Letramento literário

Letramento literário Rildo Cosson

Resenhas - Letramento Literário

Nitiele1 13/03/2024

Gostei bastante da escrita do livro, principalmente por não ser arrastado e complexa demais. Me deu muitas ideias sobre como trabalhar literatura e a importância dela na escola.

eupoetizo 01/03/2024

O livro e os ensinamentos pedagógicos são pertinentes. Foi interessante a leitura para mim que estou aprendendo a ser uma futura formadora de leitores.

Israel.Leite 29/02/2024

Livro bom e necessário
Os livros teóricos e acadêmicos nunca são fáceis de ler. Mas, aqui, Rildo Cosson traz uma escrita tão simplificada e um assunto tão interessante que dá até um certo gosto de ler esse livro.
Acredito que foi o primeiro livro teórico que li por completo (não exatamente por vontade própria), e que valeu muito a pena. Como futuro professor de LP, acredito que o letramento literário é um ótimo caminho para a formação de leitores através da sala de aula, formação esta extremamente necessária em nossos dias.
Então, recomendo muito esta leitura para acadêmicos de Letras em geral e principalmente professores de LP/Literatura. É um conhecimento extremamente importante para todos nós.

Ps.: Minha única crítica é em relação a algumas oficinas sugeridas na parte de trás do livro. Algumas simplesmente são muito complexas de entender o funcionamento. De resto, o livro é maravilhoso.

linne 23/06/2023

Eu amo esse tema e aprender sobre ele é MUITO relevante, pois, infelizmente, a literatura ainda é tratada com muito descaso em diversas salas de aula.

Lailly 17/06/2023

Formando Leitores
Além de leitora, sou formadora de leitores e este livro me fez ingressar na busca pelo conhecimento do Letramento Literário. Rildo Cosson é maravilhoso em suas orientações, pesquisas e ensinamentos. Vale super a pena a leitura para quem quer formar leitores.

SanmaraG 11/04/2023

Maravilhoso
Livro excelente, se você é estudante de letras ou já exerce a docência, leia. Leitura super intuitiva, fluída e cheio de experiências incríveis na área do letramento literário.

Gislane 12/11/2022

Letramento Literário
Livro essencial para quem quer aprender mais sobre o Letramento Literário e como realizá-lo em sala de aula.

Clara 29/05/2022

Para quem vai ser professor ou professora.
Leiam!!
Só leiam!!
Esse livro tem uma narrativa fluída, de fácil linguagem, que faz a questionar o motivo da perda de interesse dos alunos, em sua fase adulta, pela leitura.
Será que a literatura, enquanto institucionalizada, está acabando com a noção da importância da literatura?
Esses livro responde isso.

Maria8457 08/03/2022

Ótimo livro para professores, estudiosos e amantes da leitura! O livro nos traz ótimas reflexões sobre a formação leitora dos jovens e a importância da literatura em nossas vidas!

Mirelabrih 04/03/2022

Uma obrigação prazerosa.
Li "o Letramento literário" por indicação de uma professora da faculdade e o achei incrível.
Percebi que ainda tenho muitos pressupostos que me impedem de compreender o quanto a literatura na sala de aula é necessária. Principalmente o pressuposto da "leitura como pura fruição" ou de que basta indicar o livro para alguém que ele "fala por si". Pois, principalmente aos que não tem uma maturidade leitora, faz-se necessário que exista uma ponte entre a literatura e o leitor. Nesse ponto que entra o prodessor de literatura.

Recomendo demais, especialmente aos granduandos de Letras e professores de Português. ??

Sayonara 09/02/2022

Imprescindível
Gostei demais das sequências didáticas sugeridas no livro. Saí com a mente fervilhando, pensando em como adaptá-las ao contexto dos meus alunos. Além disso, a exposição das partes teórica e empírica é feita de uma maneira leve e sem complicações, o que nos ajuda a entender o raciocínio desenvolvido pelo autor.

Geórgia 12/11/2021

Letramento Literário.
As reflexões sobre o ensino de literatura na escola feitas pelo Cosson são de extrema relevância para qualquer professor de língua portuguesa. Pensar um letramento específico para a literatura faz toda diferença na nossa prática docente. Proporcionar ao aluno uma experiência com o texto literário de maneira que desenvolva nele a criticidade e autonomia é o que se pretende com o letramento literário.
Enfim, uma leitura essencial para os educadores interessados em Literatura.

MarciaCannecchia 19/07/2021

Gostei muito...
Destaco um trecho muito importante : sobre avaliação
" por trás dessa prática descentralizadora, permanece a concepção de que a literatura é uma arte que não se ensina, logo não pode ser avaliada. A leitura literária, nessa concepção , é algo tão fugidio e frágil que qualquer tentativa de aprisioná-la em testes ou notas terminará por afastar o leitor do texto."
Sensacional.

Francisca 21/06/2021

Uma leitura muito interessante pra observar de forma prática como trabalhar com o letramento literário. Fiz essa leitura para discussões em um grupo de estudos e foi bem interessante a troca gerada.

Luana 05/04/2021

Gostei, é o primeiro livro que leio que trata do ensino de literatura com uma metodologia determinada e clara.