The Starless Sea

The Starless Sea Erin Morgenstern

Resenhas - The Starless Sea

Ro 08/01/2024

ELA FEZ DE NOVO
Beijos pra erin que mais uma vez deixou um livro de mundo fantástico, cheio de portas abertas, labirintos infinitos é uma leitura de encher o coração. AMEI AMEI AMEI

Kio 28/09/2023

Avião sem asa; Fogueira sem brasa ; Mar Sem Estrelas e Uma Grande Confusão!

"Se todos os finais são começos, será que todos os começos também são finais?"

Que coisa confusa. Terminei com impressão de que era preciso decifrar a história – o que não consegui. Várias vezes me perdi na leitura, ainda mais complicada por estar em inglês. Inclusive isso é bem recorrente pois quase sempre tenho dificuldade quando se trata de fantasia / ficção.

Em “O Mar Sem Estrelas” somos imersos em muitas histórias. São histórias dentro de histórias, que às vezes são bem mais interessantes que a trama central. Estes contos paralelos (mas nem tanto) são o ponto alto da leitura, onde a autora nos transporta a mundos e linhas temporais diferentes.

Há sempre algo novo a descobrir, tanto é, que quando pensei que tinha acabado, era só o começo do mistério, que seguiu até as últimas páginas. Resultado: tudo ficou demasiadamente repetitivo. Não só isso, eu claramente tenho certa animosidade com livros sobre livros, e The Starless Sea apenas confirma isso. Dificilmente me apego a romances sobre livros.

Apesar disso, Erin Morgenstern tem uma escrita encantadora, os cenários, a ambientação, a criação de mundo no geral está perfeito. No entanto, faltou desenvolver melhor os personagens, sobretudo o romance entre eles. No mais, ficou parecendo uma novela do Walcir Carrasco (soft spoiler).

RESENHA

Uma história de amor atemporal se desdobra em um mundo secreto debaixo da terra — um lugar de piratas, pintores e navios que navegam sobre um Mar Sem Estrelas.

Quando Zachary Ezra Rawlins descobre um misterioso livro escondido na biblioteca de sua universidade, isso o leva a uma busca como nenhuma outra. Em meio a suas inebriantes narrativas sobre prisioneiros apaixonados e cidades perdidas, ele se depara com algo impossível: uma história de sua própria infância.

Determinado a obter respostas que este livro sem título ou autor se recusa a prover, Zachary deve seguir as únicas pistas que encontra na capa – uma abelha, uma chave e uma espada. Em seu caminho, surgem duas pessoas que mudarão o curso de sua vida: Mirabel, uma impetuosa pintora de cabelos cor-de-rosa, e Dorian, um belo e enigmático homem descalço.

Navegando por bailes de máscaras e sociedades secretas, este é só o início de uma missão que o levará a um estranho labirinto subterrâneo, às margens do Mar Sem Estrelas. Um mundo maravilhoso de túneis sinuosos, cidades perdidas, amantes eternos e histórias a serem preservadas, custe o que custar…

