Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom Sophie Kinsella

Resenhas - Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Flávia 12/02/2013

Porque comprar é tudo de bom!!
Então, vamos lá! Conhecemos a Rebecca ou Becky, uma moça solteira, que divide um apartamento com a Suze, a amiga rica e, portanto sem necessidade de trabalhar ativamente, mas bastante criativa e habilidosa. Aquela pessoa que parece nascer com “o bumbum virado para a lua”: sem esforço, consegue grandes feitos. Becky é uma jornalista especializada em finanças, e tem um bom emprego. Diverte-se entre escrever colunas para o jornal para qual trabalha, ir a conferências ou feiras do ramo, onde tenha champanhe de graça, e comprar. Comprar de tudo. Na verdade, ela especializa-se em comprar roupas, acessórios, produtos de beleza e sapatos. São seus favoritos. Ah, e indispensáveis, sempre!

O enredo vai levar-nos a um passeio pelo consumismo desenfreado de Becky. Desde os motivos que ela cria para ter que comprar algo urgente (imagine que em uma parte ela quer muito comprar algo, e buscando por um pretexto, decide: “compras de Natal”. O único, porém é que estamos em março!) passando pelas situações, às vezes desastrosas, que ela se coloca para adquirir algo, até os apuros que ela tenta burlar por conta de cartões de crédito estourados, empréstimos de amigos, e cobranças de bancos. Ela não mede esforços para comprar algum item, que normalmente ela acaba encontrando no momento e torna-se extremamente necessário. O famoso consumo por impulso.

A escrita é em primeira pessoa, e às vezes, a Becky conversa animadamente com o leitor. Bastante fluida. Li esse livro realmente muito rápido. A maior parte é bem divertida. Mesmo que você não ria, de fato, vai sorrir em algumas circunstâncias que surgem, e que não são óbvias, ou facilmente identificáveis. A autora consegue surpreender. Não é aquela velha receita de bolo de comédias românticas. Até o final conseguiu me deixar pasma.

Um destaque especial para as cartas de bancos e cartões de créditos que ela recebia, e eram transcritos para o livro. As desculpas que ela tinha para cada uma valeriam um livro (opa! E não é que viraram!).

DL 2013 (http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/) - FEVEREIRO lIVROS QUE NOS FAÇAM RIR / DRD 2013 (http://www.silencioqueeutolendo.com.br/)ÍTEM 9
Gustavo 13/02/2013minha estante
Flávia,
Vc é uma especialista em resenhas, hein?!?! Muito boa!
Eu já esgotei minha cota de chick list (não faz muito o meu gênero rsrs), mas é sempre bom conhecer um novo livro...
Um abraço!

Flávia 13/02/2013minha estante
Ah, e vc não sabe minha saga... Eu detesto com todas as minhas forças o livro Melancia, e me senti a estranha porque a maioria acha o livro, no mínimo, engraçadinho. Daí, tentei de novo, e li um da Meg Cabot, e não gostei. Esse foi a minha terceira tentativa, e passou no teste. Mas, ainda é um gênero que não confio muito. Este livro é completamente mulherzinha, por causa do tema central, hehe

Flávia 13/02/2013minha estante
Aff, o principal: obrigada!!!!!

May 15/02/2013minha estante
Quero ler! Todo mundo fala bem, mas nunca tinha lido de fato uma resenha rsrs

Flávia 15/02/2013minha estante
May, para quemgosta de chick lit, é um prato cheio. E mesmo pra quem não gosta, é bom. Achei escrita dela melhor do que a da Marian Keys.

Michelle Gimene 15/02/2013minha estante
O mais legal é que Becky trabalha com finanças, mas não consegue controlar suas próprias contas. As desculpas que ela inventa são hilárias! Que bom que você gostou. Esse é um dos poucos chick-lit que recomendo sem pestanejar!

Flávia 15/02/2013minha estante
Finalmente!! Gostei de um!! hehe!!
POis é, e as desculpas que ela cria nem são para outras pessoas, são para ela!!

Hannah 16/02/2013minha estante
Desse jeito vou ter que ler esse livro.
Eu só vi o filme. O problema é que os livros da Sophie são muitooooooo caros :(((

Ahhh, ela diz q fala norueguês no livro?

