secundário ou figurante e o relato forte dela de como foi captura e trazida para o Brasil foi maravilhoso , em um contexto q foi escrito e publicado esse livro (antes da abolição) é de deixar qualquer escritor abolicionista da época no chão. Outra coisa que gostei muito foram as reviravoltas. Além da história principal esse livro da editora Câmara (gostei muito da edição, as pequenas ilustrações que tem a cada capítulo e a linguagem é mais fácil comparado a outra que tive a oportunidade de ver) existem outros textos da Maria Firmina dos Reis destaque para o conto A Escrava o melhor na minha opinião da dos Reis encontramos várias semelhanças com a história da Escrava Isaura (que foi publicado anos depois dos textos da dos Reis) e tem também o conto Gupeva na qual alguns dos personagens são indígenas, porém não gostei desse conto e por conta dela a coletânea não leva a nota de 5 estrelas. Conhecemos nesse livro uma Maria Firmina poetisa, poemas que falam sobre seu amor por Maranhão, o luto por sua mãe, amizades e amores, confesso que alguns dos poemas me trouxe fortes emoções, porém para que não gosta de poesia acredito que não deva gostar muito das poesias dela, pois possui uma linguagem muito rebuscada. Minha conclusão é que a Maria Firmina dos Reis sem dúvidas foi uma das melhores escritoras do Brasil e espero de verdade que ela tenha o reconhecimento aqui no Brasil que merece.

Luciano 04/01/2021

Empolgante!
Essa reunião das obras da Maria Firmina dos Reis é espetacular. "Úrsula" é considerado o primeiro romance de autoria feminina e negra no Brasil. Apesar de ser centrado em um triângulo amoroso branco, são os personagens negros que dão o frescor que as obras em prosa dessa época tanto precisam. Eles são explorados em profundidade pela autora, ganham capítulos próprios e são importantíssimos no desenrolar dos acontecimentos da narrativa. "A Escrava" é um conto revolucionariamente abolicionista. E ainda há "Gupeva" (conto indianista) e "Cantos à Beira-Mar (livro de poesias). Uma escritora romântica pra ninguém botar defeito!
César 04/01/2021minha estante
Sensacional

Luciano 04/01/2021minha estante

Lorena 05/09/2021

Uma história por trás da história
Exatamente. O romance daquela que talvez seja a primeira romancista abolicionista do Brasil, 'Úrsula' - da maranhense filha de escrava liberta - conta uma história de amor entre um casal de brancos ao passo que, na verdade, conta a história Túlio e Susana, dois escravos. E assim o faz.
O segredo desta leitura é justamente se ater às falas e pensamentos desses dois personagens.
Kah Morais 05/09/2021minha estante
Que complexo, amei!!!

Francisco240 22/03/2023

Um livro forte e percursor como romance antiescravista e com raizes românticas e com pela primeira vez já literatura brasileira temos vozes negras tendo fala num romance que quase esquecido foi, mas para felicidade de todos foi redescoberto e republicado.

mayzabonjour 15/11/2021

Primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil, e uma mulher negra, o que marca totalmente o enredo da obra e a história da literatura brasileira. As descrições dos ambientes e dos personagens, a forma como a autora apresenta a própria obra, a importância e o peso de cada diálogo feito pelos personagens escravizados da história são marcantes e fazem com que este livro se diferencie de todos os romances românticos escritos na época.
Tirando as correções desnecessárias no rodapé dos erros gramaticais, a história é envolvente e não esperava que houvessem tantas reviravoltas (Maria Firmina a frente do seu tempo). Além disso, a edição é maravilhosa e as informações no fim da obra são essenciais.

Thamiris.Treigher 28/01/2024

Essencial na literatura brasileira
Aqui está um clássico que deveria ser muito mais lido e conhecido. Não só por sua história, mas também por sua autoria, significado e representatividade.

Antes de falar sobre o enredo de "Úrsula", é muito importante comentar sobre a autora da obra, Maria Firmina dos Reis, mulher maranhense, negra e uma das primeiras romancistas brasileiras. Tudo isso já explica muito sobre sua invisibilidade e anonimato por tanto tempo.

O romance, escrito em 1859, escandalizou a sociedade da época. Ele trouxe uma abordagem crítica à escravidão e à sociedade escravista e patriarcal, além de destacar personagens africanos e afro-brasileiros escravizados, escancarando aquela realidade injusta e tirana.

Úrsula foi um dos primeiros romances abolicionistas brasileiros. Por meio de um estilo ultrarromântico (que eu amo!), conhecemos a história do par romântico Úrsula e Tancredo, que se apaixonam perdidamente mas logo veem esse amor cercado de obstáculos e desafios.

Outros personagens em destaques são Túlio e a velha Susana, ambos escravizados. Túlio ganha sua liberdade ao salvar a vida de Tancredo, mas Susana não tem o mesmo destino. Conhecemos sua longa e sofrida vida, que nos sensibiliza fortemente.

O monstruoso comendador P., tio de Úrsula, também se apaixona pela moça, e isso leva a uma sequência de acontecimentos intensos, dramáticos e revoltantes, enfatizando o terrível sistema patriarcal e senhorial da época. Esse é realmente um romance repleto de emoções e complexas tramas familiares.

Um destaque dessa edição maravilhosa da @penguincompanhia é sua introdução, contando muitos detalhes sobre a obra e a vida de Maria Firmina dos Reis, o que é importantíssimo para entender o lugar único que esse romance representa para a literatura brasileira.

