Miguel Strogoff

Miguel Strogoff Júlio Verne
Nico Rosso

Resenhas - Miguel Strogoff

Georgeton.Leal 03/12/2016

Uma jornada épica pela antiga Rússia
Diferente da maioria das obras de Verne, "Miguel Strogoff" não apresenta inovações tecnológicas ou grandes descobertas científicas. É um romance ambientado em circunstâncias que exploram mais os aspectos peculiares da narrativa clássica de aventura, com um herói modelo que precisa enfrentar vários obstáculos até alcançar seu objetivo principal. Por não ser uma história tão popular como outros títulos consagrados do autor, a mesma acaba sendo subestimada por muitos que a desconhecem. Em contrapartida, surpreende pela trama e personagens, os quais prendem a atenção do leitor numa jornada repleta de tensão e desafios. Ainda que certas passagens possam ser quase previsíveis, o enredo mantêm sua cadência equilibrada sem perder o foco. A leitura também não se torna cansativa, até porque Verne é bem incisivo na proposta de cada capítulo. Outro fator bastante interessante que o livro nos mostra são as características sociais e culturais da antiga Rússia czarista, além de várias descrições geográficas detalhadas do país e seu território. Todo esse rico conjunto fez deste um de meus romances favoritos do autor.
Por fim, vale ressaltar que, infelizmente, no Brasil, foram lançadas poucas edições com o texto integral desta obra. A maioria foi apenas adaptações condensadas que acabavam por subtrair muito do encanto original do livro. Pra quem quiser ler o texto completo e não perder nenhum detalhe desta incrível história, recomendo a edição brasileira lançada em 1965 pela editora Matos Peixoto (tradução de Joaquina da Nova Monteiro) ou ainda a edição em português de Portugal, lançada pela RBA em 2003 (tradução de Pedro Vidoeira, também disponível em e-book pela Centaur Editions).

site: https://senso-literario.blogspot.com/2021/10/uma-jornada-epica-pela-antiga-russia.html

Tauan 22/09/2015

Verne é demais
Outro do insuperável Julio Verne: ambientado no longínquo (e fascinante) império russo, narra as aventuras do intrépido herói, que necessita percorrer 5.500 km de obstáculos quase insuperáveis, entre os exércitos de traidores do czar, para entregar ao Grão-Duque, na cidade de Irkutsk, na Sibéria, uma mensagem secreta que o soberano lhe confiara.
Suportando todo o tipo de dificuldades e de obstáculos, submetido a humilhações e tortura durante esse longo percurso pelo exótico interior do continente asiático, o herói surge como um modelo de perfeição e virtude, forte e corajoso, a quem nada consegue deter no cumprimento de sua missão.
Quanto mais leio sobre essa magnífica cultura (da terra já chamada de Império Russo e URSS), mais me interesso pela terra de Dimitri Mendeleiev e Ivana Fukalot.
Neste livro, especificamente, pode-se aprender sobre a geografia e a política da Rússia Czarista. Para aprender mais sobre outro período, recomendo a leitura do romance: Zoya de Danielle Steel.
Uma ressalva importante é que é necessário ter atenção ao ler, pois a quantidade e variedade de nomes (estranhos) citados pode levar à incompreensão.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

melykah 26/01/2012

Viajar sem sair de casa.
Foi o primeiro livro de Julio Verne que eu li, e logo de cara me impressionei com a facilidade com que o autor encaminha seus leitores a ver novas paisagens, ter novas experiências, mesmo depois de tanto tempo ter passado desde que o livro foi escrito. Eu pude viajar pela Sibéria e aprender desde História, até gastronomia.

O que mais me chamou atenção -- detalhes que para mim foram relevantes -- foi descobrir que haviam tantos meios de locomoção na neve. Uns mais resistentes e confortáveis, porém não tão rápidos; e outros mais práticos e velozes, subtraindo o conforto, e ganhando em agilidade.

Julio Verne já é um dos meus autores preferidos, e quero ler mais obras dele.
Celso 24/03/2016minha estante
Além de tudo o que você escreveu, gostei da descrição geográfica do país, na minha edição tinha um pequeno mapa das cidades por onde ele passou, ficava lendo e procurando no mapa, uma viagem!

Renata Molina 14/06/2021minha estante
Vou entrar pra sua turma, ele tb é um dos meus aitores preferidos.

Renata Molina 14/06/2021minha estante
Autores*

Inlectus 18/04/2009

Boa leitura.
Por vezes da uma agonia brava, por momentos de tensão no livro. Mas é bom.