Flávia 16/02/2013minha estante
No livro, é finlândes, hehehe. Alguém me disse que muitas coisas são diferentes entre as duas mídias.
Embora muitas coisas absurdas, eu gostei do livro!!
Beijos

Nedina 18/02/2013minha estante
Eu adorei esse livro e o filme tb eh mt engraçcado.
O Gustavio tem razão, suas resenhas estão óitmas

Nedina 18/02/2013minha estante
Eu adorei esse livro e o filme tb eh mt engraçcado.
O Gustavio tem razão, suas resenhas estão óitmas

Flávia 18/02/2013minha estante
Obrigada, Nedina.
Ainda não vi o filme...

Jacy Coelho 28/02/2013minha estante
Eu não suporto o filme...mas deu até uma vontadezinha de ler o livro, já que voce falou tão bem.

Flávia 28/02/2013minha estante
Hihihi, realmente não sou fã de filmes nesse estilo. E disseram que tem bastante diferença entre o livro e o filme. Dos três livros que li dessa autora, esse foi o que menos gostei.

Marcela1307 20/02/2015minha estante
"Infelizmente a folha é branca, mas para compensar, a fonte é tão grande que não me senti cansada ao ler. Não abre em 180º perfeitamente. Também achei um pouco apertado: margens estreitas, pouco espaçamento."
Concordo com você!
Uso óculos e amo ler os Livros da Sophie, o problema é que a folha branca cansa muito a minha visão.
Mas sendo loucamente apaixonada por todas as "aventuras" que a autora escreve, sigo em frente e me divirto.

Eliete Oliveira 03/06/2016minha estante
Adorei a resenha, realmente a Becky é divertidíssima, ainda não li o livro mais o filme é um dos meus favoritos! Gosto do desenrolar e do enrolar da historia, quem procura ler já deve saber de cara que este livro vai sim tratar de assuntos sérios mais de forma totalmente descontraída. Vai mostrar que você deve ser, antes de ter e ter não necessariamente vai tornar a sua vida mais fácil.

Julia Rafalski 25/02/2010

Achei um saco. Fútil até o fim dos dias, falando sobre uma mulher que não consegue se controlar com as compras e ainda sim consegue tudo que quer. Hello, girls, estourem o limite do cartão de vocês e tudo que vão conseguir é o nome no SPC. Esperava tanto mais do livro, uma história engraçada, inteligente, mas me decepcionei.
Takeshita 27/02/2010minha estante
Adorei a sua resenha e muito mais a sua observação de que a vida não é igual a um livro, uma novela ou um conto maravilhoso. Livros são feitos para vender, não importa se o enredo é real ou não. Eu vi o filme que fizeram do livro e sinceramente achei um filme bom, mas que passa essa mensagem errada de conto de fadas de uma Patricinha!!!

Milly Ricardo 17/09/2013minha estante
Oi Julia, gostaria de saber se vc troca esse livro? Ele esta em bom estado?

Jéssica 15/11/2013minha estante
Oi Júlia. Acabei de lê-lo e gostei muito do livro, mas realmente cheguei a ter o mesmo pensamento que você. A personagem é muito fútil e muitas vezes tinha vontade de esganá-la.kkkk. Mas,no geral, também cheguei a pensar de outra forma, pois todos nós temos nosso momento de fraqueza, futilidade e loucuras e que podemos consertar.

Márcia Rodrigues 30/01/2014minha estante
Li o livro e tive outra percepção da história. Para mim, Sophie mostra a sociedade em que vivemos, uma sociedade de consumo, mas o consumo também é simbólico, é algo para se pensar sobre. Muitas pessoas descontam suas frustrações nas compras, atolam-se em dívidas e não sabem administram suas finanças. Quanto a isso o livro mostra como bancos e cartões de créditos incentivam o consumo e cobram taxas e juros muito altos. Penso que a autora tentou mostrar isso com humor e uma pitada de romance. Não como um conto de fadas contemporâneo.

Daniele 01/05/2014minha estante
Meu é bem gosto mesmo...
Achei o livro demais, aqueles que gostam de ler de verdade vivem o livro, choram, riem e se divertem..
Pra mim só falta a 5ª edição... E a cada página me diverto com as coisas que a Rebecca faz.
É somente uma questão de ver a história por outro lado...As edições nas livrarias ainda continuam caro.Mas tem no Sebo, achei por R$14,00 a 4ª edição pq os outros eu tenho...

