Santa Maria - A Tragédia da Boate Kiss

Santa Maria - A Tragédia da Boate Kiss Victor Borges

Resenhas - Santa Maria - A Tragédia da Boate Kiss

Cris 05/07/2023

Cadeia de elos
"Não faltam leis, tipos penais, dispositivos administrativos para restabelecer a esperança na sociedade, o que falta é a certeza do castigo, gerado pelo mau funcionamento da máquina."

O autor deste livro é um jornalista, que narra neste livro uma das maiores tragédias que este país já sofreu: o incêndio da Boate Kiss em Santa Maria, no Rio Grande do Sul em janeiro de 2013, portanto, há dez anos.

O livro foi escrito em 2018, e assim, tem muita informação desatualizada, inclusive sobre os julgamentos. Mas, pra quem não conhece bem a história e gostaria de ler um livro mais jornalístico, esta é uma boa opção. Eu li um outro livro recentemente que também conta a história, que achei que foi muito melhor sucedido do que este e também publicado na mesma época, porém, entendo que se trata de duas formas diferentes de apresentar a história.

O livro é curto e tem poucos capítulos, sintetizando como ocorreu a tragédia, os procedimentos de resgate, a investigação e especialmente, a falta de justiça após tantos anos do ocorrido. Sobre o acidente, ao acompanharmos a investigação, percebemos que foi uma cadeia de erros sucessivos que culminaram na morte de 242 pessoas, além de deixar mais de 600 pessoas feridas.

Tem um capítulo especial que traz alguns depoimentos de pais das vítimas e este sempre é o momento que sempre parte o meu coração, não importa quantas vezes eu escute esta história.

Este ebook está disponível na Amazon, mas ele tem muitos erros de digitação e até de revisão. Mas é de forma realmente demasiada, fazia tempo que não lia um livro com uma publicação tão ruim.

Apesar disso, achei importante ler este livro pra conhecer um pouco mais da história e também espero que outras pessoas possam conhecê-lo. Para que esta história nunca se repita.

"No curso do inquérito, a autoridade citou ainda que a existência de barras de contenção (guarda-corpos), degraus, deficiência da iluminação de emergência, falta de indicação ou sinalização das rotas de fuga, além da superlotação, dificultaram a evacuação."

site: http://instagram.com/li_numlivro

Yorgos 25/03/2023

O e-book contém alguns erros de acentuação e até de espaçamento. Me incomoda um pouco a quantidade de e-books com esse tipo de qualidade sendo comercializados por aí.
Fora isto, a leitura é importante para entender a luta e apoiar a causa. O sentimento de impunidade é gigante, já era no ano em que o livro foi escrito e se estende até os dias atuais.
O último capítulo com os relatos dos pais é de cortar o coração.
Jovens, cheios de sonhos, correndo atrás de seus objetivos, amados por suas famílias, tiveram sus vidas interrompidas por um série de erros. A vida de quem ficou nunca mais será a mesma. Justiça se faz necessária.
Kiss - Para Que Não Se Repita!

Nerd Leitor 31/12/2021

Haja coração!
À época do julgamento tardio da Boate Kiss, o livro nos coloca dentro de todo o frenesi que envolveu essa tragédia nacional. Apesar de muitos erros ortográficos, informações repetitivas, podemos entender mais o que está por detrás do incêndio da Boate Kiss. O livro foca muito na parte de investigação, e ao final registra diversos depoimentos de familiares de vítimas e sobreviventes desse episódio tão triste e revoltante que marcou o Brasil.

Gabriele 25/10/2020

Uma pena que é verídico
O livro não conta apenas o que aconteceu no dia da tragédia, também apresenta todos os envolvidos de forma direta e indireta e quais foram as consequências de suas negligências legalmente falando.

Tem um capítulo do livro destinado às famílias, em que há relatos pessoais sobre o dia da tragédia e como souberam da morte de seus familiares. Essa é uma parte bem comovente, porque como sabemos, a maioria das vítimas eram jovens universitários que queriam se divertir com toda sua energia, fazer o que muitos jovens fazem e tiveram suas vidas interrompidas.

Esta foi a frase mais marcante do livro:
"Retrocesso vem de retrógrados. Morte de inocentes vem de irresponsáveis e não só de assassinos." pág. 87