FANFIC

FANFIC Rafani Ferreira

Resenhas - Fanfic

Vanessa Sueroz 29/11/2020

Muito diferente!
Desde que vi este livro fiquei curiosa, mas finalmente conheci.
Achei a história fofa e maluca. Petunia é uma personagem de fanfic e sua autora abandonou a história, agora ela precisa ir ao mundo real implorar para sua escritora terminar sua historia.
Um romance fofo, leve e divertido.
Confesso que teve horas que brisei muito na história por ser dois mundo diferentes. Petunia não me prendeu muito na história, mas gostei bastante do enredo.

allitamartins 09/03/2019

Incrível
Petúnia é moradora da Fanficlândia, um lugar onde todas as pessoas possuem uma vida perfeita e as garotas vivem sonhos constantemente, mas o mesmo não se aplica a ela.
Ela é conhecida no seu país como Petúnia Desastre. Ela teve sua história abandonada por sua escritora a cerca de 7 anos, e desde então não pode se candidatar para ser outra personagem e precisa viver sendo a Petúnia Desastre.

Quando ela descobre que pode ir até o mundo real encontrar sua escritora, ela parte para San Diego em busca de Emília.
Em seu primeiro dia na cidade ela faz amizade com Joanne, que a hospeda e a ajuda na busca por sua escritora.

Será que Petúnia conseguirá encontrará sua criadora e a fazer terminar a história de Petúnia Desastre?

✏ Logo de cara preciso exaltar a genialidade da Rafani em criar este enredo. Em seu primeiro livro publicado ela já mostrou todo o seu potencial.

A autora conseguiu de forma sutil trazer uma crítica pertinente para esses enredos "perfeitos" onde as personagens levam vidas maravilhosas e não possuem problemas do dia a dia.
Quando a Emília resolveu escrever a Petúnia, ela queria que fosse uma personagem real, que não fica melhor de uma doença em alguns dias, que menstrua, que é atrapalhada, que não sabe cozinhar, mas que não desiste.

Petúnia é a personificação de como todas as personagens deveriam ser. Em sua aventura no mundo real ela irá descobrir as diferenças entre aquele mundo e a Fanficlândia, e no processo irá se encontrar. Petúnia Desastre pode parecer estranha com seus cabelos brancos e as pontas rosas, mas ela é mais real do que muitos outros personagens que topei ao longo da vida.

Tudo que Petúnia imaginou encontrar em sua escritora irá por água a baixo. Emília não é uma adolescente cheia de vida e sonhos, na verdade, ela está longe disso.
Emília traz consigo os sonhos decepados de uma escritora que foi desacreditada em algum momento da vida e não conseguiu colocar suas histórias para fora.

Os amigos que Petúnia faz ao logo do enredo a ajudarão a se encontrar. Joanne e ela criam um laço de cumplicidade. Já Mark mexe com os sentimentos dela.

As críticas sociais não ficam apenas nesse "universo literário perfeito". A autora também trouxe uma pitada de relacionamento tóxico, onde a outra pessoa se anula por conta de comentários e atitudes do parceiro.
Falar sobre isso é tão importante quanto tentar desmistificar essa ideia de que personagens literários precisam ser a Barbie 24 horas por dia.

A autora ainda explica o universo da Fanficlândia muito bem e nos faz enxergar ele existindo paralelamente.
Quanto a edição, está um arraso. A moça da capa é um esboço de Petúnia. A diagramação é linda e está bem revisado. Mais um trabalho primoroso da Coerência.

Fanfic: A história que não te contaram não é apenas mais uma ficção. Com um enredo que apresenta uma boa dose de comédia, a Rafani conseguiu trazer uma personagem que causa identificação. A Petúnia está no processo de descobrir seu lugar ao mundo, de tomar decisões importantes e as dúvidas farão parte desta trajetória. Na outra ponta veremos uma escritora que foi desacreditada, que deixou suas histórias paradas e Petúnia será seu empurrão para ver a vida de outra forma. Petúnia Desastre nos deixa a lição de que a vida é muito mais do que podemos imaginar e que sempre teremos um lugar para chamar de nosso, mesmo que ele seja um que nunca imaginamos...