Jefferson 10/05/2014minha estante
Achei essa resenha como se a leitora tivesse lido apenas a contracapa, com uma análise mais fútil do que é descrito o livro. A análise mais profunda, ou uma visão real do livro aqui jaz, enfim, cada um com seu ponto de vista.

denise 06/08/2014minha estante
Concordo com voce,que livro ruim,comprei esse livro num impulso sem pesquisar,achei que seria uma história interessante,com humor e romance, não cheguei a página 60.

Keiko 15/04/2016minha estante
Ai Julia, se tivesse lido seu comentário antes não teria comprado o livro e assim os livros são caros, sempre estão com o valor alto!! E a besta aqui no impulso comprei 1 e 2 (delírios de consumo na 5ª avenida) >_<

Sabrina 06/12/2016minha estante
Concordo inteiramente com a Julia. A personagem principal mente, inventa, não cumpre promessas, foge dos problemas, é bem fútil e interesseira. Tem pessoas que acham isso engraçado, eu não. Experimenta ser desrespeitada como ela fez com o gerente do banco, querendo ou não, ele é um trabalhador e está fazendo o trabalho dele. Experimenta ter um funcionário que não dá a mínima para o trabalho. Experimenta sair com uma pessoa que só quer saber do teu dinheiro.

Engraçado é que ela é hipócrita também, deu conselhos para as pessoas e não seguiu o próprio conselho! isso foi o fim pra mim.

Não vale a pena uma leitura que não te acrescenta nada, só te ensina que é bom e divertido mentir e enganar as pessoas. Achei que ela se tornaria madura, pagaria as contas e pediria desculpas aos pais e aos amigos, mas não. No final, não cumpre a promessa de novo.

Débora 24/12/2016minha estante
De fato Julia, no início achava engraçado esse jeito "atrapalhado" da Becky. Mas com o passar do livro você percebe que na verdade ela é uma irresponsável, fútil, incompetente e preguiçosa.
O que mais dá raiva é como absolutamente tudo é fácil para ela, não importa o qual irresponsáveis, imprudentes e ridículas sejam a suas atitudes no final ela sempre consegue tudo o que quer e até mais, a dá licença!

Lucélia 15/01/2017minha estante
Respeito sua opinião, mas lendo e vendo o filme, nós temos uma historia que mostra como o mundo é capitalista, e como as pessoas só querem saber de comprar e se sentem bem com isso, mas a vida só afunda, leia as entrelinhas, conheço muita gente assim, e acaba virando uma doença, sorte daqueles que conseguem mudar...

amandaalaari 31/03/2020minha estante
Sophie Kinsella traz uma personagem que pode realmente passar a impressão de fútil mas que desenvolve a história de uma maneira muito bem humorada e que traz uma visão de vida de uma forma diferente, apresenta uma personagem inconsequente mas que tem um desfecho esperado numa comédia.

Marcela.Sanchez 27/06/2022

Não gostei mto não...
Pra falar a verdade cansei um pouco dos livros da Sophie Kinsella. O primeiro que li foi incrível, o Fiquei Com Seu Número. Divertidíssimo, fluido e muito gostoso de ler. Depois li mais uns 4 livros dela e não gostei de nenhum deles.. esse daqui foi o último. Achei bem chatinho de ler, muita enrolação, nossa, mto chatinho mesmo. Provavelmente vai demorar bastante pra eu animar pegar outro livro da autora.
Núbia Cortinhas 30/06/2022minha estante
Olá, Marcela! Passei por uma experiência semelhante com a Sophie Kinsella em "O Segredo de Emma Corrigan", que livro bobo! A mocinha é extremamente irritante, boba... Sei que existem pessoas imaturas mas essa beira a infantilidade, não aparenta a idade que tem. Mas, há pessoas que gostam do livro...
Agora eu amei " Minha vida não tão perfeita", esse tem crescimento, reviravoltas e lições de vida, super recomendo.

Marcela.Sanchez 30/06/2022minha estante
Oi Núbia! Bom saber, pior que tô com esse livro da Emma Corrigan aqui tbm, vou passar raiva então? Kkkkkkk Vou dar uma segunda chance pra Sophie com o Minha Vida Não Tão Perfeita. Obrigada pela dica ?. Se você não tiver lido o Fiquei Com o Seu Número, pode ler sem medo. Eu amei esse livro dela. Inclusive foi o primeiro livro dela que eu li e por isso minha tamanha decepção com os outros livros pq tô cheia de espectativas e me decepciono.