Ano: 2019 / Páginas: 498
Idioma: inglês

louise118 07/03/2023

'for right now this is his entire world.starless and sacred'
se eu não acreditasse em magia antes, eu passaria a acreditar com esse livro. como se eu já não fosse assombrada pelo quanto um simples livro pode transformar nossas vidas, essa foi a primeira obra a me mostrar que existe um porto de mel e histórias sob nossos pés, nas margens do mar sem estrelas.
o que erin morgenstern fez? ela criou um mundo, um universo que jamais caberia em 506 páginas ou dentro de uma simples explicação linear. um universo que me faz encarar a parede e perscrutar esforços para tentar desvendar minuciosamente cada mistério, cada alegoria e cada espaço invisível aos olhos presente nesse mundo cavernoso e sem estrelas. mas eis a verdade em que eu firmemente acredito: essa não é, é nunca será, uma obra como qualquer outra.
nunca haverá uma única interpretação correta para cada personagem, metáfora, simbologia e alegoria que a obra queira apresentar porque não é isso que ela extrai ou inconscientemente exige de nós no momento da leitura. pra mim esse livro é um afago na alma, um lembrete de que existe um oceano de histórias cheias de magia e prestes a serem iniciadas nesse exato momento, ou daqui a alguns segundos; uma história sobre todos as outras que existem e já existiram, em que o Tempo e o Destino são humanizados da forma mais realista e inconcebível possível, escalando os limites inquestionáveis do universo para se amarem e se encontrarem. afinal, a vida não é isso? um conjunto de encontros e desencontros, inícios e fins, histórias que tatuam nossas almas em tinta dourada, esse sede pelo desconhecido e por vivenciar algo que consideramos digno de um livro?
e acho é isso que mais amo nesse livro. me sinto próxima de todos os personagens e consigo ter uma empatia profunda com cada um deles, para mim não existem antagonistas nessa história. detalhe: é a minha segunda vez lendo the starless sea, e a segunda vez foi tão diferente da primeira mas tão imersiva e epifânica quanto a primeira. erin morgenstern é a verdadeira escultora de histórias, homenageou lindamente o trabalho de todos os contadores ao longo dos séculos e não somente os autores de livros mas como os que vieram antes de nós, nossos antepassados e os artistas ignorados, semeando as maravilhas do passado através da fala ou de manuscritos. consigo compreender quando as pessoas dizem sobre a escrita da autora ser muito 'extravagante', densa, cansativa ou que a história não faça sentido, mas esse livro reverbera no meu coração de forma insistente e eu me peguei muitas vezes ao longo da leitura desejando, de alguma forma, injetar a essência de tudo o que eu senti em minhas veias e respirar, pelo menos uma vez, nas margens desse mar sem estrelas. é o suficiente para uma resenha? porque nunca vai ser suficiente pra mim.

Clara Simões 07/03/2023

To sail the starless sea and breathe the haunted air.
"he waits though once he never waited, would never dream to wait or wait to dream. he waits now. for someone to take the shot. for someone to pierce his heart. to know he is remembered."

uma prosa extraordinária, com uma escrita linda e de tirar o fôlego. personagens inesquecíveis com histórias cruzadas e memoráveis (e personagens não apenas as pessoas, mas principalmente os lugares - cada porto, cada canto escuro e esquecido com páginas de livros um dia amados, cada onda do mar sem estrelas). amo esse livro de paixão, e até a última página só queria ficar mais tempo perdida nele.

Beatriz 03/03/2023

Alguém das um bilhão de pessoas que dizem que esse é o melhor livro do mundo por favor quer me explicar o que acontece nesse livro todo ? Minuciosamente por favor . Enfoque nas corujas , o que significam ? O rei ? Quem é ? O que acontece com a kat ? A rhyme? Pra mim isso aqui foi só vibes e zero pensamentos
JAlia372 01/03/2024minha estante
amg kkkkkkkk a proposta do livro é te fazer sentir ao invés de pensar, ele n tem plot não, é realmente só vibes e por isso q a galera gosta

yas :) 28/02/2023

No story ever truly ends as long as it is told
O livro perfeito para fazer você se apaixonar por livros mais uma vez.

Caramba. Erin Morgenstern o que foi isso???? Gente. A escrita dessa mulher, meu deus! Eu poderia elogiar por horas e horas o quanto ela me deixou presa na narrativa com as palavras dela, com esses personagens INCRÍVEIS, com um plot impecável!!

Cada página eu me sentia ansiosa, implorando por uma resolução, por um final feliz, para descobrir todos os mistérios... Ao mesmo tempo em que eu só não queria que acabasse de jeito nenhum.

Esse livro é daqueles de fantasia que toca na alma de verdade, que você sente os personagens com você e parece ser teletransportada para dentro da história, como se eu estivesse também perdida no Starless Sea, procurando por Fate e pelo Owl King.

E se você gosta de brincar de adivinhar plots pode se preparar que tudo aqui é completamente imprevisível!! Eu, junto com o protagonista, passei mais da metade da história completamente perdida e a cada capítulo me via com mais perguntas e novos mistérios do que respostas em si (eu amei).