site: http://www.gnomaleitora.com.br

Stephany 16/01/2021

O destino de Petúnia
O que chamou a minha atenção para o livro foi a capa maravilhosa, mas assim que li a sinopse decidi que precisava ler essa história.
Pensem em um livro gostosinho de ler. Fui sugada para a realidade de Petúnia Desastre já nas primeiras páginas do livro, e não consegui largar o livro até terminar. É uma história deliciosa de tão levinha.
A Petúnia é uma personagem maravilhosa e me fez pensar em uma fanfic que abandonei há 6 anos e fiquei imaginando o que faria se fosse confrontada pela Sammy, a personagem principal da minha história, talvez a Pê tenha me feito repensar em finalizar e liberar a Sammy para viver outras narrativas.
Alguns dos trechos que mais gostei:

?Encaro as duas imagens refletidas no espelho. Eu sempre fui a esquisita, o desastre ambulante da Fanficalândia e sei que Emília criou Petúnia para ser diferente de qualquer personagem já imaginado. Todavia, chegando ao mundo real e vendo como era tão diferente dos humanos, percebi que sou mais parecida com os personagens dela do que jamais imaginei.?

?Pergunto-me: essa atitude continuaria para com seus criadores se eles não fossem como a sua imaginação? E se na verdade eles fossem o oposto de tudo aquilo que eles sonharam? Os abraços e gratidão continuariam??
?? É sim! Elas contaram sobre uma dança harmônica das línguas e que elas travavam uma batalha! (...) Eu bem sabia que línguas podiam guerrear e dançar, então ? Céus, por acaso beijo envolve língua??

Recomendo a história para todos aqueles que querem se aventurar por uma narrativa leve e encantadora.
E agradeço a Rafani por dar vida a Petúnia Desastre e me fazer amar a personagem.
Mozinho 18/01/2021minha estante
???

Bri || @_viagensdeumleitor 28/03/2020

O mágico mundo da Fanfic
Hoje venho apresentar para vocês o livro Fanfic - A História Que Não Te Contaram. Se você gosta de fantasia, criatividade, romance, drama, tenho certeza que vai amar a obra!!

Essa é a história de Petúnia Desastre, uma personagem que vive na Fanficlândia e tem uma aparencia e modo de viver muito peculiar, além de claro, ser conhecida por ser desastrosa.

Patúnia vive um dilema, ela precisa que sua criadora termine a sua história para que ela possa dar um rumo diferente em sua vida fazendo um novo personagem, mas, como encontrar e convencer sua criadora a dar um fim para ela?

E é nessa aventura que a leitura continua!

Eu realmete amei o livro, a escrita é simples, sem erros ortográficos e de concordância. Indico para todos conhecer a doidinha da Patúnia e se divertir com a sua missão.

Jessica 11/01/2021

Levinho
O livro tem uma pegada diferente. Sentir falta de algumas respostas no fim, mas nada que atrapalhou a leitura. Bom para passar o tempo, depois de um livro mais pesado.

Yasmin675 24/04/2020

Um amorzinho polvilhado com muito açúcar e mel.
Eu não esperava muita coisa desse livro. Apesar do plot original, pensei que seria inevitável a história cair em algum dos grandes clichês que vemos por aí, se tratando de um romance, eu tinha a impressão de que tudo seria um enorme conjunto arco-íris onde o amor vence e prevalece acima de tudo, e de fato isso acontece, mas não da maneira que eu imaginava.

Pra começar, nós temos Petúnia, uma protagonista MUITO diferenciada da maioria das protagonistas que encontramos por aí. Ela não é a clássica mocinha perfeita, muito pelo contrário, ela é desastrada e praticamente um imã de situações terrivelmente embaraçosas. Segregada por conta das regras de Fanficlândia, Petúnia está determinada a acabar com seu sofrimento e resolve ir atrás de sua escritora, para convencê-la de que merece um final digno que faça justiça aos anos de sofrimento que passou até agora por viver no papel dessa personagem. Com a ajuda de Heitor (ou seria ele Shawn Mendes? rs), Petúnia segue caminho para o mundo real em busca de sua autora para que enfim consiga seu acerto de contas.