Núbia Cortinhas 30/06/2022minha estante
Eu amei Minha Vida Não Tão Perfeita, li com medo pois o primeiro que eu havia lido foi o da Emma Corrigan (que foi muito bem recomendado por várias booktubers aos quais me identifico com o gosto literário). Mas o gostar do livro varia o momento que se está vivendo, o estado de espírito do leitor, o ritmo de leitura que possa ser que esteja num ritmo para ler não ficção, ou mais para suspense... Se não souber identificar a necessidade literária, aquilo que vai te satisfazer, com certeza a experiência de leitura ficará frustrada.
Ah! Obrigada pela dica! Já está anotada. ?

Kássia Queiroz 05/07/2022minha estante
Oi Marcela. Passei pelo mesmo que você! O primeiro livro que li dela foi o Fiquei com Seu Número e apaixonei!!
Comprei o Lembra De Mim e já tentei ler 3 vezes e não consigo evoluir. Ruim, não consigo continuar, mas estou querendo tentar mais uma vez porque não gosto de abandonar livros pela metade. Amo o filme da Beck e resolvi comprar alguns da coleção. Estou lendo esse primeiro livro, estou gostando, mas percebo que tem umas partes chatinhas. É divertido ver a Beck e a forma como ela pensa e faz as coisas e acho que isso que faz continuarmos a leitura, mas tem muitas partes cansativas e desnecessárias.
Bom saber que não sou só eu. De qualquer forma, na época que comprei esse, comprei outros livros da autora e vou tentar ler, mas com certeza agora com seu relato, vou com menos expectativa pois estava com a visão de uma leitura gostosa como foi com Fiquei Com Seu Número e achava que o Lembra De Mim fosse uma excessão da escritora.

Marcela.Sanchez 06/07/2022minha estante
Oi Kássia! Acredito que se você baixar as espectativas, é capaz de gostar dos livros, mas como nossa primeira experiência com a autora foi com o melhor livro dela (até agora), os outros ficaram muito a desejar né? Eu li o Lua de Mel, meio arrastadinho mas tiveram algumas partes que eu até ri sozinha enquanto lia hahahah, mas MTA enrolação também. Não vou desistir dela, vou acabar lendo mais alguns livros, mas provavelmente não vai ser a sequência da Becky.

Kássia Queiroz 06/07/2022minha estante
Entendo.. eu comprei vários livros da coleção da Beck antes de ler o primeiro. (Estou levemente arrependida kkk). Tenho o Lua de Mel também... Vou continuar tentando ler, mas boa dica. Rsrs

Dani (@danimoura1) 02/06/2020

Amei
Há quem diga que é um livro fútil, com uma protagonista antipática... mas eu AMEI!

Pra mim a Becky é mais uma jovem que está no início da carreira morando numa cidade grande, com "crédito na praça" e várias tentações pra todo lado. Ela só foi engolida pelo sistema capitalista e mesmo sendo uma especialista em finanças acaba se enrolando.

Vou ler o próximo livro da série e ESPERO que ela aprenda a se controlar.
eu amoooooo a becky! sempre a defenderei < 3

Duda.dudagabooks 03/06/2020minha estante
pra mim a melhor parte é quando ela acha que o tarquin vai pedi-la em casamento e a primeira coisa q ela pensa é ?ai, graças a deus, vou conseguir sair do cheque especial? HAHAHAHAHAHAHAHAHA me senti MUITO representada

Dani (@danimoura1) 03/06/2020minha estante
HAHAHAHAHAHAHA EU AMEI ESSA PARTE!!! Ela falando que estava sendo perseguida pros pais delas, também foi demais kkkkkkkkkkk Só se enrola

Dani (@danimoura1) 03/06/2020minha estante
Tinha anos que queria ler esse livro. Já vi o filme várias vezes hahahq

Duda.dudagabooks 03/06/2020minha estante
nos outros livros ela continua MUITO engraçada e enrolada, ta? ela dá uma segurada no consumo, mas meu deus HAHAHAHAAHHAAH é CADA cena que tu rola de rir!! amooooo demais