Amei muito! Todos deveriam ler! ?
Fabio 30/01/2024minha estante
Belíssima, resenha, Thamiris!

Thamiris.Treigher 31/01/2024minha estante
Muito obrigada, Fabio. Fico feliz que tenha gostado!

Leila de Carvalho e Gonçalves 06/09/2021

Ponto Fora Da Curva
O LIVRO:
Publicado pela primeira vez em 1859, no Maranhão, ?Úrsula? é a obra-prima de Maria Firmina dos Reis. Com estratégias folhetinescas, amor impossível, coincidências e incesto, como convinha à época, ele consolidou sua importância graças a certas singularidades. Trata-se de um ponto fora da curva da nossa literatura.

Sinteticamente, ?Úrsula? é reconhecido como o primeiro romance escrito por uma mulher no nosso idioma. Também é precursor do abolicionismo, historicamente o movimento só começou em 1860, e os demais com essa temática jamais conseguiram alcançá-lo no tratamento dado às personagens negras. Maria Firmina retratou-as como indivíduos, desconstruiu estereótipos e descreveu com propriedade a tragédia da diáspora africana no Brasil, à medida que era uma afrodescendente.

A bem da verdade, ela foi uma mulher muito à frente de seu tempo. Atuou como professora, compositora, folclorista e, sobretudo, foi uma intelectual que legou um romance do século XIX que cai feito uma luva no século XXI, afinal, numa época em que a democracia está sob risco e é constante a tentativa de retroceder o direito das minorias, o romance é um convite à inquietude daqueles que não se conformam com a injustiça e o racismo, além de uma ferramenta de denúncia e aprendizado para quem luta por liberdade.? (Apresentação - Preta Ferreira, página 9)

A EDIÇÃO:

De inequívoca qualidade, a edição contempla projeto gráfico e capa de Giulia Fagundes, mais ilustrações, em branco e preto, criadas por Heloisa Hariadne e elas despertam a atenção do leitor em virtude do aspecto lúgubre, bem de acordo com o encaminhamento da trama.

Outro destaque é a Fortuna Crítica que não deve ser tratada como opcional. Composta por três textos, eles funcionam como um Posfácio e elevam a compreensão narrativa para outro patamar. São eles:
* África, A Pasárgada De Mãe Susana, Conceição Evaristo.
?? Pode-se afirmar que o desejo de construção de uma África-mãe em textos de autoria afro-brasileira se confunde com o movimento de construção de uma identidade afro-brasileira. Esteticamente se constrói então um sujeito poético que amalgama África e Brasil. O espaço-tempo vai ser costurado, transversalizado por eventos históricos, pertencentes ora à África, ora ao Brasil. Espaços distintos e tempos históricos diferentes se fundem como se tudo fosse uma realidade única, um continuum.? (Páginas 277 e 278)
* Uma Autora À Frente Do Seu Tempo, Fernanda Miranda.
?O romance Úrsula é um grande clássico da literatura brasileira. Uma obra que somente há pouco tempo começou a ser pensada, estudada, compreendida, pois sua trajetória é marcada pelo silenciamento ? dispositivo que acomete a autoria negra no Brasil de forma sistemática.? (Página 292)
* Maria Firmina Dos Reis: Precursora Negra Da Abolição, Régia Agostinho.
?Se Gama, Patrocínio e Rebouças, homens negros letrados, lançaram suas falas nos fóruns, na imprensa e na corte, Maria Firmina jogou sua rede na literatura e esperou pacientemente convencer aqueles homens brancos do valor de sua fala contra o regime escravocrata.? (Página 306)

Enfim, eis uma edição que não pode faltar em sua biblioteca, quer ela esteja nas nuvens (e-book) ou seja física (livro). Até a próxima!

Vinicius39 25/11/2022

Um marco na literatura brasileira!
Um dos melhores livros que eu já li na vida! É um livro nacional,escrito por uma mulher preta e praticamente o primeiro romance de que uma mulher escreveu no Brasil,tudo isso com temas necessários,forte e mesmo tendo mais de 150 anos,é tão atual...

Esse livro aborda a vida de uma mulher preta escrava e dos escravos que moram por ali,aborda o romance de um homem branco e uma escrava,em uma época tão complicada como aquela,aborda a luta dos escravos e principalmente a resistência. A autora escreve tudo isso de uma forma e com uma história tão legal,um romance cheio de plots,cheio de mensagens e lições que as pessoas necessitam ler urgentemente nos dias de hj.

É uma leitura cheia de significados,de mensagens,de luta,de humanidade... Isso deveria ser leitura obrigatória nas escolas e em todos os lugares,todo mundo deveria ler essa obra. Eu não conhecia até pouco tempo atrás e eu me pergunto,como uma obra desse nível,é esquecida no tempo? Bom,a gente já sabe a resposta né...

Só leiam e compartilhem para que essa obra não se perca no tempo.
Jakee 27/11/2022minha estante
Essa leitura é extremamente importante e necessária. Infelizmente, como você disse, esquecida no tempo. Eu amei esse livro! A experiência foi incrível é apaixonante. É muito bom ver como nossas leituras conjuntas tem nos ajudado a encontrar livros incríveis assim como esse. ????

Vinicius39 27/11/2022minha estante
@Jakee SIM!!! tô amando muito,a gente descobre cada coisa maravilhosa...