O melhor de Cortella

Resenhas - O melhor de Cortella

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

car1osfe1ipe 09/04/2024

Ideias, frases e inspirações
Não é o tipo de livro que gosto de ler, mas é possível assimilar várias lições a partir das citações.

Jufs 24/02/2024

Com uma compilação de citações extraídas das obras de Cortella, o livro é bastante objetivo e bastante organizado. As frases nos levam a refletir.
Uma rápida leitura, e sempre bem desenvolvida, uma característica sensacional do Cortella.

Menina Ciria 25/01/2024

Cortella é sempre necessário. Nesse livro em especial ele reúne frases e pensamentos de seus longos 30 anos como escritor. Eu amei cada pedacinho! Cortella foi o último aluno a ser orientado por Paulo Freire. Ele conta tristemente que seu orientador faleceu numa data muito próxima da data marcada para a defesa do seu doutorado(1997). A data foi postergada e Cortella teve na sua banca de defesa Nita Freire que também é doutora em Educação. Eu admiro muito o Cortella pela sua escrita profunda e acessível. Ele escreve sobre filosofia, educação, ética e moral de uma forma que todos podemos refletir e compreender.
"Há uma fratura muito forte do tema felicidade no nosso cotidiano, pois não existe 'felicidade individual'. A felicidade é como a liberdade: a minha liberdade não acaba quando começa a do outro; acaba quando acaba a do outro. Se algum ser humano não for livre, ninguém é livre. Se alguém não for livre do descaso, do abandono, ninguém é livre."

moacircaetano 12/09/2023

A estruturação em "pílulas" é sempre desconfortável pra mim, sempre me faz falta a fluidez do texto dirigido.
Mas ainda assim, algumas citações e insights interessantes.

Jacque 16/08/2023

Ótimo. Frases para motivar e incentivar o leitor. Para quem não conhece o autor é um meio perfeito para iniciar a leitura deste.

Diogo 19/05/2023

Referências
Por se tratar de um livro que contêm referências de suas obras, pode servir como indicação de uma próxima.

@srlucasm 18/03/2023

Citações de um dos grandes filósofos
Mário Sérgio Cortella é um filósofo, com muita bagagem profissional. Além disso, é escritor de vários livros, inclusive best-sellers. Anos atrás o autor completou mais de 30 anos de obras escritas. A editora Planeta homenageia o autor e o leitor com este livro.

Em torno de 140 páginas, a obra reúne as melhores citações do Cortella sobre filosofia, política, religião, ciências e artes.

O posicionamento do autor é muito assertiva sobre grande parte dos assuntos. Alguns vocabulários pode ser confusa pelo leitor.

O livro não é apenas uma coletânea das melhores frases, como um convite a conhecer as demais obras do autor.

Algumas citações do livro:
"Viver por erratas. Nós vivemos, de fato, nos corrigindo e criando novas edições de nós mesmos."

"Na vida, nós devemos ter raízes, e não âncoras. Raíz alimenta, âncora imobiliza."

"Há momentos em que é preciso cessar as obrigações para poder se dedicar a um tempo de fruição."

Mário Sérgio Cortella e este livro eu recomendo a você que deseja conhecer um pouco sobre alguns assuntos. E não apenas acumular o conteúdo, mas a refletir, praticar e compartilhar. Esse é o propósito da Filosofia.

Att,
Lucas M.

Faline.Ferreira 17/01/2023

Interessante
Dos vários modos que existem para aprender a viver melhor, um dos que mais aprecio é a escrita. Para escrever, é preciso pensar. Para escrever bem, é preciso pensar bem. Escrever ajuda a elaborar o raciocínio, a sublimar emoções, a organizar o mundo.

Nada melhor pata definir esse livro , pois ele é um compilado de frases marcantes dos livros que dói escrito por ele.

day 18/09/2022

Muito bom !
"O que é um bom livro? A subjetividade da resposta é evidente. No entanto, é possível estabelecer um critério: um bom livro é aquele que te emociona, isto é, aquele que produz em ti sentimentos vitais, que gera perturbações, que comove, abala ou impressiona. ? (Não nascemos prontos! P. 133)" (from "O melhor do Cortella: Trilhas do Pensar - Ideias, Frases e Inspirações" by Mario Sergio Cortella)
Um livro pequeno , com pensamentos profundos e que nos faz pensar em nossas vidas e escolhas .
Gosto muito do Cortella, acho ele muito centrado e amo como sempre ele fala em Paulo Freire .
Um livro rápido , porém profundo.

Patricia Salcides 17/07/2022

Rápido e direto!
O livro é composto por uma coletânea de trechos de vários outros livros publicados do Cortella. Esses trechos são divididos e organizados por temas.
Achei a ideia fantástica, pois fala de forma rápida o que o autor pensa sobre cada assunto, além de nos fazer refletir profundamente sobre os mesmos.
Um ótimo livro para ler na condução enquanto refletimos sobre a vida.

Val 15/07/2022

Livro bom
Livro com as melhores frases e pensamentos do Cortella, muito bom para uma leitura rápida, recomendo.

Pietro G. Primieri 12/07/2022

Cortella
O livro é simples: reúne frases e conceitos tirados dos outros livros do Cortella. É separado pelas temáticas, o q é bom pra buscar inspiração e/ou reflexão no assunto q vc necessita.

Janaina Vieira - Escritora 08/07/2022

Fortes palavras!
Esse livro é uma compilação de vários trechos de livros do Cortella. Amei! Na verdade, são citações divididas por temas. Tudo é muito bom, com certeza. Pensar, refletir sobre nós mesmos, sobre a sociedade e sobre o mundo em que vivemos deveria ser obrigatório. Aliás, deveria haver uma lei para isso. Quem não pensa, quem não observa, quem não reflete sobre a vida está apenas sobrevivendo no mundo. É o que eu acho.

Maravilhoso compêndio, recomendadíssimo!

felipediego 07/07/2022

O Melhor do Cortella - o melhor da filosofia
Um livro curto, cheio de trechos de outras obras para compor este novo livro.

Muito aprendizado de diversas formas e fontes, uma filosofia inovadora e necessária para nosso cotidiano.

Uma ótima obra, mais um livro do Cortella finalizado com muito orgulho!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6