Alessandra 26/05/2021

O MELHOR LIVRO QUE JÁ LI
Rebecca Bloom, é como uma de nós (ou a mim), loucamente apaixonada por compras nunca se preocupa com o limite de sua conta bancária. A história toda gira em torno de suas loucuras da moda e sua obsessão por compras, tratando de um assunto serio com um tom cômico e bastante fluido.
Nos primeiros capítulos do livro achei chato e maçante, confesso, pensei ser uma tortura para finalizá-lo. Me irritei inúmeras vezes com a Bex, mas refleti e pensei "será que sou assim?" e então percebi que na verdade estava me enquadrando no dia a dia da Becky.
Pensei que o livro seria uma leitura difícil, mas como pude? Foi um dos livros mais fáceis que já li, aprendi muito com a Becky sobre como cuidar (ou não) do seu dinheiro.
Com essa escrita Sophie relatou muitos pontos detalhadamente, trazendo assim para a realidade, o dia a dia de quem sofre com o consumismo; me fez enxergar que realmente é algo com o que se preocupar e buscar ajuda profissional, com toda doçura, delicadeza e sorrisos.
É na verdade uma obra. Obrigada Sophie!

PS: Quem fala finlandês mesmo?

site: https://www.instagram.com/booksdaale/
Stephanie 03/06/2021minha estante
Já gostei na primeira pág

Alessandra 11/06/2021minha estante
hahahah é ótimo, confesso que enrolei um pouco pra terminar! Mas amei demais.
E estou pondo em pratica os conselhos da Jornalista Rebecca Bloom ?

Stephanie 11/06/2021minha estante
Tbm to enrolando um pouco mas vou continuar rs

Alessandra 14/06/2021minha estante
continua simmm, vc vai amar

letic 10/11/2022

ESTOU COMPLETAMENTE APAIXONADA.
Esse livro me prendeu do início ao fim, ele transparece uma naturalidade incrível, tendo acontecimentos muito reais e corriqueiros, o que faz com que todos os personagens pareçam muito reais.

As falas não parecem nem um pouco forçadas para que a história siga pelo caminho proposto pela autora, não passa aquela sensação de que tudo está se embolando e acontecendo por motivos aleatórios apenas para o desenrolar da história. Parece que todo o livro foi feito de pouquinho em pouquinho, se desenrolando as poucos, assim como a vida real.

Virou um dos meus favoritos. Todo o enredo do livro é impecável, a escrita da autora é incrivelmente fluída e parece que transporta nosso corpo para dentro da história. A criação de todos os personagens foi tão detalhada que é difícil não se apegar a eles.

Acredito que pela primeira vez na vida eu realmente li um livro de comédia romântica.

Eu amei.
Bruna 10/11/2022minha estante
É muito bom mesmo ?

Ynnay@! 15/11/2022minha estante
Qual a classificação indicativa?

letic 15/11/2022minha estante
eu diria entre 14-16 anos, pois possui algumas insinuações sobre sexo, mas nada explícito

Ynnay@! 15/11/2022minha estante
Ok obrigada

Meri 13/06/2021

"Meu coração nunca bate tão rápido quanto ao ver um aviso de "desconto de 50%".

Muito divertido! Gostei muito do amadurecimento da personagem!
Stephanie 27/06/2021minha estante
Tentando terminar , você leu os outros livros dela ??

Meri 28/06/2021minha estante
Ainda não!! Quero ler a continuação, vc ta gostando?

Stephanie 28/06/2021minha estante
Pra falar a verdade tô arrastando a leitura pq não gosto de abandonar , mas é legal ..
Talvz seja pq eu tava lendo um romance mas clichê e aqui tá só dividas e sem sal rsrs mas vou continuar dando uma chance

Meri 02/07/2021minha estante
Ah sim, no começo eu li arrastando também, mas do meio pro final achei que foi melhorando

Janderlaine 10/07/2022

Personagem insuportável, porém, escrita muito boa
Vale a pena ?