Acho que o desenvolvimento da narrativa é bastante interessante. Os personagens são muito simpáticos, mas a real estrela é Petúnia, não apenas por ser a protagonista, mas por ser totalmente relatable. Petúnia poderia muito bem ser eu ou você. Quantas vezes nos deparamos com fanfics ou histórias que mostram protagonistas padrão e totalmente fora da realidade? Mocinhas com coque frouxo, adeptas de starbucks e que nunca (ABSOLUTAMENTE NUNCA) menstruam ou tem um dia de cão. Preciso destacar Mark, um mocinho que também é diferente dos outros que já encontramos, bastante reservado e até meio sombrio, Mark é uma agradável surpresa, eu esperava um interesse romântico clássico como o bad boy sarcástico, mas Mark não é assim e achei isso muito agradável.

O desenvolvimento do enredo é interessante, Petúnia muitas vezes se dá por vencida mas sua insistência e teimosia acabam por fazer com que ela atinja seu objetivo. A escrita da Rafani é acessível e divertida, li o livro via e-book e tinham alguns errinhos aqui e ali, mas nada muito grande que atrapalhasse o andamento da história. Me diverti bastante e acho que é um ótimo livro pra curar ressacas literárias, já que é bem amorzinho e muito divertido de se ler.

autora.juliachiqueza.rdl 01/11/2021

Livro Nacional de Qualidade?? Perfeito Demais!??
?O livro conta a história de Petúnia Desastre, uma personagem totalmente diferente de todas as outras, sendo ela uma versão um tanto desastrada e "errada" de uma personagem clichê de fanfic. A pobre garota parece que nasceu com o azar impregnado no corpo, já que sempre se mete em confusões e acaba se machucando.

?Isso acontece porque sua criadora não finalizou sua estória a impedindo de trocar de personagem para que possa viver tranquilamente. Petúnia já estava cansada de tudo isso, então pediu ajuda para outro personagem e foi se aventurar no mundo dos humanos indo em busca de sua criadora para que ela pudesse convencer e ajudá-la a finalizar sua história.

?Durante a trajetória da personagem conseguimos ver que cada um consegue ter o seu final feliz da forma que desejar, a autora realmente nos deu aquela chamada mostrando que somos donos da própria história e não precisamos ser perfeitos o tempo inteiro.

?Adorei toda o desenvolver da obra e a forma como a autora retratou tudo isso de forma leve e engraçada me deixou com gostinho de quero mais. Se você ainda não conhece o trabalho da Rafa, pode ir correndo garantir seu exemplar com ela ou com a Editora Coerência, você não vai se arrepender.

Dri 24/02/2020

Fanfic
Adorei, bem diferente. Super divertido.

Mila Pascon 09/02/2020

Original
Achei o enredo muito original e a história é leve e divertida, além do livro ser fluído e bem escrito.
Adorei acompanhar a jornada de Petúnia e suas trapalhadas.

Confissões de uma leitora 24/01/2020

Minha retomada a literatura nacional, as novas redescobertas, não poderia ter sido melhor.
FANFIC: a história que não te contaram.
Para ser franca, não tenho certeza se esta é uma história para leitores comuns, e quando digo comum estou me referindo aqueles que somente são leitores.
Esta, dado sua essência, me parece mais como uma história dirigida a escritores, que por sua vez são antes de mais nada, leitores ávidos.
Enquanto leitora, eu não poderia estar mais instigada com a originalidade desta história. É do tipo que já no prólogo acende a curiosidade e nos faz ansiar por mais.
Enquanto escritora, eu não poderia estar mais agraciada, encantada e comovida, por vezes, sobretudo, ao nos encaminharmos para o final, o peito vai ficando apertadinho... apertadinho... até que sejam necessárias várias respirações profundas.
Enquanto leitora, a identificação é quase que imediata, mas de uma forma totalmente diferente. Traz à tona a revolta pela demora naquela atualização e continuação desejada, aos enredos abandonados, aos fins repentinos etc.
Enquanto escritora, traz um sentimento íntimo que somente quem é escritor pode compreender, a ligação íntima que temos com nossos personagens.
Por vezes me senti em um daqueles filmes fantásticos, onde o personagem principal sai em busca de justiça, pois é isso que Petúnia faz, ela busca por justiça, pelo fim que sua personagem merece... Como não simpatizar por ela quando ela parece representar todos aqueles nossos personagens que deixamos engavetados?
Me senti culpada, alimentada, ansiosa e emocionada.
Me senti agraciada, pega desprevenida na chuva de imaginação que Petúnia despertou em mim, colocando-me em contato com meus próprios personagens.
Muito, muito obrigada por isso.