Já virou um dos meus favoritos, desses que você não se cansa nunca e quer muito que tenha uma continuação mesmo que o fim já tenha sido completo por si só sem deixar nada a desejar. Impressionante!!!

lkmachado 28/02/2023

De quem ama histórias para quem ama histórias
No começo, o livro não conseguia segurar minha atenção. A escrita é bem bonita mas a história te joga no meio de uma trama onde o protagonista não sabe de nada, e eu fiquei tão perdida ao ponto de não conseguir prestar atenção. Mas cara, o perrengue do começo valeu cada minuto. Passado o Livro I, a história vai ficando mais e mais interessante, as coisas vão se conectando lentamente e você se apega ao mundo e aos personagens de uma forma muito doida. Que história mágica! As lágrimas que vieram no final dessa história foram de alegria. Só tirei 1 estrela pelo começo mesmo. Com certeza lerei novamente no futuro, já que houve nuances que eu não captei na primeira vez e eu sinto que essa história é daquelas que ensinam algo novo a cada nova leitura.

eduarda.veleda 10/01/2023

TUDO PRA MIM
esse aqui é tudo. tudo tudo tudo pra mim. quando comecei a ler não tinha gostado mt e não estava entendendo o rumo da história, mas quando me pegou, pegou de JEITO. as descrições ricas em detalhes, a magia e os diálogos são incríveis. realmente não consigo achar palavras pra descrever. são mundos dentro de mundos dentro de mundos e histórias dentro de histórias dentro de histórias.

ingrid.oliveira 16/11/2022

Confuso, mas bom
Já no primeiro capítulo, eu me arrependi de ter começa a ler esse livro em inglês, ainda mais por ser fantasia. Fiquei perdida a maior parte do tempo e isso fez com que eu demorasse horrores pra terminar ?

O livro em si, é muito bom, eu gostei bastante, o fato de ter uma história dentro de uma história que está dentro da história. E afinal, quem estaria contando a história? E todas as histórias tem que ter um fim e essa nao seria diferente. Então, gostei muito do livro. E só não vou dar 5 estrelas porque não acho que consegui extrair tudo que o livro proporciona, porque na maior parte do tempo eu estava só confusa com tudo e seguindo o fluxo fingindo que eu entendi kkkk até porque inventei de ler um livro de fantasia em inglês.

Pretendo reler em português na próxima vez, ai sim vou conseguir dizer o que, de fato, é esse livro.

isa 17/07/2022

Maravilhoso
Erin Morgenstern já tinha me conquistado em The night circus. A escrita, a magia das histórias e o enredo colocaram esses dois livros na minha lista de favoritos. The starless sea começa com histórias dentro de histórias dentro de histórias que não parecem ter relação alguma mas ver como elas se desenvolvem e se entrelaçam foi sensacional. Minha única tristeza é ela não ter escrito mais livros.

nadi.bortoluzzi 29/01/2022

Uma confusão maravilhosa - melhor leitura de 2022
Esse livro é extremamente dificil de explicar, de ler, porém é tão imersivo e também muito reflexivo. A escrita é bem detalhada, mas não de uma maneira entediante. O livro tem como personagem principal Zachary, porém sao histórias, dentro de histórias, dentro de histórias e por aí vai, com todas se conectando. Os personagens são muito bem escritos, todos, até os gatos!

"But if he's in a story within a story who is telling it?"

A narrativa é intensa, não é pra todos os leitores, mas quando você realmente entra na história você passa a refletir e imaginar se existem explicações ou significados entre as linhas das histórias.

"He has walked through puddles of ink and left footprints
that formed stories in his wake that he did not turn around
toread"

O livro termina com um belo gostinho de 'quero mais", porém ao mesmo tempo você sabe que acabou do melhor jeito que poderia, com o suficiente pra você criar o final que você quer.

"But the world is strange and the endings are not truly
endings no matter how the stars might wish it so"

Acho que é o tipo de livro que cada leitor vai sair com uma mensagem e também é um livro que você pode ler várias vezes e sempre vai tirar novas lições.

"Not all stories speak to all listeners, but all listeners can find a story that does, somewhere, sometime."

Enfim, 10/10, super recomendo!

momentoflove 20/01/2022

[*****] que ligro mais incrível eu to-- literalmente li a última frase do último capítulo e soltei o suspiro mais longo da minha vida.
tudo tão lindo, a escrita, a ambientação, personagens, história, os mistérios, tudo tudo tão lindo e imersivo.