Só vc querer encarar 380 páginas antes de algo realmente interessante acontecer.
Se você julgar apenas pelo final, talvez valha a pena, mas não é isso que vou fazer.
O começo é promissor, no meio você só quer morrer e no fim você tá quase torcendo pela Becky, mas só no fim mesmo. A verdade é que ela é uma personagem difícil de se gostar, Becky Bloom é burra, idiota, imatura, completamente desavergonhada e sem noção, além de ser um grande fracasso na vida e como pessoa e não ter a menor idéia disso, enquanto julga todos ao seu redor. Talvez essa descrição te lembre aquelas personagens dos anos 2000, no qual a única função é ser uma grande inútil, Becky Bloom não está muito longe disso. Por vezes as situações em que ela se mete, que tem a intenção de ser engraçada, mas no fim são apenas forçadas e acontecem apenas pq a personagem é uma acéfala, além de uma mentirosa compulsiva, me deixou apenas irritada.
Seu vício em compras, que é um problema sério, não foi resolvido e muito menos abordado com a seriedade que deveria, é apenas usado como humor, não sei se isso muda e se resolve no próximos livros da série (sim, tem mais livros, eu também não sabia disso até estar no meio do livro ) e sendo sincera, não sei se vou ter ânimo para ler mais um livro com essa mulher fazendo merda.
Ah, para as pessoas que assim como eu adoram romance, não leiam por isso, não tem quase nada, é só no fim mesmo que tem uma migalha, mas não é o foco, oq é bom, acho que combinou com o livro.
No fim até que é um bom livro para passar o tempo, com um pouco de raiva, mas tudo bem.
madu.justino 10/07/2022minha estante
eu gosto bastante do filme, mas o livro não teria coragem de ler

Janderlaine 10/07/2022minha estante
Vou assistir o filme então, talvez seja melhor haha ??

madu.justino 10/07/2022minha estante
Meu deus, nem acredito que você leu antes de assistir, o filme realmente acho que a protagonista não seja tão insuportável quanto você falou

Janderlaine 10/07/2022minha estante
Quando peguei o livro me disseram pra não assistir o filme pq era muito ruim e que o livro era melhor kkkkk fiquei ? agr assistir pra ver ?

Andreia Santana 15/10/2011

Muito mais que uma leitura gostosa de sessão da tarde
Os Delírios de Consumo de Becky Bloom é para ler e “consumir” (sem trocadilho, sério!) como uma gostosa comédia romântica, daquelas que fazem rir e pronto, passado o efeito, fica a sensação de que você se divertiu bastante e não precisa ficar remoendo ou pensando muito no assunto. Acredito que esse tipo de leitura é bastante saudável, mas só recomendo para quem não leva a vida muito a sério ou para quem tem tempo de sobra para gastar com diversão, independente de aprender lições edificantes com os livros.

Mas, que bom que sempre tem um mas, não é só isso. A ideia deste livro não é dar lição de moral, nem fazer você se debruçar sobre os grandes problemas da humanidade, não resgata heróis do passado e muito menos reflete os dramas sociais da parcela da humanidade que vive muito abaixo da linha da pobreza. Mas (olha o mas aí) há um engajamento no livro, um compromisso com a contemporaneidade, a sociedade de consumo, o descartável, o ágil e o fashion. Há uma mensagem, embora ela seja passada de forma leve, lúdica e sem nenhuma pretensão de ser levada a sério como um manual cartesiano.

A trama desenvolvida com grande humor pela escritora Sophie Kinsella conta a história de Rebecca Bloom, uma jornalista de economia que aparentemente não entende absolutamente nada do tema sobre o qual escreve, vive pagando mico em importantes entrevistas coletivas e está endividada até a alma, dando mostras de que, apesar de escrever sobre finanças, tem as próprias contas em estado de lástima.

Por ser jornalista, era de se esperar que eu ficasse chateada com a Sophie Kinsella (que é minha colega de profissão, inclusive), porque a visão da autora sobre o ambiente do jornalismo especializado é bem cruel, sem concessões, uma crítica ácida e às vezes até meio azeda. Eu adorei, além de concordar em gênero, número e grau. Apesar de algumas estereotipagens para dar o molho ao romance, em linhas gerais, Sophie, que era jornalista de economia antes de virar escritora, dá um show de lucidez ao radiografar a relação muitas vezes ambígua entre as empresas de relações públicas (leia-se assessorias de comunicação) dos grandes bancos e grupos financeiros, com os jornalistas que deveriam, em vez de copiar releases descaradamente, ter uma visão crítica dos números e balancetes sempre favoráveis (para os bancos) e nada preocupados com os coitados dos aposentados, por exemplo, que guardam suas economias nas respeitáveis instituições.

