Cotidiano

Felipe927 07/02/2019

Tocante
#INDICAÇÃODIMLIT

Cotidiano / Paulo Moura / Editora Viseu / 3.5/5

"O cotidiano é uma prisão em comum entre muitos..."

No final do ano passado o Paulo entrou em contato comigo e me fez o convite de receber seu primeiro livro publicado, de começo fiquei receoso pois se tratava de um livro de cronicas, que é um genero que se encontra totalmente fora da minha zona de conforto. Mas agora olhando para trás, fico feliz por ter aceitado.

Em Cotidiano, Paulo nos trás diversos contos curtos onde podemos ver diversas formas de amor e desejos. Apesas de ser um livro curto que você lê em poucas horas, ele trata de assuntos sérios, sem perder a fluidez.

A escrita do autor é muito real e crua, isso fica claro em diversos contos que ao ler conseguimos notar nitidamente as angústias e sentimentos que os personagens estão passando. Além disso Cotidiano aborda muito sobre como o amor reage a diversas situaçoes e é capaz de renascer apesar das mais diversas impossibilidades.

Um dos contos que mais me marcaram foi "Uns dois, três anos" que vai retratar sobre reencontro e recomeços.

Apesar de não conhecer a @editoraviseu fiquei encantado pelo trabalho gráfico feito que apesar de bem simples é nítido o capricho e isso é muito importante quando se trata de autores nacionais e iniciantes.

Se você esta a procura de um livro rápido, intenso que fará você refletir sobre sentimentos recorrentes em qualquer pessoa, Cotidiano é um prato cheio.

Mas vale lembrar que esse é um compilado de contos mais adultos, então verifiquem se é ideal para você!
Quero agradecer ao Paulo @Unleonino pela confiança que teve no meu trabalho, estou louco para ler mais coisas suas. Parabéns!

📌"Mas a gente sempre muda, senão o cabelo, a alma..."

site: https://www.instagram.com/p/BsyUAXHgijt/

@livrodores 09/02/2019

Cotidiano
Além do que aparento e transpareço, também amo sentimentos, daqueles simples, frágeis, que causam um turbilhão, que nos comovem que nos tocam que chocam e atingem seu ideal, e claro que suas histórias sempre me encantam.
Cotidiano é composto por vários contos que falam exatamente sobre o seu título, coisas da vida cotidiana, tudo que pode acontecer com qualquer pessoa entre sonhos, desejos, limitações, descobertas, além de tudo há a maneira que cada um lida com essas revelações, raiva? Medo? Desespero? Abandono? Todos são sentimentos reais e que fazem parte do viver e existir entre tantos.
Cada conto tem sua particularidade e maneira de nos tocar desde um amor real, verdadeiro e profundo que está sendo escondido. Uma traição que na flor da pele sai da necessidade de vingança e passa para a vontade de se descobrir com um novo desejo. Quem se lembra de um objeto marcante para alguém que por tempo ficou esquecido assim como o seu dono, e ao acha-lo trás consigo todas as lembranças e sentimentos que era preferível ficar perdido mesmo? Há até um novo Bentinho que também acredita que está sendo traído, mas essa certeza é apenas a sua percepção do mundo.
Sentimentos, reais ou não são o que ficam e é isso que importa ao final de tudo, o que nos impulsiona e nos transforma sempre.

MachadiAninha 03/11/2022

Um cotidiano amargo
Livro curto, consegue rapidamente ser lido e apreciado. É possível, em meio ao seu próprio cotidiano, fazer-se de cada conto.

A maior das temáticas abordadas advém do amor e da infidelidade. Por mais clichê que possam parecer, os temas são bem construídos através de narrativas recheadas de boa catarse. Paulo consegue trabalhar bem a minúncia que tempera toda história gostosa de ser lida.