Ironias do tempo

Ironias do tempo Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Ironias do tempo

mans 27/08/2023

Um livro mais fraco de LFV
O livro tem bons textos? Com certeza. Isso não dá pra negar. Mas confesso que a maioria passou sem causar grande impacto em mim. Muitos livros falando sobre casos daquele momento em que foram escritos e que acabam perdidos ali no meio ? principalmente por uma falta de data de publicação, algo óbvio em coletâneas. Faltou uma seleção melhor e mais balanceada. Fico com outras coletâneas do Verissimo. Essa aqui não tem muito brilho.

Fabi_Colaco 30/05/2021

As Ironias Do Tempo
As Ironias Do Tempo traz 77 textos publicados em jornal por Luis Fernando Veríssimo durante duas décadas (de 1998 até 2018), a seleção e organização foi feita por mãe e filha escritoras, Adriana e Isabel Falcão.
Durante a leitura fica nítido as percepções irónicas de eventos do cotidiano de pessoas comuns em situações incomuns e também fatos que aconteceram no Brasil como no futebol, na política, observadas pelo autor. Pensamentos, desastres, sentimentos, escândalos, está tudo ali, fatos ou comportamentos que pareciam definitivos podem mudar radicalmente; outros impressionam justamente pelo motivo oposto: se mantêm iguaizinhos ao longo de décadas.
É um livre leve e que faz sorrir durante toda a leitura e quando termina, te deixa com o sentimento de acabou rápido demais!

Camila.Dias 20/02/2020

Um livro leve, mas político...
Como um livro de crônicas, as histórias são curtas e leves.
Além de abordar situações do dia a dia de forma peculiar, o livro possui várias crônicas com tema político, mas abordadas de forma leve e irreverente.

Luciana 26/01/2022

Leitura leve!
As crônicas iniciais não empolgam muito, mas a uma certa altura, ficam mais interessante, e a leitura engrena mais!
Vale ler, temas variados e boas tiradas compõe a obra!

jota 04/01/2021

BOM (vários textos engraçados em meio a outros, de fundo político, nem tão interessantes assim)
Lido entre 01 e 03/01/2021. Minha avaliação: 3.5/5.0

Organizadas por mãe e filha, Adriana e Isabel Falcão, admiradoras de Luis Fernando Veríssimo (nascido em 1936), temos em Ironias do Tempo setenta e sete crônicas escritas entre 1998 e 2018, a imensa maioria delas publicadas principalmente em O Estado de São Paulo e O Globo. As organizadoras contam na Apresentação a dificuldade de selecionar esta ou aquela crônica, diante dos incontáveis textos que tinham pela frente, que admiravam bastante. Tiveram de deixar vários de fora, mas a seleção começa e termina bem, mas tem alguns problemas no meio.

Na primeira crônica do volume, Entrega em Domicílio, que é de 1998, Veríssimo imagina as cidades brasileiras tomadas por entregadores motociclistas, os motoboys e os teleboys, como ele os chama, cruzando ruas vazias em disparada, enquanto ninguém sai de casa a pé ou de carro. Foi o que vimos parecido durante vários meses do ano passado com a pandemia do coronavírus, coisa que permanecerá enquanto a população não estiver devidamente vacinada e possa sair à ruas com segurança. Todo o desenvolvimento da crônica é bastante imaginativo e o final bastante engraçado: vinte e dois anos separam o texto e a realidade nessa verdadeira ironia do tempo.

A última crônica, Filhos, de 2018, começa com o pai eterno, que criou Adão e Eva, filhos que tinham tudo no paraíso e que foram felizes apenas enquanto não sabiam de nada. Quando descobriu o conhecimento, depois de comer a fruta proibida, Eva decidiu que queria “morar sozinha em São Paulo ou aprender inglês em Miami e saber como era o mundo lá fora.” O pai não se importou muito “disse que ela podia ir, e que levasse o palerma do Adão com ela.” Mas o conflito entre as gerações não acabou aí. Tem outro pai, mitológico, contando ao pai eterno sobre o ótimo filho que tinha, Prometeu. Aquele que um dia roubou seu fogo para dar aos amigos e então recebeu o devido castigo por sua ousadia...

Entre a primeira e a última crônica temos diversos textos engraçados, em que o leitor vai verificando a imensa capacidade imaginativa do autor de inventar situações bem-humoradas mesmo quando os fatos apontam para o contrário. É uma pena que no meio disso tudo, Veríssimo, notório admirador do Partido dos Trabalhadores, queira nos fazer crer que o Brasil seria uma maravilha se Dilma não tivesse sido deposta ou se Lula tivesse sido reeleito para um novo mandato. Admitir que Dilma e Lula são santos seria o mesmo que defender que o asqueroso Bolsonaro seja um sábio.

O atual presidente é citado duas vezes numa mesma crônica publicada em 2014, quando era deputado federal. Ela tem o sugestivo título de O Incrível e o Inacreditável, em que Veríssimo imagina Bolsonaro como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, um disparate, não? Incrível e inacreditavelmente ele foi muito mais longe, elegeu-se presidente da república, para o que o PT e outros partidos de esquerda contribuíram fortemente. Com medo da corrupção e roubalheira verificadas durante o mensalão, o petrolão e seus desenvolvimentos, votar na direita parecia o certo. Não foi, claro, então estamos vivendo um pesadelo há dois anos. Uma ironia do tempo que causa não riso, mas depressão.