A troca de gentilezas, presentinhos, jabás e que tais também estão nas páginas dessa despretensiosa comédia romântica que no fim das contas, merece ser bem mais levada a sério do que é de fato. Sabemos, e não posso ser ingênua, que assim como em qualquer profissão, há os bons e os maus jornalistas. E que, do repórter ao dono da empresa de comunicação, os graus de honestidade ou corrupção têm mais variáveis que uma equação do segundo grau.

A vida caótica de Becky Bloom, seja às voltas para driblar o gerente do banco e não pagar as próprias contas (mais por imaturidade do que por desonestidade) ou para conquistar o homem dos sonhos, é o pano de fundo onde Sophie deita e rola divertindo-se tanto com as agruras e as ingenuidades (oooh como são bobinhas) das mulheres modernas, quanto para destilar sua crítica contra uma imprensa comprometida com as corporações e não com o cidadão comum, que é, em tese ao menos, o real motivo da existência da imprensa “livre”.

Becky Bloom é uma heroína às avessas. Cheia de falhas, fútil, mentirosa, insegura, consumista ao excesso (e o consumo excessivo é prova da insegurança), desmioladinha, gasta mais do que ganha, dá foras enormes, não consegue entender muito bem os desejos e anseios dos outros, a menos que digam respeito a ela mesma. Tem 25 anos (ou seja, acaba de se formar, entrou no mercado há pouco tempo, se sente mulher mas ainda age meio como adolescente tardia) e precisa levar umas porradas ao longo do livro para crescer e virar gente.

A virada da personagem é muito bacana de acompanhar. O amadurecimento de Becky é ao mesmo tempo o amadurecimento do livro, que começa desmioladinho como a protagonista, mas chega ao final das suas 300 e tantas páginas revelando-se muito mais que apenas uma leitura gostosa de sessão da tarde.
João Gomes 13/11/2011minha estante
Essa resenha é sua?

Andreia Santana 13/11/2011minha estante
Sim, João Felipe, a resenha é de minha autoria. Sou jornalista profissional e pesquisadora de literatura, escrevo resenhas profissionalmente. Todas as resenhas aqui na minha págna do Skoob são minhas e foram feitas após a leitura e reflexão sobre as obras. Essas mesmas resenhas estão publicadas no meu blog pessoal e algumas sairam na mídia, por isso, meu material é protegido por direitos autorais. Quem copiar, precisa citar minha autoria. Abraços!

Jefferson 10/05/2014minha estante
A resenha mais interessante, não desmerecendo as demais, de fato alguém que tem realmente alicerce no que escreve. A descrição está impecável.

Leti 22/01/2022

Ansiosa pelos próximos
Um livro muito engraçado e real.

Claro, que algumas partes eram meio cansativas, por conta de todas as loucuras da Becky, mas por outro lado, eram bem divertidas também.

Conheci esse universo no livro de Natal e amei demais os personagens. A Becky está tão madura e amei o relacionamento com o marido, o Luke.

Por isso, resolvi ler todos os livros da coleção em ordem, para entender como tudo aconteceu. E aqui estou eu.
Belle 27/01/2022minha estante
Oii, você pode me dizer qual a ordem dos livros pra eu começar certinho tbm por favor?

Leti 27/01/2022minha estante
Eu sei mais ou menos, mas dps desse é o da quinta avenida, as listas de casamento, a irmã de becky bloom e o chá de bebê, mas tem outras livros tb

Belle 27/01/2022minha estante
Aaaa obgdaaa

Dri F. @viagenscomlivros 07/07/2018

Este foi o meu primeiro contato com os livros da autora inglesa Sophie Kinsella, e eu gostei tanto da escrita dessa autora que li logo a série toda em um embalo só!
Para quem não conhece, neste livro vamos conhecer Rebecca Bloom, uma jornalista que não tem nenhum controle sobre sua vida financeira.
E por causa desse descontrole, Becky faz verdadeiras loucuras como inventar as histórias mais absurdas para fugir do seu gerente bancário, até jogar todas as cartas de cobrança no lixo, como se assim elas fossem simplesmente desaparecer. .
Becky é uma personagem divertidíssima. Embora seja imensamente consumista ela também é carinhosa e otimista, apesar das complicações em que se envolve. É lógico que temos um romance nessa história, ela se envolve com Luke, um chefe do trabalho que não imagina como ela realmente é hehe ...

