O melhor de Cortella

O melhor de Cortella Mario Sergio Cortella

Resenhas - O melhor de Cortella

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Viviane @litenatura 13/04/2020

Uma livro bom para refletir, é possível ler na sequência ou escolher uma página aleatória. Grandes ensinamentos.

Dante 12/07/2020

Um dos maiores pensadores de nosso tempo.
Um autor que dispensa comentários. Desde os 6 anos de idade já lê livros. Hoje o mesmo afirma ter lido, mais de 10 mil títulos. Um grande pensador do nosso tempo, Cortella. "Pergunta clássica: existe algum medo universal? Parece que o medo mais presente em todas as culturas é o do abandono e da solidão; somos seres gregários, e agregados queremos estar. Ficar sozinho é um desejo eventual; ser solitário é um desespero." "Às vezes, quando se fala do homem primitivo, que é o homem pré-histórico ou o homem das cavernas, muitos o imaginam como homem de violência. Mas, pela perspectiva da antropologia, é preciso lembrar que a grande valia da nossa espécie, quando estávamos nos estruturando, foi a capacidade de cooperação.
Pensamentos profundos. Ler com calma é fundamental. Destaco 3 trechos geniais. "Não basta viver, é preciso que a vida, ao ser partilhada, ao ser vivenciada, tenha, de fato, uma utilidade. Ser útil não é apenas ser prestativo, não é alguém que fica o tempo todo servindo às pessoas. É preciso, na vida útil, seguir a si mesmo servindo à própria vida." "Esse apodrecimento da esperança impede que a vida se engrandeça e remete milhares e milhares de homens e mulheres ao terreno da conformidade, da subserviência, da insignificância em relação à possibilidade de construir uma realidade que seja diferente." "O discurso apocalíptico é o discurso da desistência. O pessimista é alguém derrotado antes que o combate comece. Paulo Freire já dizia: É preciso ter esperança, mas tem de ser do verbo esperançar, porque tem gente com esperança do verbo esperar, e, aí, não é esperança, mas pura espera.”
Um livro que apesar de curto, traz muito conteúdo. Informações estás, que nos faz pensar profundamente, refletir e analisar nossas ações e decisões. Magnífico, todos devem ler. Reflexões profundas, mostrando como o ato de questionar, de fato, pensar no que pensamos. Um dos pensadores mais brilhantes do nosso tempo. Que nos apresenta uma filosofia e uma forma de pensar mais simplificada. A sociedade atua, das mídias sociais, das conexões, nunca precisou tanto da simples arte de questionar e criticar, mas, criticar com sabedoria e não com ignorância.

Giovana Renoldi 17/10/2020

O melhor do Cortella
Faz jus ao nome. Reunindo em um único livro os insights brilhantes de uma das mentes pensantes mais admiráveis do Brasil.

moacircaetano 12/09/2023

A estruturação em "pílulas" é sempre desconfortável pra mim, sempre me faz falta a fluidez do texto dirigido.
Mas ainda assim, algumas citações e insights interessantes.

Jufs 24/02/2024

Com uma compilação de citações extraídas das obras de Cortella, o livro é bastante objetivo e bastante organizado. As frases nos levam a refletir.
Uma rápida leitura, e sempre bem desenvolvida, uma característica sensacional do Cortella.

Prissscila 10/06/2020

Bom!
O livro apresenta fragmentos de outras obras do autor. Pode ser lido sem sequência ou de forma aleatória. É divido por temas e tem ótimas reflexões.

thecia 14/03/2022

Aprendizado
Muito legal, amo o Cortella e cada livro que leio dele eu o admiro mais. O mais incrível de tudo é o tanto que eu aprendo com ele, mesmo não concordando com tudo sempre, e essa é a maior beleza de todas.

Thalia.Stephanie 10/07/2020

Estou encantada
Este livro superou qualquer expectativa minha estou simplesmente encantada e querendo mais do Cortella, amei!

Débora Galter 18/06/2021

Tecendo a manhã ~ João Cabral de Melo Neto
"Um galo sozinho não tece uma manhã/ele precisará sempre de outros galos".

A lógica é que um canta o outro apoia o canto do outro lado, e mais outro, e assim se vai tecendo a manhã.

Nós também vamos tecendo tecendo... Tecendo juntos essas histórias. (P. 26)

Daniel Aguiar 26/03/2022

Doses de Cortella
Mário Sérgio Cortella é um dos grandes filósofos brasileiros da atualidade, junto com Luiz Felipe Pondé e Leandro Karnal foram a tríade filosófica brasileira.
Nesta obra de bolso temos as doses do saber daquele que é o mais carismático filósofo tupiniquim, com seu sotaque inconfundível e irreverência, Mário Sérgio permeia bem entre os mais eruditos catedráticos e os mais jovens mancebos aspirantes a pensadores do Twitter. Vale a pena se deliciar com as frases e pensamentos como doses diárias desta mente brilhante e carismática que é Cortella.

Fernando Coutinho 25/07/2020

Leitura fácil
Ótima forma de ver as principais frases do Cortella. Muito bom para leituras rápidas.

Carlos.Magnun 21/01/2021

Cortella
Um livro de frases sobre vários aspectos da vida. Uma coleção dos muitos livros do autor.

Madeira 27/06/2021

Cortellai-vos
Cortella sem dúvidas é um dos melhores filósofos de nossa geração! A inteligência, o domínio das palavras e a síntese contextualizadora de suas sacadas torna sua obra ?devorável?! Essa obra em especial serve pra te incitar a ler outras coisas dele. Excelente ?surpresa? de junho!

Bia 09/08/2020

É um livro interessante pois traz em frases retiradas de outros livros a ideia central do autor sobre os mais variados temas. Eu esperava, na verdade, algo como textos/capítulos do autor e frases ilustrando, mas o livro é literalmente um recorte de vários trechos.

felipediego 07/07/2022

O Melhor do Cortella - o melhor da filosofia
Um livro curto, cheio de trechos de outras obras para compor este novo livro.

Muito aprendizado de diversas formas e fontes, uma filosofia inovadora e necessária para nosso cotidiano.

Uma ótima obra, mais um livro do Cortella finalizado com muito orgulho!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6