Miguel Strogoff

Miguel Strogoff Júlio Verne

Resenhas - Miguel Strogoff

Francisco 02/02/2021

Strogoff, o destemido correio do czar
O Império Russo está sendo invadido por legiões de guerreiros tártaros, os cabos telegráficos entre a Sibéria Ocidental e a Sibéria Oriental foram cortados e um traidor incógnito ameaça a vida do grão-duque em Ircutsque, irmão do czar de Moscou. Este, por sua vez, envia Miguel Strogoff (soldado do correio do czar) de Moscou a Ircutsque para entregar a mensagem ao grão-duque.

Cerca de 5523 km separam Moscou e Ircutsque e Strogoff deve percorrer essa distância enfrentando grandes perigos entre legiões de guerreiros tártaros invasores, fome, sede e as intempéries naturais das estepes.

Durante sua missão, Strogoff utiliza o nome de Nicolau Korpanoff, um comerciante russo e tem em sua posse um "podaroshna" (documento que lhe permite total circulação na Rússia e na Sibéria). Além disso, tem em sua companhia e proteção a jovem livônia Nádia Fédor, que destina-se a Ircutsque para encontrar seu pai. Além dos jornalistas correspondentes Alcides Jolivet e Henrique Blount, que o acompanhamento durante a jornada após serem salvos de uma tempestade nos montes Urais.

A alma da invasão tártara é Ivã Ogareff, um ex-coronel servidor das tropas russas do czar que o traiu e almeja assassinar o grão-duque de Ircutsque.

Ao longo da obra, torna-se explícito o vasto conhecimento de Verne sobre a formação dos povos tártaros, siberianos e cossacos e também sobre a história e geografia russa, seu clima, relevo, flora e fauna. Consequentemente, aprendemos muito com tudo isso.

Esse é um clássico da literatura universal com muita aventura, ação e suspense de tirar o fôlego com uma escrita bastante dinâmica e pragmática. Então, muito me agradei dessa leitura e recomendo sem hesitação alguma.

melykah 26/01/2012

Viajar sem sair de casa.
Foi o primeiro livro de Julio Verne que eu li, e logo de cara me impressionei com a facilidade com que o autor encaminha seus leitores a ver novas paisagens, ter novas experiências, mesmo depois de tanto tempo ter passado desde que o livro foi escrito. Eu pude viajar pela Sibéria e aprender desde História, até gastronomia.

O que mais me chamou atenção -- detalhes que para mim foram relevantes -- foi descobrir que haviam tantos meios de locomoção na neve. Uns mais resistentes e confortáveis, porém não tão rápidos; e outros mais práticos e velozes, subtraindo o conforto, e ganhando em agilidade.

Julio Verne já é um dos meus autores preferidos, e quero ler mais obras dele.
Celso 24/03/2016minha estante
Além de tudo o que você escreveu, gostei da descrição geográfica do país, na minha edição tinha um pequeno mapa das cidades por onde ele passou, ficava lendo e procurando no mapa, uma viagem!

Renata Molina 14/06/2021minha estante
Vou entrar pra sua turma, ele tb é um dos meus aitores preferidos.

Renata Molina 14/06/2021minha estante
Autores*

Thiago275 25/07/2022

Bacana
Publicado pela primeira vez em 1876, Miguel Strogoff se passa no Império Russo do final do século XIX. Os russos estão em guerra com os tártaros e, no interior do país, na Rússia asiática, os telégrafos foram cortados, impedindo a comunicação com a Rússia mais próxima da Europa.

O czar precisa enviar com urgência uma mensagem a seu irmão, pois ele pode ser vítima de um traidor, e escolhe o capitão Miguel Strogoff para a missão. Ele terá que viajar sob disfarce e fazer de tudo para entregar a carta antes que seja tarde demais.

Miguel vai passar por muitas dificuldades durante sua jornada. É interessante notar que no início do livro, o tom é, de certa maneira, leve, mas vai ficando mais sério e pesado conforme avançamos até às proximidades da guerra.