É uma delicia acompanhar essa historia, eu realmente adorei a protagonista e dei varias risadas em muitos momentos. Se você quer uma leitura descomplicada e com o único objetivo de se divertir, esse é o livro para você.

site: Instagram @viajecomlivros
Roqueline.Ferreira 12/08/2018minha estante
Qual é a sequência?

Dri F. @viagenscomlivros 12/08/2018minha estante
O próximo é Os delirios de consumo de Becky Bloom na quinta avenida. Muuuito bom também :)

Roqueline.Ferreira 13/08/2018minha estante
Vou ler !!! Obrigada !!!

Camila 18/02/2013

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
"Os Delírios de Consumo de Becky Bloom" é um dos meus filmes preferidos. Por isso, o livro já estava na minha lista de leitura há muuuuito tempo. Quando eu (finalmente) li, não teve como não amar.

A personagem principal é Rebecca Bloomwood, jornalista especializada em finanças e compradora compulsiva. Gastando mais do que ganha, Becky parece não se importar muito com contas e chega a inventar as desculpas mais inimagináveis para se livrar dos cobradores.

O livro apresenta algumas diferenças na história em relação ao filme e, nas primeiras páginas, eu estava meio receosa se iria realmente gostar. Mas, depois de um certo ponto, é impossível largar. Como mulher, me identifiquei em muitos pontos com a protagonista(rs). Em outros, tive vontade de entrar dentro da história e dar uns tapas na cara dela pra ver se ela criava vergonha (sério Becky, para quê você precisa de tanta coisa inútil?). Porém, é justamente isso que torna o livro e a personagem principal tão divertidos: esse desejo compulsivo que faz com que ela se encontre em vários problemas e ache as mais doidas soluções!

Na minha opinião, uma das melhores coisas do livro é o personagem Derek Smeath, gerente bancário de Becky. No filme ele é muito sacana. Assim, eu já comecei o livro odiando-o profundamente. Qual não foi a minha surpresa quando eu descobri que no livro ele é muito mais legal e humano? Adorei!

Outra coisa que eu achei muito legal, e que me rendeu muitas risadas, é que Becky é jornalista (minha futura profissão). Só que ela faz tudo o que não deveria fazer! Ela copia descaradamente dos releases, não presta atenção nas coletivas de imprensa, entre outras coisas. Mas quando encontra algo sobre o que realmente quer escrever, a mudança é incrível =). Ela se empenha e escreve uma boa matéria para um grande jornal do país.

Este livro é uma boa pedida para quem quer algo leve e divertido. Não vai mudar a sua vida, não é muito profundo, mas cumpre bem a sua função, que é entreter.

Desafio Literário 2013 - fevereiro -(http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/)
Flávia 17/02/2013minha estante
Oi. Parabéns pela resenha. Adorei. Também estou participando do DL 2013.

Camila 17/02/2013minha estante
Opa, obrigada Flávia! Também dei uma olhada na sua e ela está muito melhor do que a minha, haha. Adorei!

Bia Coelho 23/11/2021

Narrativa fluída
Comecei o livro receosa achando que seria parecido com o filme e que não me animaria tanto com a leitura, mas ou eu não lembro nada do filme ou é completamente diferente!
Amei o livro, muito bom mesmo! A narrativa é fluída e mesmo sendo um livro de mais de 400 páginas, parece ter 200!
Gostei do desenvolvimento dos personagens e como a autora mostra diferente facetas de uma mesma pessoa.
Indico para quem curte romance!
Nicole Dantas 23/11/2021minha estante
Eu amo! ?

Nick/clary 23/11/2021minha estante
É diferente do filmeeee aaaaa

Bia 26/08/2021

Apesar de gostar da escrita da autora, confesso que achei esse livro bem decepcionante. A personagem principal me deu agonia com a sua compulsão por compras e por mentir, lógico que eu esperava por isso tendo em vista o título, mas não esperei que apenas as compras e mentiras absurdas fossem o foco de mais da metade do livro, uma personagem tão vazia e inconsequente que me fez sentir raiva. A reviravolta do final me fez gostar um pouquinho dela, mas não compensa a leitura do livro.
Alcântara 26/08/2021minha estante
Tirando da estante ? haha