(só queria mais um pouquinho de zachary e dorian pra ver o final feliz deles. queria saber o que de fato aconteceu com eles depois do final)

Lauraa Machado 05/01/2022

Fiquei entre dar 2 estrelas ou 3 e só o final ajudou a aumentar
Esse é o livro mais caro que eu já comprei na vida. Fiz questão de encontrar a edição britânica em capa dura, porque era a capa que eu queria e porque eu jurava que ia amá-lo mais que tudo. Pela sinopse, é claro, mas principalmente por indicações de pessoas em quem confio demais! Por isso, talvez ele seja uma pequena decepção, já que eu esperava bem mais. Não é um livro ruim, nem nada assim, mas acho que nunca vou querer reler ou vou ler outro livro da autora. Ele tem um estilo que definitivamente não bate comigo.

Vou tentar explicar melhor! O livro começa sem explicar nada, com histórias paralelas à principal, do Zachary, e eu adoro isso. Adoro ficar perdida no começo e depois ir juntando os detalhes, é verdade. Mas acho que a autora fez isso demais neste daqui, deixando tudo vago quase o tempo inteiro, usando metáforas até na hora de explicar as coisas e nunca dizendo nada claro e específico. Acho que é muito fácil dizer que é mágica e que simplesmente acontece, porque aí ela pode se livrar de ter que criar um universo com lógica e não deixar buracos. Mesmo depois de terminar o livro, eu continuo com a sensação de que nada é concreto e que a própria autora não criou regras para nada do livro. Não gosto de histórias em que tudo é possível e aceitável, prefiro ter uma noção melhor dos limites dos acontecimentos e dos personagens antes do climax, para ter pelo que torcer e me sentir mais investida na história.

Mas isso é algo mais pessoal e nem é uma das razões para eu ter pensado muito antes de decidir a nota que daria para esse livro. Eu gostei do final e da razão de tudo, ainda que ache a razão muito fraca para sustentar a história, por isso minha nota é 3,5. Senão não fosse por isso, teria dado 3 no máximo.

Primeiro, por causa dos personagens. Eu realmente achei que poderia confiar cegamente que esse livro teria personagens complexos, mas todos são bastante superficiais. Zachary, por exemplo, além de não ter desenvolvimento nenhum pela história, era para ter alguma substância, para invocar algum tipo de empatia no leitor, para ter alguma emoção tocante durante o livro. Não teve nada. Ele acaba mais ou menos como termina, e eu não consegui me importar direito com ele. No começo, queria demais gostar dele e até gostava, porque acreditava que mais estava por vir, que logo eu sentiria que o conhecia, que ele se mostraria tridimensional e complexo. Essa foi a minha maior decepção.

Eu não estava esperando que tivesse romance, mas quem estiver vai se decepcionar também. O interesse romântico dele é de fato interessante de cara, mas eles mal interagem e logo estão falando que estão apaixonados um pelo outro e isso não faz o menor sentido! Eles mal interagem depois disso também! Mas até que eu entendo que a autora não conseguiu desenvolver uma emoção humana, já que os próprios personagens eram bem superficiais.
Também esperava mais da Mirabel depois de ela aparecer, apesar de ter me surpreendido com a Kat no final. Me surpreendi, na verdade, por ela ter mais importância do que eu imaginava.

Outra coisa que me incomodou demais foi a sinopse, que me prometeu aventura e emoção, ser tão diferente do livro. As coisas acontecem com Zachary, ele nunca toma uma atitude porque quer, nunca se arrisca por vontade própria ou toma uma decisão sozinho. Eu achei que ele embarcaria numa aventura daquelas que te faz querer participar, em um mundo mágico e encantador. Mas, para falar bem a verdade, todo o Harbor (não sei como traduziram) me pareceu meio inútil. Sim, eu amo histórias e livros, mas Zachary nunca pareceu curtir e se divertir lá tanto quanto ele se divertiu com as comidas. Então, foi difícil eu mesma me divertir.

Acho que os caminhos diferentes no final ficaram muito confusos à toa, só porque a autora gosta de deixar tudo vago, não explicar nada e nem usar as palavras certas para descrever as coisas. É tudo em metáfora e floreio desnecessário. Mas se eu ignorar a escrita dela, admito que gostei do que aconteceu realmente.