Mello 30/11/2021

Compilado de crônicas publicadas nos jornais e revistas. Muito divertido, com pontos de crítica social e política. Ri do início ao fim. Não tem como não gostar da escrita de L. Veríssimo. Livro super divertido e leve.

Rodrigo 07/08/2021

Crônicas
Coletânea de crônicas publicadas por Luís Fernando Verissimo em jornais entre 1998 e 2018. Algumas das crônicas são excelentes, outras dispensáveis. Mas vale a leitura!

Thibu 10/04/2021

Dispensa cometário
Veríssimo está além de qualquer que seja a crítica, me incomoda um pouco o seu ateísmo e a maneira com que ele desdenha a fé, porem nada que ofusque o brilho da sua genialidade

Digão Livros 06/06/2021

Muitas vezes você começa a gostar do livro sem nem mesmo ler a capa, seja pelo momento da compra ou pela origem do presente.
É o caso desse livro!
Vindo de uma pessoa muito especial para mim, que carinhosamente leu o livro antes para engrandecê-lo com as suas percepções.
É uma delícia ler um conto, tirar as suas conclusões, e comprar com a de alguém que você admira.
Quanto ao livro, o título já é um prato cheio para reflexões.
Quantas peças o tempo já nos causou? Quantas vezes gostaríamos de voltar no tempo corrigir algo, aproveitar uma oportunidade perdida, enfim.
De cara, o que senti falta no livro são as origens e datas dos contos, que poderiam nos dar um contexto melhor do conto em relação ao momento em que ele foi escrito. Ao fim do livro, vi que havia essa lista, mas acredito que seria muito mais prático se essa informação estivesse no rodapé da primeira página de cada conto, por exemplo.
Apaixonado que é por futebol, acho que esse lado do autor foi pouco explorado pelas organizadoras. Acho que as organizadoras não são muito fãs..rs.
De qualquer maneira, as escolhas foram boas, até porque dada a fartura de bons contos, cada leitor tem a sua preferência.
Entre os contos, o dos GRAMPOS é atualizadíssimo! É a tônica da política atual. Grampear quem está te grampeando.
Gostei muito também da RAINHA LOUCA, que nos faz perceber a necessidade de olharmos para dentro, encontra a paz e aquietar a alma.
Na mesma linha, o conto do PADRE ALFREDO apresenta imensa sabedoria dentro da sua loucura.
O conta da PAULA expõe que cada pessoa é um universo, e não conhecemos as pessoas como acreditamos conhecer.
O SEXO DOS ANJOS foi um dos que mais gostei.
O SOM DA ÉPOCA lembra as angústias dos momentos atuais.
ABSTRACIONISMO tenta extrair o que é belo do triste.
RABANADA e NEPARLEPÁ são grandes sacadas!
A PRIMEIRA PEDRA diz muito sobre a moralidade seletiva.
O conto do ‘VOVÔ ESPIÃO, mostra a importância de envelhecer com a alma jovem.
O conto O INCRÍVEL E O INACREDITÁVEL, cita o presidente atual.

A OUTRA PAIXÃO DO SR ANTÔNIO é uma dica meio surreal de como reacender a paixão do relacionamento, mas a leitura é deliciosa.
A TEORIA DO PINTO esclarece como a mulher domina o mundo masculino, e como os homens giram em torno delas.
DESCONVERSA é legal porque toca em um cenário atual onde cada um fica trancado em seu mundo, e fica até difícil puxar assunto.
De todos os contos, um dos que mais gostei foi O VÁCUO.
Já o conto PELO COMPUTADOR é o meu sonho de consumo. Rs
Enfim, o livro foi uma leitura deliciosa que fala sobre o tempo, em seus diversos horizontes.
Refletindo por esses dias, lembrei de várias peças que o tempo me pregou.
Com você também foi assim, estimado espectador?
Boa leitura!

Maíra Alves 11/04/2021

O titulo "Ironias do Tempo" nunca fez tanto sentido.
Algumas crônicas eu gostei, outras amei, algumas não entendi e umas me fizeram lembrar de um passado (não muito distante) onde eu ainda tinha a ousadia de ser otimista em relação ao futuro do Brasil.

Valereto 11/04/2021

Mais uma obra prima de Luís Fernando Veríssimo. Leve, gostoso e intrigante. Contos deliciosos sobre o nosso dia a dia

Curvelo0 05/02/2022

Bom!
Durante a leitura fica nítido as percepções irônicas de eventos do cotidiano de pessoas comuns em situações incomuns.
Parece ser confuso, mas é muito reflexivo os 77 textos de Luis Fernando Veríssimo.
Então, mostra fatos que aconteceram no Brasil como no futebol, na política observados pelo autor. Pensamentos, desastres, sentimento, escândalos, está tudo ali.
Impressionam justamente pelo motivo oposto: se mantem igualzinho ao longo da década!
Eu achei a leitura meio cansativa, achava que pudesse gostar mais, mas não me prendeu? eu li por que achei que pudesse abordar outro assunto?

Tony 02/06/2020

Contos
Mais contos e crônicas desse mestre das histórias curtas, dia a dia inventivo...

Fernanda 27/06/2020

Para quem gosta do autor e de suas crônicas, é um bom livro. Eu gostava de algumas, então não achei o livro tao proveitoso.