Este é um livro de aventura bem gostoso e rápido de ler, mas não espere personagens profundos e complexos. Os mocinhos e bandidos estão bem delineados, com direito a personagens "alívio cômico" e uma linda e corajosa donzela que conquistará o coração do protagonista.

Essa edição conta com tradução e adaptação de Rachel de Queiroz. Embora não seja possível saber o que ela "adaptou", vale a leitura, principalmente porque Miguel Strogoff não é dos livros mais conhecidos de Júlio Verne.

Myy 17/03/2022

Que autor. ??
Aquele tipo de livro que faz tua imaginação viajar e se perguntar como seria uma obra cinematográfica baseada nele. Na verdade a maioria dos livros de Verne me desperta essa sensação. Quanto mais eu leio suas obras mais dele eu quero ler.

Georgeton.Leal 03/12/2016

Uma jornada épica pela antiga Rússia
Diferente da maioria das obras de Verne, "Miguel Strogoff" não apresenta inovações tecnológicas ou grandes descobertas científicas. É um romance ambientado em circunstâncias que exploram mais os aspectos peculiares da narrativa clássica de aventura, com um herói modelo que precisa enfrentar vários obstáculos até alcançar seu objetivo principal. Por não ser uma história tão popular como outros títulos consagrados do autor, a mesma acaba sendo subestimada por muitos que a desconhecem. Em contrapartida, surpreende pela trama e personagens, os quais prendem a atenção do leitor numa jornada repleta de tensão e desafios. Ainda que certas passagens possam ser quase previsíveis, o enredo mantêm sua cadência equilibrada sem perder o foco. A leitura também não se torna cansativa, até porque Verne é bem incisivo na proposta de cada capítulo. Outro fator bastante interessante que o livro nos mostra são as características sociais e culturais da antiga Rússia czarista, além de várias descrições geográficas detalhadas do país e seu território. Todo esse rico conjunto fez deste um de meus romances favoritos do autor.
Por fim, vale ressaltar que, infelizmente, no Brasil, foram lançadas poucas edições com o texto integral desta obra. A maioria foi apenas adaptações condensadas que acabavam por subtrair muito do encanto original do livro. Pra quem quiser ler o texto completo e não perder nenhum detalhe desta incrível história, recomendo a edição brasileira lançada em 1965 pela editora Matos Peixoto (tradução de Joaquina da Nova Monteiro) ou ainda a edição em português de Portugal, lançada pela RBA em 2003 (tradução de Pedro Vidoeira, também disponível em e-book pela Centaur Editions).

site: https://senso-literario.blogspot.com/2021/10/uma-jornada-epica-pela-antiga-russia.html

Barbara598 14/03/2023

Me surpreendi
Comprei esse livro por indicação do moço da livraria, não tava dando nada por ele, tanto que demorei a ler. No momento que comecei a ler, não parei! Dá pra ler em uma tarde, não só pq são poucas páginas, mas porque cada página te prende. É um acontecimento atrás do outro e apesar de serem poucas páginas, me apeguei aos personagens. Enfim, uma grata surpresa! ??

Eclipsenamadrugada 08/10/2020

Apesar da longa explanação de longuíssima viagem, e intermináveis aventuras, a qualidade da leitura desse livro valeu a pena, pois a escrita é de primeira linha. Por isso 5 estrelas.
Eclipsenamadrugada 08/10/2020minha estante
Ahhhh! tem mais, é um livro que tem começo meio e fim muito satisfatório.

