E Se Eu Fosse Pura

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Saulo122 21/04/2024

O que ahei da Amara
Um livro que tras um relato muito interessante sobre a prostituíção das travestis no Brasil. É de abrir os olhos.

Gus 21/12/2023

A história é cativante pela transparência e emoção, como está ouvindo um relato de alguém conhecido!
Me prendeu do início ao fim.

Jessica.Virgens 12/10/2023

Mesmo com conhecimento e acesso, ainda assim uma mulher trans esteve prostituta. Estudante de doutorado e puta.
A marginalidade dessas pessoas na sociedade é tão forte e o que faz com o psicológico de cada uma delas é terrível.

Um livro que traz muita reflexão sobre diversas problemáticas sociais.

Foi uma excente leitura fora da minha zona de conforto

Marina 09/08/2023

Revolucionário, mas triste
Um livro que empodera as travestis, as put@s e as travestis put@s. Amara se define lindamente ao se diver puta pq escritora e escritora pq puta.

Mas, sem moralismos, é um livro triste, por mostrar a realidade da prostituição e os sentimentos por trás. O problema não é prostituir-se, mas sujeitar-se à violência que uma prostituição sem direitos trabalhistas impõe, que a transfobia impõe, que a sociedade brasileira impõe.

Termino esse livro feliz por ler Amara Moira, feliz por acrescentar essa realidade nas minhas experiências literárias, mas triste por saber o quão dura pode ser a difícil vida fácil.

maria 18/04/2023

Bom livro
Gostei muito desse livro, adorei receber essa recomendação, viva a literatura!
Me fez repensar muito e criar novas dúvidas, uma ótima ótima leitura.
5 estrelas

Fer Buzinari 03/03/2023

Transgressão de primeira e de quinta categorias
Não adianta procurar demais, porque não tem gente oferecendo transgressão com tanta nudez, pornografia e realismo por aí que nem a Amara.
Esse livro é pra fazer caretas ao longo da leitura, pra perceber que tem muito fififi nosso que tá precisando ser demolido na base da porrada pra gente aceitar, normalizar e militar por outros modos de vida que, com ou sem o nosso aval, vão continuar existindo e resistindo.
Amara, obrigado por esse monumento.

Victória Silva 26/02/2023

Sem espaço para tabus
Cerca de 90% das mulheres transsexuais e travestis do Brasil vivem da prostituição. Isso, fruto do preconceito que ainda impera por aqui.

Por mais que estudem, não conseguem trabalho.

Mesmo que busquem empregos que não exigem qualificação, têm seus currículos descartados.

Nos poucos casos em que são contratadas, precisam encarar olhares discriminatórios e falas ofensivas.

O que sobra é encarar as ruas. Que aqui, são destrinchadas em crônicas. A essência do que a rua para uma mulher trans. Quem são os clientes, como agem e o que falam.

Sem romantização. Relatos honestos, tanto sobre os clientes quanto sobre ela.

A escrita da Moira é fácil. Parece que ela está compartilhando histórias com uma amiga na mesa de bar. É difícil de ler, mas também é fácil na mesma medida.

LuAsa 25/02/2023

E se?
"Eu vejo, tua transgressão vai só até um ponto bem seguro"
Foi assim que terminou, que soco na cara, porque me descobri em uma transgressão segura e ler o livro expôs alguns preconceitos estruturais que eu não sabia que existiam...
O livro é bom demais de ler, super fluido e traz algumas palavras escritas da mesma forma que faladas, o que da uma sensação que você tá conversando com a Amara e ela te contando tudo pessoalmente.
As histórias te fazem pensar em muitas muitas coisas...
Uma boa leitura!

NathyBean 28/11/2022

Quando pensamos entender o assédio, a transfobia e a prostituição que contornam nosso dia a dia, percebemos que só compreendemos minimamente daquilo que é disposto de informações na nossa própria bolha.

Mila Araujo 18/11/2022

Diferente....
Diferente do que costumo ler! Apesar de ter imaginado diferente (não sei explicar como! Rsrs) foi legal. Tema de extrema relevância.