Foi a escrita dela, aliás, que me fez querer dar nota 2 para o livro ou talvez menos. Nunca tinha lido um livro com a narrativa tão desconfortável e forçada na minha vida! Ela tentou demais soar inteligente e única, mas não funcionou de jeito nenhum! Muito pelo contrário, dava para ver que estava forçado, nada soava natural e acabou incomodando em vez de cativar. Isso criou uma distância entre o que acontecia e o jeito que era narrado que me impediu de vez de me conectar com a história ou qualquer coisa desse livro. Pela escrita pretensiosa e forçada dela, nunca mais quero ler nada dessa autora.

A falta de carisma e naturalidade da escrita da autora afetou demais as histórias paralelas, na minha opinião. Elas são todas muito picadas, sem quase nada de informação e que só importam muito mais para a frente, quando eu já nem me lembrava direito delas. Mas se elas tivessem sido narradas de um jeito mais charmoso e cativante, tenho certeza de que teriam marcado e instigado, não se tornado algo que eu queria ler por cima só para falar que não pulei. Acho que esse livro teria funcionado bem melhor se tivesse sido bem editado ou escrito com menos intenção constante de não falar nada claro. Mas confesso que não consigo imaginar a autora, pelo que conheci dela com ele, fazendo jus à sua própria ideia e a desenvolvendo com emoção, carisma ou diversão.

O livro em si não é ruim, acho que ainda recomendaria, mas não vai esperando nada que vai mudar sua vida (como eu fui), nem um livro excelente que te faça querer viver nele. Acho que a ideia era muito boa, se ao menos Zachary tivesse sido mais cativante, se a escrita fosse mais natural e tudo tivesse um pouco mais de carisma. Se os personagens fossem mais humanos, se eles mesmos tivessem se divertido ou sentido alguma urgência ou propósito, se eles parecessem querer fazer parte da história, acho que eu iria querer também. Do jeito que ficou, é um livro bom, mas que poderia ter sido bem melhor.

Lívia.Beatrice 14/12/2021

“Um menino no início de sua história nunca sabe que sua história está começando” e você deve lembrar dessa frase ao começar o livro
Que missão escrever uma resenha para este livro. Para começar, Erin Morgenstern escreveu um livro de fantasia e mistério diferente de qualquer outro que já li. Sua narrativa é contemplativa. Me parece que ela colocou em páginas tudo que já quis escrever na vida, então as lias e admirava.

The Starless Sea conta a história de Zachary, um jovem rapaz que encontra na biblioteca da faculdade um livro que conta sua própria história. Ele descreve não apenas seu presente, como seu passado e algum futuro. Zachary entra em uma jornada muito louca (peço desculpas pelo termo, mas é o mais perto da realidade que posso chegar) envolvendo organizações secretas e ambientes fantásticos, incluindo o misterioso Mar Sem Estrelas.

“Alguém estava tentando impedir a história de terminar, eu acho. Mas a história queria um final.”

Toda narrativa é embasada por mistérios. Quando temos respostas, elas nunca são evidentes, sendo ditas por metáforas, por exemplo. Zachary caminha à procura de sentido, em um universo de diversas histórias que se intercalam por trajetórias e personagens. Pode ser confuso? Sim! Mas não deixa de ser incrível!

Há contos, páginas de diários, fábulas, histórias que explicam o universo, histórias anteriores de outros personagens, e até histórias que ficam difíceis até achar conexão com Zachary diretamente. Quem ama a escrita, narrativa e leituras desafiadoras pensa: Meu Deus, Erin Morgenstern é um gênio! FATO!

“Nem todas as histórias falam com todos os leitores, mas todos os leitores encontram histórias que falam com eles de algum jeito e em algum momento.”

Se você gosta de narrativas que te indicam “segura na minha mão e só confia”, você vai amar O Mar Sem Estrelas. Se não, talvez este não seja o livro ideal neste momento. Ou talvez, este seja só o início de sua história, mas você precisará abrir uma porta para entrar e descobrir.

Mesmo o foco sendo nos eventos e nos universos criados, O Mar sem Estrelas tem uma linda representação LGBT e de personagens não brancos. Eu li a versão em inglês, mas a Editora Morro Branco está lançando agora a edição brasileira!

Aproveitem!