Biblioteca Álvaro Guerra 26/10/2022

Originalmente lançado em 1876, Miguel Strogoff, aclamado clássico de Júlio Verne, é ambientado no império Russo, no final do século XIX. Como os telégrafos foram cortados devido à guerra entre os russos e os tártaros, o capitão Miguel Strogoff recebe do czar a árdua missão de levar uma mensagem às tropas combatentes na Sibéria. Para isso, enfrenta com coragem um longo caminho, cheio de perigos, obstáculos e reveses, ao fim do qual encontra a glória e o amor.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça

Daniel 20/03/2022

Boa premissa, má condução!
Comecei a ler Júlio Verne por aquela que talvez seja sua obra mais conhecida: A Volta ao Mundo em 80 Dias. Lembro de ter me divertido bastante com esse livro, que me agradou em diversos aspectos, deixando-me curioso para ler outros trabalhos do autor. Mas, agora que isso finalmente aconteceu, veio a decepção rs.

Confesso que minhas expectativas para a leitura de Miguel Strogoff (1876) estavam altas, mas o livro esteve muito longe de alcançá-las. Eu estava confiante de que a leitura entraria facilmente para as melhores do ano, mas infelizmente o livro não funcionou para mim, pois o achei arrastado e excessivamente descritivo...

(para resenha completa, consulte link abaixo.)

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2022/03/miguel-strogoff-de-julio-verne-resenha.html

Thalles 18/05/2022

Admito que desconhecia essa outra vertente do Júlio Verne (sabia apenas o superficial sobre ele, 20 mil léguas e por aí vai), então fiquei interessado com a ideia de uma aventura bem diferente do que esperava, se passando nos finalmente da Rússia Império, mas não consegui entrar na história da mesma forma que meu último livro que foi A Ilha Misteriosa, que eu não conseguia parar de virar páginas.
Apesar disso, aqui existe uma trama de ponto A ao ponto B muito bem embasada na época e consistente, prova de que o autor entendia do que estava escrevendo.

voandocomlivros 03/06/2022

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NO AUTOR JÚLIO VERNE?

Nascido em Nantes, em 1828, o francês Júlio Verne, escreveu mais de 50 livros e deixou vários manuscritos quase acabados. Dentre suas publicações mais famosas estão as "Viagens Extraordinárias": "20 mil léguas submarinas", A Ilha misteriosa", "Viagem ao centro da Terra" e "A Volta ao mundo em 80 dias".

Outro clássico do autor é "Miguel Strogoff", um infantojuvenil que tem como pano de fundo o Império Russo. Essa edição de 2022 da editora José Olympio conta com tradução e modificações da também autora Rachel de Queiroz. Capa dura, fitilho, corte colorido, e guarda ilustrada, são alguns detalhes que aprimoraram o acabamento belíssimo do livro.

O protagonista que dá nome ao livro, Miguel Strogoff, recebe a missão de levar uma carta de extrema importância ao Grão-Duque em Irkutsk, na Sibéria. Para isso ele vai precisar percorrer 5.500 km entre a área de combate dos russos e os tártaros. Strogoff vai precisar enfrentar muitos perigos e obstáculos duríssimos. Todos os seus instintos serão testados durante essa empreitada cheia de desventuras.

Eu comecei esse livro achando que seria um infantojuvenil bem levinho, mas caí do cavalo. Dei algumas risadas no início, mas do meio pro fim, a história foi ficando bem tensa. Fiquei chocada com algumas cenas de mortes, principalmente de animais. Apesar de não ter nada muito descritivo, a violência está estampada em vários momentos. Então se for ler, fique atento a isso.

Para quem é fã do autor, vale a pena conferir. E caso você ainda não conheça Júlio Verne, recomendo muito que leia suas "Viagens Extraordinárias", são minhas favoritas.

site: https://www.voandocomlivros.com/post/miguel-strogoff-o-correio-do-czar-resenha

Tiago 02/03/2024

Uma grande aventura
O livro narra a jornada de Miguel Strogoff, correio do czar, que precisa cruzar a Rússia para entregar uma mensagem e, assim, salvar o império de uma invasão tártara.

A história é cativante e tem todos os ingredientes para uma boa aventura: drama, suspense, ação e, como não poderia faltar, romance. É uma leitura fácil e gostosa.