Rafa 06/11/2022

Uma leitura obrigatória pro exercício da empatia. Eu achei que compreendia minimamente a situação das pessoas trans no Brasil, eu não sabia era de nada. Adoro essa literatura pessoal, o olhar que vem de dentro da situação, foi uma leitura que me trouxe a mesma sensação de ler "Quarto de despejo", que aproxima o leitor de uma realidade muito diferente da que eu estou habituada. Um dos melhores livros que li este ano.

Carolina 09/08/2022

Para sair da bolha e deixar de ser preconceituosa.
Fui ler esse livro que estava de graça na Amazon porque achei que fosse uma autobiografia, mas se trata de um conjunto de histórias e acontecimentos da vida de prostituta da doutora e autora transsexual Amara Moira. Adorei a experiência, dei boas risadas e fiquei chocada com algumas partes e foi muito bom ler sobre a rotina da Amara. Um livro para desconstruir pensamentos machistas que nós, mulheres, temos destas profissionais. Recomendo a leitura.

Juliana (Ju/Jubs) 24/07/2022

Eu não esperava tanta sinceridade. Peguei esse livro pra ler por indicação de um amigo, não conhecia Amara, não sabia o que esperar, mas gostei muito do título; e li.

A primeira coisa que reparei foi: 3 revisores em um livro (trabalho na área), logo pensei que ou ia dar muito certo ou ia ser uma tragédia (Spoiler: deu certo, vou falar sobre isso mais pra frente).

A segunda coisa que reparei foi a linguagem, junto à sinceridade. Tão despojada, tão natural, isso muitas vezes faz um texto ser mal escrito, o que aumentou meu receio.

A questão é: o conteúdo é tão incrível que deixei de lado a parte chata de mim. Amara me fez sentir amiga dela, fez com que eu quisesse conhecer ainda mais dela e de seus pensamentos. Ela ganhou uma fã.

Ela fez eu perceber a transfobia no meu dia a dia, e eu tentei fazer algo a respeito, infelizmente, não deu resultado, é algo tão naturalizado. Na hora eu fiquei muito chateada e triste, mas fiquei feliz de ter feito algo a respeito, de ter tentado.

Acredito que esse é o caminho, não só (re)conhecer o preconceito, mas fazer algo a respeito. A questão é que quem não faz parte, não vê, não sente, e, assim, é só mais uma piada, mais uma campanha publicitária sobre/para mulheres/homens cis, mais um ditado popular. Mas não, é mais uma forma de fechar os olhos e fingir que uma parte da população não existe.

Enfim, voltando (antes que eu me esqueça). Sobre a revisão, está muito bem feita, quase bem feita demais. Acho que a revisão poderia ter acompanhado mais o tom despojado do livro, não exagerado, mal escrito, mas natural, como um livro de comum de literatura. A revisão seguiu à risca as regras gramaticais, fiquei com medo de ela atrapalhar a linguagem usada, no fim, foi uma mistura interessante.
Livrendo 23/08/2022minha estante
Amei a resenha e concordo com você sobre o ponto de vista da revisão .
As vezes a forma como ela é aplicada pode descaracterizar o estilo narrativo no texto .
Vou ler e focar na sua sugestão que achei mais completa em detalhes ?

Grailson 19/04/2022

Relatando o cotidiano de uma travesti, o livro narra suas vivências e angústias, cada vez mais aprofundando-se em sua jornada profissional e emocional ao longo da leitura, sem romantizações, o livro descreve um pouco de seu trabalho e o modo como Amara lida com suas angústias e sentimentos conflitantes.
A leitura desconstrói diversos estigmas sobre prostituição e sobre o T da nossa sigla, que por muitas vezes é tão apagado, com toda certeza, leitura necessária.
Livrendo 23/08/2022minha estante
Na expectativa já por essa leitura

Erika436 29/03/2022

Foi muito bom conhecer um pouco da Amara.
Leitura fácil e divertida, sem esconder as dificuldades que teve que lidar.
Muito bom mesmo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5