Jaque 20/02/2019

"Para isso, só preciso sair do Mundo das Histórias e ir até o Mundo Real. Contudo, não faço a mínima ideia de como fazer isso sem ninguém notar ou deixar rastros.
Será que alguém pode me ajudar?"

Hoje venho falar desse livro que ganhou meu coração. Tive a época de ler fanfics e quando a Rafani disse que estava escrevendo sobre isso meus olhos brilharam 😍 Fiquei ansiosa para conhecer a Petúnia e quando conheci, me apaixonei.
Petúnia Desastre é a personagem de uma fanfic inacabada, e por isso, vive presa na Fanficlândia torcendo para sua escritora retomar a história. Só que ela cansa de esperar e resolve mudar o próprio destino. Sua próxima parada é o Mundo Real.
Eu nunca tinha lido nada assim, nada mesmo, e me encantei com os detalhes criados pela Rafani. A cada descoberta sobre a Fanficlândia eu ficava: "isso é muito genial, que incrível!" O final foi mais do que eu esperava.

Mozinho 18/07/2020

Obrigada Petúnia!!!
Talvez a minha Jenny esteja precisando resolver os seus assuntos não acabados (mesmo pq só escrevi 4 capítulos, sendo duas versão contada em cada cap., tanto por ela quanto pelo Marco). E claro, não posso correr o risco do Cowboy gostosão aparecer na minha casa - COMO IRIA EXPLICAR AO MEU MARIDO - KKKKK, (esperando que eu possa criar o momento para ele se envolver com a Sam e se apaixonar por ela).... Breve voltarei a escrever e dar um ponto final aos meus personagens.

POXA, mais uma vez erro o final de uma estória. Achei que o final dela seria com (.....) Tudo ia fazer um sentido, pela implicância e por ter a oportunidade de dar sequência nessa estória, só que do outro lado.

Enfim, no Cap. 25 achei que tinha uma pista, para o desenrolar. no Cap. 34 ri bastante. Quando, no Cap 42 ela fala como era pra ser a Petúnia, confesso que desejei o final que a Emília tinha em mente, e que seria com o cantor "S..M..".

Leitura gostosa, fácil, chorei com Petúnia e Emília, senti as borboletas na barriga.
Vale a pena ler e se aventurar.

Rafaela - @esculpindoaboboras 08/10/2019

Amei!
No começo estava um pouco receosa, afinal faz pouco tempo que venho me aventurando no mundo da fantasia (nunca fui muito fã), mas a Rafani conseguiu me surpreender de uma forma surreal.
Achei fenomenal a maneira que temas como a idealização dos personagens literários foram abordados. A história acabou tornando-se mais real do que eu imaginava.
Os personagens literários são praticamente perfeitos, estereótipos sonhados, vida planejada e o final ? na maioria das vezes ? é exatamente o tão esperado. Petúnia chega pra acabar com esses padrões: uma menina como qualquer outra, cabelos bem diferentes, corpo com suas imperfeições e pra lá de desastrada. Foi criada pela sua escritora, Emília, exatamente para fugir da realidade dos típicos personagens da Fanficlândia, mas para sua infelicidade acabou sendo deixada de lado no meio da sua história e presa na realidade da famosa "Petúnia Desastre". Tá, vamos lá, deixa eu explicar essa história melhor
Rafani nos apresenta a Fanficlândia, o mundo das fantasias, onde moram todos os personagens literários. A cada obra concluída, eles passam a fazer parte de uma nova história. Ah... um pequeno detalhe, eles só podem ir para outra quando a que fazem parte é finalizada. Mas e quando o escritor abandona a historia? É, eles ficam presos ali até ser dado um fim. E só tem um jeito de contatar o escritor: indo até o mundo real procurá-lo.
Nem preciso falar que foi exatamente o que Petúnia fez, né? Porém ela só pode ficar no mundo real por 4 semanas, mais do que isso e ficará lá para sempre. E vamos concordar que as pessoas mudam, anos passaram-se, Emília definitivamente não continua a mesma jovem que começou a história de Petúnia, motivos a fizeram abandoná-la... Será que Petúnia vai conseguir o seu tão esperado final?
Foi uma leitura super rápida e divertida, ri muito com Petúnia. A garota me cativou absurdamente e juntas descobrimos que talvez a realidade não seja tão ruim. Ninguém é perfeito e, acredite se quiser, essa é uma das melhores coisas do mundo.